GP da Austrália

Posted: 18 Mar 2012 06:50 AM PDT

Primeiro Grande Prêmio da temporada e Jenson Button mostrou que não só ele, mas a equipe Mclaren, estão em plena forma para disputar o título mundial deste ano.

O inglês ultrapassou ao pole-position, Lewis Hamilton, logo na largada, assumiu a 1ª posição e não foi ameaçado em momento algum.


Lewis Hamilton, por sua vez, mantinha uma distância de 3 segundos com relação a Button, mas durante a entrada do Safety Car, único da prova, perdeu o segundo lugar para Sebastian Vettel. Apesar da proximidade entre os três primeiros, graças ao SC, as posições entre eles não foram alteradas.

O quarto lugar ficou com Mark Webber, que mais uma vez não teve uma largada brilhante mas que contou com um excelente ritmo do RB8, e constante, o que lhe ajudou a avançar posições.

Fernando Alonso chegou a rodar na 4ª posição mas seu F2012 não deu mais de si. Depois de largar na 12ª posição, finalizou a corrida com um 5º lugar com sabor a glória, visto as circunstâncias. Foi pressionado até o fim por um revigorado FW34, com Pastor Maldonado ao volante, um dos destaques da corrida.


A disputa se tornava cada vez mais interessante, mas terminou com o venezuelano no muro, depois de perder sozinho o controle do carro na última volta.

Na 6ª posição, Kamui Kobayashi, levando a Sauber do 13º lugar para a zona de pontos, com apenas 2 paradas em boxes.

A verdade é que entre o 6º colocado e o 10º, houve uma briga constante durante a corrida e com troca de posições até o final.

Kimi Raikkonen, o 7º colocado, voltou com tudo à F1 e mostrou grande ritmo com seu E20. De não ser pela péssima posição na classificação poderia ter terminado mais a frente.

Oitava posição para Sérgio Pérez que largou desde a 22ª posição. O mexicano voltou a "fazer um Pérez" e com um pit stop apenas, provou ser um especialista em conservar pneus.


Nona posição para Daniel Ricciardo que se beneficiou justamente da confusão entre alguns carros que brigavam por pontos na parte final. Sofreu um acidente logo no início da corrida com alguns outros carros, incluído Bruno Senna, mas conseguiu se estabelecer no meio do pelotão. Superou a Vergné e a Di Resta na última volta.

Fechando, portanto, o Top10, com o último ponto a ser repartido neste GP da Austrália, Paul Di Resta.

Algumas observações deste primeiro Grande Prêmio do ano:

As Mclarens demonstraram ser o carro "melhor ajustado" nesse início de Mundial: foram os mais rápidos na classificação e também na corrida.

A Red Bull com a limitação dos mapa-motores e a proibição dos difusores sopradores parece ter perdido a mágica na classificação. Mas só na classificação. Os Red Bull eram os carros mais rápidos sobre a pista junto com os Mclaren.

Ferrari segue com seu problema e mostra que não era blefe a negatividade sobre o carro. Além disso, os problemas da pré-temporada se confirmaram: o carro não teve o mesmo ritmo com os diferentes compostos de pneus. A degradação foi excessiva para Felipe Massa e Alonso sofreu no final da prova.

Sauber e Williams deram um salto grande de qualidade em todos os sentidos.

A volta da parceria com a Renault fez muito bem a equipe inglesa que parece ter um bom carro para este ano. Maldonado, se tivesse terminado a corrida na 6ª posição, teria feito na primeira prova do ano mais pontos do que a equipe Williams em todo o Campeonato 2011.

Já a Sauber vem em uma crescente constante, melhorando ano trás ano. Dessa vez acertaram com os escapes. As características de seus dois pilotos em pista fazem com que sejam ideais para as pretensões da equipe.

Lotus teve apenas um carro em pista desde a primeira volta, com a saída de Grosjean, mas com Raikkonen em pista o carro se mostrou extremamente conservador com os pneus, o que permitiu ao finlandês recuperar tempo com relação aos adversários. Quase não sofreu degradação e foi sempre o que mais tarde trocou pneus entre os 10 primeiros.

As Mercedes foram a decepção deste GP. Michael abandonou muito cedo e Rosberg, assim como acontecia no ano passado, foi perdendo força durante a corrida. Não foram tao constantes como nos testes da pré-temporada. A degradação excessiva dos pneus pode ser a causa. Seguem tendo a velocidade máxima em retas, mas hoje não foi suficiente.


Fim de semana que vem já temos novo Grande Prêmio, desta vez na Malásia!

Confira os tempos do GP da Austrália:

1 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min30s846
2 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – a 2s1
3 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – a 4s0
4 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 4s5
5 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – a 21s5
6 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – a 36s7
7 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 38s
8 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – a39s4
9 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a39s5
10 – Paul di Resta (GBR) - Force India – a 39s7
11 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 39s8
12 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – a 57s6
13 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 1 volta

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