Conhecendo a: Ross Brawn

Posted: 12 Apr 2009 02:00 PM PDT

Na próxima terça-feira(14), O Tribunal da FIA decidirá se finalmente considera os difusores de Williams, Toyota e, principalmente, Brawn Gp ilegais.

Ross Brawn já declarou ter sua consciência tranquila quanto a legalidade de seu projeto e admite que seus adversários não o levaram tão a sério quando essas questões foram discutidas meses atrás.


Mas o homem com o sobrenome mais pronunciado e invejado, no momento, dentro da Fórmula1, tem um passado ligado à competição e ao êxito e sabe muito bem o que faz. Trabalha sempre no limite do (i)legal.

A carreira de Ross Brawn começou em 1976, com 22 anos, quando começou a trabalhar para a March Engineering (montadora de carros de corrida) como operário. Pouco depois passou a fazer parte de equipe da F3, como mecânico.

Em 1978, Frank Williams o convidou para fazer parte da recém criada equipe Williams F1, como mecânico também. Rapidamente se tornou responsável pela aerodinâmica do carro, trabalhando com a equipe responsável pelo túnel de vento.

Em 1984, passou brevemente pela que se converteria na equipe Arrows, na qual Brawn seria Diretor Técnico em 86.

Em 1989, é contratado pela equipe Jaguar Racing devido a sua vasta experiência com aerodinâmica. Nela, ajuda a fazer o super carro, campeão de 91 na categoria de Super Turismo.

Com o bom desempenho obtido na Jaguar, a Benetton põe seus olhos sobre Brawn e o convida a voltar à F1. Ross aceita e se converte em Diretor Técnico da equipe.

Na Benetton, seu caminho de vitórias na Fórmula1 começa a ser traçado e, aliado ao talento de Michael Schumacher, ganha o Mundial de 95 de Construtores(além do de 94 e 95 de Pilotos, com Michael) para a Benneton.


Em 1996, Michael Schumacher deixa a Benetton para começar sua história na Ferrari. Ross Brawn segue seus passos.

Brawn se dedicou diariamente ao desenvolvimento da Ferrari, mas além de seus trabalhados carros, temporada trás temporada, ficou conhecido por suas decisões estratégicas de corrida, que perfeitamente executadas por Schumacher fizeram com que, a partir de 1999, a Ferrari fosse, simplesmente, 6 vezes campeã do Mundo de Construtores e Michael Schumacher, 5 vezes Campeão do Mundo de Pilotos.

Brawn também é conhecido por algumas controvérsias:

- "Re-criou" o efeito solo na Benetton de 94 e Schumacher perdeu a vitória do GP da Bélgica naquele ano.


- Para um abastecimento mais rápido, retirou um dos filtros do depósito de combustível. Durante o GP da Alemanha de 94, a Benneton de Jos Verstappen, durante um abastecimento, pegou fogo devido a um falho na bomba. A equipe perdeu os pontos de 2 corridas.

- Em 2006, foi a vez dos aerofólios flexíveis, proibidos logo ao princípio da temporada.

Ao final de 2006, Ross Brawn decide abandonar a equipe Ferrari e tomar-se um ano sabático.

Em 2008 estava de volta para um novo desafio: levantar a moral e os números de uma "deprimida" equipe Honda F1.


Brawn ajudou a que a equipe dobrasse o número de pontos conseguidos no campeonato de 2007, mas não foi o suficiente, e a equipe Honda decidiu retirar-se da F1.

Com a notícia de abandono da equipe Honda da F1, após muito disse-me-disse, Ross Brawn se fez responsável pelo surgimento de uma nova equipe: a Brawn GP.

Venceu logo na estréia e se converteu na terceira equipe na história da F1 a fazê-lo.

Pelo que pudemos ver por essas 2 primeiras corridas da temporada, Ross continua construtor de carros vencedores, excelente estrategista e ..."fora da lei"?

Dia 14 a gente fica sabendo!

Fontes:www.marca.com
www.diablomotor.com
www.elespectador.com

0 comentários:

Postar um comentário