FOTA mais uma vez em desacordo com a FIA

Posted: 07 May 2009 10:14 AM PDT

A FOTA (Associação de Construtores) se reuniu mais uma vez para discutir as medidas tomadas pela FIA para o futuro da F1, mais concretamente para a temporada 2010.

Segundo a Associação, os rumos pretendidos pela FIA não são de interesse deles e muito menos do esporte.


As medidas mais polêmicas e, de momento, inaceitáveis pela FOTA são:

- a de que o Campeão Mundial seja o piloto que mais vitórias tenha durante a temporada;

A FOTA já havia proposto um novo sistema de pontuação para o campeonato que foi descartado pela FIA. O sistema desagrada por completo às equipes.

- o limite orçamentário, que de ser aceito, permite as equipes ter liberdade mecânica e aerodinâmica. Os que não aceitem o limite não terão tais vantagens.

A decisão tomada pela FIA pode fazer com que a Fórmula 1 se divida em dois grupos.
Como a aceitação do limite orçamentário é voluntária, as grande$ equipe$, apesar de todo potencial, ficariam limitadas na criaçao do carro - mecânica e aerodinâmica. As equipes menos favorecidas de dinheiro e as que tem intençao de fazer parte do grid em 2009 sim aprovam a decisao.

O tema do limite orçamentário foi, inclusive, o motivo pelo qual a Ferrari ameaçou abandonar a categoria e o que provocou que Max Mosley dissesse a já famosa frase: "A F1 não precisa da Ferrari".

De qualquer forma, a FOTA propôs à FIA uma reunião para Junho, para tentar "achar", definitivamente, os rumos da F1 em 2010.

Fonte:www.autosport.com

Montmeló se aproxima

Posted: 06 May 2009 01:09 PM PDT

Mais do que uma simples corrida onde o mais difícil parece ser ultrapassar, o circuito de Montmeló, em Barcelona, marca o "início" do Campeonato Mundial para muitos pilotos e equipes, além de representar a chegada da Fórmula1 à Europa.

Apesar de ser um circuito onde os pilotos o fazem de olhos fechados, devido aos inúmeros testes invernais que ali acontecem, Montmeló representa um marco para muitas equipes: o recomeço.

O circuito de Barcelona segue sendo exigente para carro e piloto - já não tanto exigente como antes já que o traçado foi modificado a alguns anos e perdeu um pouco de velocidade - e principalmente com a aerodinâmica.

Para que o carro vá bem em Montmeló é necessária uma alta carga aerodinâmica para aguentar as várias curvas rápidas das que dispõe o circuito.

Com um asfalto bastante abrasivo e longas curvas rápidas, os pneus continuam tendo um papel muito importante neste circuito. Esse ano a Bridgestone levará para o primeiro GP europeu, os compostos duros e macios, sendo os duros o ideal para o tipo de circuito.

Há de se cuidar principalmente dos pneus dianteiro-esquerdo que sofrem muito com as longas e exigentes curvas do circuito.

A exigência quanto ao motor não é tão alta, porém, as altas temperaturas jogam em contra nesse caso, assim que é bom ficar de olho, também, no esforço dos motores.



De qualquer forma, as equipes têm bem claro que a classificação é crucial nesse GP já que a falta de pontos de ultrapassagens dificultam a tentativa de evoluir em posições.

Como eu comentava ao princípio, para as equipes, Montmeló significa "recomeço".

Recomeço porque a F1 volta a seu "habitat natural": a Europa, e a partir da Espanha os carros ganham novos pacotes aerodinâmicos, novas peças, novos ajustes que podem mudar o rumo para o resto do campeonato.

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