|
Entrevista a Aldo Costa: Chefe de desenho da Ferrari Posted: 28 Dec 2009 01:01 PM PST A entrevista é do Scuderia Ferrari f1 Forum. Não tão recente mas ainda está em tempo de ser lida e analisada. Aldo Costa, Chefe de Desenho e desenvolvimento da Ferrari na Fórmula1, nos desvela alguns detalhes do por que o F60 não foi tão competitivo e por que devemos crer que o F61 será. Confira trechos da entrevista: Por que o F60 não foi competitivo, ou pelo menos competitivo o suficiente para brigar pelo título? Por 4 razoes. Não tínhamos o difusor duplo que tanto problema parecia dar e que ao final beneficiou algumas equipes, pelo menos no início do campeonato. Logo está o fato de que nós, assim como Mclaren e BMW, não dedicamos o tempo suficiente para o desenvolvimento do carro novo. Esse foi um preço que tivemos que pagar por lutar pelo campeonato até o final. Uma vez mais tivemos problemas de confiabilidade no começo da temporada e por último também cometemos erros de equipe, erros de pilotagem, erros em geral. O que muda agora para evitar que ocorra o mesmo em 2010? Repito o que disse em outras palavras: nossa interpretação da nova normativa não foi tão radical como a de outros. Inclusive aqueles que não tiveram o difusor duplo, como Red Bull, eram muito mais temerários que nós sobre sua interpretação do regulamento. Ross Brawn afirma que é cada vez mais difícil lutar pelo título por 2 anos consecutivos... É o risco que trás as mudanças revolucionárias do regulamento. Mas se o desenvolvimento dos carros atuais podem ser transferidos aos carros do próximo ano, então pode não ser tão difícil. E que tal para 2010? Existe uma série de mudanças importantes mais uma vez. O tanque é muito maior devido à proibição do reabastecimento, somado às novas rodas dianteiras que serão 25mm mais estreitas terão muita importância no agarre aerodinâmico. Os carros serão de 3 a 4 segundos mais lentos no início das corridas, entre outras coisas pela carga de gasolina. Em quanto ao desenho do carro, o que está mudando neste sentido? O que estamos buscando é uma maior criatividade aerodinâmica em termos de inovações e conceitos. Tomando isso como base, estamos reorganizando nosso pessoal. Menos pessoal e gastos e maior qualidade e rendimento. O caminho que escolhemos troca peões por um pessoal mais técnico, com ideias novas, mais criativos. A Fórmula1 deve seguir esse caminho. A troca de pilotos faz com que o trabalho seja mais lento? Esse ano tivemos problemas de resultados. E no futuro faremos o que tivermos que fazer, seja quem seja o piloto. Não será um problema. |
You are subscribed to email updates from Guard Rail - F1, Fórmula1, Automobilismo To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Filed under:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário