Apresentações 2010: Renault

Posted: 31 Jan 2010 09:26 AM PST

A equipe Renault aproveitou o dia de hoje para apresentar o novo R30.

O R30 trás de volta as tradicionais cores da marca: amarelo e negro, "quebrado" apenas pelo vermelho da Total nos aerofólios.


Assim como a equipe Mercedes, a Renault utilizou o ato apenas como um formalidade para apresentar novas cores e pilotos, já que o modelo do carro ainda era o R29 do ano passado.


O novo carro da equipe francesa será conduzido por Robert Kubica e Vitaly Petrov, anunciado oficalmente, no mesmo ato de apresentação - o russo aportou 15 milhões à equipe.


Petrov se converte no primeiro piloto russo a chegar à F1.

Amanhã os veremos em pista.

Apresentações 2010: Sauber

Posted: 31 Jan 2010 06:35 AM PST

A equipe Sauber apresentou o novo C29, em Valência, com seus dois pilotos titulares: Pedro Martínez de la Rosa e Kamui Kobayashi.


O carro se apresenta nas cores branca e negra e parece ter um desenho simples, à primeira vista. Tao pouco se apreciam patrocinadores - nem no carro, nem no macacão, branco, dos pilotos.


A equipe segue com o nome de BMW Sauber, porém se esperam mudanças até o início do campeonato.

Regulamento 2010: Novo tanque e Altura

Posted: 30 Jan 2010 09:04 AM PST

O novo regulamento da Fórmula para o ano de 2010 trouxe com ele algumas mudanças considerativas não só para a estética dos carros mas para a mecânica, também.

Em 2010 não teremos mais reabastecimento, o que provoca que os carros sejam mais largos para receber o novo tanque, de até 240 litros de capacidade.

Spoilers - Um tanque 160 Kg maior faz notar a diferença

O novo tanque obriga a "adiantar" um pouco o cockpit do piloto e a alongar o carro além de exigir modificações na parte mecânica e aerodinâmica.

O sucesso no desenvolvimento de um carro de F1 depende, e muito, da aerodinâmica. Sendo assim, os carros devem ser fáceis de conduzir ainda que pesando 800Kg, e é aí quando as "barbatanas" e toda a "artilharia" usada no desenho do carros para diminuir os efeitos do ar ou direcioná-los, deve funcionar.

Freios
Com o aumento de peso dos carros, o "trabalho duro" fica a cargo dos freios. O problema é que o regulamento, para os freios não muda, seguem sendo as mesmas regras do ano passado: 28mm de espessura e um diâmetro exterior de 278mm.

A altura dos carros


Justamente pelo fato de ter , aproximadamente, 800Kg de gasolina, ao princípio da corrida, os carros terão uma distância maior do chão.

A "regra aerodinâmica" diz que para um "efeito solo" correto, o carro deve estar o mais próximo possível ao chão.

Reparem na distância do solo dos novos carros

O caso é que, obviamente, ao longo da corrida, os carros perderão peso, pelo gasto de gasolina, o que propõe um desafio aos engenheiros das equipes, que não podem deixar os carros, nem tão baixos, para que não roçem chão, ao princípio, nem tão altos, para que não percam aerodinâmica, ao final.

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