Após os problemas encontrados de super aquecimento nos motores de ambos propulsores do F10 , em Bahrein, a equipe Ferrari já trabalha em um "plano B".
A verdade é que todas as equipes sempre têm um "plano B" para ser utilizado ao princípio ou na metade da temporada, o que não significa qualquer sinal de emergência com o F10.

Mas o que realmente preocupa a
Scuderia é o tema de refrigeração. Como consequência, um grande esforço do motor e aumento no consumo de combustível.
Provavelmente, o problema enfrentado pela Ferrari foi enfrentado também por outras equipes, devido ao intenso calor sofrido no Bahrein com temperaturas que chegaram a 40º em pista, porém a solução deve ser encontrada já, já que na Malásia, onde ainda teremos a disputa de um GP, as temperaturas chegam a passar dos 50º.
Mas a que se deve o problema do F10? Existem algumas suspeitas:
A) Inclinação do motor
A Ferrari decidiu posicionar seu motor com um 3'5º de inclinação para optimizar a eficiência do difusor e melhorar a aerodinâmica. Com essa inclinação, a Ferrari melhora aproximadamente 4% o rendimento do difusor com relação ao do ano passado.

Com isso também conseguem mover o bloco motor(motor/câmbio) alguns milímetros para baixo, mudando o centro de gravidade e conseguindo mais estabilidade com as altas cargas de combustível.
Mas parece ser que justamente o que lhes pode dar de 8 a 10 Km/h a mais, está deixando a desejar no quesito refrigeração uma vez que o ângulo pode estar impedindo uma perfeita refrigeração do motor.
B) O tanque de gasolina
A gasolina do Fórmula1 rende melhor "fria" e com a eliminação do abastecimento, - que a cada parada injetava gasolina fria - a refrigeração da gasolina passa a ser um tema muito importante, já que um super aquecimento aumentaria o consumo.
Sobre a refrigeração da gasolina segue sendo a mesma de muitos anos: uma lâmina como aislante térmico, por assim dizer.
Assim sendo, o super aquecimento do motor influi diretamente no consumo da gasolina e aí pode estar o drama da equipe que deve encontrar uma perfeita harmonia dos dois casos.
c)Entradas de ar
A solução mais prática seria aumentar as entradas de ar do carro, para que atuem não somente sobre o motor mas sim em tudo o que possa interessar.
A Ferrari aprece ser uma das poucas, por não dizer a única, que não recorreu aos já famosos "buracos" no chassis.
Tenhamos como exemplo as duas fotos seguintes:
Renault R30
Sauber C29 E este é o F10, sem qualquer entrada de ar sobre o cockpit:

Seguramente a Ferrari já tem a solução, e deveremos vê-la na Austrália, dentro de uma semana.
Fontes:www.safety-car.net
www.formula1.es
Fotos R30 e C29: www.efectosuleo.com
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