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Mercedes apelará punição a Schumacher Posted: 17 May 2010 10:20 AM PDT Após a controvertida ultrapassagem de Schumacher a Fernando Alonso, no GP de Mônaco, os comissários da FIA decidiram punir Michael Schumacher com 20 seg. sobre seu tempo final, o que lhe mandou para a 12º posição no resultado oficial da FIA, fora da zona de pontos. Mas apesar do claro significado da regra no regulamento da FIA - Artigo 40.13 : "Se a corrida finaliza com o safety-car em pista, este entrará no boxes no final da última volta e os carros irão até a linha de meta normalmente, sem ultrapassagens" - a equipe Mercedes segue pensando que a ultrapassagem foi legal e anunciou, ontem a noite, que recorrerá no Tribunal de Apelação da FIA. A penalização de Schumacher seria, em realidade, um drive-trough, mas uma vez finalizada a corrida, e dado a impossibilidade de aplicar tal punição, o regulamento pede que seja aplicada a regra dos 20seg. ao tempo final. Segundo o artigo 16.3, "Os comissários poderão impor qualquer uma das 3 punições a qualquer piloto implicado em um incidente: a) Um drive-through. O piloto deverá entrar no pit lane e voltar a pista sem parar; b) Uma penalização de dez segundos de tempo. O piloto deverá entrar no pit lane, para em boxes por 10 segundos e logo voltar à corrida; c)Perda de qualquer número de posiciones no grid no próximo evento do piloto. Porém se uma das punições previstas em a) e b) anteriores se impõem durante as últimas cinco voltas, ou depois do final da corrida, depois da corrida lhe somarão 20 segundos ao tempo da corrida do piloto em questão no caso de a) e 30 segundos no caso de b). Michael Schumacher falou sobre a punição no fim da prova: "A decisão dos comissários, que me mandou para o12º lugar, é obviamente decepcionante para mim e é normal que apelemos à decisão". "Entendemos que o safety-car e saía e que, portanto, a pista estava livre e voltaríamos à corrida, assim que vi o Fernando (Alonso) e ultrapassei." Seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, também reconheceu que a equipe havia autorizado ultrapassagens neste último tramo. Nick Heidfeld, piloto reserva da equipe Mercedes, saiu em defesa do companheiro: "O movimento foi "limpo". As regras são diferentes este ano. Antes apenas se podia ultrapassar a partir da linha de meta, mas agora é desde a linha do safety-car. Alonso estava um pouco dormido". Heidfeld teria razão se não se tratasse da última volta da prova. A decisão será tomada pelos Tribunais da FIA, ainda sem data marcada. |
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