Ferrari nega versão de Charlie Whiting

Posted: 16 Jul 2010 03:34 PM PDT

Após as declarações do diretor de corridas, Charlie Whiting, onde afirma ter alertado a equipe Ferrari em até 3 ocasiões sobre a troca de posições entre Alonso e Kubica, a Scuderia não tardou nada em responder as acusações.

No jornal italiano La Stampa, através de uma coletiva, a equipe rossa volta a afirmar que a atuação dos comissários e de Whiting, no GP da Inglaterra, não foi a correta, e para apimentar um pouco mais o tema, expõem a "conversa" entre Whiting, Ferrari e pilotos (Alonso e Kubica).

Massimo Rivola, manager da equipe, afirmou que o que Whiting lhes comentou é que "o incidente seria investigado depois da corrida".


Rivola também comentou que chegaram a perguntara a Whiting sobre o que fazer após a manobra e que Charlie demorou quase 2 minutos em responder, ou seja, uma volta e meia:

"Um minuto e cinquenta e cinco segundos não é imediatamente" - em resposta as declarações de Charlie.

Ao ver que Kubica abandonava, Rivola contactou novamente com Whiting para saber se Alonso deveria devolver a posição aos adversários que se encontravam logo atrás, mas nesse momento o foco já era outro, já que o toque entre De la Rosa e Liuzzi já se havia produzido e os comissários estavam pendentes do SC.

Transcrição da notícia dada pelo Jornal La Stampa:

14:31 - Alonso ultrapassa Kubica cortando a chicane. Em teoria, o piloto da Ferrari deve devolver a posição ao adversário.

Rivola chama a Charlie Whiting e este responde 11 seg depois. "O que devemos fazer?". Um minuto e cinquenta e cinco minutos depois, Charlie responde: " Melhor deixar o Kubica passar".

A Ferrari decide obedecer, mas meio segundo depois acontece algo irreparável: Alonso ultrapassa Alguersuari, e Barrichello, a Robert Kubica já lento em pista e a ponto de abandonar.

Alonso teria que devolver a posição a 3 pilotos neste momento. Rivola entra novamente em contato com Whiting que diz: "O ideal seria devolver a posição. Vamos analisar o incidente depois da corrida".

Desde o muro de boxes da Scuderia pensam em duas hipóteses: bandeira branca e preta, que seria uma advertência ao piloto nº 8, ou uma penalização depois da corrida.

O artigo 16. 2b estabelece que o competidor, objeto da investigação, deve ser informado imediatamente.

Dez minutos depois, avisam que o incidente de Alonso está sob investigação e em menos de um minuto sai a decisão: drive-trough.

A Ferrari parece querer comprar a briga...


Fontes: www.thef1.com
www.laStampa.it

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