|
Caso Ferrari: Qual é a novidade? Posted: 07 Aug 2010 05:55 AM PDT O caso das órdens de equipe dadas pela Ferrari, no GP da Alemanha, parece lixo de feira: quanto mais mexe mais fede! A modo de conta-gotas a FIA, ou FOM, ou quem quer que seja, libera trechos das conversas entre pilotos e equipe durante a corrida. Mas sinceramente, de tudo o que já saiu: qual é a novidade? Um "testemunho" bem esclarecedor do jornalista espanhol, Miguel Sanz, 3 dias após o acontecido, dá uma perspectiva diferente sobre as órdens dadas a Felipe e explica perfeitamente toda a história. Como eu já havia explicado aqui, na metade do Mundial - Silverstone - quem estivesse melhor no Campeonato, receberia um trato especial da Ferrari. Portanto, no GP da Alemanha, já veríamos a equipe se esforçando ao máximo para ajudar a aquele que alcançou melhor desempenho em pista na primeira metade da temporada. Se durante os dias, ou meses, anteriores já tinham falado sobre isso e sobre a nova situação a partir de Silverstone, se supõe que todos estavam de acordo e a par do que aconteceria dali em diante, daí a famosa frase " Isso é ridículo" soltado por Alonso, após ver que teria que forçar a ultrapassagem sobre Massa e arriscar, o que não interessava a ninguém já que o que está em jogo é o Campeonato. "A nova situação na equipe, ou seja, que existia um líder ao que ajudar, não a todo custo, mas sim, se existe a possibilidade, foi o assunto do jantar entre Stefano Domenicalli e os pilotos no hotel de Hockenheim antes do início do GP. Não teve oportunidade de falar sobre isso até então, e o chefe buscou o contato direto, olhando nos olhos e dizer as coisas." - comenta Sanz em seu blog. A Ferrari estava pronta para brigar pelo Campeonato e sabiam que em um momento dado, deveriam tomar uma decisão "arriscada", e todos estavam de acordo. "(...) Domenicalli, o que não é habitual, foi até o grid para falar com Massa. Eu estava a meio metro, olhando com cautela, já que não é habitual vê-lo. Já haviam tido outra reunião pela manha para aclarar todos os temas da corrida, como operar, etc...Porém, no momento da verdade, Felipe "perdeu o sentido". Foi avisado, e isso ainda não é público, em até 4 vezes pelo rádio(...). Vettel e Webber bateram na Turquia, Hamilton e Button, na mesma corrida, mas com outra ordem se tranquilizaram. Felipe e Fernando se "estranharam", mas se batiam, Ferrari se despedia do Mundial. Por isso a decisão foi rotunda e a prática, tão espantosa que nos fez agachar a cabeça na Alemanha". Ou seja, apenas 3 dias depois do ocorrido na Alemanha já sabíamos do acordo entre pilotos e equipe, já sabíamos dos vários avisos a Massa e já sabíamos o que sabíamos. Volto a perguntar: Onde está a novidade dos novos trechos do rádio da Ferrari? E pra que todo esse show de que "tive que ceder" quando TODOS ali dentro já sabiam o que iria acontecer? Sigo pensando que apesar de ter bem claro que foi uma ordem de equipe, não vejo nada "claro" nos áudios para acusar a equipe, com uma consideração: o engenheiro de pista de Felipe Massa, que pode ter botado tudo a perder. |
You are subscribed to email updates from Guard Rail - F1, Fórmula1, Automobilismo To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Filed under:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário