GP da Itália

Posted: 12 Sep 2010 09:18 AM PDT



Fernando Alonso foi o grande vencedor do fim de semana. Uma importantíssima vitória para o espanhol e para a equipe Ferrari no Gp de Monza.

Alonso largou na pole, mas perdeu a posição logo na largada para Jenson Button, que tracionou melhor, e quase, também, para Felipe Massa, bem agressivo na largada.


Com as 3 primeiras posições definidas, um quarto em discórdia, Lewis Hamilton, forçou uma ultrapassagem pra cima de Felipe Massa na 2ª chicane e acabou tocando o carro do ferrarista, quebrando a suspensão dianteira do seu Mclaren e dando adeus à prova na 1ª volta.

Com os dois Red Bull fora de ritmo e Webber perdendo posições na largada, Button, Alonso e Massa faziam uma corrida à parte.

Todos bem próximos, havendo momentos em que Alonso tentava induzir o inglês ao erro, mas as posições na cabeça da corrida se mantiveram até o 2º momento mais "emocionante" da corrida depois da largada: as paradas em boxes.


Jenson entrou uma volta antes que Alonso, suficiente para o espanhol exprimir seu F10 e conseguir alguma vantagem com relação a Button. Um pit-stop do mais rápido e eficiente foram suficientes para devolver o espanhol à pista roda a roda com Button, mas com vantagem para o espanhol que segurou o adversário no braço enquanto os pneus esquentavam.

Red Bull e suas "estratégias"

Mais uma vez os carros da Red Bull nao foram bem na largada. Webber perdeu várias posições assim como Vettel. Na metade da prova, Vettel reclamava de problemas no motor que faziam o carro agir estranhamente. Problema suficiente para que Mark Webber, que vinha logo atrás, o ultrapassasse em uma das retas do circuito. Estranhamente, 5 voltas depois o alemão da Red Bull voltava ao bom ritmo e chegou a marcar volta rápida da corrida. Difícil nao pensar nas órdens de equipe a favor do australiano.

Mas aí vem a outra estratégia da Red Bull: a equipe manteve Vettel em pista, com pneus macios, até a última volta, quando este ocupava a 4ª posição. A estratégia arriscada, deu certo e Vettel pode voltar à pista com vantagem suficiente para manter a 4ª posição, enquanto Mark Webber lutava contra um Hulkenberg, que saltou a chicane em até 3 momentos, e o segurou na 6º posição.

Alguém entende?

Com Hamilton fora e os Red Bull fora das 3 primeiras posições, o resultado põe Alonso de volta na briga pelo Campeonato e aproxima os rivais ao título, embolando ainda mais o Campeonato.

Resultado final da prova:

1. Fernando Alonso Ferrari 1:24.139 53
2. Jenson Button McLaren
3. Felipe Massa Ferrari
4. Sebastian Vettel Red Bull Racing
5. Nico Rosberg Mercedes GP
6. Mark Webber Red Bull Racing
7. Nico Hulkenberg Williams
8. Robert Kubica Renault
9. Michael Schumacher Mercedes GP
10. Rubens Barrichello Williams
11. Sébastien Buemi Toro Rosso
12. Vitantonio Liuzzi Force India
13. Vitaly Petrov Renault
14. Pedro de la Rosa Sauber + 1
15. Jaime Alguersuari Toro Rosso + 1
16. Adrian Sutil Force India + 1 r
17. Timo Glock Virgin Racing + 2
18. Heikki Kovalainen Lotus F1 + 2
19. Sakon Yamamoto HRT F1 Team + 2
20. Lucas Di Grassi Virgin Racing + 3

Não terminaram:
21. Jarno Trulli Lotus F1
22. Bruno Senna HRT F1 Team
23. Lewis Hamilton McLaren
24. Kamui Kobayashi Sauber

O Campeonato Mundial de pilotos fica assim após o GP de Monza:

1.Webber - 187 pts, 2.Hamilton - 182 pts, 3.Alonso - 166 pts, 4.Button - 165 pts, 5.Vettel - 163 pts, 6.Massa - 124 pts, 7.Rosberg - 112 pts, 8.Kubica - 108 pts, 9.Schumacher -46 pts, 10.Sutil - 45 pts

0 comentários:

Postar um comentário