GP da China

Posted: 17 Apr 2011 02:41 AM PDT

Hamilton põe fim ao domínio de Vettel

Terceira corrida da temporada e a melhor do ano até o momento. As estratégias e a degradação dos pneus foram um ponto chave para a decisão da corrida. Tivemos até 5 pilotos brigando pela vitória.

Que o diga Lewis Hamilton, que começou a preparar sua vitória ainda no sábado, quando reservou um jogo de pneus macios novo para a corrida.

Lewis venceu fantasticamente, arriscando, como lhe é característico. Vettel foi o segundo colocado e um espetacular Mark Webber completou o pódio do GP da China.

Como dito no início as estratégias foram definitivas nesta corrida. Acertaram os que optaram por 3 pit-stop's ao invés de 2. Um exemplo claríssimo da importância dos pneus e estratégia foi o resultado de Mark Webber e sua 3ª posiçao.

O australiano largou na 18º posição e com 2 voltas mais teria tempo suficiente para ultrapassar seu companheiro de equipe, que largou na pole, mas optou por dois pit stop's.

Nico Rosberg, largando em 4º, acertou em estratégia e chegou a liderar por algumas voltas, mas um problema de combustível o obrigou a diminuir o ritmo no final. Terminou na 5ª posição.

Mal resultado para Ferrari

Felipe Massa fez excelente corrida, mas foi um dos que optou pelas duas paradas e se viu superado por 5 pilotos na reta final da corrida. Terminou na 6º posição, logo a frente de Fernando Alonso, que teve um desempenho muito aquém do esperado, e brigava por objetivos diferentes que os de Massa.

O Ferrari 150º Italia esteve longe de ter o mesmo desempenho da Malásia, apesar do bom ritmo de Massa, e a equipe não soube reagir a degradação dos pneus em pista.

Hamilton genial

Quem sobrou este fim de semana em Shangai foi Lewis Hamilton. O inglês teve problemas antes da largada por por menos de 30seg. quase não alinha seu carro no grid.

Problema resolvido, Hamilton optou por 3 pit stop's e para vencer teria que passar Massa, Rosberg, Button e Sebastian Vettel. E assim foi.

A ultrapassagem mais arriscada foi em cima de Jenson Button, seu companheiro de equipe. Se Button não chega a freiar na curva 1, provavelmente o desfecho desta corrida teria sido outro.

Sobrando em pista, com um jogo de pneus novo, Hamilton passou Vettel em poucas voltas e acabou com o domínio do alemão esta temporada.

Schumacher, um dos destaques

Largando desde a 14ª posição, o alemão esteve presente em várias brigas por posições e se defendeu perfeitamente quanto o teve que fazer. Não teve o mesmo resultado que Webber porque conduz um Mercedes e tem suas limitações.

Foi o responsável por segurar Fernando Alonso por várias voltas, quebrando o ritmo do espanhol e o impedindo de lutar com os primeiros. O consolo de Alonso é que provavelmente o resultado em corrida, com ou sem Schumacher, seria o mesmo.

Mas o 5º lugar de Rosberg e o 8º de Schumacher provam que a Mercedes vai por bom caminho na introdução de melhoras para o W02.

Assim terminou o GP da China:


1.  Hamilton      McLaren-Mercedes           1h36:58.226
2. Vettel Red Bull-Renault + 5.198
3. Webber Red Bull-Renault + 7.555
4. Button McLaren-Mercedes + 10.000
5. Rosberg Mercedes + 13.448
6. Massa Ferrari + 15.840
7. Alonso Ferrari + 30.622
8. Schumacher Mercedes + 31.206
9. Petrov Renault + 57.404
10. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1:03.273
11. Di Resta Force India-Mercedes + 1:08.757
12. Heidfeld Renault + 1:12.739
13. Barrichello Williams-Cosworth + 1:30.189
14. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1:30.671
15. Sutil Force India-Mercedes + 1 lap
16. Kovalainen Lotus-Renault + 1 lap
17. Perez Sauber-Ferrari + 1 lap
18. Maldonado Williams-Cosworth + 1 lap
19. Trulli Lotus-Renault + 1 lap
20. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 2 laps
21. Glock Virgin-Cosworth + 2 laps
22. Karthikeyan HRT-Cosworth + 2 laps
23. Liuzzi HRT-Cosworth + 2 laps

Mclaren celebra aniversário e estréia macacão

Posted: 16 Apr 2011 11:54 PM PDT

O "novo" macacão de Lewis Hamilton e Jenson Button na classificação do GP da China com certeza surpreendeu a mais de um.



O motivo desse "novo" look se deve a celebração do 30º aniversário de colaboração entre Mclaren e Hugo Boss.

Com isso, a marca promoveu um concurso por todo o mundo, onde os fãs da F1 "vestiam" os pilotos Mclaren, desenhando seus macacões para cada Grande Prêmio.


No Grande Prêmio da China, o desenho escolhido foi o que vimos já na classificação: Um macacão vermelho, que na China significa sorte, e o dragão chinês nas costas, que significa respeito.

Veremos a cada Grande Prêmio um novo estilo no macacão dos dois pilotos.

Na web do concurso já podemos ver os desenhos escolhidos para os próximos GP's. É só clicar aqui!

Classificação - Gp da China

Posted: 16 Apr 2011 04:09 PM PDT

Sebastian Vettel marcou sua terceira pole no ano

O atual Campeão Mundial Sebastian Vettel voltou a ser imbatível no treino classificatório que definiu a pole-position do Grande Prêmio da China.

O alemão foi o único a marcar um tempo na casa de 1:33, abortando inclusive sua última volta rápida, já que nenhum de seus adversários conseguiu bater sua primeira volta.



Ao seu lado, uma Mclaren, mas desta vez a de Jenson Button, que superou por escassos milésimos a seu companheiro, Lewis Hamilton.

A surpresa chega na 4ª posição com Nico Rosberg. Ultimamente os Mercedes andavam bem nos treinos livres, mas não mostravam tanta força no sábado. Hoje, Rosberg manteve o ritmo, graças as melhoras introduzidas no W02 e largará desde a 2ª fila.

Segunda fila que não terá nenhum Ferrari. Os dois pilotos da Scuderia - Alonso e Massa, consecutivamente - largarão na 3º fila. Tanto Fernando quanto Felipe não utilizaram o novo aerofólio dianteiro que a equipe testou na sexta-feira. Parece ser que não surtiram o efeito desejado.

Jaime Alguersuari conseguiu um ótimo resultado pessoal e para a Toro Rosso. Primeira vez na Q3 e 7ª posição de largada no grid.



Oitava posiçao para o melhor rookie do ano até o momento: Paul di Resta, entrou para a Q3, ao contrário de seu companheiro Adrian Sutil e sairá a frente de Sebastian Buemi(9º), outro Toro Rosso, e de Vitaly Petrov(10º), que passou para a Q3 mas que não teve oportunidade de marcar volta rápida por problemas no câmbio de seu R31, na Q2.



"Favoritos" ficam pelo caminho

 Mais uma vez, Mark Webber teve problemas na classificação. Enquanto Vettel "voa" na pista e marca tempos em apenas uma tentativa. Webber segue sem ter um equipamento em condições como seu companheiro - O KERS mais uma vez não funcionou durante a sessão classificatória.

Além disso, um erro de estratégia o deixou "fora de combate" logo na Q1: O australiano entrou em pista para uma última tentativa com pneus duros mesmo sabendo que não se encontrava na mesma situação que seu companheiro de equipe.



Na Q2 foi a vez de Heidfeld ter problemas. Na verdade, o problema foi propiciado a raiz de um problema com seu companheiro de equipe Vitaly Petrov.

O russo teve um problema com seu Lotus-Renault, que pouco a pouco foi perdendo força. Parou o carro no meio da pista e provocou uma bandeira vermelha que atrapalhou muita gente, faltando apenas 2 minutos para o término da Q2.

Um dos prejudicados foi Heidfeld, que ainda não tinha tempo marcado, provavelmente esperando os minutos finais para ter uma oportunidade de volta rápida.

Mesmo problema pode ter tido Michael Schumacher que largará desde a 14ª posição, enquanto seu companheiro larga na 2ª fila.

Os tempos da Classificação:

Pos  Piloto                Equipe                 Tempo           
1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m33.706s
2. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m34.421s + 0.715
3. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m34.463s + 0.757
4. Nico Rosberg Mercedes 1m34.670s + 0.964
5. Fernando Alonso Ferrari 1m35.119s + 1.413
6. Felipe Massa Ferrari 1m35.145s + 1.439
7. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1m36.158s + 2.452
8. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m36.190s + 2.484
9. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1m36.203s + 2.497
10. Vitaly Petrov Renault No time
Eliminados na Q2
11. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m35.874s + 1.388
12. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1m36.053s + 1.567
13. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m36.236s + 1.750
14. Michael Schumacher Mercedes 1m36.457s + 1.971
15. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1m36.465s + 1.979
16. Nick Heidfeld Renault 1m36.611s + 2.125
17. Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1m36.956s + 2.470
Eliminados na Q1
18. Mark Webber Red Bull-Renault 1m36.468s + 1.196
19. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1m37.894s + 2.622
20. Jarno Trulli Lotus-Renault 1m38.318s + 3.046
21. Jerome D'Ambrosio Virgin-Cosworth 1m39.119s + 3.847
22. Timo Glock Virgin-Cosworth 1m39.708s + 4.436
23. Tonio Liuzzi HRT-Cosworth 1m40.212s + 4.940
24. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1m40.445s + 5.173

0 comentários:

Postar um comentário