Classificação - Gp da Turquia

Posted: 07 May 2011 10:08 AM PDT

A previsão do tempo se confirmou na Turquia e a classificação foi disputada com a pista seca. O que também se confirmou foi a previsão de muita gente: Sebastian vettel logrou mais uma vez a pole-position, a 4ª consecutiva e a 19ª de sua carreira.

Vettel foi tão superior que meteu 0,4seg em seu companheiro de equipe, Mark Webber, que largará ao seu lado, amanha, no grid.

Uma tentativa foi o suficiente para que os dois carros da Red Bull se colocassem na 1ª e 2ª posição, guardando assim um jogo de pneus macios novos para a corrida.



Segunda fila do grid estarão dois pilotos dos quais se espera boa briga novamente em pista. Nico Rosberg foi o 3º colocado, apenas 21 milésimos à frente de Lewis Hamilton.

Na 5º posição estará Fernando Alonso. O Ferrari parece ter evoluído "um pouco" desde o GP da China. Alonso marcou um tempo de 1:25:851, 8 décimos atrás de Vettel e pouco mais de 0,1 seg de Jenson Button, que lhe acompanhará na 3ª fila.

Vitaly Petrov conseguiu uma ótima 7ª posição no grid logo a frente de Michael Schumacher, a mais de um segundo do tempo marcado por seu companheiro de equipe.

Com alguns problemas de set-up (o carro saía de traseira), Nick Heidfeld largará desde a 9ª posição por escassos 13 milésimos de diferença para o tempo marcado por Michael Schumacher. Apesar da tentativa foi superado em quase 0,4seg. por Vitaly Petrov.



Fechando o top 10 do grid da Turquia, Felipe Massa, que saiu dos boxes apenas para dar uma volta de reconhecimento, por assim dizer. Com pneus novos, Massa abortou sua volta ao ver que os tempos não eram satisfatórios( assumiu um erro na curva 9) e decidiu guardar os pneus para a corrida.

"Guerra" dos pneus


Depois da jogada de Hamilton na China, que guardou um jogo de pneus macios novos, na classificação, para a corrida, estar na frente no grid não parece ser tão importante. Isso foi o que vimos pelo menos neste sábado.

Nico Rosberg e Lewis Hamilton lutaram pela 3ª posição no grid o que os deixou sem pneus novos para a corrida, enquanto Fernando Alonso abortou sua última volta para não ter que gastar um jogo novo.

O caso mais "gritante" foi o de Felipe Massa que "desistiu" da Q3 pensando na corrida e guardando um jogo de pneus para o domingo. Ele, ao contrário de Alonso só tinha um jogo de pneus quando chegou na Q3, euanto Alonso tinha dois. Por isso, Alonso teve pelo menos uma tentativa.

Jaime Alguersuari também comentava após o treino que sua 17ª posição se deve ao fato dos pneus. Ficou a 3º milésimos de seu companheiro, que largará uma posição à sua frente, mas com um jogo de pneus a menos que o espanhol.

Os dois Red Bull com sua primeira tentativa de volta rápida se deram por satisfeitos e desceram dos carros, aguardando o fim do treino. Sim, eles podem, mas fizeram por guardar um jogo novo de pneus, também.



Na parte baixa da tabela, Vitantonio Liuzzi largará na 20º posição após ter superado o Virgin de Timo Glock. Compartem última fila Kamui Kobayashi que não participou da classificação por problemas em seu Sauber e Jerome D'Ambrosio, que perdeu 5 lugares no grid por excesso de velocidade no 2º Treino Livre, na sexta-feira, durante uma bandeira amarela.

Os tempos da Classificação:


1.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     1m25.049s
2. Mark Webber Red Bull-Renault 1m25.454s + 0.405
3. Nico Rosberg Mercedes 1m25.574s + 0.525
4. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m25.595s + 0.546
5. Fernando Alonso Ferrari 1m25.851s + 0.802
6. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m25.982s + 0.933
7. Vitaly Petrov Renault 1m26.296s + 1.247
8. Michael Schumacher Mercedes 1m26.646s + 1.597
9. Nick Heidfeld Renault 1m26.659s + 1.610
10. Felipe Massa Ferrari No time
Q2
11. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1m26.764s + 1.154
12. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m27.027s + 1.417
13. Paul di Resta Force India-Mercedes 1m27.145s + 1.535
14. Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1m27.236s + 1.626
15. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1m27.244s + 1.634
16. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1m27.255s + 1.645
17. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1m27.572s + 1.962
Q1
18. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1m28.780s + 1.767
19. Jarno Trulli Lotus-Renault 1m31.119s + 4.106
20. Tonio Liuzzi HRT-Cosworth 1m30.692s + 3.679
21. Timo Glock Virgin-Cosworth 1m30.813s + 3.800
22. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1m31.564s + 4.551
23. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari No time

24.  Jerome D'Ambrosio     Virgin-Cosworth      1m30.445s  + 3.432

Treinos Livres - Gp da Turquia

Posted: 06 May 2011 04:15 PM PDT

Na primeira sessão de treinos livres do Gp da Turquia, a chuva caiu incessantemente e condicionou um pouco o trabalho das equipes, com pouco movimento em pista e poucas conclusões sobre as melhoras levadas para o GP.



Com a pista molhada, Fernando Alonso foi o mais rápido, com Rosberg logo em seguida a quase 1,5seg. do espanhol.

Michael Schumacher veio logo em seguida, com as duas Lotus-Renault na 4ª e 5ª posição.

Kobayashi colocou sua Sauber na 6ª posição, seguido por Felipe Massa, na 7ª.

Mclaren conserva pneus

Os ingleses não quiseram arriscar e apenas saíram para dar poucas voltas pela pista. Button deu apenas 4 voltas, nada rápidas diga-se de passagem, e Hamilton apenas uma volta de reconhecimento.

Tudo com um objetivo claro: Conservar pneus. Cada piloto conta apenas com 4 jogos de pneus intermediários e 4 jogos de pneus de chuva extrema. Em muitas conversas pela rádio, os engenheiros pediam que os pilotos conservassem os pneus.

Essa mesma "jogada" no GP da China deu a Hamilton a chance de vencer aquela corrida.

Vettel bate forte




Se a chuva foi um condicionante para as equipes, que o diga Sebastian Vettel. O alemão decidiu sair dos boxes nos minutos finais do treino e em sua segunda tentativa de volta rápida, pisou a zebra molhada na famosa "curva 8" e bateu forte, destroçando boa parte de seu chassis.

Não marcou tempo na 1ª sessão e ainda teve que ver pela tv o segundo treino livre ao não ter seu carro consertado a tempo para a disputa.

Pista seca pela tarde

Na segunda parte dos treinos livres, já com pista seca, e sem Vettel pela frente, Jenson Button marcou o melhor tempo de 1:26:456.

Nico Rosberg, mais uma vez, colocou sua Mercedes na 2ª posição da tabela. Lewis Hamilton e Michael Schumacher vieram em seguida.

Única Red Bull em pista, Mark Webber foi apenas o 5º melhor, enquanto Massa, 6º colocado, foi o único Ferrari entre os 10 primeiros.

Webber comentou logo após o treino que o "Kers vai bem", o que nos deixa a dúvida do verdadeiro rendimento do RB7. Amanhã saberemos.

Na Ferrari, os problemas apareceram para Fernando Alonso, que não pode ser mais que 11º colocado. O F150 Itália sofreu com subviragem e um ruído estranho no carro nº 8 do espanhol que o impossibilitou de testar nos minutos finais com os compostos mais macios e portanto, sem volta rápida.

- 1ª Sessão de Treinos Livres
- 2ª Sessão de Treinos Livres

0 comentários:

Postar um comentário