Pirelli pede mudanças no regulamento

Posted: 30 May 2011 10:07 AM PDT

A Pirelli pediu mudanças no regulamento da Fórmula 1 para que se proíba a troca de pneus depois de uma bandeira vermelha.

Paul Hembery, Diretor Esportivo da marca, comentou o ocorrido em Mônaco e disse que foi uma pena que a troca fosse permitida, pois teríamos um final muito mais emocionante.

"Realmente não entendo porque lhes permitiram fazer a troca de pneus".

"Acho que foi algo vergonhoso com a bandeira vermelha porque se não tivessem troca os pneus teriam brigado até o final pois tinham estratégias diferentes e seu desgaste era muito diferente. É uma pena já que não pudemos ver o final do jogo de estratégias que fizeram" - disse Hembery a Autosport.

Antes da bandeira vermelha, em Mônaco, provocada pelo acidente de Vitaly Petrov, os três primeiros colocados brigavam pela vitória com 3 diferentes tipos de estratégia.

A verdade é que foi um final de corrida muito aquém das expectativas de qualquer torcedor.

A decisão de Charlie Whiting de permitir o final da corrida - os 75% da corrida já se haviam cumprido, portanto, Charlie poderia ter finalizado o GP a 6 voltas do final - foi animadora, até o momento em que vimos as equipes trocando os pneus.

Totalmente incoerente e um final de corrida totalmente previsível.

GP de Mônaco

Posted: 29 May 2011 06:08 PM PDT

Quinta vitória para Sebastian Vettel na temporada

Corrida emocionante em Mônaco com nova vitória de Sebastian Vettel no Mundial de F1 justo à frente de Fernando Alonso e Jenson Button, segundo e terceiro colocados, que lhe acompanharam no pódio.



O jogo das estratégias animou a corrida e nos deixou três possíveis vencedores: Vettel, Alonso e Button. O pódio já estava decidido faltava apenas saber o nome do vencedor.

Jenson Button apostou pela estratégia de três pit stop's. Alonso por dois e Vettel, surpreendendo a todos, completou 78 voltas com apenas um pit.

Com os pneus destroçados, Vettel se manteve a frente suportando os ataques de Alonso, que por sua vez, controlava a perseguição de Button.

O acidente de Petrov e Alguersuari na volta 70, provocou safety-car e posteriormente, bandeira vermelha, o que praticamente sentenciou a corrida e , portanto, a vitória de Vettel.

Bandeira vermelha decide resultado

Faltando menos de dez voltas para o final, os líderes da corrida chegaram a um verdadeiro "trenzinho" - começando por Sutil, 6º colocado, que se formou em pista.

O alemão da Force India teve um problema em seu pneu traseiro depois de tocar o guard rail, depois de ser ultrapassado por Hamilton. Com o toque, atravessou a chicane e obrigou Hamilton a uma brusca freiada. Freiada essa que Jaime Alguersuari, que aproveitava para ultrapassar a Heidfeld e Petrov, não viu.

O espanhol "subiu", literalmente na traseira do Mclaren. Petrov tão pouco pode freiar e também bateu.

O safety-car entrou em pista mas foi necessário a entrada da ambulância para atender a Petrov, que sofreu alguma lesão em uma das pernas, e a bandeira vermelha mais uma vez apareceu este fim de semana.

Faltando 7 voltas para o final, a decisão de reiniciar a corrida se agradecia pelo espetáculo que os 3 primeiros nos ofereceria, mas não contavam com que a regra permitisse a troca de pneus.

Mais uma vez o beneficiado foi Vettel, que colocou pneus novos e correu 5 voltas para alcançar a glória, também, em Mônaco.

O 4º lugar ficou com Mark Webber, que apesar do problema em um de seus pit's, ultrapassou o Sauber de Kobayashi na penúltima volta. O 5º lugar é a melhor posição do japonês até o momento.

Hamilton, protagonista


A 6ª posição é de Lewis Hamilton que exagerou de sua agressividade este fim de semana. Começou com a disputa com Michael Schumacher e a ultrapassagem em Saint Devot, que quase deixa de fora ao alemão.

 Logo, foi à caça de Felipe Massa, tentando a ultrapassagem na Loews, que como quase sempre, saiu mal. Os dois se tocaram e Massa saiu mais prejudicado do acidente que Hamilton. O inglês recebeu um drive-trough por essa manobra.



Já no túnel, Hamilton ficou com a parte limpa da pista deixando a suja para Felipe, que não pode segurar o carro, que encontrou, obviamente, o "muro", provocando a entrada do primeiro safety-car da corrida.

No final da prova, uma nova tentativa de ultrapassagem, dessa vez sobre Pastor Maldonado. Hamilton se precipitou na ultrapassagem e no toque dos dois carros, tirou o colombiano da corrida.



Essa ação lhe custou ao inglês nova punição: 20 segundos agregados ao seu tempo final, que não lhe tira a sexta posição.

Os abandonos foram "poucos". Apenas 6 carros: Maldonado, Alguersuari, Petrov, Schumacher, Massa e Glock.

Assim terminou o Grande Prêmio de Mônaco:


 1.  Vettel        Red Bull-Renault           2h09:38.373
2. Alonso Ferrari + 1.138
3. Button McLaren-Mercedes + 2.378
4. Webber Red Bull-Renault + 23.100
5. Kobayashi Sauber-Ferrari + 26.900
6. Hamilton McLaren-Mercedes + 27.200
7. Sutil Force India-Mercedes + 1 lap
8. Heidfeld Renault + 1 lap
9. Barrichello Williams-Cosworth + 1 lap
10. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
11. Rosberg Mercedes + 1 lap
12. Di Resta Force India-Mercedes + 2 laps
13. Trulli Lotus-Renault + 2 laps
14. Kovalainen Lotus-Renault + 2 laps
15. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 2 laps
16. Liuzzi HRT-Cosworth + 3 laps
17. Karthikeyan HRT-Cosworth + 3 laps
18. Maldonado Williams-Cosworth + 5 laps

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