GP do Canadá

Posted: 13 Jun 2011 10:38 AM PDT

Espetacular Grande Prêmio do Canadá

O GP do Canadá desta temporada 2011 se converteu em um dos mais longos da história depois de 4 horas, onde a chuva teve o papel principal do domingo, e que teve Jenson Button como vencedor, ganhando a primeira posição na última volta de Sebastian Vettel.

Vettel até então estava sendo o grande beneficiado pelos "estragos" da chuva, mas a pressão na última volta foi demais para o atual Campeão Mundial que sucumbiu a favor de Button.



A terceira posição foi para Mark Webber, em boa corrida de recuperação - teve um toque com Hamilton na 2ª curva da primeira volta.

A 4ª posição ficou com um Michael Schumacher que parecia totalmente revigorado. O alemão aproveitou as oportunidades apresentadas e fez sua parte para chegar a estar na 2ª posição nas voltas finais. Mas Schumacher não faz milagres e seu W02 não teve nada o que fazer contra Button e Webber.

Quinto lugar ficou com Vitaly Petrov. O russo da Lotus-Renault fez boa corrida e colheu os frutos de uma corrida séria. Ele e seu companheiro, Nick Heidfeld, eram os dois únicos carros com a configuração preparada para a chuva entre os 10 primeiros do grid.

Na sexta posição, Felipe Massa, que por um erro próprio jogou fora a chance de brigar pela vitória. Acertou em suas decisões durante a corrida e rodava na 2ª posição quando cometeu um erro bobo ao ultrapassar um Hispania: Pisou a traçada molhada com os slicks e perdeu o controle do carro acertando o muro de frente e danificando o aerofólio.

Se redimiu, em parte, do erro, conseguindo a 6ª posição, por 0,045 seg,, ao ganhar a posição de Kobayashi(7º) na linha de meta. Japonês que, por sinal, mostrou que é bom também debaixo de chuva. Recebeu um toque no difusor de Nick Heidfeld que limitou seu desempenho no trecho final da prova.

Jaime Alguersuari aparece na 8ª posição. Por fim, um bom resultado para o espanhol da Toro Rosso, que acumulava momentos de má sorte durante a temporada e marcou seus primeiros pontos. Lembrando que Alguersuari, largou desde os boxes, depois de mudar seu set-up para chuva.

No 9º lugar, Rubens Barrichello, somando mais alguns pontinhos para a Williams. Décima posição para Sebastian Buemi. Duas Toro Rosso na zona de pontuação.

Chuva é a protagonista em Montreal

A corrida começou com a pista molhada e a Direção da prova decidiu que a largada fosse dada com o Safety-car em pista. Decisão estranha dada a situação "normal" de chuva.



A partir da volta de número 23, uma tormenta desabou sobre o circuito, o que interrompeu a corrida por aproximadamente !!!2 HORAS!!!

Com 45 voltas por completar de Grande Prêmio, a tormenta passou e a corrida recomeçou mais uma vez com safety-car em pista e rodando nada mais nada menos que durante 10 voltas. Já era possível ver a traçada seca no asfalto.


Hamilton segue em seu estilo

Que Lewis Hamilton é agressivo e atrevido em pista, todos sabemos mas depois dos episódios acontecidos em Mônaco, muitos pensaram que o inglês teria cautela dessa vez. Ledo engano. Hamilton partiu pra cima logo no início e um toque com Webber na 2ª curva da primeira volta o fez perder várias posições.

Quando tentava se recuperar, se encontrou com Jenson Button, que não levantou o pé e muito menos deu brecha, o que provocou o acidente de Lewis, que lhe tirou da corrida.

A crítica não perdoa a impetuosidade de Hamilton e lhe adjudica a culpa dos acidentes de corrida.

Button e um final fantástico

Final de corrida fantástico com muitas brigas por posições - Kobayashi e Massa que o digam - que teve a mais importante na liderança: Sebastian Vettel pisava fora da traçada seca e deixava o carro derrapar, permitindo a vitória de Button na última volta.

O inglês largou desde a 7ª posição, tomou um drive-trough, tirou dois pilotos da prova - na minha opinião -, fez 5 pit-stop's e ainda assim, venceu magistralmente. Chegou a ser investigado pelo acidente com Alonso, que tirou o espanhol da briga, mas a Direção da prova decidiu não punir o inglês já que uma punição tiraria a vitória de suas mãos.

Um aerofólio maior que o dos demais durante o GP foi o diferencial para o desempenho do Mclaren de Jenson no final da prova.

Assim terminou a corrida em Montreal:


 1.  Button        McLaren-Mercedes           1h23:50.995
2. Vettel Red Bull-Renault + 2.709
3. Webber Red Bull-Renault + 13.828
4. Schumacher Mercedes + 14.219
5. Petrov Renault + 20.395
6. Massa Ferrari + 33.225
7. Kobayashi Sauber-Ferrari + 33.270
8. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 35.964
9. Barrichello Williams-Cosworth + 45.100
10. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 47.000
11. Rosberg Mercedes + 50.400
12. De la Rosa Sauber-Ferrari + 1:03.600
13. Liuzzi HRT-Cosworth + 1 lap
14. Karthikeyan HRT-Cosworth + 1 lap
15. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 1 lap
16. Glock Virgin-Cosworth + 1 lap
17. Trulli Lotus-Renault + 1 lap
18. Di Resta Force India-Mercedes + 3 laps

0 comentários:

Postar um comentário