Gp da Grã-Bretanha

Posted: 10 Jul 2011 04:35 PM PDT

Ferrari e Alonso voltam ao degrau mais alto do pódio

O circuito de Silverstone, neste domingo, foi palco da primeira vitória da equipe Ferrari esta temporada. Com um ritmo implacável e a "bobeada" da equipe Red Bull no pit stop de Sebastian Vettel, Fernando Alonso alcançou algo que lhe faltava este ano: a vitória.


O espanhol se manteve implacável na caça aos Red Bull e inclusive teve suas brigas com Lewis Hamilton, mas o ritmo do Ferrari nº5 hoje foi superior aos demais: superou ao segundo colocado em mais de 16segundos.

Segundo lugar que foi de Sebastian Vettel, mais uma vez. O alemão ainda não "desceu" do pódio mas o 2º lugar de hoje deveria preocupar um pouco mais a Vettel, que vê seus rivais cada vez mais próximos. É verdade que um problema nos boxes permitiu a ultrapassagem de Alonso nos boxes mas, logo, em corrida, apesar de melhor ritmo, Vettel não pode com Hamilton e tão pouco com Webber. No segundo caso, a "perfeitíssima" equipe, que não faz jogo de equipe, pediu pro Webber "abrir espaço" com o carro nº1...Hoje, correndo atrás, Vettel precisou de "ajuda".

Hoje Webber foi um 3º colocado nada satisfeito, que viu como pela primeira vez no ano tinha mais ritmo que seu companheiro e como sua equipe o pedia para não atacar. Se toda essa história for verdade, apesar das tentativas não pode ganhar sua posição. A mais de 70 pontos do 2º colocado, tudo isso era necessário?

Com o 4º lugar um fantástico Lewis Hamilton que começou a brilhar logo na largada, ganhando várias posições e alcançando a 5º posição ainda nas primeiras voltas da corrida. Hamilton atacou, foi atacado e chegou a rodar em segundo lugar, se não fosse a degradação de seus pneus, que finalmente o deixaram na 4º posição. Foi um grande aliado de Fernando Alonso hoje ao "segurar" por várias voltas ao Red Bull de Vettel.


Na 5ª posição, Felipe Massa, que não teve o mesmo ritmo de seu companheiro - segundo ele, por um problema no assoalho do Ferrari - mas que fez boa corrida em Silverstone. O melhor dele hoje foi a disputa final com Lewis Hamilton, que só terminou na linha de meta.

Sexta posição para Nico Rosberg, que largou muito mal e logo caiu posições, alguns abandonos na frente e outras quantas disputas o deixaram com o 6º lugar de hoje.

Sérgio Pérez foi a boa surpresa entre os 10 primeiros. O mexicano que largou na 12ª posição e alcançou o 7º lugar, em sua melhor posição neste ano de estreia.

Nick Heidfeld foi o 8º colocado. O alemão da Lotus-Renault voltou à zona de pontuação depois de muitas disputas por posições. Heidfeld, Pérez, Kobayashi e Alguersuari "estiveram juntos" quase todo o tempo da corrida.

Na 9ª posição, o "gato" Schumacher. O piloto da Mercedes fez mais pit stop's que qualquer um em pista, provocou uma rodada de Kobayashi, trocou aerofólio dianteiro, pagou um stop&go, fez seus pit stop's e ainda conseguiu pontuar. Schumacher, hoje, teve mais de 7 vidas.

E fechando o top10, Jaime Alguersuari, pontuando pela 3ª prova seguida. O espanhol esteve bastante competitivo, metido em batalhas durante toda a corrida. Mereceu esse pontinho suado.

Em duas semanas chegamos a Nurburgring, para o GP da Alemanha. Até lá, assim está o Mundial de Pilotos:

1. Vettel - 204 pts, 2. Webber - 124 pts, 3. Alonso -112 pts, 4. Hamilton - 109 pts, 5. Button - 109 pts

E assim terminou o GP da Grã-Bretanha:


 1.  Alonso        Ferrari                    1h28:41.194      
2. Vettel Red Bull-Renault + 16.511
3. Webber Red Bull-Renault + 16.947
4. Hamilton McLaren-Mercedes + 28.986
5. Massa Ferrari + 29.010
6. Rosberg Mercedes + 1:00.665
7. Perez Sauber-Ferrari + 1:05.590
8. Heidfeld Renault + 1:15.542
9. Schumacher Mercedes + 1:17.912
10. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1:19.108
11. Sutil Force India-Mercedes + 1:19.712
12. Petrov Renault + 1:20.600
13. Barrichello Williams-Cosworth + 1 lap
14. Maldonado Williams-Cosworth + 1 lap
15. Di Resta Force India-Mercedes + 1 lap
16. Glock Virgin-Cosworth + 2 laps
17. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 2 laps
18. Liuzzi HRT-Cosworth + 2 laps
19. Ricciardo HRT-Cosworth + 3 laps

0 comentários:

Postar um comentário