Sobre o enfrentamento Alguersuari e Alonso

Posted: 26 Sep 2011 07:00 AM PDT


Aqui está uma guerra que começou fria, e que estava certa de que não levaria muito mais tempo para "apagar" o fria do nome. Em Cingapura pode ter sido sua primeira chispa.


Volta 34, corrida relançada após a saída do SC. Alonso era o 3º, e Webber o 4º. Muitos retardatários na pista, obviamente, e chega a hora de Jaime Alguersuari "abrir" para Alonso e Webber. O espanhol da Toro Rosso parece que "não entende" a mensagem de deixar passar e em uma freada Webber ultrapassa Alonso, tomando-lhe a 3º posição que seria sua antes ou depois dado o baixo rendimento do F150º.

Alonso não se queixou publicamente da manobra de Alguersuari, mas o twitter da equipe Ferrari sim: " Webber passou o Fernando graças a ajuda do Alguersuari. Muito gentil, ele...como sempre".

As declarações da web italiana irritaram ao "retardatário": "Não tem sentido jogar a culpa em mim por ter perdido uma posição ou o Mundial, é absurdo. Não é nada profissional, por a culpa em outro por não subir ao pódio" - comentou Alguersuari logo depois da corrida.

Alguns jornalistas espanhóis contam que Alonso foi conversar com Algursuari sobre o "mal entendido em pista" logo após a prova.

Alguersuari afirma naquele momento também tentava ultrapassar e que não quis prejudicar ninguém, mas Jaime: Bandeira azul é bandeira azul.

Esse pode ter sido o primeiro capítulo da guerra aberta entre os dois espanhóis.

Desde sua estréia na Fórmula1, Alguersuari demonstra publicamente sua  falta de relação com o outro espanhol do grid:

"Alonso é frio, muito frio. É um homem de poucas palavras. Não tenho a suficiente relação com ele como para descrevê-lo" foram algumas palavras de Alguersuari para o piloto da Ferrari em 2010.

Por outro lado, Alonso nunca se mostrou próximo ao piloto da Toro Rosso, tanto que levou dias em felicitá-lo pela estreia na F1 em 2009, algo que Alguersuari tão pouco escondeu.

A verdade é que Algursuari não tem a simpatia de muitos espanhóis justamente por suas declarações algo prepotentes e as vezes desacertadas, além de sua tentativa diária de se desvincular de Fernando Alonso. Ele acaba ganhando a antipatia dos que não gostam dele, por natureza, e dos Alonsistas.

Complicado tem o tema o espanhol da Toro Rosso! Mas ainda se pode solucionar...

E ao final, quem tem razão pra você: Jaime Alguersuari ou a equipe do twitter Ferrari? ;-)

Gp de Cingapura

Posted: 26 Sep 2011 04:06 AM PDT

Esqueçam as matemáticas e a calculadora: Sebastian Vettel vence mais uma e fica a um ponto de ser o Campeão 2011 na próxima prova, no Japão.

O alemão mais uma vez correu "sozinho" em pista, sendo "ameaçado" apenas nas últimas voltas por Jenson Button, o segundo colocado. O inglês da Mclaren tomou a 2ª posição ainda nas primeiras voltas e dali não saiu mais. Pressionou o que pode a Vettel, mas em um circuito de rua, os retardatários não são tão "amáveis" como em outros GP's.


Na 3ª posição, Mark Webber, que mais uma vez largou muito mal. A sorte é que tem um "foguete" nas mãos. Um a um foi recuperando posições e a última vítima foi Fernando Alonso, que finalmente terminou em 4º lugar, com um desempenho fraquíssimo do F150º, que dessa vez não teve a desculpa dos compostos.

Quinto lugar "fantástico" de Lewis Hamilton que foi um dos protagonistas da corrida. O "fantástico" é pelo fato do inglês ter feito seu 4 pit-stop's, com uma troca de aerofólio incluída, um drive-trough, e ainda ter chegado entre os 5 melhores. Pena que o inglês segue se envolvendo em polêmicas em pista ao melhor estilo "faz parte do meu show".

Paul di Resta foi o dono da 6ª posição na prova. O "Rookie do ano" conseguiu seu melhor resultado em corrida, depois de largar na 10ª posição. Di Resta teve uma estratégia diferente aos 10 primeiros, ao largar com o composto mais duro, o que lhe permitiu fazer apenas 2 pit stop's e, sem erros, conseguiu ser o "primeiro depois dos "5 fantásticos""...

Nico Rosberg foi o 7º colocado, posição essa que se repete pela 4º vez na temporada. A verdade é que o Mercedes não dá mais de sí, e com a estratégia de Di Resta, coube a Rosberg ocupar o 7º lugar.

O oitavo lugar ficou com Adrian Sutil que, assim como seu companheiro de equipe, fez apenas 2 pit stop's. A diferença entre eles foi a preferência pelos compostos. Temos que esperar o fim de semana japonês para ver se realmente foi uma prova atípica para os da Force India ou se realmente as melhoras introduzidas tiveram efeito.


Nono lugar para Felipe Massa que, definitivamente, não tem "feeling" com o circuito de Marina Bay. Massa teve mais um tête-à-tête com Lewis Hamilton, que na tentativa de ultrapassar o brasileiro furou seu pneus traseiro, atrapalhando os interesses do piloto da Ferrari. Apesar de remontar, apenas pode ser 9º colocado.

O último ponto disponível ficou com Sérgio Pérez, da Sauber, outro que apostou por uma estratégia de 2 pit stop's apenas. Nem mesmo o incidente com Schumacher minou as possibilidades do mexicano de acabar na zona de pontos.

Massa x Hamilton

Décima segunda volta da corrida. Massa era 8º, e Hamilton, o 9º colocado, após o pit stop. Massa defendia sua posição quando Hamilton tentou "recolocar" seu Mclaren, talvez tentar um X, o que não funcionou, porque o inglês calculou mal a distância. O aerofólio de Hamilton se desfez na roda do Ferrari do brasileiro, que teve como consequência, seu pneu furado.

Hamilton foi punido com um drive-trough além de ter que entrar em boxes para trocar o aerofólio. Com o desempenho do Mclaren e a pilotagem do inglês, ainda foi possível ser 5º colocado.

Pior foi para Felipe Massa que teve que cruzar meio traçado com o pneu traseiro furado, chegando sem borracha, quase, a boxes. Ao contrário de Hamilton, e apesar da remontada, acabou ficando com a 9ª posição apenas.

A "briga" entre os dois saiu das pistas e foi parar nas entrevistas pós-GP. Massa deu declarações pouco felizes sobre o inglês e ainda deu "dois tapinhas" nada amistosos no ombro de Hamilton acompanhados das palavras: "Bom trabalho, amigo. Muito bem". Ao que Hamilton se virou e respondeu: "Não volte a por a mão em mim na vida".


Os erros devem ser penalizados, maaaas, não podemos jogar nossa frustração no telhado do vizinho.


Assim terminou o GP de Cingapura:

Clique para aumentar


0 comentários:

Postar um comentário