Horner e Ecclestone se "confessam"

Posted: 29 Sep 2011 03:33 PM PDT

Bernie Ecclestone e Christian Horner têm muito em comum.

Durante o Gp de Cingapura, deram uma sincera e divertida entrevista, juntos, para a web oficial da Fórmula 1.


Confira! 




Pergunta: Bernie e Christian, ambos tentaram ser pilotos antes de deixar de lado essa paixão. Bernie disse, anteriormente, que "jogou a toalha" depois de descobrir que seu talento não existia. Por que Christian tirou a toalha?
Horner: Era tão bom quanto Bernie, pelo que tinha poucas razões para seguir com minha carreira na pista...
Ecclestone: É bom quando as pessoas reconhecem suas limitações e tiram conclusões por elas mesmas.
Horner: Exatamente! tirei minhas próprias conclusões.

P: Parece que foi acertada.
E: Apenas me perguntei quantos chefes de equipe conseguiram defender ambos títulos.

P: Ron Dennis com Ayrton Senna na Mclaren, Flávio Briatore com Fernando Alonso na Renault e Jean Todt com Michael Schumacher.
E: Mas todos esses nomes demonstram que não é tão fácil conseguí-lo. Christian e Sebastian estão dando passos de gigante.
H: Então por que você sempre me dizia que era por pura sorte? (risos)
E: Porque é verdade. Olhe os seus competidores: Ferrari, Mclaren, Mercedes. Por quê os deixou sem sorte? Mas a verdade é que a Red Bull Racing também fez um bom trabalho.

P: Sebastian surpreendeu a vocês dois?
H: Não. Inclusive está ficando cada vez melhor a medida que vai pegando experiência.
E: ...e isso nunca termina. Ainda tem muito pra viver.
H: Estou particularmente surpreendido de como encaixa as críticas e como as deixa passar. Todos os que dizem que não é um piloto de verdade, que preferem fechar os olhos e ignorar a valente ultrapassagem sobre o Alonso em Monza. Agora mesmo é o piloto que marca a referência. Tem uma rapidez imensa e uma consistência impressionante.

P: Por que ele é tão bom?
H: Primeiro, porque crescemos como equipe e aprendemos dos nossos erros do ano passado e segundo porque o título ganhado deu uma significante confiança em sí mesmo. Ele sabe agora que é capaz de conseguir e trabalha para isso.
E: Sebastian sabe que triunfou mas segue com os pés na terra. Isso é imensamente importante neste negócio. Sebastian está relaxado e lembra sempre de quem realmente é, por isso as coisas são tão fáceis.

P: Christian, perante o domínio de Sebastian, qual é a motivação de Mark Webber?
H: Bem, ele ainda está suficientemente motivado para ganhar a todos com exceção do Sebastian.
E: Que Sebastian é melhor que Webber já sabemos mas, dos que estão aí, quem é melhor que Mark?


P: Dos pilotos atuais, deveriam admitir que Fernando Alonso e Jenson Button...
E: Aí está! Acho que não está bem infravalorar a Mark. Nesse contexto, pilotando com Sebastian, você não tem um trabalho fácil porque, desde meu ponto de vista, Sebastian é o melhor piloto atualmente.
H: E parece que todos coincidimos em que não devemos subestimar a Mark quando lhe comparamos com Sebastian. Porque esse é um grande erro. Mark está infravalorado atualmente.

P: Bernie, como você motivaria seu segundo piloto?
E: Lhe ofereceria mais dinheiro
H: Essa não é uma boa ideia.(risos) Se seguimos esta regra...a quantos pilotos você teria pagado a mais quando era chefe da Brabham.
E: Não cobravam tanto como agora...

P: Ambos levaram suas equipes a vitória do Campeonato. Qual é a chave para triunfar?
E: Boas pessoas, bons desenhadores, mánager de equipes e pilotos. Mas, voltando à minha época na Brabham, tinha uma vantagem significante: Tínhamos um master em fazer trapaça mas nunca nos pegaram. Isso não é possível hoje em dia. (Christian ri). Hoje tudo depende de quem interpreta melhor as regras.
H: Assim que isso nos leva diretamente a "ter boas pessoas".
E: Por isso me surpreende que Red Bull seja tão boa! Pense no que poderiam conseguir se tivessem um bom chefe de equipe...(risos)

P: Christian, na Fórmula 1 existe um dito que se você ganha uma vez, te amam, e si a coisa se mantém, te odeiam. O que você pensa sobre as diversas acusações sobre a legalidade do seu carro e a violação do orçamento da temporada passada?
H: Eu estou fazendo meu trabalho e de momento posso viver dele.
E: Qualquer equipe do grid quer ter uma explicação do porque Red Bull está tendo tanto êxito. Apenas é por fazer um trabalho correto.

P: Bernie, porque você acha que Red Bull está arrasando nos últimos anos?
E: Provavelmente porque Adrian Newey seja um gênio desenhando, mas também outra parte se deve ao trabalho que realiza toda a equipe. Agora mesmo existem menos equipes com vontade de ganhar. Eles são fiéis a essa frase: "Me mostre um perdedor feliz e te mostrarei um perdedor".

P: Christian, você acredita que ser segundo em qualquer situação te faz sentir um perdedor?
H: Essa é uma frase típica do Ron Dennis. Mas claro que queremos realizar magníficas corridas e ganhar muitos títulos. (risos)

P: Fernando Alonso disse recentemente a Sebastian Vettel que se unisse a ele na Ferrari. O que você acha disso?
H: (Risos). Minha impressão é que neste momento o touro está sendo mais rápido que o cavalo "nervoso". E se eu tivesse algo que sugerir seria que se unisse a Ferrari pouco antes de se retirar. estamos orgulhosos de tê-lo na equipe e esperamos poder tê-lo entre nós alguns anos mais para poder celebrar êxitos.

P: Bernie, vimos várias mudanças que estão ocorrendo na associação de equipes (FOTA). O que você acha de que Red bull esteja com eles?
E: Tento não pensar nisso.
H: Não estaremos muito tempo nesta direção.

P: Mas por que existe?
E: É uma associação necessária para as equipe que só pensam em conseguir carros competitivos no grid, sem mais. Apenas me preocupo de que existam suficientes recursos financeiros.

P: Bernie, você tem a certeza de que Sebastian conseguirá o título este ano?
E: Sem dúvida; inclusive já poderia sair de férias. Não há ninguém que possa tirar (o título) dele.

0 comentários:

Postar um comentário