Alguersuari não quis ser 3º piloto da Red Bull

Posted: 06 Jan 2012 09:21 AM PST

Parece ser que a escolha pelo terceiro piloto da Red Bull não foi apenas uma falta de opção para o piloto escolhido, mas também para a equipe.


Segundo Adrian Newey, Jaime Alguersuari foi a primeira opção da RBR para continuar como parte da equipe,  como prêmio pelo seu esforço e os bons resultados conseguidos na parte final da temporada 2011, superando em 11 pontos no Mundial seu até então companheiro, Sebastian Buemi.

Mas Jaime Alguersuari não aceitou a proposta feita pela Red Bull provavelmente por dois motivos: o primeiro é que, ao contrário de Buemi, Alguersuari não vê a proposta de ser 3º piloto como um ascenso -ainda que seja na melhor equipe do grid- por já ter 2 anos e meio de experiência como piloto oficial e por não ter "garantido" o lugar de piloto titular na Red Bull em 2013.

E segundo porque Alguersuari, apesar de enormemente agradecido à Red Bull, está "aliviado" por não pertencer a uma marca em concreto. Como opinião própria, acredito que o espanhol estava muito agoniado com a pressão exercida pelo Dr. Helmut Marko.

A discussão entre os dois no GP da Corea pode não ter sido a primeira nem a segunda, ao longo destes anos.



"Depois de que Jaime Alguersuari não quisesse se unir à nossa equipe, fechamos o acordo com Sebastian Buemi como terceiro piloto. Nos interessava porque Jaime é forte e é muito jovem, mas disse que não, enquanto Buemi aceitou. Sinto muito, mas esta é a situação. Boa sorte para Jaime que é um jovem piloto muito bom!" - comentou Adrian Newey.

O futuro de Jaime Alguersuari na Fómrula 1 ainda é uma incógnita. O piloto segue tendo seu nome bastante vinculado a equipe Mercedes, que pode ter um cockpit livre em 2013. Também vale lembrar que Ross Brawn esteve elogiando publicamente o piloto espanhol nos últimos Grandes Prêmios do ano.

O verdadeiro porquê da demissão dos pilotos da Toro Rosso

Tanto Jaime Alguersuari quanto Sebastian Buemi seguiriam na equipe austríaca, já que a Red Bull já tinha resolvido que Daniel Ricciardo correria na Caterham, no lugar de Jarno Trulli, em troca de fornecer câmbio e Kers para a equipe verde e amarela.

O problema é que Trulli tem um contrato bem "amarrado" e seguro e disse "não" à possibilidade de ceder seu carro. A decisão mais lógica da Red Bull seria colocar a Ricciardo em um dos assentos da Toro Rosso, mas não lhes interessa(va) a possibilidade de que o veterano que ficasse batesse a Ricciardo em pista.

Resultado: Fora Buemi. Fora Alguersuari.


Sobre Jean Éric-Vergné: é um dos protegidos de Marko e francês, um mercado que interessa muito a marca Red Bull, já que esteve 12 anos proibida naquele país e desde o ano passado, já não mais.



Fonte:F1aldía.com

0 comentários:

Postar um comentário