GP da China

Posted: 15 Apr 2012 04:52 AM PDT

O agitado Grande Prêmio da China desta temporada finalizou com Nico Rosberg no lugar mais alto do pódio. O alemão venceu a primeira corrida desde sua estréia na F1 e fez história com a equipe Mercedes, depois de mais de 55 anos da equipe sem vencer na F1, e desta vez, com um alemão.


Schumacher também vinha em boa corrida, mantendo a segunda posição, mas um erro no pit stop - foi liberado antes do tempo - deixou o heptacampeao fora da corrida depois da terceira curva.

A corrida teve uma igualdade incrível entre os pilotos do meio do pelotão para frente, onde em certos momentos houve um "trenzinho" de carros que ia do 2º colocado ao 11º. Mas a corrida esquentou no final da prova, quando a degradação dos pneus começou a afetar as estratégias. Impossível comentar todas!

Completando o pódio ao lado de Rosberg, as duas Mclarens. Já haviam demonstrado que seriam os mais fortes deste final de semana e, apenas um erro no pit stop de Jenson Button deixou um mal sabor de boca para os ingleses já que Button brigava diretamente com Rosberg pela vitória.


Quarta posição ficou com Mark Webber, um dos "valentes" que brigou até o final, inclusive com seu companheiro de equipe(!), por subir posições. Sebastian Vettel foi o 5º colocado com uma impressionante corrida de recuperação. Apostou certo pela estratégia e sofreu apenas no fima da prova com a degradação excessiva dos pneus, já que foi um dos que apostou por fazer apenas 2 pit stops.

Romain Grosjean conseguiu terminar sua primeira corrida da temporada e em grande estilo. Terminou no 6º lugar, depois de ter largado desde a 10ª posição. Também optou por duas paradas e se defendeu como pode dos ataques rivais. Foi o verdadeiro "come-quieto" do GP. ;-)

Bruno Senna mais uma vez em excelente corrida, depois do 6ª lugar na Malásia, termina o GP da China na 7ª posição. Junto com Pastor Maldonado, o oitavo, mostram que este ano a Williams tem carro para estar brigando sempre por pontos. Vide que os de Groove brigaram mais uma vez de "teti-a-teti" com a Ferrari de Alonso, e em alguns momentos com a de Felipe Massa.

Maldonado, inclusive, foi um dos "responsáveis" pelo nono lugar de Fernando Alonso. Em uma disputa pela 7ª posição, Alonso tentou ganhar a posição por fora, na curva, e ao tocar a parte suja do traçado, saiu da pista e chegou a perder a 10ª posição com Sérgio Pérez.

A verdade é que o 9º lugar da equipe italiana apenas reflete a realidade da Ferrari.

Fechando o top 10 do domingo, Kamui Kobayashi, que desta vez superou seu companheiro de equipe, Sérgio Pérez(11º), que optou por uma estratégia diferente, de apenas 2 paradas.

Assim terminou o GP da China:

1 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 56 voltas
2 – Jenson Button (GBR) - McLaren – a 20s6
3 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – a 26s
4 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 27s9
5 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – a 30s4
6 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – a 31s4
7 – Bruno Senna (BRA) - Williams – a 34s5
8 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – a 35s6
9 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – a 37s2
10 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – a 38s7
11 – Sergio Pérez (MEX) – Sauber – a 41s
12 – Paul di Resta (GBR) - Force India – a 42s2
13 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 42s7
14 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – a 50s5
15 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – a 51s2
16 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 51s7
17 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 1min3s1
18 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1 volta 
19 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 1 volta 
20 – Charles Pic (FRA) - Marussia – a 1 volta
21 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 1 volta 
22 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – a 2 voltas 
23 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 3 voltas
24 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – Abandonou

No Mundial de pilotos, Hamilton assume a primeira posição(45pts), apesar de ainda não ter vencido, mas graças a sua regularidade. Button(43) e Alonso(37) vem logo a seguir.

Classificação - GP da China

Posted: 14 Apr 2012 03:30 PM PDT

Nico Rosberg marcou o melhor do sábado de Grande Prêmio da China e largará pela primeira vez na carreira, desde a pole-position.


O alemão marcou um estratosférico tempo, 0,5 décimos mais rápido que o segundo melhor tempo, que foi de Lewis Hamilton com apenas uma tentativa, já que decidiu guardar um jogo de pneus novos para a corrida.

Apesar do tempo marcado, Hamilton cumprirá a penalização recebida por trocar a caixa de câmbios e largará desde a 7ª posição, alterando portanto as posições dos pilotos imediatamente a sua frente.

Portanto, Michael Schumacher herda a 2ª posição do inglês e teremos no grid de amanhã a primeira dobradinha da Mercedes dos últimos 3 anos.

Kamui Kobayashi comprova o excelente momento da equipe Sauber. Largará desde a 3ª posição, ao lado de Kimi Raikkonen, 4º colocado, que talvez tenha razão quando diz que a equipe Lotus precisa apenas de um pouco de sorte. O campeão de 2007, mesmo com o bom resultado, não esteve satisfeito com o ritmo do carro. A Lotus levou melhoras para este GP que, segundo Raikkonen, não funcionaram.

Quinta posição no grid será de Jenson Button, que se mostrou algo decepcionado com o resultado. Precisamente Button, Webber e Alonso, sofreram com a caída da temperatura no final da Q3, o que prejudicou em suas voltas rápidas. Alonso chegou a apontar também uma mudança de direção do vento. Button largará ao lado de Mark Webber, o sexto colocado.

A 8ª posição no grid ficou com Sérgio Pérez que sofreu um pouco com a subviragem no carro e não pode ir além da 4ª fila, ao lado de Hamilton.

Na 5ª fila, nona posição, largará Fernando Alonso. O circuito de Xangai é um dos circuitos que mais "penaliza" a falta de tração e velocidade do F2012 e a nona posição maquia um pobre ritmo em classificação.

Romain Grosjean fecha o Top 10 sem marcar tempo já que preferiu guardar pneus para a corrida, depois de utilizar todos os pneus novos na Q2.

Vettel fora do Top10




Sebastian Vettel pela primeira vez, desde 2009, não passou para a Q3. O alemão e sua equipe calcularam mal o tempo conseguido, e o necessário, para uma nova tentativa. Se viu superado por Fernando Alonso por 49 milésimos na briga pela Q3.

Além disso, a decisão de seguir com os velhos escapes no RB8 parecem ter sido de fraca ajuda para o alemão. Webber, com novos escapes, foi 0,3 décimos mais rápido que o companheiro de equipe na mesma Q2.


Assim ficou o grid de largada para o Grande Prêmio da China:

1 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – 1min35s121
2 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – 1min35s691
3 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – 1min35s784
4 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – 1min35s898
5 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 1min36s191 
6 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – 1min36s290
7 – Lewis Hamilton* (GBR) - McLaren – 1min35s626
8 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber– 1min36s524
9 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – 1min36s622
10 – Romain Grosjean (FRA) - Lotus – Sem tempo no Q3
11 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 1min36s031
12 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – 1min36s255
13 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – 1min36s283
14 – Bruno Senna (BRA) - Williams – 1min36s289
15 – Paul di Resta (GBR) - Force India – 1min36s317
16 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – 1min36s745
17 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – 1min36s965
18 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – 1min37s714
19 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – 1min38s463
20 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – 1min38s677
21 – Timo Glock (ALE) - Marussia – 1min39s282
22 – Charles Pic (FRA) - Marussia - 1min39s717 
23 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – 1min40s411
24 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT - 1min41s000

0 comentários:

Postar um comentário