Vídeo: As punições do Gp da Bélgica

Posted: 03 Sep 2012 03:23 AM PDT

O Gp da Bélgica além de bastante movimentado, este ano contabilizou várias punições aos pilotos, sendo uma delas a mais duras em muito tempo.


Envolvido no forte acidente logo na largada, Romain Grosjean, de forma imprudente, toca a roda dianteira de Lewis Hamilton na largada, o que provoca todo o acidente na primeira curva com Alonso, Hamilton, e Pérez. O espanhol foi o maior "prejudicado" já que teve, inclusive, que visitar o centro médico para um chequeio.

Aqui vemos o acidente por vários ângulos e pelas câmeras on board.



Romain já era reincidente e tomou uma penalização exemplar: 1 corrida de suspensão, o que lhe deixará fora do GP da Itália, que acontece neste final de semana em Monza. Também recebeu uma multa econômica de 50000 euros.

 Na entrevista coletiva dada depois da corrida, Fernando Alonso não acusou mas "apontou o dedo" para Romain Grosjean:

 
"Não estou bravo. Ele não fez isso de propósito. Eles estavam lutando, são dois pilotos muito agressivos nas largadas, Lewis e Romain. Hoje fomos nós no lugar errado e na hora errada.(...). Em 12 corridas Romain teve 7 acidentes na largada, então..."

Apesar de forte e importante, pois alterou a história não só da corrida como do campeonato, não foi o único incidente nem penalização.

Pastor Maldonado segue engrossando sua lista de penalizações ao longo do campeonato. Já são 11 em doze corridas.

Logo na largada se vê o carro branco e azul de Pastor "saindo como um foguete" na largada. Acontece que o piloto da Williams queimou a largada por 0,5s e por essa ação perderá 5 posições no próximo Grande Prêmio.



Se não fosse suficiente, em uma ação logo que a corrida foi reiniciada, depois do acidente provocado por Grosjean, Maldonado toca em Glock, tirando o alemão da prova. Por essa ação, mais 5 posições no grid.

Portanto, Pastor Maldonado perderá 10 posições no total por sua afobação no Gp da Bélgica.

O venezuelano abandonou a prova não podendo portanto "pagar" as punições durante a mesma.

Outro que tomou uma punição neste Gp foi Sebastian Vettel. Multa econômica para o alemão por praticar largadas no pit lane.

GP da Bélgica

Posted: 02 Sep 2012 03:33 PM PDT

O Gp da Bélgica, disputado na pista de Spa-Francorchamps nunca defrauda. Com chuva ou sem chuva. Não é à toa que é considerado por pilotos e aficionados o melhor circuito do calendário.

Porém hoje o ganhador da prova já tinha nome e sobrenome: Jenson Button. O inglês sobrou em pista e controlou a corrida rumo à vitória.

Acidente logo na largada


Logo na largada, Romain Grosjean fez, literalmente, um "strike" em pista levando com ele mais 3 pilotos: Alonso, Hamilton e Pérez. O francês "espremeu" a Hamilton. Se tocaram e, daí pra frente, foi torcer para não ocorrer o pior. Fortíssimo o acidente, que provocou a entrada do safety-car. Falaremos sobre as punições no próximo post.

Com 4 pilotos menos na frente e se aproveitando da confusão gerada, vários foram os pilotos beneficiados. Um deles, Sebastian Vettel. O bicampeão perdeu algumas posições na largada devido ao acidente mas logo se recuperou e começou a remontar. Sem dois de seus principais adversários pelo Mundial em pista, Vettel superou a Kimi Raikkonen na estratégia e ficou com o 2º lugar, diminuindo assim a vantagem de Alonso no campeonato e subindo para a 2ª posição.

Kimi Raikkonen não achou o ritmo esperado do E20. Além disso, o finlandês optou por fazer dois pit stop's enquanto os dois primeiros fizeram apenas um. A briga pelo 3º degrau no pódio foi acirrada entre Raikkonen, Hulkenberg e Schumacher e, finalmente, foi Kimi quem garantiu o 3º lugar. O piloto da Lotus ainda não venceu mas garantiu mais um pódio na temporada e se postula, francamente, como um dos candidatos ao título de 2012.

No 4ª lugar um incansável Hulkenberg que hoje brigou de igual para igual contra os campeões do mundo. A 4ª posição alcançada é a melhor de Nico na F1.

Melhor resultado da temporada para Felipe Massa nessa temporada. O 5º lugar do brasileiro, depois de largar na 14ª posição, demonstrou o potencial do F2012 em corrida e um ótimo desempenho de Massa.


O sexto colocado foi Mark Webber que hoje sofreu com a relação de marchas muito curtas, o que lhe dificultou as tentativas de ultrapassagem. Ainda assim, bom resultado, depois de largar em 12º.

Michael Schumacher ficou com a 7ª posição em seu Gp 300 depois de estar em posições de pódio durante a corrida. Porém, o W03 segue tendo um desgaste excessivo dos pneus e hoje, Schumacher não pode manter atrás a seus rivais. Se acrescentamos que o alemão perdeu a 6ª marcha no fim da prova, o resultado não parece tao ruim.

Oitava e nona posição para Jean-Eric Vergné e Daniel Ricciardo, respectivamente. Os dois carros chegaram a rodar em 5º e 6º mas apesar de perder algumas posições, somaram 6 pontos mais para a equipe no campeonato.

Fechando o top10 de Spa, outra Force India, a de Paul di Resta. O escocês chegou a ser 4º logo após o acidente do início da prova mas rodou as 44 voltas sem Kers, devido a uma falha no sistema, antes mesmo do início da corrida. Ainda assim, Di Resta ajudou a equipe a ganhar pontos suficientes para superar a equipe Williams no campeonato e assumir a 7ª posição.

Assim terminou o GP da Bélgica:

1 – Jenson Button (GBR) - McLaren – 44 voltas 
2 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – a 13s6 
3 – Kimi Raikkonen (FIN) - Lotus – a 25s3 
4 – Nico Hulkenberg (ALE) - Force India – a 27s8 
5 – Felipe Massa (BRA) - Ferrari – a 29s8 
6 – Mark Webber (AUS) - Red Bull – a 31s2 
7 – Michael Schumacher (ALE) - Mercedes – a 53s3 
8 – Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso – a 58s8 
9 – Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso – a 1min2s9 
10 – Paul di Resta (GBR) - Force India – a 1min3s7 
11 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – a 1min5s1 
12 – Bruno Senna (BRA) - Williams – a 1min11s5 
13 – Kamui Kobayashi (JAP) - Sauber – a 1 volta 
14 – Vitaly Petrov (RUS) - Caterham – a 1 volta 
15 – Timo Glock (ALE) - Marussia – a 1 volta 
16 – Charles Pic (FRA) - Marussia – a 1 volta 
17 – Heikki Kovalainen (FIN) - Caterham – a 1 volta 
18 – Pedro de la Rosa (ESP) – HRT – a 1 volta 
19 – Narain Karthikeyan (IND) – HRT – Abandonou 
20 – Pastor Maldonado (VEN) - Williams – Abandonou 
21 – Sergio Pérez (MEX) - Sauber – Abandonou 
22 – Fernando Alonso (ESP) - Ferrari – Abandonou 
23 – Lewis Hamilton (GBR) - McLaren – Abandonou 
24 - Romain Grosjean (FRA) - Lotus – Abandonou



A Fórmula 1 volta no próximo final de semana com o GP da Itália, em Monza.

0 comentários:

Postar um comentário