GP da Austrália

Posted: 17 Mar 2013 07:40 AM PDT

Depois da inusitada classificação que nos brindou esse primeiro Grande Prêmio da nova temporada, não podíamos esperar menos da corrida.

O circuito de Albert Park sempre nos traz ótimos espetáculos e com Kimi Raikkonen e Fernando Alonso como destaques da prova mais uma vez afirmamos que "valeu a pena ficar acordado" para ver uma grande corrida.


O finlandês da Lotus, Kimi Raikkonen, foi o grande vencedor da corrida com Fernando Alonso e Sebastian Vettel completando o primeiro pódio do ano.

Raikkonen largou desde a 7º posição e mostrou ritmo desde o início da prova. Foi espectador de luxo da briga pelas posições do pódio, que naquele momento estava entre Vettel, Massa e Alonso e, de forma consciente, preservou pneus alongando seu primeiro stint e eliminando um pit stop de diferença com relação a seus rivais, que fizeram três. Grande jogada da equipe e do finlandês que levam os primeiros 25 pontos do ano.

Fernando Alonso, que largou desde o 5º lugar, foi o segundo colocado, fazendo uma bela corrida e "lendo" a corrida melhor que seus rivais. Com uma estratégia de 3 pit-stops, adiantou em duas voltas sua segunda parada nos boxes, ganhando as posições de Vettel, Massa e Sutil, este último com uma estratégia diferente, estando por muito tempo entre os primeiros colocados. Superou aos Mercedes em pista e apenas não pode com Kimi Raikkonen.

Sebastian Vettel pode se considerar o grande perdedor do dia. Mesmo com a terceira posição, Vettel, que  largou desde a pole, viu logo no início que sua estratégia de "escapar" logo nas primeiras voltas não funcionaria. Não foi capaz de se livrar das duas Ferrari's, nem de superar ao Force India de Adrian Sutil, quando este liderava com pneus intermediários com mais de 20 voltas.

Foi superado por Raikkonen e Alonso na estratégia mas não esboçou qualquer ameaça sobre esses homens.

Quarta posição ficou com Felipe Massa que não terminou a prova de todo satisfeito. O brasileiro ocupava a 3ª posição, colado na traseira do Red Bull nº1, rápido, com bom ritmo, logo a frente de seu companheiro de equipe até a segunda ronda de pit-stops. Quando Alonso decide antecipar seu pit stop, deixa a Felipe Massa na 4ª posição. Essa decisão não sentou bem ao brasileiro que esperava mais nessa corrida. A boa notícia é que realmente parece que o Felipe de 2008 está de volta e que o F138 também é competitivo em suas mãos.


Quinto lugar para Lewis Hamilton que tentou seguir uma estratégia diferente mas terminou seguindo a mais utilizada: 3 pit-stops. Os Mercedes apresentaram bom ritmo mas parecem sofrer do mesmo mal do ano passado: perdem ritmo aos domingos devido à alta degradação dos pneus. O abandono de Nico Rosberg enquanto liderava foi o ponto negativo para a equipe neste final de semana.

Mark Webber conseguiu o 6º lugar depois de largar em segundo. O australiano segue largando muito mal e somando aos problemas de degradação que vimos dos Red Bull o resultado não foi tao ruim.

Em seu retorno à Fórmula 1, Adrian Sutil fez um ótimo papel. Andou quase todo o tempo entre os primeiros colocados, chegando a liderar e a "segurar" Vettel atrás. Fez uma estratégia inversa aos demais ao começar com dois jogos de compostos médios para utilizar os super macios no final. Perdeu muito tempo nas últimas voltas por esse motivo, deixando-lhe finalmente com a 7ª posição. Uma a menos que seu companheiro Paul di Resta que terminou 8º.


Jenson Button salvou dois pontos para a Mclaren  que das grandes equipes parece ser a mais, por não dizer única, perdida. Sofrem com ritmo, com pneus e estão longe do rendimento esperado. Nona posição para o inglês.

Fechando o top 10, Romain Grosjean, que conseguiu segurar o último ponto disponível com Sérgio Pérez em sua caça.


Assim terminou o GP da Austrália:

1. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)58 voltas
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)a 12s451
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)a 22s346
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari)a 33s577
5. Lewis Hamilton (ING/Mercedes)a 45s561
6. Mark Webber (AUS/Red Bull)a 46s800
7. Adrian Sutil (ALE/Force India)a 1min05s068
8. Paul di Resta (ESC/Force India)a 1min08s449
9. Jenson Button (ING/McLaren)a 1min21s630
10. Romain Grosjean (FRA/Lotus)a 1min22s759
11. Sergio Perez (MEX/McLaren)a 1min23s367
12. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)a 1min23s857
13. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber)a 1 volta
14. Valtteri Bottas (FIN/Williams)a 1 volta
15. Jules Bianchi (FRA/Marussia)a 1 volta
16. Charles Pic (FRA/Caterham)a 2 voltas
17. Max Chilton (ING/Marussia)a 2 voltas                    
18. Giedo van der Garde (HOL/Caterham)a 2 voltas
- Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)abandonou 
- Nico Rosberg (ALE/Mercedes)abandonou             
- Pastor Maldonado (VEN/Williams)abandonou       
- Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)não largou


0 comentários:

Postar um comentário