[Áudio] Alonso explica o porquê não parou

Posted: 25 Mar 2013 12:20 PM PDT

Na volta nº2 do Gp da Malásia um dos candidatos ao pódio e, por que não, à vitória, terminou prematuramente sua corrida na brita.


Fernando Alonso, largando em terceiro, conseguiu superar ao companheiro Felipe Massa e já na primeira curva estava, literalmente, colado na traseira do carro nº1.  Na curva 2, bem fechada, muito lenta, feita em 2ª marcha, Alonso toca de leve o difusor de Sebastian Vettel, provocando que seu aerofólio dianteiro se torcesse.

O ritmo não é ruim e o espanhol segue em pista, sem ver realmente o estado do aerofólio. Chega a volta 2 e na reta de meta o aerofólio não aguenta a turbulência e se desprende, entrando debaixo do carro e deixando o espanhol como mero passageiro em seu Ferrari. Fim de prova pra ele e um zero importante na tabela.

A partir daí começam os comentários, os palpites e os entendidos de plantão. "Erro garrafal da equipe e do piloto", dizem alguns. Outros que o erro é do Alonso que "como bi-campeão que é não pode cometer erros tao primários". E por fim, "erro da equipe que não o chamou para os boxes". Teorias e mais teorias que depois do ocorrido são sempre mais fáceis de formar.

A teoria mais normal seria a de que equipe e piloto tentavam estender o máximo possível seu tempo em pista, já que não tardariam nada em trocar de pneus intermediários a pneus slicks - Vettel foi o primeiro na volta 6- para não ter o handicap dos 20s a mais que um pit stop te proporciona. Seriam últimos com diferença se tivessem feito o esperado, que era a entrada em boxes.

Porém, deixando as teoria de lado, deixemos que o protagonista da situação fale. Após o Grande Prêmio da Malásia, Alonso explicou o por quê não entrou nos boxes e porquê ele considerou que foi um cúmulo de azar o que o fez abandonar:



A declaração começa no minuto 0:50 e termina no minuto 3:00.

"Eu logicamente não vejo nada desde a posição em que estou no carro.As sensações não eram ruins pilotando o carro e sabíamos que na volta três, quatro, teríamos que parar para colocar pneus de seco. Durante a volta que demos o aerofólio parecia estar bem e pela tv não parecia dar problemas e portanto dissemos "vamos tentar aguentar uma volta mais ou duas voltas mais e quando paremos para colocar os pneus slick trocamos o aerofólio", porque se paramos na volta 1 e logo na 3 outra vez seríamos os últimos destacados.

Infelizmente foi um cúmulo de circunstâncias. Na última reta se desprendeu um pouco e começou a sair chispas e nesse momento faltavam uns 5seg para a entrada do pitlane e já não dava tempo pra me chamar. Na reta seguinte se soltou. Portanto, foi um cúmulo de circunstâncias, um tremendo azar. Sei que amanhã apenas se falará de que tínhamos que ter entrado (a boxes), uma afirmação muito fácil de fazer quando já ocorreu e quando eu acredito que realmente foi um azar terrível.

"Acariciamos" a um carro e não tivemos nem a sorte, entre aspas, de que o aerofólio caísse, porque assim já entrávamos diretamente, né? Teve que ir justo pra debaixo do carro, portanto, decisões erradas ou acertadas a posteriori sempre é fácil. Mas o fator azar é inapelável".

Resumindo: a teoria "mais normal" era a correta, porém, erro tremendo da equipe, ou de Andrea Stella, em todo caso, engenheiro de pista de Alonso, que não soube analizar bem a situação do aerofólio que imediatamente depois do toque começou a soltar chispas, e não só na reta como comentou Alonso. Com retas tão longas, apesar do acusado bom ritmo, era ser demasiado otimista pensar que aquele aerofólio torto aguentaria a turbulência das retas. Com a ultrapassagem de Webber, vimos que era impossível aguentar mais de uma volta. E para finalizar, o primeiro valente entrou na volta 6. Seis! Nem três, nem quatro: 6! Provavelmente, entrar na volta 3 ou 4 para trocar os pneus lhe faria perder os mesmos 20s, 25s de um pit stop, então...

A nova oportunidade para Alonso e os demais chegará dentro de 3 semanas, no Grande Prêmio da China

[Vídeo] Hamilton para...na Mclaren

Posted: 25 Mar 2013 06:19 AM PDT

Depois de tantos anos ligado a uma só equipe realmente não deve ser fácil se desvincular tão rapidamente. Que o diga Lewis Hamilton que no GP da Malásia protagonizou um momento "divertido" do GP.


Oitava volta do Grande Prêmio. Lewis entra em boxes para fazer seu primeiro pit stop. Diretamente se coloca em posição no pit...da Mclaren!!!

Rapidamente os mecânico de sua ex-equipe abrem caminho e indicam a Hamilton que siga em frente.



Na coletiva após a corrida, Hamilton comentou o ocorrido:
"Sim, fiz um "Jenson". Ele fez o mesmo a uns dois anos atrás. Acostumado a tantos anos a parar na Mclaren, não sei como me equivoquei. Minhas sinceras desculpas a equipe".


GP da Malásia

Posted: 25 Mar 2013 06:01 AM PDT

Pela primeira vez nos últimos anos a chuva não foi a protagonista nesse "estranho" GP da Malásia. "Estranho "por todos os fatores -em pista e fora dela- sucedidos durante a corrida.


Sebastian Vettel venceu pela 27ª vez em sua carreira, assumindo assim a liderança do campeonato mundial de pilotos com 40 pontos, 9 de vantagem sobre Kimi Raikkonen, o 2º colocado no campeonato.

Vitória essa que lhe valeu pontos preciosos pensando no Campeonato, mas que lhe fizeram perder o respeito de muita gente. Desse episódio com Mark Webber falaremos em um post aparte.

Mark Webber, que amargou uma segunda posição tendo a vitória em suas mãos depois de uma desobediência por parte de Vettel, fez ótima corrida e administrou bem os pit stops. Apesar da diferença de estratégias de pneus com seu companheiro de equipe, largando desde a 5ª posição, por fim largou bem e pode mostrar ritmo em pista.

O terceiro lugar no pódio ficou com Lewis Hamilton, com polêmica também. Ross Brawn não permitiu que Nico Rosberg, 4º colocado, mais rápido que Hamilton, lhe ultrapassasse, ordenando que as posições fossem mantidas. De positivo, o ritmo das duas Mercedes que haviam apresentado um desgaste excessivo de pneus durante o fim de semana mas que em corrida tiveram ritmo, fizeram boa estratégia e por alguns momentos colocaram os Red Bull em perigo.


A única Ferrari a terminar a corrida ficou com a 5ª posição. Felipe Massa apresentou muito bom ritmo com a pista seca, principalmente na parte final da prova. Porém, o início, com a pista meio seca, meio molhada complicou a labor de Massa, que culpa a precipitada troca de pneus intermediários para slicks com a pista ainda úmida da sua perda de contato com o grupo vencedor.

Sexta colocação para Romain Grosjean em ótima corrida de recuperação depois de largar em 11º. Esteve metade da corrida lutando com Felipe Massa e ao final, Massa, com um jogo de pneus muito mais fresco, ganhou a partida a Grojean.

Seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen, terminou logo atrás, no 7º lugar, depois de uma corrida nada fácil para o finlandês. Largou no 10º lugar depois de perder 3 posições no grid por punição, não largou bem, saiu de pista em um momento dado e depois de muitas lutas em pista, a mais dura e duradeira com Hulkenberg, pode pelo menos pontuar.

Um Hulkenberg bastante combativo, que colocou a Sauber na 8º posição, principalmente na primeira metade da prova. Perdeu ritmo ao final, pelo tráfico e pela degradação dos pneus talvez.


Sérgio Pérez salvou o domingo da equipe Mclaren com seu 9º lugar. A equipe inglesa segue tendo muito trabalho pela frente. Foram bem na primeira parte da prova com a pista molhada. As curvas rápidas do circuito malaio lhes favorecia e o cenário era o ideal, dentro do que cabe, para os de Woking, mas a pista secou e o rendimento já não era tao bom. Os pneus se degradaram muito rápido e Checo não pode brigar muito por posições. Button fazia um excelente trabalho até que a equipe falhou no pit stop. Perez herdou posições importantes para avançar.

Fechando a zona de pontuação, Jean Eric Vergne. O francês poderia ter terminado a prova inclusive em melhor posição se não fosse por um erro nos boxes que lhe custou segundo preciosos. Fica a boa sensação de ter terminado entre os 10 primeiros levando um ponto pra casa.

Sobre as polêmicas e estranhas situações vividas no GP falaremos em um novo post.

Assim terminou o Gp da Malásia:

1 – Sebastian Vettel (ALE) - Red Bull – 56 voltas 
2 - Mark Webber (AUS) - Red Bull - a 4s298 
3 - Lewis Hamilton (ING) - Mercedes - a 12s181 
4 – Nico Rosberg (ALE) - Mercedes – a 12s640 
5 - Felipe Massa (BRA) - Ferrari - a 25s648 
6 - Romain Grosjean (FRA) - Lotus - a 35s564 
7 – Kimi Räikkönen (FIN) - Lotus - a 48s479 
8 - Nico Hülkenberg (ALE) - Sauber - a 53s044 
9 – Sergio Perez (MEX) - McLaren - a 1min12s357 
10 - Jean-Éric Vergne (FRA) - Toro Rosso - a 1min27s124 
11 - Valtteri Bottas (FIN) - Williams - a 1min28s610 
12 - Esteban Gutiérrez (MEX) - Sauber - a 1 volta 
13 - Jules Bianchi (FRA) - Marussia - a 1 volta 
14 - Charles Pic (FRA) - Caterham - a 1 volta 
15 - Giedo van der Garde (HOL) - Caterham - a 1 volta 
16 - Max Chilton (ING) - Marussia - a 2 voltas 
Jenson Button (ING) - McLaren - Abandonou 
Daniel Ricciardo (AUS) - Toro Rosso - Abandonou 
Pastor Maldonado (VEN) - Williams - Abandonou 
Adrian Sutil (ALE) - Force India - Abandonou 
Paul Di Resta (ESC) - Force India - Abandonou 
Fernando Alonso (ESP) - Ferrari - Abandonou

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