BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR

Avaí apresenta atacante do futebol paulista para jornada na Série A

Posted: 05 May 2009 10:14 AM PDT


O campeão catarinense de 2009 vai apresentar nesta terça-feira a sua mais nova contratação para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série A: o atacante Luiz Ricardo, de 25 anos.

O atleta estava vinculado ao Avaí desde o ano passado, mas nunca jogou pelo clube. Ele chegou a atuar no estadual catarinense de 2008 pelo Marcílio Dias, quando foi contratado pela equipe de Florianópolis e seus parceiros.

Apesar de ter vindo do Mirassol, time que defendeu no último Campeonato Paulista, Luiz Ricardo ganhou notoriedade no futebol paulista no período que era jogador da Ponte Preta, onde permaneceu até a temporada passada.

Além destas equipes, o atacante também teve uma breve passagem pelo Anápolis, do Estado de Goiás.
uol

Dirigente do Santos admite negociar Lucio Flávio com o Vasco

Posted: 05 May 2009 10:12 AM PDT

O Vasco ainda procura mais um meio-campo para reforçar o time na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, e Lucio Flávio, do Santos, é um dos nomes mais cotados. Ao que parece, as perspectivas são boas. De acordo com o diretor de futebol do clube paulista, Adilson Durante Filho, caso a negociação seja oficialmente iniciada, há boa chance de ser concluída.

Bruno Thadeu/Do UOL Esporte
Bruno Thadeu/Do UOL Esporte
Lucio Flávio é um dos jogadores que fazem parte dos planos do Vasco para a Série B

"Ainda não recebemos nada de oficial, mas se vier a proposta vamos avaliar e consultar o Vagner Mancini [técnico santista]. Caso ele libere, poderemos ver tranqüilamente a possibilidade de transferência", afirmou o dirigente, em entrevista à Rádio Brasil

Como não vive uma fase financeira das mais saudáveis, o Vasco estuda algumas possibilidade e deve oferecer ao menos um jogador ao Santos. O nome mais provável é o do atacante Alan Kardec.

Porém, um fato vem deixando a diretoria cruzmaltina com um pé atrás. Carlos Alberto, hoje capitão do Vasco, não tem um bom relacionamento com Lucio Flávio. Os dois se envolveram em confusão e trocaram farpas no ano passado, quando defendiam o Botafogo.
uol

Paraná muda planos, demite técnico Velloso e contrata Zetti

Posted: 05 May 2009 06:39 AM PDT

Zetti será apresentado nesta terça-feira como novo treinador do Paraná Clube. Depois de assegurar que Wagner Velloso seria o treinador na Série B do Brasileiro, o presidente do clube, Aurival Correia, voltou atrás e decidiu trocar o comando técnico. "Basicamente, optamos por contratar um treinador mais experiente".

A demissão pegou Velloso de surpresa, pois, em declarações no último domingo, dirigentes paranistas asseguravam que ele permaneceria.

"É verdade, surpresa, pelo fato de a gente ter conversado muito após a última partida da competição. Em que foi dito para gente continuar trabalhando, pensando no Brasileiro, que uma nova equipe estava sendo remontada e para nós começarmos a preparar essa equipe para a estreia do Campeonato Brasileiro, que é o campeonato mais importante para o Paraná", disse o técnico, em nota divulgada por sua assessoria de imprensa.

Segundo ele, a notícia do desligamento foi dada na segunda-feira à noite. "Na noite de ontem [segunda-feira], o Beto (gerente de futebol) me ligou dizendo que as coisas tinham mudado. É claro que eu fiquei bastante surpreso, porque a gente já estava projetando a estreia da equipe no Campeonato Brasileiro da série B".

Wagner Velloso trabalhou em 13 partidas, em dois meses de clube. Foram 5 vitórias, 3 empates e 5 derrotas. O treinador cumpriu o primeiro objetivo de seu trabalho: livrou o time da zona de rebaixamento do Paranaense e o classificou para o octogonal decisivo. Os resultados poucos convincentes, na sequência, com seis partidas seguidas sem vitória, levaram o técnico a perder espaço e à demissão.

Zetti retorna ao Paraná, no qual já trabalhou em 2007, quando o time disputou a Libertadores da América. Ele será apresentado às 16 horas desta terça-feira, na Vila Capanema. Ele já dirige o time na estreia na Série B, sábado, às 16h10, contra o Bahia, em Salvador.
uol

Olympique anuncia Deschamps como técnico para próxima temporada

Posted: 05 May 2009 06:08 AM PDT

Líder do Campeonato Francês, o Olympique de Marselha anunciou em seu site oficial nesta terça-feira que terá Didier Deschamps como técnico na próxima temporada. O ex-jogador já fechou um contrato de dois anos com o clube e seus trabalhos à frente da equipe terão início em junho.

Deschamps vai substituir Eric Gerets, que está deixando o Olympique. Mesmo próximo de conquistar o título nacional e quebrar a hegemonia do Lyon no país, o treinador decidiu mudar de ares após o final desta temporada.

"A escolha por Deschamps, cuja carreira de jogador e técnico fala por si só, foi natural", afirmou a diretoria do clube por meio de uma nota em seu site oficial. O ex-jogador integrou a seleção francesa campeã do mundo em 1998 e também atuou no Olympique quando o clube venceu a Liga dos Campeões em 1993.

Como treinador, Deschamps foi o responsável pelo retorno da Juventus à primeira divisão do Campeonato Italiano. Ele assumiu o time de Turim em 2006, após o rebaixamento por conta do envolvimento do clube em um escândalo de apostas e deixou a equipe ao final da temporada.
uol

FIA confirma que número de vitórias decidirá Mundial-2010 da F-1

Posted: 05 May 2009 03:37 AM PDT

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) publicou o regulamento do Mundial-2010 e confirmou que o piloto que conquistar o maior número de vitórias no ano será o campeão da temporada, proposta que a entidade tentou implementar para o campeonato de 2009, mas que foi vetada pelas escuderias.

Em março, a FIA estabeleceu a mudança, retirando o sistema de pontos como critério que define o campeão. Como a regra foi estabelecida a menos de 20 dias do início do Mundial-2009, as equipes teriam que aprová-la, o que não aconteceu.

A regra afeta apenas o Mundial de Pilotos, sem alterar o Mundial de Construtores. A ideia da entidade é valorizar o primeiro lugar na corrida e estimular as ultrapassagens.

Os pilotos continuarão recebendo os mesmos pontos por colocação: dez para o vencedor, oito para o segundo colocado, seis para o terceiro e cinco para o quarto, diminuindo um ponto por posição até o oitavo lugar.

O sistema de pontos, no entanto, valerá como critério de desempate para estabelecer o campeão e também definirá as outras posições no Mundial de Pilotos.

Na época que comunicou o novo regulamento, a FIA foi criticada e pressionada pelas equipes. A entidade desistiu de implementar o sistema de vitórias em 2009, mas disse que manteria a mudança para a temporada seguinte.

A entidade presidida por Max Mosley também havia rejeitado a proposta da Fota (associação das equipes) pela mudança na pontuação --os times haviam sugerido que o vencedor de cada corrida recebesse 12 pontos, com nove para o segundo colocado e sete para o terceiro. Do quarto ao oitavo lugar, permaneceria o sistema atual.

Na ocasião, o Conselho da FIA preferiu aceitar a proposta da FOM (Gerência da F-1), comandada por Bernie Ecclestone.

Ecclestone chegou a propor um "sistema olímpico", no qual medalhas de ouro, prata e bronze seriam distribuídas para os três primeiros colocados. O campeão seria aquele com maior número de ouros, como acontece nos quadros de medalhas das Olimpíadas. A ideia, porém, também foi rejeitada.

As propostas de mudança no sistema de pontuação ganharam força após o desfecho do Mundial-2008 da categoria, quando Lewis Hamilton foi campeão mesmo tendo uma vitória a menos do que o vice, o brasileiro Felipe Massa.

folhaonline

Cruzeirenses não pensam em priorizar Libertadores ou Brasileiro

Posted: 05 May 2009 03:33 AM PDT


Às vésperas do início da Série A do Campeonato Brasileiro e da disputa das oitavas-de-final da Libertadores, os jogadores do Cruzeiro afirmaram que não pretendem priorizar uma das competições. Segundo os atletas, a equipe celeste tem condições de disputar os dois torneios em alto nível.

"A gente tem de dar tudo tanto na Libertadores quanto no Campeonato Brasileiro. Temos um elenco forte, de qualidade. Temos condições de levar as duas competições numa boa", observou o atacante Kléber, que revela ter o objetivo de conquistar os títulos das duas competições.

O artilheiro cruzeirense ressalta que, apesar da sequência de jogos que o time celeste enfrentará, caso consiga chegar até a decisão da Libertadores, o time tem condições de manter o elevado nível. "Claro que algumas vezes vai ter um desgaste maior, mas dá para levar bem as duas competições, com o time titular", comentou Kléber.

Opinião parecida tem o volante Ramires. "Não podemos pensar apenas no Campeonato Brasileiro, ou apenas na Libertadores. Temos de ter força, mostrar bom futebol nas duas competições, sem pensar em uma ou outra. Então temos de ter grupo", salientou.

Para o zagueiro Leonardo Silva, a força do Cruzeiro está exatamente no fato de ter um bom grupo. "Nosso plantel é muito bom, de muita qualidade. Mas isso vai ficar de acordo com o que o Adilson Batista precisar e escolher para escalar. A Libertadores é muito importante para a gente, mas não podemos esquecer o Brasileiro. Vamos buscar os resultados nas duas competições", ressaltou.

Na próxima quinta-feira, o Cruzeiro enfrenta o primeiro confronto contra o Universidade do Chile, em Santiago. Já no domingo que vem, no Mineirão, o time celeste estreia no Campeonato Brasileiro contra o Flamengo, em confronto de dois campeões estaduais.
uol

Mancini nega contratação do artilheiro do Paulista: 'É mentira'

Posted: 05 May 2009 03:31 AM PDT


O técnico Vagner Mancini negou categoricamente que o Santos tenha interesse em contratar o atacante Pedrão, destaque e artilheiro do Grêmio Barueri no Campeonato Paulista, com 16 gols. Entre uma foto e outra com fãs, durante a premiação dos melhores do torneio regional, o treinador classificou como mentirosas as especulações em torno de uma transferência.

"É mentira que estejamos negociando com o Pedrão. Nós já estivemos interessados por ele, mas hoje este nome já não faz mais parte da lista de jogadores que estamos buscando", revelou o treinador do Santos.

Sobre a suposta lista de jogadores que podem ser contratados, a mesma da qual, segundo Mancini, Pedrão não faz parte, o treinador preferiu despistar. "O Santos vai contratar conforme a sua necessidade, mas sem fazer qualquer tipo de loucura".

Apesar de contar com Luizinho e Ceará para a lateral-direita, o nome de Léo Moura, campeão estadual pelo Flamengo este ano, chegou a ser cogitado na Vila Belmiro. O treinador santista manteve a mesma postura ao negar qualquer tipo de interesse. "Ele não foi nem oferecido ao Santos".

Desta forma, com a indefinição em torno dos possíveis reforços do Santos para o Campeonato Brasileiro, Mancini aguarda, pelo menos, as boas notícias de seu próprio elenco. O lateral-esquerdo Léo, contratado para ser um dos grandes líderes do time, deve voltar aos treinos nos próximos dez dias, após se recuperar de uma lesão no ligamento cruzado posterior do joelho direito.
uol

Celso Roth encara 1º desafio no Atlético-MG já na 4ª feira

Posted: 05 May 2009 03:29 AM PDT


Anunciado na segunda-feira como substituto de Emerson Leão, demitido depois da perda do Campeonato Mineiro, o técnico Celso Roth encara o primeiro desafio à frente do Atlético-MG. O time alvinegro decidirá, na quarta-feira, seu futuro na Copa do Brasil, contra o Vitória, no Mineirão, às 21h50 (horário de Brasília).

Por ter perdido o jogo de ida em Salvador, por 3 a 0, o Atlético terá de vencer por quatro gols de diferença para avançar na competição nacional, ou, no mínimo, devolver os 3 a 0 no time baiano e levar a decisão da vaga às quartas-de-final da Copa do Brasil nas cobranças de pênaltis.

Celso Roth comandará a equipe do banco de reservas e tentará levar o Atlético à próxima fase da competição. O treinador já trabalhou na segunda-feira, quando comandou um treino com jogadores que não atuaram no final do Campeonato Mineiro, no domingo.

O novo treinador comandará outro treino nesta terça-feira, o último antes do jogo com o Vitória, e deverá decidir o time que iniciará a partida decisiva. Ele espera que a torcida compareça ao Mineirão e ajude o time a buscar a classificação.

"Na quarta-feira já temos um jogo importante. Espero que a torcida esteja conosco como sempre fez. O Atlético sempre foi coração. Precisamos neste jogo que a torcida esteja conosco e venha neste projeto", observou Celso Roth.

O experiente treinador está ciente de que, no futebol, não há tempo para realizar um trabalho ideal. "No futebol se chega hoje e se quer resultado ontem. Não se pensa no futuro. O que temos é de trabalhar para conseguirmos resultados", afirmou Celso Roth.

Durante a apresentação de Roth, o presidente do Atlético, Alexandre Kalil, disse considerar desastroso o primeiro semestre do clube. O time perdeu o título mineiro para o Cruzeiro, com uma goleada por 5 a 0 para o arquirrival no primeiro jogo da final, e agora decide na Copa do Brasil.
uol

Cuca inicia o planejamento do Flamengo para o Brasileiro

Posted: 05 May 2009 03:28 AM PDT


O título do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro já faz parte do passado. A partir desta terça-feira, o Flamengo foca apenas na sequência da Copa do Brasil e, principalmente, na disputa do Campeonato Brasileiro, que começa para o Rubro-Negro no próximo domingo, contra o Cruzeiro, às 16h, no Mineirão.

Sabedor que o Brasileiro é uma competição muito mais complicada que o Estadual, Cuca já começou o planejamento para esta competição. O treinador vem tendo reuniões com a diretoria rubro-negra.

"O trabalho é em conjunto para o Campeonato Brasileiro. União da diretoria com a comissão técnica. São 38 rodadas e teremos jogadores suspensos e lesionados. Vamos perder jogadores e precisamos repor", salientou Cuca.

Entre os jogadores que devem deixar o Flamengo no meio do ano, estão Ibson, Josiel, Jônatas e Emerson, que encerram seus contratos. Já Bruno, Leonardo Moura e Juan podem trocar o Rubro-Negro por algum clube europeu. Em contrapartida, Adriano deverá ser anunciado oficialmente até o dia 11.

"Em relação ao Adriano eu não falo, vamos esperar que tudo seja concretizado. Vocês (imprensa) devem falar com o Kléber Leite (vice-presidente de futebol do Flamengo)", encerrou.

Porém, enquanto o Brasileiro não começa, o pensamento está na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, pelas oitavas-de-final da competição, o Flamengo encara o Fortaleza, às 21h50, no Castelão.

Como o primeiro jogo, em Volta Redonda, foi 0 a 0, o Flamengo, para se classificar às quartas-de-final da Copa do Brasil e enfrentar Internacional ou Náutico, precisa vencer ou empatar, mas a partir de 1 a 1. Novo 0 a 0 leva para as penalidades máximas. Derrota classifica o Fortaleza.
uol

Fifa despista sobre tendência de tirar atletismo dos estádios

Posted: 05 May 2009 03:26 AM PDT

O manual técnico da Fifa deixa claro que as pistas de corrida em volta do campo atrapalham os espectadores. A recomendação foi reiterada durante a visita dos inspetores aos possíveis locais da Copa de 2014 no Brasil, e acendeu um alerta não só nos dirigentes do atletismo nacional, mas também na Associação das Federações Internacionais (IAAF).

Reprodução
Ilustração do manual da Fifa mostra a distância máxima do do campo para o espectador em amarelo, e a ideal, em azul
Divulgação
No projeto da reforma do Estádio do Mangueirão, a pista de atletismo vai ficar em segundo plano e não terá investimento
LEIA MAIS SOBRE A COPA 2014
o Departamento de Mídia da Fifa não confirmou essa tendência e esclareceu que a decisão de construir ou não uma pista deverá ser do responsável pelo estádio: "O proprietário, seja governo ou empresa privada, deve decidir se quer ter uma pista de atletismo. Portanto, a Fifa vai deixar essa decisão a critério de cada um".

Por outro lado, a cartilha produzida pela Fifa e intitulada "Exigências e Recomendações Técnicas para Estádios de Futebol" deixa claro, no capítulo "Estádios Multi-Funcionais", que "tornar o campo consideravelmente maior para outro esporte ou adicionar uma pista ao seu redor pode resultar em perda para os espectadores de futebol e reduzir a emoção, o sentimento de participação e o envolvimento com o jogo".

"Para acomodar esses diferentes usos, é importante alterar o estádio sem causar impacto negativo sobre o seu principal objetivo, o futebol", acrescenta o manual, que admite o uso dos estádios para outros fins, como shows e festivais, "para melhorar a viabilidade financeira" das arenas.

Alguns projetos para a Copa de 2014 já deixam o atletismo em segundo plano, de acordo com o manual da entidade. É o caso de Brasília, onde o estádio Mané Garrincha deverá perder a sua pista com o projeto de reforma visando o Mundial. Outras obras, como a Arena Recife-Olinda, já foram planejadas sem o atletismo.

Já o Mangueirão, em Belém, está confirmado como sede do Grande Prêmio Brasil de Atletismo, no dia 24 de maio, e não pretende destruir a atual estrutura. "Durante a visita, os inspetores não fizeram nenhuma objeção ao fato do Mangueirão ter a pista de atletismo, então não vejo nenhum tipo de empecilho para que Belém seja escolhida como uma das sedes", explicou a coordenadora do Grupo de Trabalho da Copa 2014 no Pará, Lúcia Penedo.

Entretanto, Lúcia não descarta a retirada da pista do estádio, caso a Fifa se manifeste contra. "Espaço é o que não falta para construirmos outra pista fora do Mangueirão, se isso for uma condição", disse a coordenadora, acrescentando que o projeto de reforma para se adaptar às exigências da entidade prevê um investimento de US$ 90 milhões, que não abrange a estrutura destinada ao atletismo.

Divulgação/Fifa.com
Presidente da IAAF, Lamine Diack (esq.) foi até a Suíça conversar com o líder da Fifa, Joseph Blatter, sobre pistas nos estádios
LEIA MAIS SOBRE ATLETISMO
O Mangueirão é tido pelo presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Mello, como um dos três estádios brasileiros que podem receber uma competição de atletismo. Além dele, o Engenhão, no Rio de Janeiro, também está pronto para sediar os dois esportes. O dirigente lembra que o Pinheirão, em Curitiba, atende às exigências, mas está abandonado.

Sabendo da recomendação da Fifa, Gesta fez um alerta para a Associação das Federações Internacionais (IAAF). "Uma pista não prejudica em nada o futebol. Sabemos que os estádios no mundo inteiro são construídos pelo poder público, então não é razoável que o governo invista em um uma modalidade só", reclamou o dirigente brasileiro.

A preocupação de Gesta foi levada pelo presidente da IAAF, Lamine Diack, até Zurique, sede da Fifa. Diack se encontrou com o líder da entidade máxima do futebol, Joseph Blatter, para debater o assunto.

"Fui para conversar sobre a questão da gestão de pistas nos estádios, que vem causando preocupação. Se um estádio foi construído por uma autoridade local, não deve ser restrito a apenas um desporto. Penso que temos de coexistir como temos feito até agora", declarou Diack ao site oficial da Fifa, que não divulgou nenhuma declaração do presidente Blatter sobre o encontro.
uol

Ronaldo é eleito o craque, e Corinthians domina seleção do Paulistão

Posted: 05 May 2009 03:24 AM PDT

Destaque do Corinthians na final do Paulistão contra o Santos, o atacante Ronaldo foi eleito o craque do campeonato pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira, na festa de encerramento do torneio. Na seleção dos melhores da competição, sete jogadores do time campeão apareceram entre os onze escolhidos.


Mesmo com o domínio corintiano na eleição dos melhores do campeonato, o presidente do clube, Andrés Sanchez, quis ser modesto e apontou uma suposta injustiça na eleição, especialmente quanto à eleição de Ronaldo como o principal craque.

"Infelizmente, o futebol produz algumas coisas que nem sempre são verdade. Se fosse uma outra equipe que tivesse ganhado, talvez esse resultado fosse diferente. Muitos bons jogadores que não chegaram à final poderiam ser escolhidos. Mas, para mim, o Elias foi o melhor, e se tivesse que votar, seria nele", declarou Andrés.

Embora contrarie a escolha de Ronaldo como o craque do campeonato, a opinião do presidente condiz com a do Fenômeno. O atacante já havia dito que o meia Elias era o principal jogador do Corinthians na sua avaliação.

Elias não foi eleito o craque, mas esteve na seleção do campeonato, escalada por um corpo de avaliadores apontados pela Federação Paulista. Além dele, outros seis corintianos apareceram: Felipe, Alessandro, Chicão, André Santos, Cristian e próprio Ronaldo.

Apenas quatro jogadores que não defenderam o Corinthians apareceram na lista: André Dias (São Paulo), Diego Souza (Palmeiras), Mádson (Santos) e Washington (São Paulo). O corintiano Mano Menezes foi escolhido o melhor técnico da competição.

O prêmio de artilheiro do campeonato foi entregue a Pedrão, do Barueri, que anotou 16 gols na competição. O santista Neymar foi escolhido a revelação do torneio, e o troféu de destaque do interior foi para Danilo Neco, da Ponte Preta. Jean, do São Paulo, foi o jogador mais disciplinado, e Fábio, da Portuguesa, o goleiro menos vazado.

Festa, mas desta vez sem fogo

Em mais um dia de celebração corintiana, o presidente Andrés Sanchez relembrou o princípio de incêndio na entrega da taça: "Fiquei assustado, mas são acidentes que acontecem, fogem ao controle da gente. O mais importante é que ninguém ficou ferido".

O capitão William, que segurava o troféu na hora do fogo, afirmou que só ficou assustado depois: "Na TV ficou muito mais feio, na hora nós não tivemos a noção exata do que foi". O zagueiro foi outro que divergiu da eleição da FPF: "O Chicão, para mim, fez um grande campeonato, e se eu pudesse, votaria nele como o melhor".

Reforços sim, Deco não

Andrés Sanchez também aproveitou a ocasião para anunciar mais reforços: "Vamos apresentar mais jogadores até o final da semana", disse o presidente, logo após a apresentação do meia Marcinho nesta segunda. O volante Jucilei, do J. Malucelli (PR), é outro jogador praticamente certo no Parque São Jorge.

Por outro lado, Andrés fez questão de negar os rumores sobre a contratação do luso-brasileiro Deco, que não conquistou seu espaço no Chelsea, da Inglaterra. "Às vezes, alguns jornalistas começam a criar as suas especulações, mas não tem nada com o Deco. Nem sentamos para negociar", esclareceu o corintiano.
uol

0 comentários:

Postar um comentário