01/05/94: Como foi pra você?

Posted: 01 May 2009 06:00 AM PDT

"Domingo. 1º de Maio de 1994. Eu tinha 11 anos.

Como todos os fins de semana de Grande Prêmio, coloquei meu despertador pra tocar 10 minutos antes da corrida começar. Acordei, lavei o rosto, tomei meu Toddy e me enfiei debaixo dos cobertores novamente pra esperar a largada.


Sempre fico apreensiva nas largadas, parece até que sou eu quem está lá na disputa. Meu coração acelerado viu como Ayrton Senna mantinha a primeira posição depois da largada, com Michael Schumacher, naquele momento "O Inimigo", logo atrás.

E isso foi tudo. Na segunda volta da corrida, o acidente. Lembro-me bem do Galvão gritando "Senna bateu forte!".
Naquele momento, meu coração, tão acelerado em momentos prévios, quase parou. A respiração era profunda. "Mexe a cabeça", disse Galvão Bueno. Tudo parecia estar bem. Mas aí vieram os minutos intermináveis sem ajuda e o desespero havia apenas começado.

Peguei uma foto do Senna que tinha pregada na porta do meu armário e comecei a orar. O sangue evidente e a incerteza do que realmente estava acontecendo fizeram minhas lágrimas saltar.


Chorava sem parar quando minha mãe me abraçou e tentou me confortar, sem muito resultado. Fiquei em frente a Tv, orando desde a manha até as 6 ou 7 horas da noite quando Roberto Cabrini apareceu no "Plantão da Globo" e anunciou o que ninguém queria ouvir: "Morreu Ayrton Senna da Silva".

Com 11 anos de idade e recebendo a pior notícia de minha vida até aquele momento, vocês podem imaginar o que sucedeu a seguir: Chorei desconsoladamente.


O pior de tudo é que tinha uma festa de aniversário de uma "amiguinha" pra ir logo a noite e, na condição de criança, fui obrigada a ir.

Passei pela casa da minha Lelita - sim, como ela é espanhola a chamamos de forma diferente - e não quis falar muito. Tomei um leite quente com poucas palavras à mesa.


Meu dia terminou na casa da "amiguinha", porém, não festejando e brincando, mas sentada em um sofá de frente pra Tv, revendo imagens no Fantástico ainda incrédula. Precisava acreditar que aquilo era verdade.


No dia seguinte não fui ao colégio e quando fui, recebi os "pêsames", pode? Mas enfim, o dia 1º já havia acabado e a história de um dos piores dias da minha vida chegava ao fim..."


Hoje completam 15 anos do aniversário de morte de Ayrton Senna da Silva. Um herói para muitos, uma imagem magnificada para outros, porém não há dúvidas de que para os amantes da Fórmula 1, o 1º de Maio de 1994 foi o dia em que um país, ou porque não, o mundo, chorou.

Esse dia ficará marcado pra sempre como o dia em que o Herói virou Mito.

E pra você?! Como foi o dia 1º de Maio de 1994?

Deixe seu relato!

***Post sugerido pelo leitor Eduardo de Campos***

0 comentários:

Postar um comentário