BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR
Add to Google


Marinho Chagas continua internado em hospital de Natal

Posted: 10 Jun 2009 03:27 PM PDT


O ex-jogador de futebol Francisco das Chagas Marinho, o "Marinho Chagas", está internado na Casa de Saúde Natal desde a quinta-feira da semana passada se recuperando de uma insuficiência respiratória decorrente de um tratamento feito por problemas relacionados ao álcool, que ele enfrenta há duas décadas.A "Bruxa", como é conhecido o ex-lateral de grandes clubes do país e da seleção Brasileira, sofre de hepatite do tipo C, o que agrava seu quadro clínico.

O drama de Marinho Chagas, considerado o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974, ganhou proporções nacionais quando uma reportagem veiculada domingo no programa Esporte Espetacular mostrou a situação do ex-jogador e o seu desabafo pelo que está vivendo.

Inglaterra massacra Andorra e fica muito próxima de vaga no Mundial

Posted: 10 Jun 2009 03:15 PM PDT

Jogando no lendário estádio de Wembley, a seleção da Inglaterra deu um verdadeiro show e goleou Andorra por 6 a 0, nesta quarta-feira, em jogo válido pelo grupo 6 das eliminatórias europeias à Copa do Mundo de 2010. Com o resultado, o English Team chegou aos 21 pontos e precisa agora apenas de uma vitória nos três jogos restantes para carimbar de vez seu passaporte para África do Sul.

Agência/Reuters

Jogadores da Inglaterra comemoram massacre sobre a seleção de Andorra


O belo triunfo inglês começou a ser construído logo aos quatro minutos, com o atacante Rooney, do Manchester United. Aos 29, Lampard ampliou e, aos 39, Rooney fez o terceiro.

No segundo tempo, mesmo após as substituições feitas pelo técnico Fabio Capello, os ingleses continuaram com tudo e fizeram mais três gols: Defoe, aos 28 e 30 minutos, e Peter Crouch aos 35.

Em outro jogo da chave, a Ucrânia derrotou o Cazaquistão por 2 a 1, em Kiev.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DAS ELIMINATÓRIAS EUROPEIAS

globo

Preparador físico troca Fla por Atlético-PR; Adriano pode ser o motivo

Posted: 10 Jun 2009 11:06 AM PDT

Riva Carli não é mais o preparador físico do Flamengo. Ele pediu demissão e acertou nesta quarta-feira contrato com o Atlético-PR, que será comandado agora por Waldemar Lemos, ex-treinador do Náutico.

Além da boa oferta do clube curitibano, um dos motivos da saída de Riva teria sido problemas de relacionamento com alguns jogadores, entre eles Adriano, que mais uma vez faltou ao treino na terça-feira.

O profissional, que chegou ao clube em janeiro, já viveu um momento complicado também com o lateral-esquerdo Juan, no início da temporada. Na ocasião, o jogador reclamou do programa de treinamento estipulado e ameaçou abandonar a atividade.

A diretoria do Flamengo ainda não se pronunciou sobre um possível substituto, que deve ser indicado pelo técnico Cuca. A tendência é que até o fim da semana um nome seja anunciado.
globo

Polêmico, Fábio Costa dá mais um passo rumo à história

Posted: 10 Jun 2009 11:00 AM PDT


O goleiro Fábio Costa, do Santos, não é uma figura fácil. De comportamento controvertido, avesso a entrevistas coletivas, e pavio curto, o capitão alvinegro vive dois momentos distintos. Enquanto é acusado de desleal pelo lateral-esquerdo Gustavo Nery, do Santo André, que vai ficar dois meses sem jogar após disputar uma dividida com o camisa 1, Fábio Costa comemora o fato de estar prestes a se tornar o segundo goleiro com mais jogos pelo Peixe.

Contra o Ramalhão, na última quinta-feira, o goleiro atingiu a marca de 338 jogos com a camisa alvinegro e se igualou a Laércio, que defendeu o clube entre 1957 e 1969. Contra o Botafogo, no próximo sábado, o goleiro se isolará na segunda posição e ficará a 67 jogos de ultrapassar Manga e se tornar o goleiro que mais vestiu a camisa alvinegra.

Fábio Costa terá tempo de sobra para quebrar esse recorde. Aos 31 anos, ele tem contrato com o Peixe até 2012. Manga jogou 404 partidas pelo Alvinegro Praiano, entre 1951 e 59.

Esta é a segunda passagem de Fábio Costa pelo Santos. Na primeira, entre 2000 e 2003, ele conquistou o Campeonato Brasileiro em 2002. Em 2004, se transferiu para o Corinthians, pelo qual foi campeão brasileiro em 2005. De volta ao Peixe em 2006, o camisa 1 participou da conquista do bicampeonato paulista em 2006 e 2007.

Mesmo tendo trocado o Peixe pelo Timão, o goleiro não perdeu muitos pontos com a torcida santista, que o considera ídolo.

Os dez goleiros que mais defenderam o Peixe
Jogador Período Jogos
Manga 1951 a 1959 404
Fábio Costa 2000 a 2003/desde 2006 338
Laércio 1957 a 1969

338

Gilmar 1962 a 1969 331
Rodolfo Rodriguez 1984 a 1988 255
Cejas 1970 a 1975 253
Sérgio 1989 a 1993 e 1996 243
Cláudio 1965 a 1973 235
Zetti 1996 a 1999 188
Cyro 1934 a 1943 182

Fenerbahçe contrata mais um brasileiro

Posted: 10 Jun 2009 10:57 AM PDT


O Fenerbahçe anunciou, nesta quarta-feira, a contratação de mais um brasileiro. O zagueiro Fábio Bilica, que se destacou no Sivasspor, vice-campeão turco da última temporada, se juntará nos próximos dias a Alex, Roberto Carlos, Edu Dracena, Deivid e Vederson.

O defensor tem 30 anos e acumula passagens por Bahia, Goiás e Grêmio, além de ter atuado pela seleção brasileira sub-23. Na última temporada, o jogador vestiu a camisa do Sivasspor, vice-campeão turco na temporada 2008/2009.

- O Bilica realmente fez um excelente campeonato e teve participação importante na campanha do Sivasspor. Ele é um grande reforço para o Fenerbahçe e com certeza será muito bem recebido pela colônia brasileira do time – disse o atacante Deivid sobre o futuro companheiro de clube.

A chegada de Fábio Bilica faz parte da reformulação do elenco do Fener, que segue sem técnico desde a demissão de Luís Aragonês, dispensado logo após o término do Campeonato Turco.
globo

Depois de Kaká, Real Madrid já negocia para ter Cristiano Ronaldo

Posted: 10 Jun 2009 09:28 AM PDT


Depois de acertar a contratação de Kaká, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, parte em busca do seu segundo galáctico: Cristiano Ronaldo. E, para tirar o meia português do Manchester United, o dirigente merengue terá de abrir os cofres e gastar uma quantia maior do que a dada ao Milan pelo brasileiro. As negociações estão ocorrendo e foram confirmadas pelo diretor esportivo do Real, Jorge Valdano.

- Não posso adiantar muito, porque só falo dos que já estão a caminho, não sobre os que ainda estão em negociação. Ele é um grande profissional, muito dedicado, além de ser um excelente jogador - afirmou o dirigente ao jornal "Manchester News".

Jornais da Espanha afirmam que a estratégia de Florentino Pérez é recuperar a boa relação com o Manchester United, já que a novela da última temporada envolvendo a possível ida do português para a Espanha desgastou o relacionamento. O presidente do Real tentaria reduzir o que foi pedido pelos ingleses, que só aceitam vender Cristiano Ronaldo pelo valor da cláusula contratual (89 milhões de libras, cerca de R$ 282 milhões), segundo a imprensa inglesa.

Os merengues aceitariam pagar, de acordo com os jornais espanhóis, 75 milhões de libras (R$ 238.3 milhões), 19 milhões a mais do valor da transferência do brasileiro.

globo

Um time que não treina

Posted: 10 Jun 2009 09:08 AM PDT


Não é a Seleção do Dunga, especificamente. É a Seleção Brasileira mesmo, desde que me entendo por repórter. Por vários motivos, a gente nunca vê a rapaziada ralando pesado (no treinamento) quando está a serviço da seleção.

A justificativa de agora é nobre: os jogadores estão extenuados, graças ao fim da temporada européia – deveriam estar de férias agora.

Por conta disso, nos três dias que passou no Recife (domingo, segunda e terça), não vimos nenhum treinamento tático, nenhuma simulação do que seria um jogo contra o Paraguai, nenhuma jogada ensaiada. Nada.

No domingo, foi academia. Na segunda-feira, apenas os "reservas" (ou aqueles que não jogaram contra o Paraguai) fizeram um coletivo contra o sub-17 do Santa Cruz. Nesta terça, quando os jornalistas esperavam respostas para o substituto do Luís Fabiano, houve aquele tradicional "rachão" e alguns cruzamentos despretensiosos para a área.

Eu, que não sou preparador físico, sempre me pergunto se a energia que é gasta nestes rachões não poderia ser usada para que Robinho fizesse pelo menos um treino ao lado de seu novo colega de ataque, por exemplo…

globo

Balanço da era Dunga: vexames, goleadas e vitórias históricas

Posted: 10 Jun 2009 08:20 AM PDT


Dunga não está na lista dos técnicos mais populares que já dirigiram a Seleção Brasileira. Mas não dá para negar que desde o segundo semestre de 2006 ele conseguiu alguns feitos com o time nacional. Tanto para bem, quanto para o mal.

A goleada por 4 a 0 sobre o Uruguai no último sábado encerrou um tabu de 33 anos sem vitórias da Seleção na casa do adversário. E durante esse tempo, técnicos populares, como Zagallo, Scolari e Parreira passaram por lá e não conseguiram vencer.

Mas a lista é mais ampla. Se vencer o Paraguai nesta quarta-feira e os resultados dos outros jogos forem favoráveis - empate do Uruguai e derrota do Equador, por exemplo - o Brasil estará muito próximo de garantir a vaga para a Copa do Mundo com três rodadas de antecedência (restam quatro para o fim da competição). Tranquilidade que, nos últimos classificatórios, só foi vista nas Eliminatórias para o Mundial de 2006. Para as Copas de 2002 e 94, por exemplo, o Brasil só garantiu a vaga na última rodada.

Além do bom desempenho nas Eliminatórias (só uma derrota), Dunga começou a colher alguns fregueses nesses três anos na comissão técnica. Foi no comando do ex-volante da Seleção que o Brasil venceu duas vezes a Argentina por goleada, sendo uma delas a final da Copa América de 2007. O desempenho do treinador só não é melhor contra os hermanos porque nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, com a Seleção Sub-23, o Brasil perdeu a semifinal e viu os eternos rivais comemorarem o bicampeonato olímpico.

Mas a Era Dunga não viveu só de alegrias. Além de não conseguir a medalha de ouro em Pequim, o treinador colecionou alguns vexames. O maior deles foi a primeira derrota para a Venezuela. Até o amistoso do dia 6 de junho de 2008, as equipes haviam se enfrentado 16 vezes com 16 vitórias do Brasil. O período foi o pior de Dunga no comando da Seleção. Na seqüência, um apático Brasil na derrota por 2 a 0 para o Paraguai e o empate em 0 a 0 com o a Argentina no Mineirão. Com os resultados, o Brasil ficou em quinto na tabela de classificação.

A Era Dunga

Feitos positivos

Fim do tabu contra o Uruguai
Depois de 33 anos, o Brasil voltou a vencer no Uruguai. Com os 4 a 0 sobre o time celeste, a Seleção alcançou a liderança das Eliminatórias. Foi o pior resultados dos uruguaios em casa.

Freguesia dos rivais sul-americanos
Chile, Argentina, Uruguai e Equador foram os times que o Brasil mais enfrentou nesta Era Dunga. E contra todos eles o retrospecto é positivo. E com direito a goleadas.
Chile: 4 jogos, 4 vitórias e 4 goleadas
Equador: 4 jogos, 3 vitórias e 1 empate
Argentina: 3 jogos, 2 vitórias, 2 goleadas e 1 empate (1 derrota com o time Sub-23 na Olimpíada)
Uruguai: 3 jogos, 2 vitórias, 1 empate e 1 goleada

Bem contra seleções de ponta
O Brasil de Dunga fez amistosos contra seleções inexpressíveis. Mas ao mesmo tempo, quando enfrentou seleções de ponta, não deu vexames. Em jogos contra Portugal (perdeu no primeiro amistoso por 2 a 0 mas goleou no segundo por 6 a 2) e Itália (vitória por 2 a 0) as vitórias foram convincentes.

Visitante folgado
O Brasil com Dunga se tornou um visitante bem chato nas Eliminatórias. Foram 12 pontos conquistados em três vitórias, três empates e apenas uma derrota. Nas últimas três eliminatórias, o máximo que o Brasil conquistou foram duas vitórias.
Eliminatórias para a Copa de 2006
Campanha fora de casa: 2 vitórias, 5 empates e 2 derrotas
Eliminatórias para a Copa de 2002
Campanha fora de casa: 2 vitórias, 1 empate e 6 derrotas
Eliminatórias para a Copa de 1994
Campanha fora de casa: 1 vitória, 2 empates e 1 derrota

Vaga com antecedência
De 1993 para cá, só nas Eliminatórias para a Copa de 2006 o Brasil conseguiu uma folga e se garantiu na competição com dois jogos de antecedência. Mas nos classificatórios para 1994 e 2002 o sufoco foi grande. O Brasil só confirmou a presença na última rodada. Para 2010 a Seleção pode bater o recorde e se classificar a três jogos para o término da competição.

Feitos negativos

Convocações
Dunga disse que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pediu para ele garimpar jogadores. A região preferida para o garimpeiro Dunga foi o Leste Europeu. Invariavelmente as convocações eram recheadas de surpresas do futebol brasileiro (alguém se lembra do lateral do Santos Carlinhos, presente na quarta convocação e que disputou o último Paulista pelo Mirassol?) , de jogadores que estavam na Rússia ou Ucrânia (Elano, segundo jogador com mais convocações era do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, antes de mudar para o inglês Manchester City) e outros em clubes menores dos grandes centros do futebol europeu (o volante Fernando, do Bordeaux, e o atacante Bobô, do Besiktas, são exemplos).

O jogador símbolo do Dunga garimpeiro é o atacante Afonso Alves. Convocado pela primeira vez para os amistosos contra Turquia e Inglaterra, em junho de 2007, Afonso era a sensação do Campeonato Holandês jogando pelo Heereveen. Disputou a Copa América mas nunca caiu nas graças do torcedor. Conseguiu transferência para o Middlesbrough, da Inglaterra, mas desapareceu da Seleçã. E ainda teve de conviver com o rebaixamento no futebol inglês.

Primeira derrota para a Venezuela
Sob o comando de Dunga, o Brasil perdeu pela primeira vez, nos 39 anos de confronto, para a Venezuela. Em amistoso realizado nos Estados Unidos, a Seleção foi derrotada por 2 a 0. Até então, o confronto só tinha vitórias brasileiras. Foi o pior período do treinador. Na seqüência deste vexame, o Brasil foi apático e perdeu para o Paraguai fora de casa além de empatar sem gols com a Argentina nas Eliminatórias, resultados que deixaram a Seleção na repescagem para a Copa.

O confronto atualizado entre Brasil e Venezuela
Em 18 jogos, 17 vitórias do Brasil e 1 vitória para a Venezuela.

Anfitrião bonzinho
Se é um visitante chato e arranca ponto de seus adversários, quando joga em casa a Seleção parece decidida a retribuir. Mesmo ainda restando três jogos para fazer em casa, o Brasil ficará abaixo dos últimos classificatório mesmo se vencer todos os jogos que ainda restam.

Nos seis jogos que fez até aqui como mandante, A Seleção conquistou apenas 12 pontos com três vitórias e três empates. Apesar de invicto, é apenas a quarta melhor campanha.

Eliminatórias para a Copa de 2006
Campanha em casa: 7 vitórias e 2 empates.
Eliminatórias para a Copa de 2002
Campanha em casa: 7 vitórias, 2 empates
Eliminatórias para a Copa de 1994
Campanha em casa: 4 vitórias

Seca caseira
Foram três jogos seguidos sem marcar gols em jogos realizados no Brasil. Contra Argentina, Bolívia e Colômbia, a Seleção Brasileira deixou muito torcedor com raiva pelos empates em 0 a 0. A Seleção só voltou a marcar no Brasil em amistoso contra Portugal, em Brasília. E aí gastou tudo: seis gols. Nas Eliminatórias, os gols da Seleção voltaram na vitória por 3 a 0 sobre o Peru no dia 1º de abril. Pela competição foram longos 1 ano e quatro meses.

terra

Rincón é o novo técnico do São José-SP

Posted: 10 Jun 2009 06:38 AM PDT


O colombiano Rincón foi anunciado pelo São José-SP como novo treinador da equipe, segundo informação do Blog Futebol Caipira. Ex-jogador de Corinthians, Palmeiras e Santos, ele vai ser apresentado às 11 horas desta quarta-feira e concederá entrevista coletiva.

Esta será a terceira tentativa de Rincón na nova carreira. Em 2006, ele estreou na função comandando o Iraty-PR sem muito sucesso. Depois, em 2007, trabalhou no São Bento na Série A do Paulistão. Foi demitido após levar uma goleada de 6 a 1 do Marília.

Presidente do Botafogo marca reunião de aproximação com Bernardinho

Posted: 10 Jun 2009 06:29 AM PDT


É notório o amor de Bernardinho pelo Botafogo. Mas num futuro próximo, o treinador da seleção brasileira masculina de vôlei poderá estreitar sua relação com o clube. Começaram há pouco tempo as conversas da diretoria alvinegra, com o objetivo de firmar uma parceria.

O presidente alvinegro, Maurício Assumpção, teve nos últimos dias uma conversa por telefone com Bernardinho e agendou para a próxima semana um encontro pessoal. A ideia é, de alguma forma, aproximar o treinador do clube pelo qual torce.
globo

Maldini diz que a Champions é uma utopia para o Milan após a venda de Kaká

Posted: 10 Jun 2009 06:21 AM PDT


O ex-jogador Paolo Maldini, capitão do Milan até sua aposentadoria em maio passado, disse que sem o meia Kaká, recentemente contratado pelo Real Madrid, será muito difícil conquistar a Liga dos Campeões na próxima temporada.

- No princípio da temporada, é preciso fixar objetivos alcançáveis e, sem Kaká, a Liga dos Campeões é uma utopia. Ronaldinho Gaúcho poderá ser o novo líder, mas depende dele corresponder às expectativas - disse Maldini durante a coletiva de imprensa de despedida oficial do futebol na sede do Milan, em Milanello.

Segundo Maldini, a venda de Kaká foi um duro golpe para jogadores e torcedores.

- É um dos cinco jogadores mais fortes do mundo. Os outros quatro não são negociados, e o Milan não pode comprar - explicou.

globo

Adaptado ao futebol turco, Alex abandona sonho com seleção brasileira

Posted: 10 Jun 2009 06:12 AM PDT


Nem seleção, tampouco retorno ao futebol brasileiro. Na rápida visita que fez ao CT do Palmeiras na tarde da última terça-feira, o meia Alex descartou as duas possibilidades que muitos torcedores gostariam de apreciar. De contrato renovado recentemente com o Fenerbahçe, clube turco que defende desde 2004, o atleta é seco na hora de falar sobre a possibilidade de atuar na seleção brasileira e disputar, finalmente, uma Copa do Mundo.

- Nem passa pela minha cabeça. Respeitei a opção do Felipão, em 2002, do Parreira, em 2006, e agora. Às vezes posso servir para um treinador e não para outro. (É difícil) Ainda mais no Brasil, que é cheio de jogadores de qualidade – disse ele.

Contente no clube turco, onde tem mais dois anos de contrato, Alex afirma que não pensa em repetir a atitude de Ronaldo Fenômeno, hoje no Corinthians, e voltar a jogar no Brasil. No Fenerbahçe, o meia é ídolo e badalado, status que não pretende abandonar tão cedo.

- Sou muito respeitado na Turquia. A volta do Ronaldo ou de qualquer outro jogador para o Brasil depende da situação. É algo individual. É algo que precisa ser analisado com a família. Mas eu pretendo cumprir o meu contrato. Quando ele terminar, já estarei com 33 anos. Aí vamos ver – comentou.

Na hipótese de retorno ao país, Alex afirma que já sabe quais poderão ser os seus destinos. Com passagens marcantes por Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro, ele afirma que só jgoaria nesses clubes.

- Não volto para times diferentes. Minha intenção é encerrar a carreira no Coritiba. Mas, quando acabar o meu contrato, aí eu sento e analiso se pode ser interessante (voltar a jogar no Brasil).

globo

CBF libera venda de álcool em estádios durante o Mundial

Posted: 10 Jun 2009 06:08 AM PDT

O MAIS INTERESSANTE É QUE A PRÓPRIA CBF PROIBE A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DURANTE OS JOGOS DA SÉRIE A E SÉRIE B, EU ACHO UMA DECISÃO SEM NEXO.


Dia 25 de abril de 2008. Juntamente com representantes do Ministério Público, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, assina um documento pelo qual proíbe bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros.

Dia 9 de junho de 2009. O COL (Comitê Organizador Local) da Copa-2014 avisa às cidades-sedes que terão de fazer leis para liberar a venda de álcool nos estádios do Mundial.

A mudança de atitude é explicada por um contrato milionário da Budweiser com a Fifa, que se estende até 2014. O acordo prevê a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, como nas últimas seis Copas do Mundo.

Os acordos de marketing da Fifa relacionados à Copa representam mais um quarto da renda da entidade. A maioria dos patrocínios para o Mundial do Brasil já foi assinada. Será com parte desse dinheiro que a entidade bancará os custos do Comitê Organizador Local, que receberá repasses periódicos.

A Budweiser faz parte da cervejaria belgo-brasileira InBev, que é patrocinadora da seleção brasileira. No ano passado, a Inbev comprou a rival americana Anheuser-Busch (dona da marca Budweiser).

Assim, o COL recomendou nesta terça, em reunião com as sedes, que terão de abrir exceção nas suas leis estaduais e municipais que impedem a venda bebidas alcoólicas nos estádios.

"A Fifa terá direito a tudo nos estádios. Fomos informados de que teremos até que mudar a legislação anti-álcool para um dos patrocinadores da entidade vender os seus produtos", disse Ricardo Leitão, secretário da Casa Civil de Pernambuco.

Pelo menos São Paulo, Rio de Janeiro e Recife têm lei específica para proibir o álcool nos estádios. Em alguns Estados, é vetada a comercialização até nos arredores das arenas.

No Maracanã, a Prefeitura do Rio adotou essa medida com o argumento de que se preparava para a Copa de 2014.

A decisão do comitê de liberar o álcool vai na contramão de uma tendência mundial sobre segurança no futebol.

A Uefa, que controla o futebol europeu, recomenda que não seja vendido álcool nos jogos no continente, em seu guia para segurança nos estádios.

A final da Copa dos Campeões, principal competição da Europa, não teve bebida alcoólica. O jogo foi realizado no dia 27 do mês passado, em Roma. Antes da partida Barcelona x Manchester United, o álcool foi proibido por 37 horas. A prefeitura da capital italiana suspendeu a venda entre as 17h do dia 26 e as 6h do dia 28. Na Itália, a embriaguez é um crime.

Nas ligas nacionais, há regras diferentes em cada país. Onde há maior histórico de violência, em geral, o álcool é proibido.

Segundo o sociólogo Maurício Murad, especialista em violência nos estádios, "o álcool é o combustível da violência em todos os estádios".

Em 2006, a cerveja foi liberada no Mundial da Alemanha. O comitê organizador determinou que cada torcedor poderia consumir no máximo um litro da bebida dentro dos estádios. O controle seria feito por comandas destinadas a cada torcedor, mas o esquema acabou não dando certo. Apesar da bebedeira nos estádios, o clima foi tranquilo dentro das arenas.

A Budweiser também poderá vender a sua cerveja na Copa do Mundo da África do Sul. Além de afirmarem que o álcool será liberado nos estádios no Brasil, os integrantes do comitê organizador informaram que o espaço aéreo das arenas terá que ser fechado durante os jogos. A medida servirá para impedir a publicidade "pirata" em aviões nos dias de partidas.
uol

Contra Paraguai, Brasil busca rodada 100% e vingança que falta a Dunga

Posted: 10 Jun 2009 06:06 AM PDT


Após 14 anos, o Brasil volta a jogar no Recife, e o clima será de revanche nesta quarta-feira, a partir das 21h50, no estádio do Arruda. O adversário é o Paraguai, último algoz da seleção pentacampeã mundial. Depois de golear o Uruguai por 4 a 0, a equipe do técnico Dunga tem ainda a possibilidade de obter pela primeira vez 100% de aproveitamento em uma rodada dupla de eliminatórias e encerrar um tabu que já dura quase seis anos.

Além disso, é a única vingança que falta na 'era Dunga'. Com o capitão do tetra no comando, o Brasil perdeu quatro vezes. Diante de Portugal, México e Venezuela, já deu o troco. Agora, resta o Paraguai.

"Tem um gostinho de revanche pela derrota por 2 a 0. Vamos entrar bastante empenhados para exercer o que fizemos no Uruguai. Acredito que será uma partida muito boa e volto a frisar ao torcedor pernambucano que o carinho das arquibancadas nos ajuda dentro de campo", destacou o goleiro Júlio César.


O duelo vale a liderança isolada do torneio qualificatório. Os dois países somam 24 pontos, mas o Brasil leva vantagem no saldo de gols.

"Eles têm uma equipe traiçoeira. Se acharmos que vamos encontrar facilidade, não vamos", alertou o volante Gilberto Silva.

A última vez que a seleção brasileira ganhou os dois compromissos em uma rodada dupla de eliminatórias aconteceu em setembro de 2003, com o técnico Carlos Alberto Parreira. Os placares foram 2 a 1 contra a Colômbia, fora de casa, e 1 a 0 diante do Equador, em Manaus.

De lá para cá, aconteceram 12 rodadas duplas - seis com Carlos Alberto Parreira e seis com Dunga -, e o máximo que o Brasil conquistou foram quatro pontos.

No ano passado, o time verde-amarelo teve duas oportunidades para encerrar o jejum. Ganhou de Chile e Venezuela fora de casa, porém apenas empatou com Bolívia e Colômbia, no Rio de Janeiro, três dias após esses dois jogos.

"O nosso objetivo é manter a linha de jogo que apresentamos no Uruguai. É a oportunidade única de conseguir duas vitórias seguidas", decretou o lateral-direito Daniel Alves. O atleta do Barcelona deve ser mantido como titular, apesar de Maicon estar recuperado de problemas musculares na coxa.

A dúvida está no ataque. O artilheiro do time nas eliminatórias, Luís Fabiano, cumpre suspensão, e Alexandre Pato e Nilmar são os candidatos a vestir a camisa 9. Dunga não deu pistas sobrem quem será o escolhido.

O rival
Até o final de 2008, o Paraguai realizava uma campanha quase impecável, com apenas uma derrota em dez jogos pelo qualificatório. Neste ano, porém, foram duas derrotas e um empate, tropeços que ocasionaram a perda do primeiro lugar na tabela.

Para encarar o Brasil no Recife, o atacante Roque Santa Cruz é dúvida, assim como o meio-campista Morel. Em compensação, Cabañas, carrasco de Flamengo e Santos na Libertadores passada, e autor de um gol na última vez que as duas seleções se encontraram, volta de suspensão.

"A zaga central do Brasil é lenta e tem problemas para cobrir as jogadas. Temos a intenção de tirar vantagem dessa fraqueza", comentou o atacante, mencionando a região ocupada por Lúcio.

BRASIL X PARAGUAI

Data: 10/06/2009 (quarta-feira)
Local: estádio do Arruda, no Recife (PE)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Transmissão na TV: Globo, Bandeirantes, ESPN Brasil, Sportv e Band Sports
Árbitro: Óscar Ruiz (COL)
Auxiliares: Abraham Gonzalez e Wilson Berrío (ambos da COL)

Brasil
Júlio César; Daniel Alves (Maicon), Lúcio, Juan e Kléber; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Alexandre Pato (Nilmar)
Técnico: Dunga

Paraguai
Villar; Verón, Cáceres, Da Silva e Caniza; Bonet, Cáceres, Riveros e Ledesma (Morel Rodríguez); Osvaldo Martínez e Cabañas
Técnico: Gerardo Martino
uol

Desorganização impede entrevista coletiva de Maradona no Equador

Posted: 10 Jun 2009 04:09 AM PDT

A desorganização que reinou em um dos salões do hotel onde está concentrada a seleção da Argentina, em Quito, impediu nesta terça-feira a realização da entrevista coletiva com o técnico Diego Maradona.

- Agradeço a todos pela espera. Espero que amanhã aconteça um grande jogo de futebol para os torcedores que forem ao estádio, e que vença o melhor - disse Maradona.

O técnico argentino abandonou imediatamente depois o local para surpresa de uma grande quantidade de jornalistas que esperavam para conversar sobre a partida.


Equador e Argentina se enfrentarão nesta quarta-feira pela 14ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. A Argentina ocupa atualmente a quarta posição nas eliminatórias sul-americanas, com 22 pontos. O Equador está em sexto, com 17.

Morcegos e goteiras no Arruda

Posted: 09 Jun 2009 07:25 PM PDT


Morcego no estádio do Arruda

O torcedor pernambucano que for ao Arruda, quarta-feira à noite ver o Brasil contra o Paraguai, terá que tomar cuidado onde for sentar. Morcegos habitam as arquibancadas do estádio do Santa Cruz e muitas cadeiras ficam sujas de fezes dos animais. Na noite desta terça-feira, muitos deles sobrevoavam as tribunas de imprensa durante o treino do time de Cabañas e companhia.

Se chover, a água também será problema. Após o treino da seleção no final da tarde, começou uma chuva no Recife e várias goteiras apareceram no estádio.

Thiago Dias/GLOBOESPORTE.COM

Cadeiras no estádio do Arruda sujas com fezes de morcego

Brasil e Paraguai se enfrentam às 21h50m (de Brasília) no campo do Santa Cruz, pelas eliminatórias. A seleção não atua no Arruda desde 1995, quando venceu a Polônia em amistoso por 2 a 1. Fundado em 1972, o estádio, que tem capacidade para 66 mil torcedores, não será usado por Recife na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Uma das sedes do torneio, em conjunto com a cidade de Olinda, a capital pernambucana construirá uma nova arena para receber os jogos da competição.

Thiago Dias/GLOBOESPORTE.COM

Forte goteira no estádio do Arruda durante treino do Paraguai

globo

Waldemar Lemos pede união para tirar o Atlético-PR da lanterna do Brasileirão

Posted: 09 Jun 2009 07:17 PM PDT


Confirmado como o novo treinador do Atlético-PR nesta terça-feira, Waldemar Lemos está confiante que poderá realizar um bom trabalho no comando da equipe paranaense. Apesar do Furacão estar na lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas um pontos, o treinador garante que com a união o clube sairá desta incomoda posição na competição.

- As coisas vão acontecer devagar e com calma. A ajuda é múltipla, espero que me ajudem, assim como vou ajudar as pessoas no Atlético-PR também. Tive oportunidade de trabalhar com o Jairo e com o Rafael Santos e o restante eu conheço, pois tive oportunidade de jogar contra – disse o treinador ao site oficial do clube.

Experiente, o treinador quer usar o seu conhecimento no desenvolvimento dos jovens talentos que o clube rubro-negro tem na sua equipe principal.

- Acredito muito no trabalho com novos jogadores. O Atlético-PR terá um futuro muito bom com suas promessas.

globo

Brasiliense 3 x 0 Bahia - Show de veteranos e 100% em casa

Posted: 09 Jun 2009 07:06 PM PDT


O Brasiliense manteve os 100% de aproveitamento como mandante na Série B do Campeonato Brasileiro, ao vencer o Bahia por 3 a 0, nesta terça-feira à noite, no Estádio Serejão, em Taguatinga, pela abertura da sexta rodada.
A vitória teve a marca dos dois principais jogadores do time titular. Fábio Júnior marcou o primeiro, com oportunismo, após driblar um zagueiro e vencer o ex-corintiano Marcelo. Depois, Iranildo acertou belo chute no ângulo e ampliou. No final, Didão aproveitou desvio do zagueiro e fechou o placar no segundo tempo.
Com o resultado, o time do ex-Senador Luiz Estevão se recuperou da derrota para o América-RN, na última rodada. O Brasiliense chegou aos 12 pontos ganhos, ficando três abaixo do líder Guarani. Enquanto isso, o Bahia, que vinha de goleada contra o ABC e não perdia desde a segunda rodada, tem dez pontos e caiu para o quinto lugar.

Com Fellype Gabriel inspirado, Portuguesa se reabilita e derruba Ipatinga

Posted: 09 Jun 2009 06:51 PM PDT


Na abertura da sexta rodada da Série B do Brasileiro, a Portuguesa reabilitou-se da goleada para a Ponte Preta e voltou a vencer. Com dois gols de Fellype Gabriel e um de Kempes, o time paulista derrotou o Ipatinga por 3 a 0, nesta terça-feira, no Ipatingão, e assumiu o terceiro lugar na competição, provisoriamente. A equipe mineira, que interrompeu sequência positiva, deixou a vice-liderança e caiu para quinto posição.

A Portuguesa, que havia caído para o nono lugar com a derrota para Ponte Preta na rodada passada, foi a 11 pontos e chegou ao G-4, o grupo dos quatro que garantem o acesso à Série A. Para terminar a rodada na zona de classificação à elite do futebol brasileiro, a equipe paulista depende da combinação de resultados no complemento da rodada.

Antes da derrota para a Ponte Preta, a única da equipe na competição, a Portuguesa vinha de dois empates, contra o Vila Nova-GO na estreia e o Bahia, e duas vitórias, sobre Fortaleza e Figueirense. O terceiro triunfo dos paulistas veio diante de um adversário direto na briga por posição.

O Ipatinga, que fora derrotado na estreia pelo Figueirense, em Florianópolis, vinha embalado na competição. Foram três vitórias seguidas - contra Vila Nova-Go, Campinense-PB e Ponte Preta em Campinas - e um empate fora de casa com o Bragantino, na rodada passada.
uol

0 comentários:

Postar um comentário