BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Rodada europeia termina com quatro classificados e repescagem quase definida

Posted: 11 Oct 2009 06:04 AM PDT

Com a rodada deste sábado pelas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo-2010, algumas seleções terminaram o dia em festa, com a vaga garantida para o torneio. Outras, embora não tenham se classificado, ficaram mais perto de seu objetivo. Há quem celebre a chance de ir para a repescagem, com um fio de esperança para estar na África do Sul. Por fim, algumas equipes lamentam a eliminação.


Dinamarca, Sérvia, Alemanha e Itália se classificaram para o Mundial-2010 e se juntaram a Espanha, Holanda e Inglaterra, que haviam se garantido de forma antecipada.

Os alemães saíram vencedores de um complicado duelo contra a Rússia, rival direta pela vaga. Mesmo jogando em Moscou, o Nationalelf ganhou por 1 a 0 graças ao gol marcado por Klose. A Alemanha assegurou a primeira colocação do grupo 4. Os russos, por sua vez, têm lugar garantido na repescagem.

A Sérvia também fez bonito e selou sua classificação com uma goleada por 5 a 0 sobre a Romênia em Belgrado. Com o resultado, os sérvios consolidaram a ponta do grupo 7, à frente da França. Os Bleus também ganharam por 5 a 0 da frágil equipe de Ilhas Faroe, em casa, e estão na repescagem, pelo menos.

A Itália carimbou seu passaporte para a África do Sul bem ao seu estilo. Em um jogo dramático, a Squadra Azzurra arrancou um empate por 2 a 2 com a Irlanda fora de casa, com direito a um gol de Gilardino nos minutos finais. Como prêmio de consolação, os irlandeses estão na repescagem e ainda sonham com o Mundial.

No grupo 1, a Dinamarca derrotou a Suécia por 1 a 0 e também estará no Mundial. O resultado beneficiou Portugal, que cumpriu sua parte ao bater a Hungria por 3 a 0. Os Tugas assumiram a vice-liderança da chave e, como enfrentam a fraca equipe de Malta, devem disputar a repescagem e mantêm vivas as suas chances.

A Suíça fez sua parte ao derrotar Luxemburgo por 3 a 0 pelo grupo 2. A equipe secou Grécia e Letônia, torcendo por um empate - o resultado garantiria sua classificação. Só que os gregos golearam por 5 a 2, adiaram a classificação dos suíços e tentam a vaga direta. A repescagem ainda pode contar com Israel e Letônia

A situação no grupo 3 ficou mais disputada. A Eslovênia bateu a líder Eslováquia por 2 a 0, ficou a dois pontos da ponta e sonha com a vaga direta. Sem chances de tomar a liderança, a República Tcheca manteve a esperança de ir para a repescagem ao vencer a Polônia por 2 a 0.

A Bósnia-Herzegovina assegurou seu lugar na repescagem ao superar a Estônia por 2 a 0 fora de casa e ficar em segundo no grupo 5. Pior para a Turquia, eliminada com uma derrota por 2 a 0 para a Bélgica. Já a Ucrânia acabou com a invencibilidade da já garantida Inglaterra ao vencer por 1 a 0 em casa, assumiu a vice-liderança e complicou a vida da Croácia, agora em terceiro no grupo 6.
uol

Valdívia marca, Chile vira sobre Colômbia e garante vaga na Copa

Posted: 11 Oct 2009 05:59 AM PDT

Após Brasil e Paraguai, o Chile se tornou a terceira seleção sul-americana a carimbar o passaporte para a Copa do Mundo da África do Sul. Com o gol da virada marcado pelo ex-palmeirense Valdívia, a seleção venceu a Colômbia por 4 a 2, em Medelín, e não pode mais ser alcançada pelos principais concorrentes.


A equipe chilena foi a 30 pontos e figura na terceira colocação da tabela. Com boa campanha, soma nove vitórias, três empates e cinco derrotas nessas eliminatórias. O Brasil, que joga neste domingo contra a Bolívia, em La Paz, é o líder com 33 pontos ao lado do Paraguai que derrotou a Venezuela neste sábado.

Já a Colômbia deu adeus ao sonho de participar de sua quinta Copa do Mundo. A seleção depositava todas as suas fichas na partida, tida como última esperança, já que precisava vencer e torcer para uma combinação de resultados.

Mas, sem sucesso, permaneceu com 20 pontos, distante da meta, e só pode chegar a 23 pontos, um menos que o Uruguai, que hoje disputaria a repescagem.

A rodada final acontece na próxima quarta-feira e os times apenas cumprem tabela. A Colômbia sai para pegar o Paraguai, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, às 19h, enquanto o Chile recebe o Equador, em Santiago, às 20h.

A partida foi bastante movimentada e dramática com os times se alternando no placar. A seleção chilena começou a partida se complicando. Aos 13 minutos, Vidal marcou contra a própria meta, abrindo o placar para os colombianos.

Mas os visitantes se recuperaram e conquistaram a virada no intervalo de um minuto. Aos 35 minutos, Ponce deixou tudo igual. Mal a bola rolou novamente, Suazo virou.

Mas na etapa final o Chile levou um susto e por alguns momentos viu a classificação ser adiada com o gol de Moreno, aos 18 min, e os outros resultados da rodada que não ajudavam. Aos 27 minutos, o ex-palmeirense Valdívia deu tranquilidade aos seus compatriotas marcando o tento da virada. Sete minutos depois, Orellana selou a vitória e a classificação.
uol

Argentina tem 42% de chances de conseguir vaga direta na Copa do Mundo

Posted: 11 Oct 2009 05:56 AM PDT

Matemático Tristão Garcia faz as contas, mas confessa que é difícil fazer previsão no confronto com Uruguai, que tem 58%


Maradona vibra na grama molhada: Argentina precisa de vitória ou empate em Montevidéu

Para garantir a classificação direta para a Copa do Mundo de 2010, a Argentina precisa vencer ou empatar com o Uruguai na quarta-feira, em Montevidéu. Mas, pelos cálculos do matemático Tristão Garcia, é a Celeste quem tem mais chances de ficar com a quarta posição das eliminatórias sul-americanas: 58% contra 42% do time de Diego Maradona.

A Argentina tem 25 pontos, um a mais que os uruguaios. O Equador é o sexto, com 23, e pega o classificado Chile em Santiago, na quarta. Para ficar fora da Copa do Mundo, a seleção de Maradona tem que perder e os equatorianos têm que vencer os chilenos. Assim, os argentinos não entram nem na repescagem;

- A Argentina tem um mau retrospecto fora de casa. Só uma vitória (2 a 0 na Venezuela), cinco derrotas e dois empates. Já o Uruguai só perdeu uma no Centenário, para o Brasil, e venceu quatro. Por isso, a Celeste tem uma pequena vantagem. Mas é difícil fazer previsão em um jogo assim, sabemos que tudo pode acontecer. Se fizesse uma análise fria, só de números, seria 67% para a Argentina, pois joga por dois resultados, e 33% para o Uruguai, que só tem que vencer. Os números mostram um equilíbrio grande. A conclusão que eu chego é que é improvável que a Argentina fique fora da Copa, como todo mundo achava que iria acontecer – afirmou Tristão.

Com um empate, a seleção de Maradona só ficaria fora se o Equador vencer o Chile por seis gols de diferença, uma tarefa quase impossível. Principalmente após a derrota em casa para o Uruguai com gol no último minuto. A vitória heróica de 2 a 1, nos acréscimos, deixou Maradona mais confiante para a classificação.

- As chances de classificação estão intactas. Se fizéssemos cinco gols estaríamos mais tranquilos, mas só tivemos um de diferença na vitória contra os peruanos – disse o treinador.

Segundo Tristão, a Argentina só tem 13% de chances de ficar fora da Copa, sem repescagem. O Uruguai só pode pensar em vitória, pois empate e derrota deixaram a Celeste na dependência do resultado do Equador, que também não pode deixar o triunfo escapar para seguir com chances de repescagem (22%).
As partidas Uruguai x Argentina e Chile x Equador estão marcadas para o mesmo horário, 20h (de Brasília). Três seleções sul-americanas já estão garantidas na Copa do Mundo: Brasil, Paraguai e Chile. Na quarta, a decisão final.

globo

Flamengo vira, bate São Paulo no Maracanã e se aproxima do G-4

Posted: 11 Oct 2009 05:52 AM PDT

Pet brilha na vitória por 2 a 1. Derrota tricolor facilita a vida do Verdão na ponta, que pode abrir oito pontos para o rival

Petkovic comemora gol do Flamengo no Maraca

Depois de chegar desacreditado ao clube e praticamente "aposentado", Petkovic ressurgiu e neste sábado mostrou outra vez quão importante é para o Flamengo na vitória, de virada, por 2 a 1 sobre o São Paulo, no Maracanã. O camisa 43 fez um gol, de pênalti, e serviu Zé Roberto, que fez o segundo.

O resultado eleva para oito a série de partidas sem derrota do Rubro-Negro e deixa a equipe com 45 pontos na tabela do Brasileirão, ainda em sexto e momentaneamente a apenas dois do G-4. O triunfo fez justiça ao volume de jogo dos mandantes durante toda a partida. Por sua vez, o São Paulo fica estacionado nos 49 pontos e pode ver a distância para o Palmeiras, que enfrenta o Náutico, chegar até os oito pontos.

O clima de chuva quase ininterrupta desde quinta-feira no Rio de Janeiro estragou o planejamento de novo recorde de público, que pertence ao Fla-Flu do último domingo (78.409 pagantes). Mesmo assim, o Maracanã recebeu 57.210 pagantes (60.280 presentes).

A escalação ousada de Andrade com Juan no meio-campo e Everton na lateral tornou o lado esquerdo do Flamengo ainda mais perigoso. Mas o São Paulo contragolpeou da mesma forma. Dagoberto, Júnior César e Richarlyson revezaram-se nas tabelas pelo outro lado.

A primeira chance clara foi dos mandantes. Aos dez minutos, Everton Silva cruzou da direita e Denis Marques, na entrada da pequena área, mas meio sem jeito, cabeceou por cima. O camisa 9 rubro-negro teve outra boa oportunidade aos 17. Ele dominou na intermediária, avançou e bateu com perigo, à direita da baliza. Na continuidade, o Rubro-Negro demonstrou força em dois lances. Após passe de Everton, Álvaro tentou o chapéu, mas Rogério Ceni fez a defesa. Logo depois, Pet cruzou para a área, e Juan, de primeira, mandou para fora.

Mas os visitantes não perdoaram na primeira chance que tiveram. Dagoberto fez um excepcional lançamento, Ronaldo Angelim e Everton ficaram parados, e Hernanes aproveitou para driblar Bruno e rolar para o gol vazio, aos 26 minutos. Aos 28, Zé Roberto cruzou da direita, Rogério Ceni espalmou para o meio da área e Juan, de direita, finalizou rasteiro. A bola entraria, mas Renato Silva salvou quase sobre a linha.

A pressão do Flamengo permaneceu intensa. Aos 38, Everton Silva chutou forte da entrada da área, e o goleiro são-paulino espalmou para fora. Os insistentes erros de Denis Marques irritaram a torcida e antes mesmo do intervalo o atacante foi vaiado. A última chance da primeira etapa foi rubro-negra. Petkovic, aos 45, bateu falta da lateral direita, Angelim apareceu sozinho, cabeceou, e Rogério salvou.

Nos números da primeira etapa a superioridade do Flamengo ficou evidenciada: nove finalizações contra duas do adversário. Porém, quem deixou o campo comemorando foi o São Paulo.

Pet comanda a virada. Tricolores reclamam da arbitragem

Em menos de dez minutos, Denis Marques irritou de tal modo a torcida que Andrade o substituiu por Bruno Mezenga. Dominando a partida, o Flamengo não conseguia transformar a superioridade em gols. Por sua vez, satisfeito com o resultado, o São Paulo começou a retardar a partida desde os 15 minutos. Mas aos 16 surgiu o castigo, quando Toró foi derrubado por Jorge Wagner dentro da área.

A torcida pediu Pet, e o camisa 43 desperdiçou a primeira cobrança. Mas o auxiliar mandou voltar, alegando que Rogério Ceni se adiantou. A reclamação tricolor foi intensa. Na segunda tentativa, o sérvio bateu à la Zidane na final da Copa do Mundo de 2006 e empatou, aos 21.

Um minuto depois quase o São Paulo cala o Maracanã novamente. Rodrigo encontrou Hugo dentro da área, mas o chute do apoiador saiu à esquerda da trave.

Aos poucos o Flamengo reorganizou o meio-campo e partiu para a pressão final. Pet chutou de fora da área, aos 34, e Rogério Ceni defendeu. O gol da virada viria no lance seguinte. Bruno Mezenga roubou a bola na intermediária e passou para Pet, que tocou para Zé Roberto na ponta esquerda bater cruzado rasteiro e explodir a torcida rubro-negra: 2 a 1.

Na próxima rodada, o Flamengo visita o líder Palmeiras, domingo. Um dia antes, o São Paulo recebe o Atlético-MG, no Morumbi.

globo

0 comentários:

Postar um comentário