BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Atlético-MG é apontado como favorito em reta final com times de SP, MG, RS e RJ

Posted: 26 Oct 2009 09:13 AM PDT

Assim como em 2008, o Campeonato Brasileiro chega à 32ª rodada com uma verdadeira disputa entre quatro estados diferentes. Mais uma vez, times de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro estão envolvidos diretamente na briga pelo título. Quatro equipes aparecem novamente emboladas nas primeiras posições: Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Cruzeiro. O panorama do torneio anterior trazia ainda o Grêmio, que era o líder a ocasião. Desta vez, Atlético-MG e Internacional chegam como fortes candidatos. O Galo, aliás, vem sendo apontado por especialistas como o clube que aparece mais forte nesta reta final.

Na competição do ano passado, faltando sete rodadas para o término da competição, a diferença entre o primeiro e o quinto colocado era de quatro pontos. O Grêmio tinha 59, o São Paulo (que ficou com título) somava 56, enquanto Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras estavam com 55.

Agora, a diferença entra o líder e o primeiro fora do G-4 é de apenas três pontos. O Verdão tem 54, um a mais que o Galo. O Colorado e o Tricolor Paulista estão com 52, um à frente do Flamengo. Para apimentar ainda mais a Raposa, sexta colocada, vem em ascensão e soma 48 (confira o guia da briga pelo título no infográfico abaixo).


O comentarista Maurício Saraiva, comentarista da RBS, aposta no Atlético-MG pelo bom momento vivido entre o time e a torcida. Para ele, o Galo, mesmo com uma tabela complicada, chega mais forte na reta final do Brasileirão.

- A vitória no Gre-Nal foi mais importante que uma boa apresentação. Manteve o sonho do Internacional, que praticamente garantiu uma vaga na Taça Libertadores. Acho que o Palmeiras está sentindo uma pressão grande e não tem qualidade para manter o rendimento de antes. A competição está muito parelha, mas aposto no Atlético-MG. O Celso Roth está fazendo um belo trabalho e conseguiu trazer a torcida para perto do time. Há muito tempo não vejo essa química entre os atleticanos e a equipe. Por isso, aposto no Galo.

Bob Faria, da TV Globo Minas, lembra que muitas equipes oscilaram durante a competição. Segundo ele, três chegarão fortes na última rodada, mas também acha que o Atlético-MG é um bom candidato.

- Nesse campeonato, todos os times já passaram por momentos de baixa. Ninguém esteve 100% estável. O Palmeiras está tendo sua baixa neste momento, como o Atlético-MG teve há pouco tempo. Acho que chegaremos à ultima rodada com pelo menos três times brigando pelo título. O Atlético-MG recuperou seu futebol. Talvez seja o time que melhor encaixou os reforços contratados ao longo da competição. Acho que o Atlético-MG, engatou uma quinta. Vive seu melhor momento desde os anos 80 e chega forte pelo título. Já o Cruzeiro demorou para crescer após a Libertadores e também para recuperar jogadores machucados. Mas analisando a tabela dos dois, o caminho do Cruzeiro para a Libertadores é menos problemático do que o do Atlético-MG para o título (veja os gols da 31ª rodada no vídeo).

Caio Ribeiro, que já teve a oportunidade de estar dentro de campo, não aponta um favorito e diz que o campeonato está aberto. O comentarista coloca o Cruzeiro na briga e acha que cada equipe tem qualidades para conseguir o título.

- O Cruzeiro está confiante e vem apresentando o melhor futebol ao lado do Flamengo. Agora começa um outro campeonato. O São Paulo sabe jogar na pressão e não sente muito. O Atlético-MG é a grande surpresa e foi a equipe que melhor contratou nessa janela de meio de campeonato. Cada um tem sua característica e é difícil colocar um na frente.

Números de títulos por estados:

Estados Títulos Times
SP 17

São Paulo(1977, 86, 91, 2006, 07, 08), Corinthians (1990, 98, 99, 2005), Palmeiras (1972, 73, 93, 94), Santos (2002, 04) e Guarani (1978)

RJ 11 Flamengo (1980, 82, 83, 87*, 92), Vasco (1974, 1989, 1997, 2000), Fluminense (1984) e Botafogo (1995)
RS 5 Internacional (1975, 76, 79) e Grêmio (1981, 96)
MG 2 Atlético-MG (1971) e Cruzeiro (2003)
* Módulo Verde da Copa União.

Já Casagrande se divide entre Atlético-MG e Flamengo. Para ele, o Palmeiras está em situação complicada e precisa vencer os próximos jogos para não correr risco de ficar fora até da Libertadores.

- Acho que o título ficará entre Atlético-MG e Flamengo. E se o Palmeiras não abrir o olho pode ficar fora da zona da Libertadores. É um time que está em queda há um mês e tem dois jogos complicados pela frente. Se não ganhar do Goiás (quinta) e perder o clássico para o Corinthians (domingo) a torcida vai perder a paciência.

Júnior faz questão de destacar a ascensão do Flamengo e as contratações feitas pelo clube durante a competição. Além do rubro-negro, ele também elogia a qualidade do Atlético-MG e a boa fase do time mineiro.

- O Flamengo conseguiu, no período mais importante do campeonato, encaixar uma série de resultados positivos. O acerto defensivo, com a chegada de Maldonado e Álvaro, e a entrada em forma do Pet e do Adriano foram fundamentais. O Atlético-MG também está em uma fase excelente, principalmente pelas boas contratações que fez. Eu destaco as chegadas do Corrêa e, principalmente, do Ricardinho, que é um jogador que acrescenta muito em qualidade à equipe. O Palmeiras, que teve uma série imensa de bons resultados, não conseguiu essa sequência na fase decisiva, e agora está sofrendo uma pressão muito grande dos adversários diretos pelo título. Jogos como São Paulo x Internacional desta quarta-feira, e Atlético-MG x Flamengo (08/11) prometem ser espetaculares.

globo

Após clássico, Fla chega a dez jogos invicto, marca histórica no Brasileiro

Posted: 26 Oct 2009 06:21 AM PDT

Ao vencer o Botafogo por 1 a 0 neste último domingo, no Engenhão, o Flamengo não ficou somente a três pontos do líder Palmeiras no Campeonato Brasileiro. A equipe dirigida pelo técnico Andrade atingiu uma marca inédita para o clube ao alcançar dez partidas de invencibilidade.


Essa é a maior série invicta do Rubro-Negro carioca desde que o Brasileirão começou a ser disputado em pontos corridos. Antes, em 2005, o time comandando por Joel Santana conseguiu impressionante arrancada na reta final e permaneceu nove rodadas sem perder, se livrando do rebaixamento.

"Temos de enaltecer a nossa campanha. São dez jogos de invencibilidade. É algo maravilhoso. Há muitos anos o Flamengo não realizava uma campanha assim no Brasileiro e quebramos o recorde do Joel Santana", comemorou Andrade no vestiário.

No entanto, o recorde de invencibilidade do Flamengo em brasileiros pertence ao time campeão nacional em 1980, o qual Andrade era titular do meio-campo. Aquela equipe, que contava com Zico, passou 17 jogos invicta na vitoriosa campanha.

Neste Brasileiro, faltando sete rodadas para o fim, o Rubro-Negro carioca no máximo conseguirá igualar o feito. Porém, para seguir sem perder, o time precisa de um bom resultado já nesta quarta-feira contra o Barueri, fora de casa.

"Vencer lá em Barueri é muito difícil. Nos desgastamos muito neste jogo contra o Botafogo e vamos ter de nos recuperar bem para enfrentarmos o Barueri lá", declarou Andrade.

O elenco do Flamengo se reapresenta na tarde desta segunda-feira, na Gávea. A viagem para São Paulo deve ocorrer apenas na terça-feira. O time é o quinto colocado do Brasileirão, com 51 pontos, estando três atrás do líder Palmeiras.

Robinho diz que jogar no Barça poderia transformá-lo no melhor do mundo

Posted: 26 Oct 2009 06:19 AM PDT

O atacante Robinho voltou a falar sobre uma possível negociação com o Barcelona. O jogador do Manchester City não esconde que vê com bons olhos a transferência para o time de Messi, Ibrahimovic e companhia, onde, segundo ele, teria chances de alcançar voos mais altos do que na equipe britânica.

De acordo com jornais ingleses e espanhóis, o ex-santista estaria perto de assinar com o Barça e poderia deixar o City já em janeiro, na reabertura do mercado. Para o seu lugar, o clube de Manchester contrataria Ribéry, do Bayern de Munique.

- Estou muito feliz pelo Barcelona ter mostrado interesse. Jogar no Camp Nou seria muito mais fácil de ser o melhor do mundo do que no City - afirmou Robinho, em declarações publicadas pelo jornal "El Mundo Deportivo".

No entanto, o Rei das Pedaladas, que segue se recuperando de uma lesão no tornozelo, ressaltou que não tem nada contra o técnico dos Citizens, o galês Mark Hughes.

- Não estou forçando minha saída da Inglaterra e não tenho problemas com o meu treinador - ressaltou.

globo

Emoção total na reta decisiva: seis times estão embolados na briga pelo título

Posted: 26 Oct 2009 03:12 AM PDT

Candidatos ao título aproveitam tropeço do Palmeiras, vencem seus jogos e deixam imprevisível a disputa pela taça do Brasieirão-2009


arte/GLOBOESPORTE.COM

Brasileirão-2009: seis times e um destino

A reta final do Brasileirão 2009 virou a mais emocionante da história dos pontos corridos. A rodada do fim de semana terminou com seis times embolados na briga pelo título nacional. A diferença entre o líder Palmeiras (54) e o sexto colocado Cruzeiro (48) é de apenas seis pontos. É a menor distância entre os seis primeiros nessa altura da competição desde 2003, quando a fórmula de disputa atual passou a ser utilizada.

Para se ter uma idéia do equilíbrio, no ano passado a diferença era de dez pontos entre o Grêmio (1º, com 59) e o Botafogo (6º, com 49). Em 2007, a distância era de 16 pontos (São Paulo 64 x 48 Fluminense) e em 2006 chegava a 14 (São Paulo 63 x 49 Paraná).

Qualquer um dos seis times pode chegar ao próximo domingo na liderança do campeonato. E a rodada de quarta-feira marca o primeiro dos quatro confrontos diretos entre os postulantes: São Paulo e Inter vão se enfrentar no Morumbi.

TIME JOGOS RESTANTES
Palmeiras - 54

Goiás (c), Corinthians (c), Fluminense (f),

Sport (c), Grêmio (f), Atlético-MG (c) e Botafogo (f)

Atlético-MG - 53

Fluminense (f), Goiás (f), Flamengo (c),

Coritiba (f),Inter (c), Palmeiras (f) e Corinthians (c)

Inter - 52

São Paulo (f), Botafogo (c), Barueri (f), Santos (c),

Atlético-MG (f), Sport (f) e Santo André (c)

São Paulo - 52

Inter (c), Barueri (c), Grêmio (f), Vitória (c),

Botafogo (f),Goiás (f) e Sport (c)

Flamengo - 51

Barueri (f), Santos (c), Atlético-MG (f), Náutico (f),

Goiás (c), Corinthians (f) e Grêmio (c)

Cruzeiro - 48

Santo André (c), Fluminense (c), Sport (f), Grêmio (c),

Atlético-PR (f), Coritiba (c) e Santos (f)

Dos seis candidatos ao título, apenas o líder Palmeiras não venceu na rodada. O tropeço contra o Santo André por 2 a 0, na quarta-feira, era a senha para que os perseguidores se animassem. Um a um, os adversários do Palmeiras foram vencendo seus jogos da 31ª rodada. No sábado, o Atlético-MG bateu o Vitória por 1 a 0. Nos jogos das 16h de domingo, o Santos bateu o São Paulo por 4 a 3 na Vila e o Inter derrubou o Grêmio por 1 a 0 no Beira-Rio. Para encerrar, nos jogos das 18h30m, o Flamengo fez 1 a 0 no Botafogo no Engenhão e o Cruzeiro derrubou o Corinthians no Pacaembu pelo mesmo placar (clique ao lado e saiba mais sobre os jogos do domingo).

O Goiás, que era o sexto colocado, tropeçou no Fluminense no Serra Dourada, perdeu uma posição e boa parte da esperança que tinha de brigar pela taça.

Dos seis candidatos, apenas dois dependem de suas próprias forças para conquistar o título. O Palmeiras, apesar de ter perdido seus três últimos jogos, garante o título se vencer os sete jogos restantes. O Galo também tem esse privilégio, já que vai enfrentar o Palmeiras em confronto direto na penúltima rodada, no Palestra Itália.

Dos seis, o Galo é quem tem o caminho teoricamente mais complicado. Terá confrontos diretos com três concorrentes ao título (Palmeiras, Inter e Flamengo), além de um jogo contra o Goiás, que luta pela Libertadores. O Cruzeiro é o único dos candidatos que não terá confrontos diretos com outros que brigam pelo título. Cinco jogos serão contra times que lutam contra a degola e dois contra adversários que brigam apenas por um lugar na Sul-Americana.

globo

0 comentários:

Postar um comentário