BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Adriano se aproxima de igualar recorde histórico de Zico no Flamengo

Posted: 09 Nov 2009 04:12 PM PST

O Flamengo acostumou-se a não ter jogadores disputando a artilharia do Campeonato Brasileiro. Adriano quebrou esse costume neste ano. Agora, a quatro rodadas do fim, o Imperador corre atrás de uma marca histórica. Ele está a três gols de se igualar a Zico como maior goleador rubro-negro em uma única edição do Nacional.

O maior ídolo da história do clube fez 21 gols tanto em 1980 quanto 1982. Por enquanto, o Imperador tem 18. O último deles marcado na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, domingo, no Mineirão.

- Seria muito bom entrar para a história do clube, ajudar o Flamengo nesta reta final e terminar o Brasileiro na artilharia – disse Adriano.

Por enquanto, a média dele é de 0,66 gol por partida. Foram 18 em 27 jogos , Para chegar aos 21, ele precisa elevar a média para 0,75. Nada difícil se a referência forem os últimos dez jogos dele no Brasileiro, quando fez oito gols (0,8 por duelo).

Ajudado pelos gols de Adriano, o Flamengo está na terceira posição, com 57 pontos, dois atrás do líder São Paulo. Na próxima rodada, o time visita o Náutico, nos Aflitos, às 16h (de Brasília).

Confira os cinco maiores artilheiros do Fla por edição de Brasileiro:

Jogador Gols Ano
Zico 21 1980
Zico 21 1982
Adriano 18 2009
Zico 17 1983
Nunes 16 1981

Após "repetição de erros", Simon não apita mais no Campeonato Brasileiro

Posted: 09 Nov 2009 02:24 PM PST

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde desta segunda-feira que o árbitro Carlos Eugênio Simon está afastado do Campeonato Brasileiro. A suspensão do gaúcho presente no quadro da Fifa vem um dia depois da atuação polêmica na vitória por 1 a 0 do Fluminense sobre o Palmeiras neste domingo, mas acontece em "decorrência" da sucessão de equívocos ao longo do torneio.

Em nota oficial publicada em seu site oficial, a CBF informou que "em virtude da repetição de erros cometidos durante a competição, o árbitro Carlos Eugênio Simon (RS), que apitou o jogo Fluminense x Palmeiras, domingo, no Maracanã, está afastado até o final do Campeonato Brasileiro 2009."

Na partida em questão, Simon invalidou um gol marcado pelo atacante Obina no primeiro tempo, quando a partida estava empatada por 0 a 0. O árbitro gaúcho alegou que o palmeirense cometeu falta no adversário Maicon ao subir para cabecear, mas as imagens televisivas mostraram que o camisa 28 do time alviverde, na verdade, foi puxado pelo jogador do Flu.


Árbitro brasileiro nas Copas do Mundo de 2002 e 2006, Simon também não viu uma cabeçada que o atacante Alan deu no lateral-esquerdo Pablo Armero, que inclusive deixou o campo sangrando com um corte no supercílio, na segunda etapa de jogo. Ademais, o zagueiro alviverde Danilo teria sofrido pênalti após ser derrubado por Gum.

O desempenho de Simon na partida causou ira na diretoria palmeirense. Ainda nos vestiários do Maracanã, o gerente de futebol Toninho Cecílio avaliou a atuação do árbitro como "covarde" e intimou o juiz a prestar esclarecimento pela invalidação do gol de Obina.

Já o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo vociferou em carta publicada na manhã desta segunda-feira, dizendo ao Blog do Juca que o gaúcho era um "operador oficial de interesses escusos" e, ao jornal Lance!, que o apitador "é vigarista, safado e crápula".

Outra atuação polêmica de Simon neste Brasileirão se deu no clássico paulista entre São Paulo e Santos, em 25 de outubro, pela 31ª rodada. O mediador do jogo expulsou o goleiro Rogério Ceni por um choque com o atacante santista Jean e foi acusado pelo camisa 1 tricolor de "persegui-lo". Os santistas também se queixaram do pouco tempo de acréscimo dado pelo juiz no segundo tempo.


Apesar da suspensão de âmbito nacional recebida nesta segunda-feira, Carlos Eugênio Simon está escalado para apitar o confronto entre River Plate, do Uruguai, e LDU, do Equador, na quinta-feira, pela ida das semifinais da Copa Sul-Americana.

Também nesta segunda, a CBF informou que o árbitro Nielson Dias, responsável pela partida entre Vasco e Juventude no sábado, está fora do próximo sorteio. O apitador deixou de marcar um toque de mão de Elton no lance do primeiro gol do clube carioca, que retornou à primeira divisão com uma vitória sobre os gaúchos por 2 a 1.
uol

Chances de título do Brasileirão ser decidido na última rodada são de 83%

Posted: 09 Nov 2009 02:41 AM PST

Números mostram que emoções da briga pelo troféu e para escapar do rebaixamento devem persistir até os últimos jogos do campeonato


A 34ª rodada foi muito importante para as pretensões do São Paulo de conquistar a sua sétima taça de campeão brasileiro, mas nem por isso tornaram o campeonato mais previsível. Apesar de a matemática apontar 44% de chances para o Tricolor contra 24% do Palmeiras (quase o dobro), tudo indica que o título só será decidido na última rodada. A probabilidade de que isso aconteça é de 83%, segundo os cálculos do professor Tristão Garcia, do site InfoBola. Até na parte de baixo da tabela, a situação de todos os rebaixados só deve ser confirmada nos jogos finais. Há 77% de chances que isso aconteça (assista aos gols da 34ª rodada no vídeo).

Enquanto a tensão e as expectativas aumentam, algumas coisas ficaram mais claras após os jogos deste fim de semana. Os mais beneficiados pelos resultados foram São Paulo e Flamengo.

- O Flamengo cresceu muito, venceu um confronto direto, fez a sua parte e ampliou suas chances de título. A média de pontos nos últimos seis jogos é de um time que quer ser campeão. O problema é que o São Paulo foi o grande vencedor desta rodada. Por exemplo, caso o São Paulo vencesse três partidas e empatasse uma, Palmeiras e Flamengo teriam que ganhar as quatro para ficar com o título - explica Tristão.

Chances de título

São Paulo 44%
Palmeiras 24%
Flamengo 20%
Atlético-MG 8%
Cruzeiro 3%
Inter 1%

Na briga pela vagas na Libertadores, Internacional e Cruzeiro estão ainda bem abaixo de seus concorrentes. A diferença é que a Raposa vem numa crescente, com 45% de chances. Já o Colorado está em um período de queda, com 23% de chances de terminar no G-4. O Atlético-MG, apesar da derrota neste domingo, continua com boas chances de classificação: 63%. Veja as probabilidades dos outros times na tabela abaixo:

Chances de vaga na Libertadores
São Paulo 96%
Palmeiras 87%
Flamengo 83%
Atlético-MG 63%
Cruzeiro 45%
Inter 23%
Avaí 2%
Grêmio 1%

Cariocas melhoram suas chances de escapar

Os cariocas injetaram novo ânimo na briga contra o rebaixamento. As três vitórias seguidas do Fluminense fizeram o time subir para a 17ª posição e ter suas chances de degola diminuídas para 82%. Porém, a mesma sequência de resultados do Botafogo não facilitaram em nada a missão tricolor. As chanes dos alvinegros caírem são agora de 16%. O número mágico para que um time escape é de 46 pontos. O risco de pelo menos um carioca cair é de 91%. Logo, a possibilidade de que isso não aconteça é de 9%. Há ainda 8% de chances de caírem os dois.

Náutico e Santo André se complicaram e estão com a corda no pescoço. O Timbu tem 94 de chances de ir para a Série B, contra 92% dos paulistas. Quem está mesmo enrascado é o Sport, último colocado com 99% de chances, como explica Tristão.

- Nem um milagre salva o Sport. Ele está virtualmente rebaixado. Neste próximo jogo contra o Palmeiras, no Palestra Itália, teria de vencer para continuar sonhando. Um empate já rebaixa matematicamente o time.

Risco de rebaixamento

20º Sport 99%
19º Náutico 94%
18º Santo André 92%
17º Fluminense 82%
16º Botafogo 16%
15º Coritiba 11%
14º Atlético-PR 3%
13º Santos, Vitória, Barueri 1%

0 comentários:

Postar um comentário