BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Veja os 10 maiores fracassos do ano no futebol brasileiro

Posted: 28 Dec 2009 05:37 AM PST

O ano de 2009 no futebol brasileiro colecionou muitas vitórias, mas também uma série de fracassos. A reportagem do Terra enumerou os maiores fiascos no esporte mais popular do mundo no País e colocou o desempenho do Palmeiras no Campeonato Brasileiro como o mais dramático dos dez listados. O time tornou-se o maior favorito ao título nacional, mas acabou ficando fora até da Copa Libertadores.


Confira a lista dos dez fracassos do futebol brasileiro:

1 - Palmeiras no Campeonato Brasileiro
Ao contrário do rival Corinthians, o Palmeiras começou o ano de 2009 desacreditado, contratando jovens promessas, mas dentro de campo se entrosou e conseguiu liderar o Campeonato Brasileiro por 19 rodadas. No entanto, com cinco jogos para o término da competição, o time alviverde perdeu a ponta. A equipe teve uma sequência de maus resultados ficando, inclusive, fora da Copa Libertadores. A diretoria chegou a afirmar que o ano palmeirense foi jogado no lixo.

2 - Muricy Ramalho
Eleito pela CBF o melhor técnico do Brasil por quatro anos consecutivos (2005, 2006, 2007 e 2008), Muricy Ramalho viu sua hegemonia no futebol nacional cair em 2009 (perdeu o prêmio para o flamenguista Andrade). Muricy foi demitido do comando do São Paulo, onde havia conquistado três nacionais seguidos, no dia 19 de junho de 2009, e, depois de uma longa novela, acertou com o Palmeiras. O anúncio foi feito pouco mais de um mês após a saída do time tricolor, em 21 de julho. O treinador chegou ao Palestra Itália e, em sua primeira partida à beira do gramado, assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro após a vitória suada por 1 a 0 sobre o Fluminense. Todos imaginavam que o casamento Muricy/Palmeiras seria perfeito, mas não acabou bem e os dois fracassaram na competição.

3 - Corinthians no Campeonato Brasileiro
Campeão de tudo o que disputou no primeiro semestre - Campeonato Paulista e Copa do Brasil -, o Corinthians entrou no Brasileiro nitidamente para cumprir tabela. O time comandado por Mano Menezes já havia garantido vaga na Copa Libertadores de 2010, mas muitos colocavam o elenco como um dos favoritos ao título nacional. Ao final das 38 rodadas, o time se manteve na zona intermediária da classificação, em décimo lugar, e decepcionou a torcida, mesmo tendo dado alegrias no primeiro semestre.

4 - Torcida do Coritiba
A torcida do Coritiba deu um verdadeiro vexame na última rodada do Campeonato Brasileiro. Com o apito final do juiz, a salvação do Fluminense e a queda do time paranaense para a segunda divisão, alguns torcedores invadiram o gramado do Estádio Couto Pereira, partindo para cima do trio de arbitragem. Imediatamente a polícia entrou em ação para fazer a segurança de todos. Em uma sequência de atos de selvageria, os torcedores arrancaram bancos, placas de publicidade e atiraram nos policiais. Um deles, inclusive, precisou ser retirado, desacordado, pelos companheiros. Depois da verdadeira batalha no Couto, o STJD puniu o Coritiba com a maior pena já vista no futebol brasileiro: perda de 30 mandos de campo, além de uma multa de R$ 610 mil.

5 - Volta de Vagner Love
Apresentado no Palmeiras no dia 31 de agosto, Vagner Love chegou como ídolo. O time estava em grande fase, na liderança do Brasileiro e conquistando bons resultados. No entanto, caiu de rendimento e, junto a ele, Love não conseguiu mostrar porque chegou com status de artilheiro. Ao todo foram apenas cinco gols e, no fim do campeonato, o fraco desempenho lhe custou caro. O camisa 9 saía de uma agência dbancária ao lado do Palestra Itália quando foi agredido por membros de uma das organizadas do time alviverde. Os torcedores acabaram presos.

6 - Ano de Vanderlei Luxemburgo
Luxemburgo tem uma carreira vitoriosa, mas há alguns anos o técnico não vem tendo muito sucesso à beira do gramado, faturando "apenas" alguns campeonatos estaduais. Campeão paulista com o Palmeiras em 2008, o treinador seguiu no comando alviverde até o dia 26 de junho, quando foi demitido depois de uma confusão envolvendo o atacante Keirrison e o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo. Após deixar o Palestra Itália, ele foi treinar mais uma vez o Santos. Luxemburgo chegou à Vila Belmiro e logo nos primeiros dias já admitiu que o time dificilmente brigaria por uma vaga na Copa Libertadores. E foi o que aconteceu. O Santos terminou na 12ª posição. Além disso, como Marcelo Teixeira perdeu as eleições presidenciais, o técnico deixou o clube depois de um ano apagado.

7 - Erros de arbitragem
Mais uma vez a arbitragem roubou a cena em alguns jogos do Campeonato Brasileiro. Carlos Eugênio Simon, por exemplo, foi o pivô da maior confusão de arbitragem na Série A. O Palmeiras enfrentava o Fluminense no Maracanã. Depois de um cruzamento da esquerda, Obina cabeceou para balançar as redes, mas o árbitro anulou o gol alegando que o atacante palmeirense teria feito falta no zagueiro tricolor. O Palmeiras acabou perdendo o jogo por 1 a 0 e deixou a liderança. O presidente alviverde Luiz Gonzaga Belluzzo reclamou tanto do árbitro que foi punido com afastamento de 270 dias.

Já na Série B, outro lance incrível. No dia 19 de setembro, Wellington Silva, de mão, deu a vitória ao Paraná sobre o Ceará por 1 a 0. Alguns segundos depois do gol, a auxiliar da partida levantou a bandeira e o juiz Charles Cavalcante Ferreira foi falar com ela, mas preferiu manter a decisão e o gol foi validado para desespero dos cearenses.

No empate por 3 a 3 entre Corinthians e Botafogo, o árbitro Arilson Bispo da Anunciação também validou um gol de mão de André Lima, do time carioca, além de marcar um pênalti inexistente no corintiano Jorge Henrique.

8 - Parceria Paulo Autuori/Grêmio
Depois de dois anos no Al-Rayyan, do Catar, Paulo Autuori aceitou voltar ao futebol brasileiro para treinar o Grêmio. Ele assumiu o time tricolor no lugar de Celso Roth, mas o que parecia ser uma parceria de sucesso acabou um fracasso. Além de não vencer nenhuma vez na Copa Libertadores, apesar de ter chegado à semifinal (foi eliminado pelo Cruzeiro), o Grêmio decepcionou no Campeonato Brasileiro, encerrando sua participação com o oitavo lugar. O que fez o time não ter uma boa classificação foram os resultados fora de casa. Com Autuori, os gaúchos venceram apenas um jogo longe de seus domínios, mas não perderam uma vez no Estádio Olímpico. Nas últimas rodadas, já sem chances de entrar no G-4 e muito menos de ser campeão, Autuori deixou o Grêmio e voltou ao Catar para treinar o mesmo Al-Rayyan. Ele vai faturar R$ 18 milhões por dois anos de contrato.

9 - Rebaixamento do Sport
O Sport terminou 2008 como a grande surpresa, sendo campeão da Copa do Brasil e garantindo uma vaga na Libertadores de 2009. No início do ano, os grandes resultados continuaram. O time se classificou em primeiro do grupo no torneio continental e travou grandes duelos com o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo. Porém, depois da eliminação da equipe nas oitavas de final, tudo foi por água abaixo. O time teve uma queda de produção incrível e acabou rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, terminando a competição na última posição.

10 - Confusão de ingressos
Assim como os erros de arbitragem, as confusões na venda de ingressos também foram comuns no Brasileiro. A principal delas foi exatamente na última rodada da primeira divisão. Milhares de flamenguistas queriam ver de perto o jogo que daria ao time o título brasileiro depois de 17 anos, mas a venda dos bilhetes acabou em confusão. Para variar, os cambistas dominaram os arredores do Maracanã. Depois de vender 65 mil ingressos, a diretoria do Flamengo decidiu colocar alguns bilhetes extras. Assim, os flamenguistas decidiram acampar perto do Maracanã e os ingressos acabaram em meia hora. Para acalmar os fãs que furavam a longa fila, a polícia precisou usar bombas e gás de pimenta.

Jobson aprova punição, mas não banimento do futebol

Posted: 28 Dec 2009 03:50 AM PST

Jobson se pronunciou sobre os dois exames antidoping durante o Campeonato Brasileiro nos quais foi flagrado por uso de cocaína. Em entrevista ao Sportv, o atacante admitiu que usou cocaína apenas uma vez e que compreende a possibilidade de ser suspenso, mas que o banimento seria uma punição exagerada.

"Fiquei empolgado com uma atriz. Não vou citar nomes porque não quero prejudicar ninguém. Estava fora do jogo e acabei usando, mas foi só aquela vez. Lógico que eu tenho de ser punido, mas não como todos estão falando. Não tenho de ser expulso, banido, deixar de jogar futebol. A única coisa que eu sei fazer é jogar futebol", desabafou o atacante.

O primeiro flagra foi no exame antidoping realizado após o jogo do Botafogo contra o Coritiba, no dia 8 de novembro. Na ocasião, o time alvinegro venceu por 2 a 0. Jobson foi pego pela segunda vez no exame realizado após o último jogo no Brasileiro, contra o Palmeiras, no Engenhão - vitória por 2 a 0.

Segundo as leis mundiais de antidopagem, o atleta que for flagrado pela segunda vez pelo antidoping deve ser banido do esporte. Enquanto não é julgado, Jobson cumpre suspensão preventiva de 30 dias, determinada pelo STJD.

Goleiro Clemer se aposenta após 22 anos de carreira e estuda futuro cargo no Internacional

Posted: 28 Dec 2009 03:29 AM PST

E se um jogador está chegando, outro está largando o futebol do Inter, mas não de todo. Aos 41 anos de idade, 22 de carreira e oito deles de Internacional, Clemer deixará de vestir luvas quando chegar ao Beira-Rio.

O goleiro estuda com a diretoria o cargo que vai exercer a partir da próxima temporada. O presidente do clube, Fernando Carvalho disse que Clemer ficará no Inter.

- O Clemer continuará no clube, com certeza. Veremos a função quando ele retornar de férias.

Do atual grupo, nenhum outro jogador esteve presente no pior momento na década. Clemer participou da sofrida vitória na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2002 contra o Paysandu, em Belém do Pará. 2 a 0, que salvou o clube de cair para a Série B e serviu de ponto de partida para a reestruturação do clube.

De lá pra cá, o goleiro acompanhou o crescimento do Inter ao longo dos anos, e mais do que qualquer outro atleta, colocou faixas no peito. Ao todo, o atleta foi seis vezes campeão gaúcho, campeão da Recopa, da Copa Suruga, do Torneio de Dubai, da Sul-Americana, da Libertadores e do Mundial. Doze títulos no Colorado, de um total de 23 de sua carreira, somadas as passagens por Remo, Goiás e Flamengo.


No Gauchão de 2008, um momento especial. Na histórica vitória por 8 a 1 na final contra o Juventude, Clemer, a pedido da torcida, bateu e converteu um pênalti (seu único gol na carreira).

- É uma emoção diferente. Geralmente, um goleiro fica feliz quando defende um pênalti ou pega uma bola importante. Tudo que é goleiro está marcando seus golzinhos. Eu também queria fazer o meu.

Clemer disputou 354 jogos pelo Inter e agora continuará no Beira-Rio, provavelmente ajudando jovens das categorias de base do clube. Ilo Roxo, ex-preparador de goleiros do Inter, que trabalhou com o jogador de 2004 a 2008, aposta em uma carreira de técnico para Clemer.

- Pela experiência e liderança que sempre exerceu, ele tem perfil até para ser treinador, porque tem conhecimento de futebol. Geralmente, goleiro, por olhar o jogo de uma forma mais ampla, acaba dando um bom técnico. O Clemer sempre orientou os mais novos passando conselhos.

Romário diz que ao lado de Zico faria dois mil gols

Posted: 28 Dec 2009 03:23 AM PST


A piada correu no Maracanã: Romário jogou ao lado de Zico, pois o time adversário era chamado de Amigos do Zico. Ironias à parte, o atacante rasgou elogios para seu antigo desafeto e lamentou que tenha demorado 11 anos para acabar com a rixa com o maior ídolo da história do Flamengo.


Romário brincou com o fato de Zico ter dito que se tivessem jogados juntos o atacante teria chegado mais rápido aos mil gols. Ontem, Romário fez dois, um golaço e outro de pênalti, e brilhou.

"O Zico está errado ao falar isso. Se tivesse jogado com ele, eu faria dois mil gols (risos). Foi muito legal o gesto de Zico ter me convidado para essa festa. Já se passaram 11 anos do problema que tive com ele. Nesse tempo, amadureci muito. Errei, foi coisa de inexperiência. Tenho certeza de que, juntos, podemos fazer muita coisa interessante no futebol", afirmou Romário.

Antes de a bola rolar, Romário foi vaiado quando teve seu nome anunciado no placar. Mas, com a bela atuação, os gols e o passe para Zico marcar, ele ganhou de vez a torcida, que gritou a plenos pulmões os cantos da época em que ele jogou no Flamengo. Ele vibrava quando a torcida entoava "Romário vem aí e o bicho vai pegar" e "Romário é Urubu".

"Estou muito feliz e honrado de ter participado. A galera gostou e sonhou", disse Romário, que comentou ainda a possibilidade de um dia algum time ter contado com Zico, Bebeto, Adriano... "Teria sido um sonho para muito torcedores. Zico e Bebeto são dois ícones do futebol mundial. Com o Bebeto eu tive a oportunidade de jogar várias vezes, pela Seleção, o que infelizmente não aconteceu com o Zico. Mas agora foi uma honra atuar ao lado de um dos maiores jogadores da história do futebol mundial", completou o ex-atacante.

Durante a partida em que atuou ao longo dos 90 minutos, Romário deu passes de letra, fez gol, foi o destaque do time e selou, em parte, a paz com Zico. Há onze anos, o polêmico corte do atacante às vésperas da Copa do Mundo de 1998, na França, deu início à relação turbulenta.

A responsabilidade pela ausência acabou recaindo sobre Zico, então coordenador técnico da Seleção Brasileira. Ele mantém o processo que move contra o agora diretor do América-RJ por conta da pintura feita por Romário que ilustrava o ídolo rubro-negro na privada. Porém, ontem, no Maracanã, era dia de festa e os dois trocaram abraços, passes e gols.

Dono do Manchester City quer comprar o Real Madrid, diz jornal

Posted: 28 Dec 2009 03:18 AM PST

O xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, membro da família real de Abu Dhabi e dono do Manchester City, quer comprar o Real Madrid, de acordo com o diário espanhol "As". Ainda segundo a publicação, Zayed Al Nahyan estaria disposto a pagar mais de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 2,5 bilhões).

De acordo com o "As", Al Nahyan pediu a intermediários para fazer a oferta. Esses intermediários já fizeram sondagens para se reunir com o presidente do clube, Florentino Pérez, que teria os encaminhado ao diretor-executivo do Real, José Angel Sánchez. A reunião pode acontecer no início de 2010.

A quantia astronômica oferecida pelo xeque, contudo, não deve ser suficiente para que ele compre o Real Madrid. Eleito pela Fifa o melhor do século 20, o clube prevê em seu estatuto que uma venda só pode acontecer caso a maioria dos sócios concorde. Além disso, a Uefa não permite a uma pessoa a posse de dois clubes.

Por conta disso, uma segunda proposta de Zayed Al Nahyan seria a de comprar as dívidas que o clube possui e se tornar sócio. Seu interesse em se tornar parte do clube é muito grande, e por isso ele estaria disposto a assumir as dívidas do time merengue.

Guilherme Macuglia substitui Geninho no comando do Náutico

Posted: 28 Dec 2009 03:18 AM PST

Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, o Náutico anunciou na tarde deste domingo Guilherme Macuglia como o novo técnico para a próxima temporada.

Desde o fim do Brasileiro, no início de dezembro, um novo nome era procurado para substituir Geninho, que não renovou contrato com o clube após o rebaixamento.

Macuglia comandou neste ano o Guarani e o América-RN.

Palmeiras admite receber jogadores do Flamengo em troca de Vágner Love

Posted: 28 Dec 2009 03:16 AM PST

Vágner Love não esconde mais de ninguém: deseja defender o Flamengo em 2010. Mas, para ser negociado, ele precisa da liberação do Palmeiras, que já admite receber atletas do clube carioca como compensação e mostrou interesse em Everton e Kleberson.

"É melhor que ele busque outro lugar. Não podemos ter um atleta que não está motivado. O jogador não consegue trabalhar com algo contra. Nós sugerimos alguns nomes ao Flamengo, o Everton é quem mais agrada. O Kleberson também é um bom nome, mas não sei se é viável", disse Genaro Marino, diretor de futebol do Palmeiras.

O jogador também vai precisar ser liberados pelo CSKA --o clube russo é dono de seus direitos federativos.

"Espero que essa situação possa se definir logo. Eu tenho vontade viver no Rio. Existe a conversa com o Flamengo, mas primeiro tem que vir a liberação do CSKA e depois do Palmeiras. Existe interesse da minha parte e do Flamengo também. Tudo é possível na vida, mas no momento ainda há coisas que impedem o acerto", disse Love.

No início de dezembro, ele foi agredido por três torcedores palmeirenses perto do Parque Antarctica.

"A coisa mais importante da minha vida é o bem-estar e a segurança da minha família. Hoje não encontro isso em São Paulo. Nada contra o Palmeiras, mas acho que é a hora de eu vir morar na minha casa, que é o Rio de Janeiro. Existe interesse do Flamengo e meu também", afirmou o atacante, ainda, palmeirense.

O vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, está em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio, para as festas de fim de ano, e aguarda um desfecho.

"Assim que ele for liberado, vamos conversar. Qualquer emergência, volto para o Rio", avisou Braz.

folha

Daniel Alves entra na equipe do ano de jornal francês

Posted: 28 Dec 2009 02:13 AM PST

O brasileiro Daniel Alves foi "escalado" na equipe ideal de 2009, elaborada pelo jornal francês L'Équipe.

Este é o terceiro ano consecutivo em que Daniel Alves é eleito o melhor lateral-direito do ano pelo periódico.

Dos 11 escalados pelo jornal, cinco jogam no Barcelona: Lionel Messi, Andrés Iniesta, Xavi Hernández e Yaya Touré, além de Daniel Alves.

Completam a "equipe perfeita" do ano o goleiro Iker Casillas (Real Madrid); os defensores Vidic (Manchester United), John Terry (Chelsea) e Patrick Evra (Manchester United); o meia Michael Essien e o atacante Didier Drogba (Chelsea).

0 comentários:

Postar um comentário