BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Cabelo, cabeleira, descabelado... A evolução dos cortes nas Copas

Posted: 08 Jun 2010 04:53 PM PDT

Desde 1930, no Uruguai, os jogadores da seleção brasileira apresentam novidades nas cabeças. Confira ano a ano que rolou de diferente



Em 1950, Jair Rosa Pinto usava gel e repartia o cabelo ao meio. Oito anos depois, Pelé apareceu com o corte militar. Mais adiante, o topete de Manga antecedeu o black power de Jairzinho, criticado por João Saldanha por amortecer a bola na hora da cabeçada. Chegou então a década de 80, com Júnior imitando o artilheiro de 70 e Sócrates de faixa na cabeça. Os anos 90, por sua vez, viram o estilo sertanejo de Ricardo Rocha e o cabelo arrepiado de Dunga, mas foi em 2002 a maior revolução: o corte "cascão" de Ronaldo.

- Comecei a reparar nos cabelos dos jogadores na Copa do Mundo de 1998 (na França), porque foi justamente quando comecei a trabalhar como cabeleireiro. De lá para cá, cada vez mais os atletas aparecem com algo novo, principalmente depois que o Ronaldo fez aquele corte no Mundial de 2002 – comentou Gilson Souza, de 30 anos, responsável por cuidar da "cabeça" de Robinho há 13 anos.

No atual elenco da seleção brasileira, aquele que vai tentar o hexacampeonato na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o especialista vê bastante qualidade nos cortes escolhidos pelos comandados de Dunga.

- Os jogadores atualmente são muito vaidosos com esse negócio de cabelo. Normalmente estão sempre bem aparados. A tendência que vejo no momento é o corte moicano. O Luís Fabiano já fez, o Michel Bastos usa assim, o Kleberson também. Eles são muito cuidadosos – acrescentou o cabeleireiro.

MONTAGEM - cabelos jogadores nas copas do mundoA cada Copa do Mundo, os jogadores apresentam um cabelo novo. Tem topete, black power...

A evolução dos cabelos ao longo das Copas do Mundo mostra que os jogadores estão cada vez mais optando por cabelos cheios de estilo do que de volume. Cabelo comprido, por exemplo, está em falta na seleção brasileira. Até porque Ronaldinho Gaúcho, fã do estilo, não foi convocado pelo técnico Dunga.


Os cabelos longos começaram a surgir com força na seleção brasileira em 1974. Marinho Chagas foi um bom exemplo na Copa da Alemanha. Zico, em 78, na Argentina, também adotou pelos mais longos, usando até uma franja bem alinhada. Duas Copas depois, em 1986, no México, Sócrates chamou a atenção.

Mas não tanto pelos cabelos longos, e sim pela faixa que usava na cabeça. O acessório, aliás, gerou polêmica com a Fifa, já que nele havia mensagem política.

Nas últimas edições foi possível ver também algumas carecas, como a de Roberto Carlos em 2002 e 2006. Mas o que mais marcou a moda capilar recentemente foi mesmo o estilo "cascão" de Ronaldo em 2002. A imagem circulou o mundo, especialmente porque o atacante fez dois gols na final da Copa e levou o título.

time do Brasil posado para o amistoso contra o ZimbabuéA seleção brasileira posada no dia do amistoso contra o Zimbábue, em Harare (Foto: Agência Estado)

Em ritmo de treino, Espanha goleia e viaja com moral para a África do Sul

Posted: 08 Jun 2010 03:56 PM PDT


Mais do que nunca é importante o Brasil se classificar em primeiro no Grupo G. Isso porque sai do Grupo H o adversário dos dois classificados da chave brasileira. E lá está a Espanha, que deve terminar na liderança. Nesta terça-feira, a Fúria mostrou mais uma vez do que é capaz e não precisou de muito esforço para golear a fraca seleção da Polônia por 6 a 0, no último amistoso antes da estreia na Copa do Mundo, que acontece contra a Suíça no dia 16.

Resposta de Riquelme sobre proposta do Fla sai nesta quinta

Posted: 08 Jun 2010 02:44 PM PDT


Depois de fazer uma proposta considerada interessante, o Flamengo aguarda uma resposta do argentino Juan Romam Riquelme até esta quinta-feira, quando o empresário do jogador deve definir a negociação. O contrato do meia argentino, 32 anos, com o Boca Junior termina no meio deste ano e o jogador estuda renovar seu contrato com seu atual clube ou aceitar propostas de outros clubes.

O diretor de futebol do Flamengo, Carlos Peixoto, disse que o Flamengo não pretende se desesperar para trazer o jogador, mas reafirmou a vontade do clube em trazê-lo. "Existe uma posssibilidade de o Riquelme vir. Já fizemos contato, mas não vamos entrar em leilão", disse Peixoto.

O dirigente foi contundente ao afirmar que, no Brasil, o Flamengo é a prioridade de Riquelme. "O empresário dele (Riquelme) me disse que se ele não ficar no Boca a prioridade é o Flamengo. Temos que aguardar para ver se ele fica ou não no Boca", acrescentou.

O dirigente também prometeu reforços para todas as posições e afirmou que revelou a permanência de Vagner Love "é prioridade numero 1". Segundo ele, metade do caminho para manter o atacante no time já foi percorrida. "Temos patrocinadores e um fundo de investimento para nos ajudar", disse.

Peixoto acha que em 10 dias a situação de Love será resolvida, mas admite que a negociação com o CSKA Moscou, da Rússia, é bastante difícil.

Cruzeiro confirma Cuca no comando até o fim de 2011

Posted: 08 Jun 2010 02:33 PM PDT

Comandante foi a sexta opção da diretoria. Houve sondagens a Luiz Felipe Scolari, Abel Braga, Parreira, Joel Santana e Ney Franco


Cuca, ex-treinador do Fluminense

Depois de muitas tentativas, o Cruzeiro finalmente acertou com um treinador. A diretoria celeste confirmou a contratação do técnico Cuca, que estava desempregado desde que foi demitido pelo Fluminense, em abril. O comandante assinará contrato até o fim de 2011.

Ao mesmo tempo em que negociava com Cuca, o Cruzeiro confirmou que também procurou Luís Felipe Scolari, Abel Braga e Carlos Alberto Parreira. Porém, os três treinadores alegaram compromissos que impossibilitaram o acordo.

Ainda na semana passada, o Cruzeiro chegou a conversar com Ney Franco, do Coritiba, e com Joel Santana, do Botafogo.

Cuca chegará a Belo Horizonte nesta quarta-feira e será apresentado à tarde. Com ele, chegarão ao Cruzeiro o auxiliar técnico e irmão do treinador, Cuquinha, um preparador físico e um profissional que produzirá material em vídeo.

Cuca vai providenciar imediatamente o visto para a entrada nos Estados Unidos, já que o Cruzeiro realizará dois amistosos no país. Porém, como a viagem da delegação está marcada para a próxima quarta-feira, o treinador embarcará posteriormente.

Ficha do treinador

Nome: Alexis Stival (Cuca)
Nascimento: 7/6/1963
Naturalidade: Curitiba-PR
Clubes: Uberlândia-MG (1998), Avaí-SC (1999), Brasil de Pelotas-RS (1999), Internacional Limeira-SP (2000), Avaí-SC (2000), Remo-PA (2001), Internacional Lages-SC (2001), Gama-DF (2002), Criciúma-SC (2002/2003), Paraná Clube-PR (2003), Goiás-GO (2003), São Paulo-SP (2003/2004), Grêmio-RS (2004), Flamengo-RJ (2005), Coritiba-PR (2005), São Caetano-SP (2005), Botafogo-RJ (2006/2007), Santos-SP (2008), Fluminense-RJ (2008), Flamengo-RJ (2008/2009) e Fluminense-RJ (2010)
Título: Campeonato Carioca (2009)

globo

Brasileiros fazem paródia do Roupa Nova pra incentivar a seleção brasileira

Posted: 08 Jun 2010 02:28 PM PDT



globo

Aquecedor é item indispensável!

Posted: 08 Jun 2010 02:25 PM PDT


Estreia do JN na África

Durante a estreia do JN ao vivo da África do Sul, ontem, o William me perguntou se estava frio. É incrível como a temperatura cai muito e rapidamente à noite aqui em Joanesburgo.

Na foto tirada pela produtora Monika Leitão, em que estou com o repórter Tino Marcos pouco antes de entrarmos ao vivo, você pode perceber que temos ao nosso lado um item indispensável para apresentar o jornal ao ar livre: o aquecedor.

Em outra foto da Monika, você confere o nosso controle (Mariano Boni, Franklin Toledo, José Lapa, Robson Frias, Maurício Ferreira), que trabalha para que a apresentação do JN de Joanesburgo aconteça sem problemas. Trata-se de um caminhão com o equipamento para a exibição do jornal e a geração das reportagens.

E pra ninguém se confundir com o fuso, repare só os relógios lá atrás: o debaixo marcando 20h15, horário de Brasília, exatamente quando o JN começa; 1h15 pra gente aqui, como mostra o relógio de cima.

globo

Jorginho e Taffarel assistem à vitória de Portugal sobre Moçambique

Posted: 08 Jun 2010 02:23 PM PDT

Auxiliares de Dunga marcam presença em triunfo por 3 a 0, que teve seleção lusa com Cristiano Ronaldo no banco de reservas


Danny comemoração Portugal
A estreia do Brasil na Copa do Mundo será contra a Coreia do Norte, daqui a uma semana, mas o duelo diante de Portugal, dia 25, preocupa. Por isso, os ex-iogadores Jorginho e Taffarel, auxilares do técnico Dunga, marcaram presença na vitória dos lusos por 3 a 0 sobre Moçambique, em amistoso realizado nesta terça-feira, em Joanesburgo. O terceiro rival da seleção no Mundial da África do Sul começou com Cristiano Ronaldo no banco, após o corte do atacante Nani por causa de uma lesão no ombro. A partida foi o último teste dos portugueses antes de enfrentar a Costa do Marfim, dia 15, pela primeira rodada do Grupo
globo

0 comentários:

Postar um comentário