GP da Hungria

Posted: 01 Aug 2010 09:38 AM PDT

Mark Webber vence o Gp da Hungria e, de quebra, se coloca líder do Mundial de pilotos.

O australiano largou mal - como a maioria dos que saiam pela parte suja da pista - e perdeu a 2º posição para Fernando Alonso. Enquanto isso, Vettel, que conseguiu manter a liderança, apesar do ataque de Alonso na largada, abriu vantagem logo de início provando mais uma vez que a Red Bull "sobrava" neste circuito.


Um safety-car em pista, pelo aerofólio de um Force India, provocou a entrada de todos em boxes. Todos, menos Webber e Barrichello.

Com tantos carros no pit, a confusão estava garantida: A Renault liberou Robert Kubica antes do tempo e ao sair, "encontrou" Adrian Sutil entrando em seu pit, que fica logo em frente ao da Renault.


E como na Hungria não pode faltar a "história-da-porca-mal-apertada-e-uma-roda-voando", dessa vez o protagonista foi Nico Rosberg, que viu como sua roda "voava" pelo pit nada mais arrancar.

De volta a pista, Webber abriu espaço suficiente para o segundo colocado e ainda se beneficiou de um drive-trough de Sebastian: com o safety-car em pista, Vettel deixou muito espaço entre ele e o primeiro colocado, no caso, seu companheiro de equipe, e desrespeitou o regulamento que diz que a distânica máxima entre os adversários deve ser de 10 carros.

Com isso, o australiano da Red Bull fez seu pit-stop e ainda pode voltar na liderança, a frente de Fernando Alonso e Sebastian Vettel que após a punição caiu para 3º.

O líder do Mundial, Lewis Hamilton rodava em 5º lugar, quando um problema nos freios o obrigou a abandonar, deixando o Mundial "fervendo".

Destaque para Vitaly Petrov que finalizou seu ótimo fim de semana com uma preciosa 5º posição, Pedro de la Rosa, que por fim conseguiu transformar seu bom desempenho na classificação em pontos na corrida: o espanhol terminou na 7º posição.

Mais o destaque, MESMO, foi para Rubens Barrichello e Michael Schumacher: o primeiro, pela impressionante ultrapassagem pra cima do alemão, faltando apenas 3 voltas pro final, que valia apenas 1 ponto para o Campeonato- a 10º posição -,mas que valia muito mais para a moral.

E o segundo, pela feia atitude, ao ver que seria ultrapassado pelo rival, ao tentar jogar Barrichello no muro, pisando fora da linha branca que delimita a pista, e chegando a pisar inclusive a grama. Perdeu e perdeu feio.

A FIA já anunciou que Schumacher será punido na próxima corrida, em Spa-Francorchamps, por essa atitude anti-esportiva, com 10 posições no grid da Bélgica.

Para os demais brasileiros, Felipe Massa foi o 4º colocado e se manteve aí desde a largada. Lucas di Grassi foi o 18º, terminando atrás de Bruno Senna o 17º.

Os tempos da corrida:

1. Webber Red Bull-Renault 1h41:05.571
2. Alonso Ferrari + 17.821
3. Vettel Red Bull-Renault + 19.252
4. Massa Ferrari + 27.474
5. Petrov Renault + 1:13.100
6. Hulkenberg Williams-Cosworth + 1:16.700
7. De la Rosa Sauber-Ferrari + 1 lap
8. Button McLaren-Mercedes + 1 lap
9. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 lap
10. Barrichello Williams-Cosworth + 1 lap
11. Schumacher Mercedes + 1 lap
12. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
13. Liuzzi Force India-Mercedes + 1 lap
14. Kovalainen Lotus-Cosworth + 3 laps
15. Trulli Lotus-Cosworth + 3 laps
16. Glock Virgin-Cosworth + 3 laps
17. Senna HRT-Cosworth + 3 laps
18. Di Grassi Virgin-Cosworth + 4 laps
19. Yamamoto HRT-Cosworth + 4 laps

Com Webber, Alonso e Vettel no pódio e Hamilton e Button, "fora de combate" na Hungria, o Mundial de pilotos se encontra assim:

Webber - 161 pts, Hamilton - 157 pts, Vettel - 151 pts, Button - 147 pts, Alonso - 141 pts, Massa - 97 pts, Rosberg - 94 pts, Kubica - 89 pts, Schumacher - 38 pts, 10º Sutil - 35 pts,...

No Mundial de Construtores:

Red Bull - 312 pts, Mclaren - 304 pts, Ferrari - 238 pts, Mercedes - 132 pts, Renault - 106 pts, Force India - 47 pts, Williams - 40 pts, Sauber - 23 pts, Toro Rosso- 10 pts,...

0 comentários:

Postar um comentário