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Posted: 13 Feb 2011 02:35 PM PST Com a maioria dos carros da Temporada 2011 apresentados, já podemos analisar alguns temas técnicos dos carros atuais. Ainda que as suspensões das quais falaremos não são uma novidade na categoria, pouco se fala sobre essa importante parte da configuração dos carros. Na Fórmula 1 atual existem dois tipos de suspensão: Pull Rod e Push Rod. Como exemplos temos a Ferrari que segue usando o sistema Push Rod, enquanto a Red Bull foi a precursora do Pull Rod. A suspensão do carro é o elemento que conecta as rodas ( massa não suspensa) com o chassis ( massa suspensa). Sua função é absorver as irregularidades do circuito e manter "intacto" o chassis. Juntamente com as rodas, a suspensão se considera massa não suspensa, portanto, o ideal é que seu peso seja o mínimo. Pra entender um pouco mais sobre na teoria, temos que entender o que significam os termos acima: "massa suspensa" e "massa não suspensa". A massa não suspensa é a formada pelo conjunto da suspensão: roda, molas, amortecedor e tudo que forme parte do sistema. A massa suspensa é o resto do carro que não seja a suspensão. A diferença entre elas é que a massa não suspensa é a que absorve as irregularidades do asfalto para que a massa suspensa não se veja "alterada", no que diz respeito a suas funções. O tipo de suspensão pull rod é muito mais simples que o sistema push rod, não só em projeto e geometria, mas também porque diminui consideravelmente o peso de todos os elementos da suspensão traseira. A diferença entre uma suspensão e a outra é a forma com que se conecta a massa não suspensa com a massa suspensa, afetando assim sua forma de trabalho. A suspensão push rod, se conecta com o resto do carro desde o trapézio inferior até a parte superior, onde está localizado o amortecedor, sendo principalmente um movimento vertical e de compressão (push). Já a suspensão pull rod, conecta a suspensão desde o trapézio superior até a parte baixa do chassis, onde está conectado o amortecedor. O movimento gerado é principalmente lateral e de tração (pull) Fazendo uma pequena comparação entre os dois sistemas: - Uma barra trabalhando em tração (pull) pode ser muito mais fina que uma trabalhando em compressão(push). Isso faz diminuir o peso da massa não suspensa, extremamente importante. - Ao ter a barra mais fina, consequentemente, apresentará menos resistência aerodinâmica. Ao mesmo tempo, em que na parte traseira sobra mais espaço para que o ar flua melhor. - Na configuração "Pull Rod", os amortecedores e molas podem ficar mais abaixo, reduzindo a altura do centro de gravidade - ter um centro de gravidade baixo influi favoravelmente a dinâmica do carro. - Em "Pull Rod", o sistema de tração sofre mais esforço em determinados pontos e por isso é mais delicado. Portanto, a suspensão Pull Rod é mais leve, tem um centro de gravidade mais baixo e é mais aerodinâmica, ao poder ter seus "braços" mais finos, frente ao sistema Push Rod, porém, é mais difícil de fazer (o carro precisa ser totalmente redesenhado para levar este tipo de suspensão) e é mais frágil e propenso a quebras. Nas imagens abaixo, vemos 10 das equipes que formam o grid este ano e suas suspensões. Sauber e Ferrari são as únicas duas equipes que mantém o sistema Push Rod. Fontes: F1aldia.com ElrincondelaF1.wordpress.com |
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