BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Atlético-PR pode anunciar Silas ainda hoje

Posted: 14 Feb 2011 11:07 AM PST

O Atlético-PR pode anunciar ainda nesta segunda-feira Silas como seu novo técnico. O ex-treinador de Avaí, Grêmio e Flamengo seria o plano B do clube - que desistiu recentemente de contratar o ex-jogador Paulo Roberto Falcão - e já teria acertado as bases salariais com a diretoria rubro-negra.

Apesar de bem encaminhado, o acerto ainda depende de alguns detalhes finais e não é confirmado pela diretoria atleticana. Em rrelação a Falcão, uma divergência no tempo de contrato teria impedido o acerto. O comentarista queria assinar por dois anos, mas a diretoria atleticana, cujo mandato termina ainda em 2011, só aceita um acordo até o fim deste ano.

O Furacão disputa com o Avaí a contratação de Silas. Com a queda de Vágner Benazzi nesta segunda-feira, o clube catarinense o tem como nome mais bem cotado para assumir o time.

- Houve uma conversa com o Atletico, há uma negociação em andamento, mas não posso adiantar nada ainda. Do Avaí, há apenas um interesse recente, com a saída do Benazzi - afirmou Sila.

No início da noite, a contratação do treinador por parte do Atlético-PR pode já estar concretizada.

Casemiro, Lucas e Henrique são relacionados por Carpegiani

Posted: 14 Feb 2011 11:05 AM PST

O técnico Paulo César Carpegiani não deu tempo de descanso aos garotos do São Paulo que defenderam a seleção brasileira Sub-20 no Sul-americano da categoria. O volante Casemiro, o meia Lucas e o atacante Henrique estão relacionados para o compromisso do Tricolor diante do Treze-PB, na quarta-feira, pela estreia do clube na Copa do Brasil.

Lucas, Casemiro e Henrique retornaram no início da manhã desta segunda-feira à capital paulista e foram liberados pelo treinador na atividade da equipe, mas estão incluídos entre os atletas que viajam na manhã de terça para Campina Grande.

Enquanto o trio está confirmado, o outro jogador são-paulino que defendeu o Brasil, Willian José, está fora da estreia do Tricolor. O atleta acertou contrato com o São Paulo durante o período de treinos com a seleção e, por isso, sequer teve tempo de ser apresentado pelo clube.

Como ainda aguarda sua regularização na Confederação Brasileira de Futebol, Willian José seguirá uma programação de treinos no CT da Barra Funda durante a viagem do elenco à Paraíba.

Os são-paulinos tiveram destaque pela seleção brasileira no Sul-americano, realizado no Peru. Lucas brilhou durante toda a competição, assim como Casemiro. Já Henrique perdeu posição justamente para Willian José. A única nota triste ficou por conta do zagueiro Bruno Uvini, que era capitão da seleção e teve de retornar antes ao país por conta de uma fratura na fíbula da perna direita.

O título da equipe de Ney Franco garantiu a classificação do Brasil para as Olimpíadas de Londres, em 2012.

Fla reclama de "desobediência" e cobra punição à CBF

Posted: 14 Feb 2011 11:04 AM PST

A desobediência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pode sair cara. A entidade passou por cima da liminar obtida na Justiça do Rio de Janeiro e entregou a Taça das Bolinhas ao São Paulo, reconhecendo o clube como primeiro pentacampeão brasileiro.

Enfurecidos com a situação, os dirigentes do time rubro-negro enviaram um ofício à Justiça alegando que houve desobediência da CBF e cobrando uma punição de R$ 500 mil, multa imposta na liminar.

"O Flamengo enviou um comunicado à Justiça confirmando a desobediência da CBF. Eles podem receber uma multa de R$ 500 mil, pois a iniciativa partiu deles", explicou o vice jurídico do Flamengo, Rafael de Piro.

Mano diz que Ronaldo ganhou status de lenda e fala em retribuir seus feitos

Posted: 14 Feb 2011 10:37 AM PST

A decisão de Ronaldo de se aposentar ganhou repercussão não só aqui no Brasil, mas nos sites do mundo inteiro. Além disso, personalidades ligadas ao futebol também comentaram sobre o assunto. O técnico da seleção brasileira Mano Menezes declarou em seu site oficial que o Fenômeno ganhou status de lenda e pediu que a população retribuísse os seus feitos.

O que cabe a nós a partir de agora, é retribuir tudo que Ronaldo nos fez, minimizando esta sensação de vazio que ele deve estar sentindo, com o carinho que o torcedor brasileiro sempre teve para com ele", escreveu em seu site oficial.


Mano foi treinador de Ronaldo no Corinthians, no que ele define como 'dezoito intensos meses'. Os dois juntos conquistaram o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, mas fracassaram na tarefa de vencer a Copa Libertadores.

"De agora para frente vai virar lenda, vai se juntar a tantos outros grandes que nos encheram de alegrias com suas obras primas. Felizmente para nós do futebol brasileiro é assim, uns vão e outros vêm", elogiou o treinador da seleção brasileira.

Mano foi enfático ao elogiar o que ele denominou como "força individual" de Ronaldo. "Convivi com Ronaldo por aproximadamente dezoito intensos meses, quando técnico do Corinthians. Sua força individual contagiou a todos nós. Os resultados foram mais significativos no primeiro ano, mas sua vontade de ganhar qualquer disputa, inclusive as mais singelas "apostas", explica sua capacidade de sempre ressurgir, de superar o que superou em termos de lesões e de nunca se acomodar nas justificativas", escreveu o treinador, que citou um exemplo desta característica de Ronaldo logo depois.

"Tenho firme na memória a imagem de vê-lo colocando bandagem, sentado em uma mesa de madeira, no então contêiner-vestiário do hoje CT corintiano, dias antes de ganharmos o Paulistão de maneira invicta e a Copa do Brasil, em 2009. A simplicidade era de um iniciante".

Emocionado, Ronaldo atribui o adeus às dores e ao hipotireoidismo

Posted: 14 Feb 2011 07:42 AM PST

Aos 34 anos, Fenômeno decide encerrar a carreira alegando não aguentar mais os problemas no corpo. Foram 471 gols como profissional, desde 1993


Ronaldo na coletiva de despedida (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Ao lado dos filhos Alex e Ronald, o atacante Ronaldo anuncia a sua despedida no CT do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
 
Chegou ao fim nesta segunda-feira uma das mais brilhantes carreiras da história do futebol. Aos 34 anos, Ronaldo não resistiu à intensa batalha diária contra os problemas físicos acarretados pelas oito cirurgias ao longo da sua trajetória, revelou um problema de hipotireoidismo e anunciou que não jogará mais profissionalmente. É o fim para aquele que eternizou a camisa 9 com um talento que, não por acaso, lhe rendeu o apelido de Fenômeno e se transformou em um mito mundial.

- Estou aqui para falar que estou encerrando a carreira como jogador profissional. E dizer que essa carreira foi linda, maravilhosa e emocionante - declarou Ronaldo, ao abrir o seu emocionante pronunciamento.
Em uma concorrida entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, o craque comunicou, exatamente às 13h02, que não continuará atuando pelo Corinthians, com quem tinha contrato até 31 de dezembro de 2011. Ronaldo assombrou o planeta aliando velocidade e técnica de forma nunca vista antes, mas sucumbiu ao tempo e ao próprio corpo. Agora, se dedicará à família, à vida de empresário e à fortuna que acumulou sendo um gênio da bola.
Ronaldo se despede do elenco do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM) 
Ronaldo chegou ao CT na companhia de dois filhos
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
 
Ronaldo chegou ao centro de treinamento às 10h30m, acompanhado de dois dos seus quatro filhos -  Ronald e Alex. Vestido com traje casual, caminhou até o gramado onde os outros jogadores treinavam e parou a atividade. Por cerca de cinco minutos, o craque discursou para companheiros, membros da comissão técnica e diretoria. No fim, todos os aplaudiram de pé e o abraçaram em uma cena comovente, que representa bem o respeito que todos têm por ele.

Até a hora do anúncio oficial, o Fenômeno ficou nas dependências internas do CT se despedindo de funcionários e outros colegas. A cada adeus a emoção tomava conta do jogador.

Ao explicar os motivos por ter antecipado o seu adeus, Ronaldo justificou usando dois fatores: o hipotireoidismo e as constantes dores.

- Todos sabem do meu histórico de lesões. Tenho tido, nos últimos anos, uma sequência de lesões que vão de um lado para o outro, de uma perna para a outra, de um músculo para o outro. Essas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira. Além disso, há quatro anos eu descobri, quando estava no Milan, que sofria de um distúrbio que se chama hipotireoidismo. É um distúrbio que desacelera o metabolismo e que para controlá-lo é necessário tomar alguns hormônios proibidos no futebol por poder acusar doping. Imagino que muitos devem estar arrependidos por terem feito chacota sobre o meu peso, mas eu não guardo mágoa de ninguém.

Pelo Corinthians, Ronaldo esteve em campo 69 vezes e marcou 35 gols. Ao longo da carreira, ele balançou as redes 471 vezes, contando as passagens por Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan, Timão e Seleção Brasileira. Na equipe do Parque São Jorge, conquistou dois títulos: o Campeonato Paulista, de maneira invicta, e a Copa do Brasil. Ambos em 2009. O Fenômeno foi também eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa.

Sem contar que ele deixa o futebol com o status de maior artilheiros das Copas do Mundo e com dois títulos da principal competição do planeta. Em 1994 como reserva e em 2002 como estrela.
  •  
Ronaldo Despedido Aplausos (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Antes do adeus oficial, Ronaldo se despediu dos companheiros de clube e foi muito aplaudido
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Patrocínios do Timão vão diminuir, mas Ronaldo deve seguir parceiro

Posted: 14 Feb 2011 05:38 AM PST

Com a aposentadoria de Ronaldo, os contratos de patrocínio do Corinthians vão diminuir. Isso é fato. Os novos valores, porém, ainda não foram divulgados. Mas ao que tudo indica, o Fenômeno não deixará de ser um parceiro do Timão. Aliás, o atacante sempre disse que seria um eterno colaborador do clube.

Mas qual será a nova função de Ronaldo? Ainda não está definida. Durante esta semana, o staff do jogador irá se reunir com a diretoria corintiana e também com representantes da Hypermarcas (patrocinadora majoritária do clube) para saber qual será a estratégia a partir de agora, como explorar a imagem do craque.

A prioridade na reunião, porém, é alinhar a mudança no contrato de patrocínio. O atual acordo prevê o pagamento anual de aproximadamente R$ 50 milhões. Mas o principal atrativo dessa relação era Ronaldo. Com sua saída, o Corinthians, obviamente, deixará de ter uma receita tão "gorda" quanto antes.

De qualquer maneira, a Hypermarcas pretende ainda explorar a imagem do Fenômeno junto com o Corinthians. Só que em menor escala. Até porque as pessoas envolvidas nessa negociação acreditam que Ronaldo, mesmo aposentado, continuará sendo notícia pelo mundo. Até pela comoção de sua aposentadoria.

As conversas para essa continuidade ainda estão em fase embrionária. Serão levadas a um patamar mais concreto nos próximos dias. Mas nesta segunda-feira, o atacante já deve anunciar que segue como parceiro do clube. Mas agora com ações fora de campo, como literalmente garoto-propaganda.

Fenômeno anuncia a aposentadoria; tudo sobre Ronaldo, de A a Z

Posted: 14 Feb 2011 05:32 AM PST

A – Ambicioso

Ronaldo ganhou milhões enquanto corria pelos campos. Se quisesse, poderia viver confortavelmente até o fim da vida sem nunca mais trabalhar. Mas ele ainda não tinha deixado os gramados quando montou uma empresa de marketing esportivo, a 9ine. Empreendedor como poucos do mundo do futebol, fazer dinheiro com sua imagem é natural para Ronaldo. Exemplos não faltam e até sua conta do twitter é patrocinada.

B – Brasileirão

Todos acharam que o jejum acabaria em 2010, mas isso não aconteceu. Ronaldo vai deixar o futebol sem nunca ter sido campeão brasileiro. Em sua melhor chance, o Corinthians liderava o torneio no ano passado, mas a saída de Mano Menezes, os problemas com Adilson Batista e as lesões custaram caro. Acabou só em terceiro lugar.

C – Copa do Mundo

Se não venceu no Brasil, em Copas do Mundo ele brilhou. Venceu a primeira em 1994, aos 17 anos. Em 2002, foi protagonista em mais um título, marcando oito vezes. De quebra, ainda é o maior artilheiro da história em Copas do Mundo, com 15 gols.

D – Decepção (ou Dunga)

Quando assinou com o Corinthians, ele sonhava com a Copa do Mundo de 2010. Jogou muito em 2009. Foi campeão Paulista e da Copa do Brasil. Mas não convenceu Dunga, que o deixou fora da lista para a África do Sul. Ronaldo não conseguiu se recuperar e nunca mais foi o mesmo no Corinthians.

E - Espanha

Foi o país em que ele se tornou o melhor do mundo. Chegou em 1996, ao Barcelona, e em sua primeira temporada já era o melhor do planeta. Saiu no ano seguinte, para a Itália. Voltou para a Espanha em 2003, para jogar no Real Madrid, para fazer parte dos Galácticos. Fez sucesso com a camisa dos dois rivais.

F - Fenômeno

O apelido caiu como uma luva. Fenômeno de gols, fenômeno de marketing, fenômeno de popularidade. O atacante foi destaque nos clubes que defendeu, marcou gols como poucos (principalmente na Copa do Mundo) e conquistou torcidas ao redor do mundo.

G – Gordo

O fim da carreira do Fenômeno foi marcado pelos problemas com a balança. Seu peso foi mantido em segredo desde a chegada ao Corinthians, em 2009, mas silueta não mente. Quem olha o jogador que deixou a Europa e o que entrou em campo contra o Tolima, na eliminação da Libertadores, vê claramente que o Fenômeno ganhou alguns quilinhos nos últimos anos da carreira.

H – Herói de 2002

O atacante vinha de dois anos de inatividade e surpreendeu ao mostrar o mesmo futebol que o levou aos dois prêmios consecutivos de melhor jogador do mundo pela Fifa. Em sete jogos na Copa do Mundo de 2002, ele marcou oito gols – sendo dois deles na final contra a Alemanha.

I – Itália

A primeira passagem de Ronaldo pelo país europeu foi de 1997 a 2002. No período, o atacante atuou em 99 jogos da Internazionale e marcou 59 gols. Deixou o clube para defender o Real Madrid. Após cinco anos na Espanha, retornou para a Itália. Desta vez, para vestir a camisa do Milan. Na temporada 2007-2008, marcou nove gols em 20 partidas disputadas.

J – Joelho

Ao longo da carreira, Ronaldo sofreu com lesões no joelho. Na primeira delas, em 1996, ele teve inflamação nos dois joelhos e calcificação no direito. Três anos depois, rompeu o tendão patelar do joelho direito e parou por quatro meses e meio. Em 2000, teve rompimento total do tendão patelar do mesmo joelho e precisou de 15 meses para recuperação. Em 2008, o camisa 9 sofreu a mesma lesão, mas, desta vez, no joelho esquerdo – mais 13 meses afastado.

L – Líder

Ronaldo sempre exerceu o papel de liderança por onde passou. Na seleção brasileira, inclusive, ele tinha o apelido de Presidente, tal a importância que exercia em todo o grupo. Alguns jornalistas chegaram a afirmar que no Corinthians existia a República do Ronaldo, fato que atestava a sua influência nos bastidores do clube.

M – Melhor do Mundo

Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa por três vezes: 1996, 1997 e 2002. Somente o camisa 9 e o amigo francês Zinedine Zidane (1998, 2000 e 2003) conseguiram faturar o título em três temporadas.

N – Namorador

O primeiro affair famoso de Ronaldo foi com a modelo Nádia França. Na lista de conquistas do Fenômeno está também a atriz Susana Werner, atual esposa do goleiro Julio Cesar. Em 2000, o atacante se casou com Milene Domingues, mãe do primogênito Ronald, mas se separou três anos depois. Em 2005, ele protagonizou o luxuoso casamento relâmpago com Daniella Cicarelli. A união foi sacramentada no Castelo de Chantilly, na França, e terminou três meses depois. Quem também caiu nas graças do camisa 9 foi a modelo Raica Oliveira. Em 2007, ele iniciou o relacionamento com a atual esposa Bia Anthony, com quem tem duas filhas.

O – Oba-Oba

Foi um dos ícones da campanha frustrada do Brasil na Copa do Mundo de 2006. Se apresentou acima do peso e acabou engolido pelo clima de oba-oba que marcou a preparação do time de Carlos Alberto Parreira para o Mundial. Bateu o recorde de gols em Copa, mas jogou abaixo do esperado.

P – Presidente Prudente

A cidade do interior paulista foi palco do primeiro gol de Ronaldo com a camisa do Corinthians. O tento foi marcado contra o rival Palmeiras e a comemoração teve festa no alambrado. O mesmo município protagonizou um dos momentos mais polêmicos do camisa 9 no clube alvinegro. Boatos de uma ida a casa noturna provocaram a queda do diretor de futebol Antonio Carlos Zago.

Q – Querido

Bem humorado, festeiro e boleiro, o jogador sempre cativou os seus colegas, principalmente pelo fato de que muitos deles o encaravam como um ídolo, não como companheiro de equipe ou colega de profissão. Entre os torcedores, ele é quase unanimidade. Quer uma prova? Foi ídolo de Real Madrid e Barcelona, na Espanha, e Inter e Milan, em Milão.

R – Roberto Carlos

O lateral talvez tenha sido o seu melhor amigo no futebol. Os dois atuaram juntos no Real Madrid e na seleção brasileira, e Ronaldo foi preponderante para que Roberto pudesse atuar no Corinthians. A saída precoce do  jogador do Parque São Jorge colaborou para que Ronaldo decidisse se aposentar.

S – Superação

Essa talvez seja a palavra que melhor define Ronaldo Nazário de Lima. O Fenômeno conseguiu superar três lesões muito sérias no joelho e ainda jogar em altíssimo nível depois delas: foi campeão mundial e artilheiro da competição com a seleção brasileira em 2002 no Japão, momento que representou um dos seus ápices no futebol.

T – Travesti

A carreira de Ronaldo foi marcada por inúmeras polêmicas, e em uma delas o travesti André Luis Ribeiro, mais conhecido como Andréa Albertine, o acusou de não ter pago um programa feito em um motel da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, no ano de 2008. Outros travestis também teriam participado da noitada. Após Albertine chamar a polícia, o Fenômeno esteve na 16ª DP (Barra da Tijuca) e alegou ter sido vítima de um golpe.  

U – Último time

O Corinthians marcou o último capítulo de sua história como jogador de futebol. Foi lá que Ronaldo teve um retorno que revolucionou o mercado da bola brasileiro, conquistou dois títulos logo de cara (Paulistão e Copa do Brasil), mas fracassou na tarefa de conquistar a taça mais sonhada dos corintianos, que é a Libertadores.  

V – Valioso

Ronaldo sempre custou muito caro aos clubes que jogou. Mesmo quando voltou para o Brasil para jogar no Corinthians, o atacante recebeu salários astronômicos (especula-se que chega a R$ 1,5 milhão por mês, R$ 400 mil pagos pelo clube brasileiro). O time que pagou mais caro para ter o atleta foi o Real Madrid, que desembolsou US$ 45 mi pelo seu futebol.  

X – Xeque-Mate

Ameaças da torcida, eliminação na Pré-Libertadores, luta eterna contra as lesões e o excesso de peso, necessidade de estar mais presente na sua nova empresa...todos esses motivos fizeram Ronaldo Fenômeno dar um xeque-mate na sua carreira mesmo tendo apenas 34 anos de idade.  

Z – Zero gol em 2011

Ronaldo terminou o ano de sua aposentadoria sem marcar nenhum gol, fato inédito na sua carreira. O atacante disputou quatro partidas nesta temporada, sendo duas contra o Tolima pela Pré-Libertadores e duas pelo Campeonato Paulista (Portuguesa e Noroeste).  

Fla consegue liminar e impede entrega da Taça das Bolinhas ao São Paulo

Posted: 14 Feb 2011 04:50 AM PST

A polêmica da entrega da Taça das Bolinhas, que parecia ter chegado ao fim na noite de domingo, continua. Isso porque, já na madrugada desta segunda-feira, o departamento jurídico do Flamengo conseguiu uma liminar que impede a entrega do troféu ao clube paulista.

A Justiça determinou que, enquanto a briga pelo título de 1987, entre Flamengo e Sport, não estiver resolvida, um terceiro, no caso o São Paulo, não pode ser beneficiado.

Na edição do Campeonato Brasileiro de 1987, os times do Módulo Verde, no meio da competição, teriam que enfrentar equipes do Módulo Amarelo. Flamengo e Internacional, entretanto, se recusaram a jogar contra Sport e Guarani.

Em abril de 2010, o Flamengo já tinha feito uma solicitação à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pedindo uma reavaliação que considerava apenas o Sport campeão brasileiro de 1987. A entidade, entretanto, ignorou o pedido da diretoria rubro-negra.

"A liminar foi deferida às 4h15. A CBF não pode entregar o troféu ao São Paulo, sob pena de ser punida em R$ 500 mil. Existe um pedido nosso desde abril do ano passado para o reconhecimento do título de 1987. A CBF precisa decidir isso internamente para depois fazer a entrega da taça. No momento, isso não pode acontecer, pois a Justiça entendeu que o São Paulo não pode ser beneficiado por uma "briga" entre Flamengo e CBF. A nossa luta já dura quase um ano e nada foi resolvido", disse o vice-jurídico do Flamengo, Rafael de Piro, ao UOL Esporte.

No fim do ano passado, com a unificação dos títulos nacionais antes de 1971, o Flamengo esperava o reconhecimento da conquista de 1987, mas a CBF permaneceu dizendo que apenas o Sport era o campeão daquele ano.

Isso gerou uma irritação da presidente Patrícia Amorim, que até "discutiu" com Ricardo Teixeira pela imprensa. Diante dos fatos, a diretoria rubro-negra avisou que iria até as "últimas consequências" para ter o título de 1987 reconhecido.

Barcelona é eleito o melhor time da 1ª década do século 21 pela IFFHS

Posted: 14 Feb 2011 04:46 AM PST

O Barcelona é a melhor equipe da primeira década do século 21, conforme levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

A conquista do Barça jogou para segunda colocação o Manchester United. Mais dois clubes ingleses vêm na sequência: Liverpool (terceiro) e Arsenal (quarto).

O Real Madrid, melhor equipe europeia do século 20, ocupa a oitava posição na década.

Classificação da primeira década do século 21:.

1. Barcelona (ESP) 2.550,0
2. Manchester United (ING) 2.523,0
3. Liverpool (ING) 2.414,0
4. Arsenal (ING) 2.410,0
5. Internazionale (ITA) 2.358,0
6. Bayern de Munique (ALE) 2.315,0
7. Milan (ITA) 2.296,0
8. Real Madrid (ESP) 2.257,0
9. Chelsea (ING) 2.235,0
10. Roma (ITA) 2.028,0

Como o pai, Romarinho diz fazer sucesso fora do campo: 'Peguei oito'

Posted: 14 Feb 2011 03:46 AM PST

"Ele era bom, mas eu 'tô' aí também". Embora afirme querer fazer história dentro dos gramados, Romarinho, filho do ex-atacante Romário, diz brilhar em uma área em que o pai também costumava marcar seus gols. Solteiro, o garoto, de 17 anos e atualmente nos juniores do Vasco, garantiu, em entrevista ao jornal "O Dia", que faz sucesso com as meninas.

- Peguei oito mulheres nessa noite (em um show do grupo de pagode Exaltasamba). Não tenho compromisso com ninguém, então não tem problema. Acho que eu também sou (pegador). Não sei quantas mulheres ele já pegou e também não sei quantas eu peguei. Ele era bom, mas eu "tô" aí também. Estou chegando... – afirmou.

Recentemente, em seu Twitter, Romarinho disse que estava à procura de uma namorada. Agora, no entanto, voltou atrás e afirmou preferir os prazeres da vida de solteiro.

- Foi uma brincadeira. Gosto de ficar solteiro porque me divirto mais.

Na entrevista, Romarinho afirmou que sente a pressão de ser comparado ao pai, mas disse que tem o sonho de ter uma estátua em São Januário e chegar à Seleção, assim como o ex-artilheiro vascaíno.

- Quero fazer história no Vasco, colocar uma estátua minha ao lado da do meu pai e chegar à Seleção. Desde que nasci tenho que fazer tudo igual a ele ou melhor. Não sei se tenho essa capacidade, estou começando. Tomara que eu seja pelo menos igual. Todos acham que eu e meu pai somos marrentos. Eu não sou. Carrego esse peso por ser filho dele. Depois que as pessoas conversam comigo veem que sou gente boa – disse o menino, que também atua no ataque e já pôs na internet os vídeos de seus gols.

Apesar da irritação, Joel vê coisas boas em encarar o Fla na semifinal

Posted: 14 Feb 2011 03:44 AM PST

Joel Santana era pura irritação após o empate contra o Macaé, resultado que fez o Botafogo cair para a segunda posição do Grupo B e perder a chance de encarar um adversário de menor expressão na semifinal da Taça Guanabara. Mesmo assim, o treinador viu fatos positivos do Glorioso encarar o Flamengo.

- Nós vamos jogar uma partida com um adversário igual ao nosso. É o time da moda, com seu jogador muito importante (Ronaldinho). Conheço a base da equipe. Vai ser um bom jogo. O bom é que vai ser casa cheia. É certeza de um grande espetáculo.

Questionado se encarar um time que joga mais aberto, como Flamengo, não é mais vantajoso para o Botafogo do que pegar um rival que costuma atuar mais defensivamente, como o Boavista, Joel deu de ombros.

- Eu não sou vovô Diná para adivinhar nada. Não posso prever o futuro. O time tem que estar preparado para jogar com time pequeno, médio e grande.

Flamengo e Botafogo se enfrentam no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília). O jogo será disputado no Engenhão.

Ney Franco doma vaidades, nivela Neymar e reedita estilo 'família' na sub-20

Posted: 14 Feb 2011 02:48 AM PST

O fracasso na Copa do Mundo de 2010 não motivou apenas a mudança no comando técnico da seleção brasileira. Com a entrada de Mano Menezes e Ney Franco, a estratégia também foi alterada: a reclusão total dos jogadores deu lugar a uma liberdade controlada e, em vez do estilo truculento, muita conversa. O resultado dessa nova postura, colocada em prática pela primeira vez no Sul-Americano sub-20, parece ter funcionado, já que a equipe atingiu todos os objetivos traçados.

Para conseguir a vaga para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e o título do torneio sul-americano, no entanto, não bastou a Ney Franco apenas convocar os melhores atletas disponíveis. Coube ao treinador o papel de lidar com atletas de diferentes estágios e, principalmente, nivelar o atacante Neymar.

Grande estrela e único jogador que já atuou como titular na equipe principal, Neymar vinha de uma temporada de destaque em campo, mas também recheada de polêmicas, com brigas com técnico, acusações por parte dos adversários e outros tumultos. Na sub-20, no entanto, o atleta não foi nem sombra do "garoto-problema" de 2010.

"Nas primeiras conversas que tive, ele sabia da importância que teria, da aceitação do grupo e o posicionamento dele nisso tudo. Mesmo assim, tem sido um jogador útil em campo, artilheiro, considerado o melhor do torneio, um dos mais assediados e solicitados e mesmo assim está se mantendo como um jogador profissional do nível dele. O Neymar amadureceu muito emocionalmente e está focado", elogiou Ney Franco.

Apesar de ser a grande estrela do time, Neymar não gozou de nenhum privilégio, situação diferente do que acontece no Santos, time do atacante. E, mesmo com essa nova realidade, o atleta não reclamou. Pelo contrário, o jogador mostrou entrosamento com os demais companheiros fora de campo e contribuiu para um ambiente tranquilo nos quase 60 dias em que o grupo esteve junto.

Neymar, no entanto, não era o único problema em potencial do técnico. Apesar de ser uma seleção sub-20, muitos atletas já têm suas carreiras consolidadas e até se destacam em suas equipes. Com isso, o outro desafio foi criar uma motivação para esses jogadores em uma competição que não possui tanto prestígio entre os brasileiros.

"Nesse grupo tínhamos alguns atletas que, emocionalmente, não estavam desenvolvendo bem. Muitos deles poderiam estar no clube disputando uma Copa Libertadores, um Campeonato Paulista, mas abriram mão para estarem focados aqui. Quando percebi que o grupo estava fechado, foi o grande momento para mim", elogiou o treinador da seleção sub-20.

Para chegar a esse estágio, o treinador também teve a sensibilidade para ceder a alguns caprichos dos jovens atletas da seleção. Mesmo com a maratona de jogos, o grupo teve algumas folgas para passear pelos shoppings de Arequipa ou até visitar cabeleireiros. Na concentração, jogadores não tinham nenhum tipo de restrição ao uso da internet, dos videogames, e até a hora de ir dormir era livre.

Dessa forma, sem se eximir de broncas quando necessárias, como no caso do zagueiro Juan, que foi expulso contra a Argentina, Ney Franco manteve sempre um diálogo claro com os atletas e reeditou o conceito de "família" na seleção brasileira, popularizado por Luis Felipe Scolari na Copa do Mundo de 2002, mas deixado de lado ao longo dos anos.

Ceni reprova impasse em renovação de Lucas e o aconselha a 'abrir os olhos'

Posted: 14 Feb 2011 02:47 AM PST

Lucas deixou o São Paulo no fim do ano passado como promessa e retorna ao clube nesta segunda-feira à tarde como estrela. Destaque ao lado de Neymar na conquista do Sul-Americano sub-20 com a seleção de base, no Peru, o jogador vive indefinição no Morumbi. A negociação para renovar vínculo se arrasta desde novembro. Ciente do impasse no acordo, Rogério Ceni pede para que o meia dê menos ouvido ao agente.


O jovem jogador é gerenciado por Wagner Ribeiro, que solicita um novo ordenado pelo menos 10 vezes maior do que o atual. O contrato em vigor vence em 2013. Lucas recebe pouco menos de R$ 15 mil. A diretoria tricolor aceita aumentar substancialmente o salário e dá como questão de tempo a renovação do contrato, que valerá até 2016.

Rogério Ceni aconselha Lucas a ter pulso firme na decisão final, frisando que o empresário não pensará somente no jogador.

"Ele tem que exigir aumento mesmo, mas tem que tomar muito cuidado com o que seu empresário fala. Ele [Lucas] quem tem que decidir sua vida. O empresário quando negocia não pensa apenas no interesse do jogador. Eu não tenho empresário, mas o Lucas não está errado. A última palavra tem que ser sempre do atleta. Tem que ganhar mesmo reajuste salarial, mas tem que ver direito como controlam a vida dele", opinou Rogério.


Em contato com o UOL Esporte na semana passada, o empresário de Lucas, Wagner Ribeiro, declarou que a lentidão da diretoria em firmar um novo contrato é encarada como um trunfo. O agente alega que quanto maior a demora do clube para renovar, maior será o pedido.

"O Lucas disse para mim: 'Eu confio no que você vai fazer, porque sei que o que ficar decidido será o melhor para nós", comentou o agente.

A participação de Lucas pela seleção Sul-Americana sub-20 deixou a diretoria do São Paulo indecisa. O clube entende ter uma "mina de ouro". A hipervalorização, porém, trouxe dificuldade para renovação do vínculo do atleta.

"O Lucas não quer sair do São Paulo. E ele não vai sair", complementou Ribeiro.

Aos 34 anos, Ronaldo anuncia seu adeus ao futebol nesta segunda-feira

Posted: 14 Feb 2011 02:33 AM PST

Idolo menciona limites físicos e dores: 'Nos último dias, chorei feito um neném'. Anúncio será feito oficialmente às 12h40, no CT do Corinthians


Ronaldo Corinthians x Tolima (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ronaldo reclama durante Corinthians 0 x  0 Tolima, no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

É um fenômeno natural na vida do atleta, seja ele medíocre ou excepcionai: chega uma hora em que é preciso parar. Esse é o momento que vive Ronaldo Luís Nazário de Lima, 34 anos. Foi um pouco antes do que o próprio atacante e a torcida do Corinthians imaginavam: o planejado era no final do ano, ao término de seu contrato com o clube. Mas também foi muito, muito depois do que os céticos imaginavam -  havia gente apostando nisso desde 1998, quando o futuro recordista de gols em Copa do Mundo passou por um nebuloso episódio de convulsão às vésperas da final do Mundial contra a França, em Paris.

Ronaldo confirmou a decisão no "Fantástico', da TV Globo, no domingo: vai pendurar suas milionárias chuteiras. O anúncio será feito oficialmente às 12h40m desta segunda-feira, no centro de treinamento do Corinthians, em São Paulo.

- Nos últimos dias chorei feito um neném, uma criança. São as dores do corpo... A cabeça até quer continuar, mas o corpo não aguenta - disse Ronaldo à jornalista Patrícia Poeta, apresentadora do "Fantástico".
 O melhor jogador de futebol do mundo em 1996, 1997 e 2002 havia revelado mais cedo, no próprio domingo, ao jornal "O Estado de S. Paulo".

- Não aguento mais. Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero. Tá na hora. Mas foi lindo pra caramba – contou Ronaldo a Daniel Piza.

A última frase tira um pouco da melancolia da decisão, impressão reforçada por outra declaração divulgada pelo "Fantástico":

- Os últimos dois anos no Brasil foram os mais incríveis da minha vida.
Ao voltar ao Brasil, em 2008, bem acima do peso e sem contrato com clube algum (desempregado, jamais, levando em conta os contratos publicitários), poucos apostariam que ele fosse brilhar novamente. Mas em 2009, repetindo algo que já havia feito tantas vezes ao longo da carreira, Ronaldo conquistaria o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.

O Kung Fu Panda pesado da estreia bizarra contra um Itumbiara recheado de veteranos decadentes como Túlio Maravilha e Denílson Show tinha tudo para se tornar mera fonte de folclore - houve quem antevisse uma passagem melancólica como a de Garrincha pelo mesmo Corinthians, em 1966 (13 jogos, dois gols). Coisa de quem ignora a essência fenixiana de Ronaldo.

Com gols decisivos e boas atuações, ele mudou tudo. Virou alegria do povo, em moldes semelhantes ao do mito botafoguense. Para a Fiel, durante mais de um ano, pronunciar o nome do jogador bastava como gozação para todos os outros torcedores, era resposta para qualquer dissabor do cotidiano: "Ronaldo", repetiam, com graus variados de deboche.

O caso de amor com os corintianos sofreu abalos no fim do ano passado, com a perda de um título brasileiro que, durante várias rodadas, estave bem perto do Timão. E a decisão de pendurar as chuteiras ganhou força após a derrota para o modesto Deportivo Tolima, no último dia 2 de fevereiro, na cidade colombiana de Ibagué. O resultado, associado ao empate de 0 a 0 no primeiro jogo no Pacaembu, tirou do Corinthians a possibilidade de conquistar seu maior objeto de desejo: a Libertadores, único título que falta em sua galeria trofeus.
chegada de Ronaldo no CT do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM) 
Chegada de Ronaldo ao CT (Foto: Marcos Ribolli)
 
No retorno ao Brasil, houve protestos violentos. Torcedores foram à porta do CT xingar os jogadores e atirar pedras no ônibus. Houve depredação de carros de funcionários do clube e pichações onde se lia "R9 FDP", "Ronaldo maldito" e "gordo safado"... Roberto Carlos, um dos melhores amigos do atacante, usou a pressão da torcida e alegadas ameaças sofridas como pretexto para sair do clube: está prestes a assinar com o  Anzhi Makhachkala, da Rússia, um contrato de R$ 22 milhões por duas temporadas.

Ronaldo não precisa se refugiar em nenhum cafundó ao sul da Federação Russa para faturar. Tem muitos contratos publicitários vinculados ao Corinthians e deve, de alguma forma, seguir ligado ao clube. Isso provavelmente será esclarecido na entrevista coletiva desta segunda-feira. Até o fim de seu contrato, mesmo que não entre mais em campo em jogos oficiais, é certo que o Fenômeno vai novamente virar o jogo. E ser aclamado mais uma vez como grande ídolo - não só da Fiel, mas também de todos os devotos pagãos do bom futebol em todo o planeta.

Após início pobre em Bento Ribeiro, Ronaldo conquista o mundo

Posted: 14 Feb 2011 02:31 AM PST

Fenômeno cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro jogando bola nas ruas e foi vendido pelo São Cristóvão por apenas 7,5 mil dólares para empresários


Ronaldo São Cristovão (Foto: Arquivo Pessoal) 
Ronaldo São Cristovão (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Em 1994, um garoto magro e dentuço conquistava o Brasil. A comparação com Pelé era inevitável. Aos 17 anos, ele vestia a camisa da seleção brasileira pela primeira vez logo contra a Argentina. No jogo seguinte marcava o primeiro gol contra a Islândia. E após só duas partidas com a amarelinha era convocado para disputar a Copa do Mundo. A história de glória de um garoto pobre, que cresceu  em uma casa simples no bairro de Bento Ribeiro, no subúrbio do Rio de Janeiro, começava a ser escrita.

Mais novo dos três filhos de Nélio, que era camelô, e Sônia, sorveteira, ele dormia no sofá. Teve uma infância pobre, embora não miserável. O nome surgiu por causa de uma homenagem feita ao médico Ronaldo Valente, que buscou Dona Sônia em casa no dia 18 de setembro de 1976 em um fusquinha e a levou para o hospital São Francisco Xavier, em Itaguaí, para o parto. O doutor foi também padrinho do atacante, que demorou para ser registrado... Seu Nélio perdeu o prazo e acabou falando que o filho tinha nascido no dia 22 de setembro - quatro dias depois da data verdadeira - para evitar a cobrança de uma multa no cartório de Cascadura.

Era mais fácil encontrar Ronaldo jogando bola nas ruas de Bento Gonçalves do que nas salas de aulas no Colégio Nossa Senhora de Aparecida. Não era um bom aluno, não se sentia à vontade naquele ambiente acadêmico. Nas salas de aulas deixava de ser o garoto admirado pelo futebol apurado e passava a ser vítima de brincadeiras e piadas dos amigos por causa dos dentes incisivos abertos. Não demorou para ganhar o apelido de Mônica, famosa personagem das história de Maurício de Souza. Enquanto construia uma má reputação na escola, Ronaldo ganhava fama entre os peladeiros do bairro.

Não demorou para baterem na porta da casa número 114 da rua General César Obino. Ronaldo recebeu um convite para virar sócio-atleta do Valqueire Tênis Clube. Não havia vaga no time mirim. Acabou virando goleiro. Não deu certo. O time estava em último lugar no Campeonato Carioca de futebol de salão. O técnico Marquinhos resolveu, então, radicalizar. Conhecendo a fama de "Dadado", resolveu colocá-lo em uma partida no ataque. Resultado: Ronaldo fez quatro gols na vitória por 5 a 4 em cima do Vasco, então líder da competição.

carteirinha Ronaldo São Cristovão (Foto: Reprodução) 
Carteirinha de Ronaldo no São Cristovão (Reprodução)
A atuação chamou a atenção de um supervisor do Social Ramos, um outro time que disputava o Carioca. E logo Ronaldo trocaria de clube. O Social Ramos era mais tradicional, disputava o Campeonato Metropolitano. Foi quando o atacante ganhou fama entre quem acompanhava a competição. "Dadado" fez 166 gols na temporada. Passou a ser visto como um garoto extraordinário. E a ideia de seguir os passos do ídolo Zico amadureceram na cabeça de Ronaldo. Aos 12 anos, ele tinha fixo na cabeça que queria jogar no Flamengo. Era o clube do coração, o que pagava bem, o que revelava bons jogadores.

A vontade e a determinação fizeram Ronaldo descobrir o dia e a hora de uma peneira. Pegou dois ônibus até chegar à Gávea e fazer o teste com outros 400 garotos. Passou. Mas não tinha como pagar o transporte para ir treinar todos os dias. E não conseguiu ajuda no Flamengo. Precisou desistir da ideia. Acabou, então, em São Cristóvão. Um convênio com o Social Ramos levou o atacante aos primeiros treinos no clube. O técnico Roberto Gaglianone logo percebeu que havia ali um jogador diferenciado. Conseguiu, então, que o diretor Ary de Sá pagasse o trem de Bento Ribeiro até a Central.

No dia 12 de agosto de 1990, Ronaldo fez seu primeiro jogo pelo mirim do São Cristóvão. E marcou três gols na vitória por 5 a 2 sobre o Tomazinho. No total, foram oito gols em 12 jogos naquele ano.

súmula primeiro jogo Ronaldo São Cristovão (Foto: Reprodução)Súmula do primeiro jogo de Ronaldo pelo São Cristovão, em 1990: três gols e vitória (Foto: Reprodução)
 
No seguinte, já no infantil, foram 28 jogos e 17 gols. Ronaldo, lógico, despertou a atenção de empresários. Por indicação de Jairzinho, o Furacão do Tri, Reinaldo Pitta e Alexandre Martins compraram o passe do atacante aos 15 anos pagando apenas US$ 7,5 mil ao São Cristóvão, em 1992. Apesar do valor irrisório da venda, o São Cristóvão lucrou bastante com o sucesso de Ronaldo. De acordo com o Estatuto de Transferência do Jogador, editado pela Fifa em outubro de 2003, todo clube formador de atleta tem direito a 5% de cada transferência do pupilo. Com isso, o clube carioca faturou R$ 1.269.849 do Real Madrid e mais R$ 122.363 do Milan.

Ronaldo São Cristovão (Foto: Divulgação) 
Ronaldo São Cristovão (Foto: Divulgação)
 
Reinaldo Pitta e Alexandre Martins tentaram levar Ronaldo para o São Paulo e para o Botafogo. Mas não tiveram sucesso. A primeira ideia da dupla era vender 50% do passe do atacante para o Alvinegro, que seria uma boa vitrine. Mas o clube carioca não quis. Já com o Tricolor a proposta era oferecer Ronaldo por R$ 25 mil, que só queria pagar R$ 15 mil.

Foram dois anos e meio jogando nas divisões de base do São Cristóvão, onde marcou 44 gols em 73 jogos. Em 1993, Ronaldo foi convocado para disputar o Sul-Americano sub-17 com a seleção brasileira. Apesar do fracasso - o Brasil terminou em quarto lugar e ficou fora do Campeonato Mundial da categoria pela primeira e única vez da história - o atacante se salvou e foi o artilheiro da competição com oito gols. Motivo suficiente para chamar a atenção do Cruzeiro.

Pouco tempo depois, o atacante desembarcava em Belo Horizonte para começar a brilhar. O time mineiro aceitou pagar US$ 50 mil por 55% dos direitos econômicos do jogador. Era conhecido ainda apenas como "Ronaldo Luís".

Ronaldo Cruzeiro (Foto: Reprodução) 
Aos 16 anos, Ronaldo no Cruzeiro (Foto: Reprodução)
 
Sua estréia com a camisa do Cruzeiro aconteceu em em março de 1993, contra o Botafogo de Matosinhos-MG, na preliminar de Cruzeiro e Desportiva-ES, pela Copa do Brasil, no Mineirão. Ronaldo marcou dois gols na goleada por 4 a 1. Pouco depois conquistou a Supertaça Minas Gerais e a Copa Belo Horizonte de Futebol Júnior tornando-se o artilheiro em ambas as competições. Destacou-se e passou a ser tratado como um jogador especial.

Quando o Cruzeiro avançou para a fase semifinal da Copa do Brasil, o técnico Pinheiro poupou os titulares e escalou um mistão para as partidas do Campeonato Mineiro. Ronaldo passou a ser relacionado. Foi escalado como titular contra a Caldense e fez sua estreia entre os profissionais aos 16 anos no dia 25 de maio de 1993, em Poços de Caldas, na vitória por 1 a 0 sobre a Caldense.

Aos 16 anos, Ronaldo fez sua estreia no futebol profissional. Foi no dia 25 de maio de 1993, pelo Campeonato Mineiro. Mesmo quando não era relacionado para as partidas, Ronaldo se concentrava com o time principal. E acompanhou a delegação do time à Porto Alegre, onde ocorreria a decisão da Copa do Brasil contra o Grêmio. Em agosto, viajou para disputar amistosos na Europa. Fez o primeiro gol como profissional em cima do Belenenses.

Voltou da excursão por Portugal despertando interesses de dirigentes italianos. O Cruzeiro recebeu a primeira sondagem do Inter de Milão, recusada mesmo com proposta de 500 mil dólares (o que significava uma valorização de 1.000% em cinco meses). Preferiu apostar na revelação. Deu certo. Era o início de uma carreira de glórias... Em pouco tempo, Ronaldo teria o mundo às suas mãos, conquistaria títulos, seria eleito três vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa, viraria o ícone de uma geração...

Ferj anuncia os horários das semis da Taça GB. Fla x Bota é 17h de domingo

Posted: 14 Feb 2011 02:27 AM PST

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou na noite deste domingo os horários das partidas semifinais da Taça Guanabara. No próximo sábado, às 17h, no Engenhão, o Fluminense mede forças com o Boavista. No domingo, no mesmo horário e no mesmo local, Flamengo e Botafogo fazem a segunda semifinal.
Tabela taça Guanabara FERJ (Foto: Reprodução)Site da Ferj mostra a tabela com datas e horários das semis da Taça Guanabara (Foto: Reprodução)
A Ferj também definiu datas e horários das semifinais do Troféu Washington Rodrigues (disputado pelos terceiros e quartos colocados dos dois grupos). No próximo sábado, no Engenhão, o Resende encara o Bangu, às 14h45m. Já Nova Iguaçu x Olaria será disputado no domingo, às 13h45m, também no Engenhão.

Semifinais da Taça Guanabara:
Sábado - 17h - Fluminense x Boavista - Engenhão
Domingo - 17h - Flamengo x Botafogo - Engenhão
Semifinais do Troféu Washington Rodrigues:
Sábado - 14h45m - Resende x Bangu - Engenhão
Domingo - 13h45m - Nova Iguaçu x Olaria - Engenhão

0 comentários:

Postar um comentário