BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Rendimento de D'Alessandro motivou mudança no esquema do Inter de Falcão

Posted: 10 May 2011 01:34 PM PDT

A maneira como D'Alessandro pode contribuir para o time influenciou a decisão tática de Paulo Roberto Falcão. O técnico do Inter admitiu ter voltado atrás em sua ideia de atuar com meias mais deslocados para os flancos após as dificuldades do gringo em algumas partidas.

"Quando assumi, chamei ele [D'Alessandro] e o Bolívar. Falei das duas linhas de quatro. Ele disse 'já joguei, não é que eu adore, mas já joguei ali'. Coloquei e vi que ele teve dificuldade. Conversei e ele passou essa dificuldade. Aí eu trouxe ele para o meio, no primeiro Gre-Nal. Coloquei no lugar onde ele rende", comentou Paulo Roberto Falcão. A queda de produção de D'Ale, portanto, fez Falcão mudar seus planos.

Mas o primeiro bate-papo do 'rei de Roma' com o melhor jogador da América em 2010 sobre o esquema tático sem a centralização foi antes. "Antes de assumir o Inter, fui trabalhar em um jogo Brasil x Argentina, no Qatar. Sentamos no mesmo banco no avião. Ficamos 15, 20 minutos conversando. Depois ele foi sentar ao lado de um companheiro, um paraguaio que ia para outra partida. Sentei com o D'Alessandro e falamos de futebol. Ele me disse que jogou nas duas linhas de quatro, pela esquerda. Fiquei com isso na cabeça", contou.

D'Alessandro começou a 'era Falcão' atuando mais pelo lado do campo, juntamente com Andrezinho. O próprio gringo referiu certo sacrifício nesta maneira de jogar. "Sacrifício existe sempre. Eu não vou falar nada, mas minha função mudou um pouquinho. Ficava livre como meia, agora estou pelo lado", disse o argentino, na véspera do primeiro jogo com o Peñarol, em Montevidéu.

Mas a troca no posicionamento não ajudou muito. D'Alessandro foi apagado no último Gre-Nal, vencido pelo tradicional rival. "Ele é inteligente, sabe que não está bem. Talvez tenha sentido a Libertadores mais do que os outros, não sei. Vou conversar com o grupo só amanhã. Ele não foi bem nesse jogo e sabe. Ele é inteligente e tem discernimento", elogiou o ex-comentarista.

Sob pressão de Parreira e Zagallo, Mano diz buscar inspiração na Alemanha de 1974 para vencer em 2014

Posted: 10 May 2011 12:07 PM PDT

"A bomba está na mão do Mano". Com essa frase, Zagallo, campeão do mundo como treinador em 1970 pela seleção brasileira, resumiu a pressão pela qual o atual treinador do Brasil passará até o Mundial de 2014, no país. Ciente da enorme responsabilidade, o comandante afirmou buscar inspiração na Alemanha.

Mano descarta novidades para a Copa América

Técnico diz que imitar o Barcelona é impossível

Não necessariamente no estilo de jogo alemão, mas sim na seleção europeia que, em 1974, conquistou sua segunda Copa do Mundo ao triunfar em casa, derrotando na final a favorita Holanda.

- Até o Mundial, temos de criar essa força que a Alemanha teve lá atrás, em 1974. É preciso ter firmeza para pronunciar a frase de que vamos ganhar a Copa. Para isso, temos de trabalhar para ter a força que eles tiveram.

Embora seja a maior vencedora da história das Copas, com cinco troféus, a seleção brasileira é a única equipe de ponta que jamais triunfou em seu país. Argentina, Itália, Inglaterra, Uruguai, França e a já citada Alemanha fizeram o dever de casa uma vez em seus domínios.

Mano alimenta esperança em ter Ganso na Copa América

O fato só aumenta a pressão que o torcedor brasileiro exercerá sob a seleção em 2014, até porque, em 1950, o Brasil decepcionou ao ficar com o vice-campeonato, sendo derrotado na final para o Uruguai, no Maracanã, por 2 a 1.

- A Copa de 1950 tem de ser positiva. Não perdemos só para nós. Os outros têm méritos. O Uruguai era muito forte. O ensinamento de 1950 é esse. Temos de ter uma seleção experiente para suportar a pressão. Precisamos encontrar esse equilíbrio e cabe a mim fazer isso.

Zagallo corrobora com as palavras do atual técnico da seleção brasileira. Em 1950, o Velho Lobo servia ao exército e estava a serviço no Maracanã, na decisão contra o Uruguai. Do campo de jogo, viu a tristeza que se abateu no lotado estádio e suplica para que Mano evite cena parecida.

- A bomba está na mão do Mano. Todos ganharam em casa, apenas nós que só ganhamos fora? Não, temos de saber vencer no Brasil. O Mano está em uma situação delicada, difícil, mas tem nas mãos uma garotada excepcional. Temos de ganhar, custe o que custar.

Embora mais ponderado, Parreira, que participou de seminário sobre a Copa de 2014 ao lado dos dois colegas, não conseguiu amenizar a pressão em cima de Mano. Com a experiência de ter vencido em 1994 e fracassado em 2006 com o Brasil, apontou o torcedor como possível "inimigo" no Mundial do país.

- Deveria ser favorável a presença da torcida, mas o brasileiro é muito impaciente, irrequieto, e a imprensa cobra muito. Já perdemos uma Copa em casa e não nos permitiremos perder outra. A Alemanha fez isso em 1974. Era a terceira Copa de muitos daquele time e eles diziam que ganhariam de qualquer jeito. E ganharam, na força, da Holanda.

Seleção feminina encara o Chile como preparação para o Mundial; Band transmite

Posted: 10 May 2011 11:59 AM PDT

A seleção feminina de futebol iniciará neste sábado uma série de amistosos preparatórios para o Mundial, que será disputada entre os dias 26 de junho e 17 de julho na Alemanha.

A primeira adversária da equipe verde-amarela será o Chile. O duelo acontecerá às 15h45, no estádio Rei Pelé, em Maceió, e terá transmissão exclusiva da Band.

A cidade onde acontecerá a partida é o lugar onde nasceu a principal craque do Brasil, Marta, eleita nos últimos 5 anos pela Fifa como a melhor jogadora do mundo.


O segundo amistoso da equipe será no dia 16 de junho contra a arquirrival Argentina. O duelo também terá transmissão da Band. A seleção brasileira deverá fazer ainda outros amistosos antes do Mundial, mas ainda não estão confirmados.

Chilavert critica os jogadores brasileiros: "São uns maricones"

Posted: 10 May 2011 11:55 AM PDT

Sempre polêmico, o ex-goleiro paraguaio José Luis Chilavert fez duras críticas à postura dos jogadores brasileiros em entrevista ao jornal argentino "El Tribuno". As declarações foram dadas após Chilavert ser questionado sobre o famoso episódio em que cuspiu na cara do lateral-esquerdo Roberto Carlos, após a vitória do Brasil sobre o Paraguai por 2 a 0, nas Eliminatórias para a Copa de 2002.



"Depois da partida, ele [Roberto Carlos] veio e me disse: 'Índio, nós ganhamos por 2 a 0'. Os brasileiros são umas bichonas. Quando lhes convém, dizem que são discriminados, mas eles fazem exatamente o mesmo", disse o ex-jogador.



Recentemente, Chilavert comentou o fato de ter sido superado em gols por Rogério Ceni. Segundo maior goleador da história entre os goleiros, o paraguaio cutucou o arqueiro do São Paulo, dizendo que ele é um bom aluno. Além disso, afirmou que sempre bateu faltas melhor que Ceni.

Figueirense imita europeus e é o 1º clube brasileiro a ter rede social própria

Posted: 10 May 2011 11:36 AM PDT

Seguindo a tendência de grandes clubes europeus o Figueirense inovou entre as equipes brasileiras e se tornou o primeiro time do País a ter sua própria rede social. O Benfica, de Portugal, foi o pioneiro nesta ideia. Ainda em fase de testes, a rede deve entrar em funcionamento nos próximos dias, mas alguns torcedores estão sendo convidados para participar deste período de ajustes.

A rede social do Figueirense será mais uma plataforma de comunicação entre o clube e seus torcedores, que agora terão mais facilidade para mandar mensagens, para o compartilhamento de fotos e vídeos, que poderão ser feitos diretamente do smartphone, além de poder participar de salas de bate-papo.

"Ela é totalmente integrada com outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook, permitindo que os torcedores passem mais tempo acompanhando as informações do clube", explicou Daniel Werle, um dos idealizadores do projeto.

Segundo o diretor de marketing do Figueirense, Renan Dal Zotto, a novidade reforça ainda mais a plataforma digital do clube que terá o site oficial como núcleo principal. "No site nós teremos o e-commerce, os aplicativos e o gerenciamento das redes sociais."

A ideia deste projeto saiu depois do sucesso da campanha de associados do Figueirense, que teve uma repercussão muito grande nas redes sociais e, segundo o gerente de marketing do clube, Fernando Kleimmann, mais que quadruplicou o número de acessos ao site oficial do alvinegro catarinense.

"Vamos procurar trazer conteúdos inéditos e promoções para atrair novos seguidores. Tivemos uma experiência positiva com a divulgação da nossa campanha de associados nas mídias sociais, onde passamos de 24.000 acessos para mais de 100.000 em menos de uma semana", declarou Fernando Kleimmann.

Falcão recebe visita de Caçapava, campeão com ele nos anos 70

Posted: 10 May 2011 11:10 AM PDT

Campeões brasileiros com o Inter, ex-colegas batem papo no Beira-Rio e resgatam histórias do passado

falcão internacional ao lado do ex-jogador caçapava (Foto: Alexandre Alliatii / Globoesporte.com)Falcão conversa com Caçapava: bicampeões juntos nos anos 70 (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)

O ex-volante Caçapava, um dos símbolos do Inter nos anos 70, visitou o Beira-Rio na manhã desta terça-feira. Ele passou mais de hora conversando com o técnico Paulo Roberto Falcão. Eles foram campeões brasileiros juntos em 1975 e 1976. Caçapava mora no Maranhão, mas tem um filho que vive em Porto Alegre. O treinador colorado resgatou histórias do passado com o ex-colega de time.

- O Caçapava passou muito tempo fora daqui. Conversamos muito por telefone. Ele é uma figura histórica do Internacional. Fiquei muito feliz de revê-lo. Tenho um carinho extraordinário por ele. Foi uma das pessoas que mais me marcaram na vida. Fiquei emocionado de ver o Caçapava. Ele veio em uma semana em que precisamos buscar o resultado, e ele sempre foi um cara de luta. Ele contou histórias, como da vez que marcou o Rivelino. É uma figura maravilhosa - disse Falcão.

O técnico iniciou nesta terça-feira a preparação do Inter para o Gre-Nal do Olímpico. O time colorado precisa de vitória por dois gols de diferença para ser campeão gaúcho, já que perdeu a partida de ida por 3 a 2.

Blatter se distancia do comitê executivo de Fifa após denúncias

Posted: 10 May 2011 11:03 AM PDT

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, se distanciou do comitê executivo da entidade nesta terça-feira, alegando que não foi ele que elegeu os membros e que não os definiria nem como anjos nem como demônios.

Os comentários do dirigente suíço foram feitos depois que o ex-presidente da Federação Inglesa de futebol, David Triesman, acusou quatro membros do comitê executivo da Fifa - incluindo o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira -, de pedir favores em troca de votos para a candidatura do país europeu na eleição pela sede do Mundial de 2018.

"Sou o presidente e tenho minha própria consciência, só posso responder por mim mesmo, não posso fazê-lo pelos membros do comitê", disse Blatter, que é candidato à reeleição no congresso da Fifa em 1º de junho.

"Eles não são eleitos pelo mesmo congresso que me elege, eles vêm de outros (em outros lugares), por isso não posso dizer que são todos anjos ou todos demônios", acrescentou. Além de Ricardo Teixeira, os outros acusados são Jack Warner, Nicolás Leoz e Worawi Makudi.

Dois dos 24 membros que integram o comitê executivo - Amos Adamu e Reynald Temarii - foram suspensos antes da votação que escolheu as sedes das Copa de 2018 e 2022 em dezembro por supostamente terem oferecido vender votos a jornalistas que se passaram por lobistas.

Somente o comitê executivo da Fifa vota para escolher os anfitriões das Copas do Mundo, mas Blatter disse no mês passado, como parte da campanha presidencial, que consideraria permitir a votação dos 208 países-membros do congresso da Fifa para decidir os anfitriões dos Mundiais no futuro.

Empresário diz que Ciro deve deixar o Sport e não descarta o Botafogo

Posted: 10 May 2011 10:53 AM PDT

O técnico do Botafogo, Caio Júnior, afirmou, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, que o clube trabalha com alguns nomes na expectativa de contratar reforços para a disputa do Campeonato Brasileiro. E um dos jogadores procurados pelo Alvinegro foi o atacante Ciro, do Sport, conforme revelou o empresário do atleta, Eduardo Kupermam:

- Teve o interesse da parte do Botafogo, sim. Chegamos a falar com o presidente do Sport e, na verdade, o Sport tem três sondagens em termos de venda do jogador. No caso do Botafogo parece que foi uma proposta de troca de empréstimo com outros jogadores. E o Sport pensa em vender o jogador - disse à Rádio Brasil.

Apesar das dificuldades da negociação, o empresário de Ciro não descartou a transferência e afirmou que o atacante gostaria de jogar pelo Botafogo:

- A gente nunca fala que não tem a possibilidade, mas a prioridade do Sport é a venda. E como tem algumas propostas, ele (presidente do Sport) está esperando chegar de forma oficial. Mas isso não impossibilita a troca. O Ciro gosta da possibilidade de jogar no Botafogo, que projeta atacantes, mas esperamos propostas de um clube europeu. Tem clube da Arábia, da Ucrânia... Já foram passados valores, mas agora aguardamos uma proposta oficial. Houve até uma outra sondagem de outro clube da Série A, de São Paulo. A perspectiva é de, no Brasileiro, o Ciro jogar em um time da Série A, e pode ser o Botafogo, sim.

Segundo Kuperman, Ciro sentiu muito a perda do pai - no fim de 2010 -, que o acompanhava nos treinamentos, e, por isso, pretende "respirar novos ares":

- É o momento da saída dele. No fim do ano passado, ele teve a perda do pai, que o acompanhava nos treinamentos, e ele tem sentido muito isso muito. Ele tem falado até que gostaria de respirar novos ares, até porque, toda vez que vai treinar ele lembra do pai, e acreditamos que é o momento da saída do Ciro. Temos que esperar um pronunciamento do Sport.

Após ser xingado por jogador do Milan, Leonardo pede explicação

Posted: 10 May 2011 10:36 AM PDT

O técnico da Inter de Milão, o brasileiro Leonardo, pediu explicação ao volante Gattuso, do Milan, após ser xingado pelo jogador no último sábado durante a comemoração do time rubro-negro pela conquista do título do Campeonato Italiano.


Logo após a partida, Gattuso, em cima de uma placa de publicidade, puxou o coro dos torcedores para o refrão "Leonardo uomo di m...[Leonardo homem de m...]", cantando sobre a melodia da popular "Guananamera".

Leonardo, que tinha uma forte identificação com o Milan --foi jogador e treinador-- até assumir a Inter de Milão, pediu que Gattuso e o Milan expliquem o motivo do xingamento.

"Gattuso disse que queria dizer sua verdade. Gostaria de saber o que tem a dizer, porque até agora não foi possível, nem diretamente nem por telefone", destacou o técnico brasileiro.

Já o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, tentou minimizar o incidente. "Me parece que não se deve dramatizar. Não podemos esquecer que os jogadores, no fim das contas, são jovens. Não vi as imagens, mas me parece que é um pecado venial", disse.

A Federação Italiana de Futebol anunciou a abertura de uma investigação sobre o caso.

O Milan conquistou o título do Campeonato Italiano após empatar com a Roma por 0 a 0, fora de casa.

Após incidentes na Copa da Polônia, 22 torcedores são presos

Posted: 10 May 2011 10:23 AM PDT

A polícia prendeu 22 torcedores que invadiram o campo após o término da partida entre Legia Varsóvia e Lech Poznan, pela final da Copa da Polônia. O jogo foi realizado no último dia 3.

"No momento, prendemos 22 pessoas. Identificamos 70 torcedores envolvidos no evento da semana passada e é muito provável que haverá mais detenções", disse o porta-voz da polícia Mariusz Sokolowski.

Por conta desses incidentes, tanto o Legia Varsóvia quanto Lech Poznan jogaram na último fim de semana com os portões fechados.

Falcão confirma problema de R. Sóbis e diz que atacante não joga Gre-Nal

Posted: 10 May 2011 10:20 AM PDT

Rafael Sóbis ainda não tem um diagnóstico sobre seu joelho direito, mas Paulo Roberto Falcão nem sequer conta com o atacante para o clássico Gre-Nal 387, a grande decisão do Campeonato Gaúcho, no próximo domingo. O treinador revelou duas conversas desde domingo que lhe apontaram o quadro do camisa 11.

Sóbis foi baixa no treinamento físico desta terça-feira. O departamento médico apenas se manifestou comentando fortes dores no joelho direito. Articulação que já passou por intervenção clínica. O treinador vermelho confirmou.

"Conversei com o Sóbis domingo. Ele é um garoto extraordinário. Ele me disse que está com muita dor no joelho. Me disse 'estou tentando e não consigo'. O médico veio falar comigo. Sei que tecnicamente ele não está bem. O Sóbis, certamente, está fora", disse Falcão.

A escalação no último domingo, no entanto, tinha um objetivo. Aproveitar uma valência de Rafael Sóbis. "Coloquei ele no Gre-Nal, mesmo sabendo disso, por que ele bate bem na bola e é segundo atacante. Poderia decidir com um chute de fora da área. Depois do jogo vi que ele está com muita dificuldade", comentou Falcão.

Na reserva, Fernandão faz acordo com o São Paulo e rescinde contrato

Posted: 10 May 2011 08:23 AM PDT

O São Paulo anunciou nesta terça-feira pela manhã que o atacante Fernandão não faz mais parte do elenco. As duas partes chegaram a um acordo e acertaram uma rescisão amigável.


A saída de Fernandão do São Paulo ficou acertada em uma reunião realizada na noite de segunda-feira. O encontro teve a presença do procurador do atacante, o ex-jogador Paulo Roberto, e a diretoria do clube do Morumbi.

"Lamento a saída. O clube me acolheu muito bem e fico triste por não ter conquistado títulos. Mas neste momento é a melhor decisão a ser tomada. Mesmo de fora, estarei torcendo pelo São Paulo na Copa do Brasil", disse Fernandão, que foi contratado pelo clube em 6 de maio de 2010.

O atacante começou bem no São Paulo, mas caiu de rendimento e perdeu espaço na equipe. Neste ano, Fernandão ficou quase dois meses entregue ao departamento médico e atuou em apenas nove jogos --sendo dois como titular. De acordo com o site oficial do clube do Morumbi, o jogador disputou 39 partidas pelo time tricolor e marcou oito gols

Sem Fernandão, o técnico do São Paulo, Paulo César Carpegiani, tem agora cinco opções para o setor ofensivo: Dagoberto, Fernandinho, Henrique, Willian José e Luis Fabiano.

Barça receberá 2 mi de euros para jogar com o Corinthians no fim do mês, diz jornal

Posted: 10 May 2011 06:38 AM PDT

O Barcelona pode ser o convidado de honra de uma grande festa pelo centenário do Corinthians. Segundo o jornal Mundo Deportivo, o time catalão virá ao Brasil no fim de maio para um amistoso que teria custado 2 milhões de euros (R$ 4,6 milhões) ao clube brasileiro.

A informação é do colunista Miguel Rico, que dá detalhes do cronograma do Barcelona. Segundo o jornalista, o amistoso estava inicialmente marcado entre os dias 25 e 27 de maio.

A classificação do Barcelona à final da Liga dos Campeões, no entanto, teria mudado a programação. A decisão contra o Manchester United, em Londres, está marcada para o dia 28 de maio.

Neste cenário, Corinthians e Barcelona poderiam se enfrentar no dia 1º de junho, em uma das datas vagas do Campeonato Brasileiro. Como não está na disputa da Copa do Brasil ou da Copa Libertadores, o time alvinegro só jogará nos fins de semana de junho.

O amistoso em São Paulo também cairia bem para os jogadores do Barcelona, que têm compromissos com suas seleções na América. Os brasileiros e argentinos do elenco devem se reunir para a disputa da Copa América, que começa em julho.

Já os espanhois do Barça, que formam a base da seleção campeã do mundo em 2010, terão amistosos com Estados Unidos e Venezuela em 4 e 7 de junho. A ida para os dois países, portanto, teria uma "escala" no Brasil.

Inglês envolve CBF e Teixeira em suposto esquema para escolha de sedes da Copa

Posted: 10 May 2011 06:32 AM PDT

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e a Fifa estão mais uma vez no meio de um escândalo de suposta venda de votos para escolha da sede de uma Copa do Mundo.

Na manhã desta terça-feira, o ex-presidente da Associação Inglesa de Futebol e do comitê Inglaterra-2018 disse que ouviu de dirigentes da Fifa pedido de dinheiro e até a concessão de um título de nobreza em troca de escolher a Inglaterra para sediar a Copa de 2018.

A escolha foi no final do ano passado, e a Inglaterra obteve apenas dois votos. Qatar foi escolhido.

Em um comitê do Parlamento, Lord Triesman disse que ouviu a seguinte frase de Ricardo Teixeira: "Venha aqui e me diga o que você tem para mim".

Triesman admite que a frase pode ter duplo sentido, mas, segundo ele, outros dirigentes da Fifa foram bem mais diretos.

O vice-presidente da federação, Jack Warner, por exemplo, teria pedido 2,5 milhões de libras. Disse que usaria o dinheiro para construir uma escola.

Já o paraguaio Nicolás Leoz teria pedido a concessão de um título da nobreza britânica. Trieman diz que o pedido foi feito diretamente a ele por meio de um tradutor.

Comportamento de Marcos assusta jovens, mas goleiro mantém moral

Posted: 10 May 2011 05:26 AM PDT

Em uma época de declarações engessadas, jogadores blindados por assessorias e utilização em massa do Twitter pelos boleiros, o goleiro Marcos se destaca pela sinceridade a cada entrevista. Sem precisar da rede social para dizer o que pensa, o camisa 12 do Palmeiras assustou os jogadores mais jovens do elenco depois da goleada por 6 a 0 sofrida diante do Coritiba, no Couto Pereira, pela Copa do Brasil - ele não jogava havia dois meses. Marcos falhou em alguns lances, mas, no entanto, sua moral continua intacta no elenco - apenas com as diferenças naturais entre jogadores mais novos e mais velhos.

Diante do Coxa, o goleiro desabafou dizendo que ele tinha uma carreira vitoriosa e os mais novos tinham de ser cobrados. No vestiário, ninguém contestou o camisa 12. Depois, já em São Paulo, alguns se manifestaram, mas nenhum em tom de repúdio às declarações do Santo.

- Fica um pouco chato para nós, mas é normal. O Marcos é um ídolo e temos de respeitar. É reação de um cara que ama o clube - afirmou um jogador, que não quis ser identificado.

Durante o jogo, as reações do goleiro chamaram a atenção. Bastante irritado a cada gol sofrido, ele chutava com força a bola contra as redes e gesticulava bastante. O jeitão do goleiro, que gesticula muito durante as partidas, já é encarado com maior naturalidade pelos garotos.

Marcos é nosso ídolo. Às vezes se exalta um pouco, mas não é por mal"
Roberto Frizzo
 
- Ele é assim mesmo. No começo você acha que é algo forçado, mas no dia a dia ele é muito sincero, autêntico - disse o mesmo jogador.

No cotidiano palmeirense, Marcos é, naturalmente, mais próximo dos outros goleiros do elenco. Bruno e Deola são parceiros do camisa 12 e trocam elogios constantemente. Nos treinos, eles brincam bastante e mostram boa amizade. Danilo, Marcos Assunção e Kleber também são mais chegados a Marcos.
Com o técnico Luiz Felipe Scolari, a relação segue estreita. Sob o comando de Felipão, Marcos participou como titular da conquista do pentacampeonato mundial em 2002, com a Seleção Brasileira, e as duas partes se respeitam. Após o jogo em Curitiba, na entrevista coletiva, Felipão minimizou a atitude de Marcos. Na diretoria, a sensação é a mesma: o goleiro segue em alta.

- O Marcos é nosso ídolo, às vezes se exalta um pouco, mas sabemos que não é por mal. Não é algo que cause alguma intriga no grupo - assegurou o vice-presidente Roberto Frizzo.

Em outros tempos, porém, o comportamento do goleiro já causou problemas - principalmente com Vanderlei Luxemburgo. Em 2008, após uma derrota por 1 a 0 para o Grêmio, o técnico criticou duramente a atitude de Marcos, que nos minutos finais foi várias vezes à área adversária para tentar fazer o gol de empate. Após uma dura de Luxa, Marcos se desculpou.

O goleiro está com 37 anos - completa 38 em agosto. Ele já avisou que esta é sua última temporada como jogador profissional. Depois, pode vir a trabalhar no próprio Palmeiras, na comissão técnica - ainda não definiu em qual função. Humilde, Marcos reconhece que não está 100% física e tecnicamente, e diz não se importar em ser colocado na reserva de Deola. Todos no elenco sabem que não se trata de um discurso da boca pra fora. Mais um motivo para respeitarem o "Santo".

Em meio ao desabafo de quinta-feira, ele deu uma boa notícia: vai jogar a partida de volta contra o Coritiba nesta quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu. Se o Verdão conseguir uma vitória, mesmo que não se classifique para as semifinais, a reação do goleiro, certamente, será bem diferente da vista no Couto Pereira.

marcos palmeiras desolado (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Marcos ficou na reserva durante clássico contra o Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Thiago e Cielo embolam seleção rumo ao Mundial de natação

Posted: 10 May 2011 05:13 AM PDT

O Brasil tem 20 atletas classificados para o Mundial de Xangai, em julho. Mas ainda não definiu que equipe levará para a China.

O time será fechada durante esta semana após Thiago Pereira e Cesar Cielo definirem seus programas para a competição. Além deles, 10 nadadores têm índices para disputas individuais.


A confederação brasileira também anunciará a equipe dos Jogos Pan-Americanos, em outubro, no México.

Thiago conseguiu vaga em cinco provas, mas pode desistir de pelo menos duas: 200 m costas e 200 m peito. Se fizer isso, nadará os 200 m e os 400 m medley, além do revezamento 4 x 200 m livre.

Se deixar o nado de peito, Tales Cerdeira, com índice, pode ser convocado. Desistência do revezamento pode abrir vaga para João de Lucca. Nenhum outro atleta tem a marca para os 200 m costas.

Cielo também precisa decidir se irá nadar os 50 m borboleta. E, no revezamento 4 x 100 m livre, o campeão olímpico pode ganhar um reserva nas eliminatórias, provavelmente Marcelo Chierighini.

Pilotos reclamam do alto número de paradas nos boxes na F-1

Posted: 10 May 2011 05:11 AM PDT

Até o ano passado, era a falta de troca de posições nas corridas da F-1. Agora, a reclamação de pilotos e equipes é o excesso de ação.

A maior responsável por isso é a Pirelli, nova fornecedora de pneus da categoria.

Como os compostos da empresa italiana se desgastam muito mais do que os usados até o ano passado da Bridgestone, o número de pits stops aumentou consideravelmente.

No domingo, no GP da Turquia, vencido por Sebastian Vettel, da Red Bull, foram 82 trocas de pneus, um novo recorde na F-1. O vencedor, por exemplo, teve de parar nos boxes quatro vezes para poder completar as 58 voltas.

"Acho que, para os pilotos, o mais complicado é o fato de o desgaste dos pneus ser muito diferente de pista para pista, o que dificulta o nosso entendimento", afirmou Vettel, que lidera o Mundial de F-1 com 34 pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton.

"Mas quem sofre mais são os torcedores nas arquibancadas. Depois da primeira parada, você tem pit stops a cada dez ou 15 voltas, e aí fica impossível de acompanhar a corrida, especialmente porque nem todo mundo está seguindo os três primeiros", completou o campeão.

No ano passado, a média de paradas nos boxes era de 25 vezes por corrida em condições normais (sem chuva).

Neste ano, após quatro etapas, o número subiu para 62 por prova _um aumento de 148%. Estatística que surpreendeu a própria Pirelli.

"Nós esperávamos uma parada a menos. Achamos que foi uma exceção, e a ideia é voltar a, no máximo, três pit stops por corrida a partir de agora", falou o diretor esportivo, Paul Hembery.

Além da dificuldade em acompanhar as provas, até mesmo para os pilotos, que precisam estar em constante contato com os engenheiros, outra consequência direta disso é a maior possibilidade de erros durante as paradas.

Com os mecânicos tendo de fazer seis ou oito pit stops em vez dos dois que faziam até o ano passado, em média, a chance de erros ou problemas cresceu muito.

Quem mais vem sofrendo com isso, por enquanto, é Felipe Massa. Na Malásia, segunda corrida do ano, uma falha na pistola durante seu pit fez com que ele perdesse a chance de lutar pelo pódio.

Domingo, a situação foi ainda pior. O brasileiro teve problemas em três de suas quatro paradas. Foi o 11º.

Massa gastou 1min33s500 em seus quatro pit stops. Seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, terceiro em Istambul, também parou quatro vezes e precisou de 1min26s121 para as trocas.

Para Rubens Barrichello, há outro problema. "Damos três voltas no limite, e os pneus começam a se degradar. Passamos 75% da corrida gerenciando o desgaste e só o resto como pilotos."

Sem jogar, Luis Fabiano e Fernandão custam quase R$ 1 milhão por mês

Posted: 10 May 2011 05:05 AM PDT

Os dois principais centroavantes do São Paulo, Luis Fabiano e Fernandão, não têm perspectivas de assumir vagas no ataque devido a problemas distintos, mas representam alto custo no orçamento do clube. Os dois representam gastos de quase R$ 1 milhão por mês.


Esse valor não é pago integralmente pelo São Paulo. Luis Fabiano gera um custo de cerca de R$ 700 mil. A diretoria tricolor afirma arcar com salário de R$ 200 mil. O ordenado do atacante é complementado com mais R$ 500 mil, obtidos com empresas parceiras, entre elas a BMG. A Visa fará patrocínio pontual: estampará sua logomarca no jogo de reestreia do atleta.

O São Paulo entende que adesão de novos patrocinadores ocorrerá conforme o retorno de Luis Fabiano aos campos.

Fernandão esteve na mira do Palmeiras no início do ano, mas a diretoria alviverde desistiu de avançar na negociação após tomar conhecimento de que o atacante fatura em torno de R$ 200 mil.


Na vitória sobre o Avaí, 1 a 0, no Morumbi, no primeiro jogo das quartas de finais da Copa do Brasil, Fernandão nem sequer foi relacionado para o banco de reservas. Carpegiani optou por escalar Willian José no banco. Para a partida desta quinta, em Florianópolis, Fernandão deverá ser incluído na lista de relacionados.

Já o Fabuloso segue vetado pelo departamento médico, recuperando-se de lesão no tendão do joelho direito. Apresentado oficialmente pelo clube em 27 de março, Luis Fabiano ensaiou seu retorno aos campos contra o Goiás e Avaí, mas cancelou suas participações.

O camisa 9 não corre risco de ser submetido a cirurgia, seguindo tratamento no centro clínico do clube (Reffis).

Patricia promete reforços no Fla e diz que tendência é manter pratas da casa

Posted: 10 May 2011 03:55 AM PDT

Durante o lançamento do relógio em comemoração aos 30 anos do título mundial do Flamengo, realizado na segunda-feira, em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro, a presidente Patricia Amorim não se esquivou das perguntas sobre a reformulação do elenco para o restante da temporada.

Solícita, a dirigente deixou a tensão pela partida de volta, contra o Ceará, pelas quartas de final da Copa do Brasil, para abordar o tema. Aos torcedores, Patricia prometeu reforçar o elenco para o segundo semestre.

"Os reforços virão e as conversas já existem há bastante tempo. Procuramos trabalhar em silêncio e estamos nos reunindo desde a fase final do estadual. Naturalmente, assim que a competição terminou, começamos a fazer as nossas análises", afirmou, se esquivando de possíveis nomes.

"No momento certo vamos anunciá-los. Estamos trabalhando com calma", enfatizou.

Assediado pelo futebol europeu, o atacante Diego Mauricio é um dos que podem deixar o Flamengo no meio do ano. Patricia garantiu que nenhuma proposta oficial pelo jogador chegou. A presidente afirmou que manter os pratas da casa é uma prioridade. Porém, não descartou uma negociação se os valores forem irrecusáveis.

"Para mim, proposta real é quando vem assinada. Se formalizarem podermos conversar. Por enquanto isso só existe nos bastidores. Sem dúvida alguma, o Diego Maurício está no mercado. Mas o nosso objetivo é manter os jogadores formados em casa", comentou, acrescentando.

"É lógico que uma oferta interessante precisa ser analisada. O Diego Maurício ficou valorizado e hoje temos o luxo de escolher as propostas boas para o Flamengo", encerrou.

Santos pede transferência da partida de volta contra o Once Caldas

Posted: 10 May 2011 03:26 AM PDT

A diretoria do Santos pediu à Conmebol para transferir a partida de volta das quartas de final da Libertadores, contra o Once Caldas, no dia 18, para o estádio do Pacaembu, em São Paulo.

A princípio, o jogo está marcado para a Vila Belmiro, mas a confederação sul-americana não deve criar empecilhos para a mudança do local.

Desta forma, o clube cede à pressão revelada pelo Painel FC, no dia 30 de abril, de uma ala de diretores que quer ver o Santos jogar mais vezes no estádio paulistano.

O argumento destes dirigentes é de que o Pacaembu dá maior retorno financeiro ao Santos. Eles tomam por base o confronto ante o Táchira, pela primeira fase da competição, que teve renda superior à R$ 1,3 milhão, com mais de 36 mil pagantes.

Na Vila Belmiro, a média de público nos jogos da Libertadores não passa de 10 mil torcedores, o que gera renda consideravelmente menor. Contra o América-MEX, no primeiro duelo das oitavas de final, foram arrecadados R$ 474 mil.

Apesar dos números, a medida provavelmente irritará parte da torcida, que vê o estádio santista como um alçapão do qual a equipe não pode abrir mão neste momento decisivo. Segundo o regulamento, apenas a final da Libertadores deve ser jogada em um arena com capacidade mínima de 40 mil espectadores.

Sem autorização de imagem, campeões de 81 podem ir à Justiça contra relógio do Fla

Posted: 10 May 2011 12:53 AM PDT

O Flamengo lançou o relógio comemorativo pelos 30 anos do título mundial nesta segunda-feira e já enfrenta problemas pelo novo produto. Insatisfeitos por terem suas imagens vinculadas a marca Hublot sem autorização, quatro campeões mundiais de 1981 podem processar a empresa.

Patricia Amorim destacou também a importância do evento para o clube, que celebrou os 30 anos do título mundial do Flamengo (vitória sobre o Liverpool-ING por 3 a 0, em Tóquio-JAP). O Flamengo, depois do Manchester United, da Inglaterra, é o segundo clube no mundo a ser patrocinado pela Hublot. Esta empresa também é parceira da Copa do Mundo, seleções espanhola e mexicana, além do ex-craque Maradona.



Na foto anexa ao anúncio, Andrade, Júnior, Zico e Leandro aparecem durante a premiação após a vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool, em Tóquio. O clube e a empresa reconhecem o equívoco e afirmam que a campanha está sendo substituída apenas pela imagem do relógio.

No entanto, em São Conrado, Zona Sul da cidade, um enorme cartaz ainda estampa a fachada de um shopping promovendo o produto com a imagem dos campeões mundiais.

Procurado pela reportagem do UOL Esporte, Andrade confirmou o problema e espera que uma conversa com os executivos da empresa possa resolver a questão.

"O Júnior me ligou e falamos sobre isso. Não nos consultaram pelo uso da imagem. Quando me falaram cheguei a tomar um susto. Vamos conversar com a empresa. Esperamos resolver desta forma. Colocar um processo seria a última opção, mas ela existe. Vamos aguardar como vai ficar", afirmou o ex-técnico do Flamengo.

Pelo contrato com a empresa, o Flamengo vai receber 460 mil dólares. Os relógios serão vendidos em duas séries de 250 unidades. Cada modelo vai sair por R$ 42 mil.

O Flamengo, depois do Manchester United, da Inglaterra, é o segundo clube no mundo a ser patrocinado pela Hublot. Esta empresa patrocina também a Copa do Mundo e seleções espanhola e mexicana.

"É um momento especial pela comemoração dos 30 anos do título mundial. Não só pela representatividade, mas por colocar o Flamengo em um estágio internacional. A nossa torcida está em todas as classes. Sei que é um relógio caro, mas ele está muito abaixo do valor daquela geração (time campeão)", disse a presidente Patricia Amorim, durante o evento.

Zagueiro diz que jogo com o Coritiba é para honrar Palmeiras

Posted: 09 May 2011 05:36 PM PDT

Fazer sete gols, não sofrer nenhum e conseguir uma classificação épica. Ou fazer seis, não sofrer nenhum e levar a decisão das quartas de final da Copa do Brasil para a decisão por pênaltis.

Objetivos difíceis de alcançar segundo o zagueiro Thiago Heleno, que não jogou na goleada por 6 a 0 sofrida no Couto Pereira, contra o Coritiba.


"A gente sabe que é difícil, mas em futebol nada é impossível. Temos esperança. Vamos jogar para honrar o manto do Palmeiras. Queremos entrar em campo para fazer o que for possível e buscar pelo menos a vitória. Esse é o nosso objetivo".

O zagueiro não perde uma partida há três meses (foi titular na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, no dia 6 de fevereiro). Ele não esteve em campo nas duas últimas derrotas do time, contra Ponte Preta e Coritiba.

"Se a gente ainda sonha em conseguir a classificação, não podemos pensar logo de cara em fazer seis gols. Tem que fazer o primeiro para depois tentar chegar ao objetivo. Todos temos consciência do quanto é difícil, ainda mais pelo fato do Coritiba ser uma excelente equipe. Mas vamos entrar em campo procurando fazer uma boa atuação e buscar os gols", disse ao site oficial do clube.

No jogo de ida, o zagueiro cumrpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, sendo substituído por Leandro Amaro. Nesta quarta-feira, às 21h50, no Pacaembu, ele joga.

Colocado como promessa pelo Santos, Victor Hugo fracassa e rescinde contrato

Posted: 09 May 2011 05:16 PM PDT

Em pouco menos de seis meses como jogador do Santos, Victor Hugo sofreu com o peso da responsabilidade, e assim terminou com a fracassada passagem pelo clube. O meia teve a rescisão contratual anunciada pelo alvinegro nesta segunda-feira.

Victor Hugo foi apresentado em novembro do ano passado, e vendido como promessa pelo clube. A contratação ainda foi considerada a primeira para a Libertadores 2011, mas o jogador de 19 anos sequer atuou pelo Santos.

O meia ficou a maior parte do tempo treinando entre os profissionais, mas não agradou a Marcelo Martelotte e Adilson Batista. A definição da rescisão foi tomada após Muricy Ramalho afirmar que também não utilizaria o jogador.

Vctor Hugo tinha contrato de empréstimo com o Santos até o fim da temporada. Ele havia sido tirado do Santo Cruz-PE por empresários, registrado no Pinheiros-SC, e repassado ao alvinegro gratuitamente.

Luis Álvaro: 'Com Zé Roberto, dá para encarar o Barcelona pau a pau'

Posted: 09 May 2011 05:13 PM PDT

Demonstrando uma gigantesca empolgação com o rendimento do Santos na Libertadores, o presidente do clube, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, mostrou em entrevista à Rádio Globo que já sonha com uma final do Mundial de Clubes da Fifa em dezembro, no Japão. E mais: com um baita reforço no time, o meia Zé Roberto, que está no Hamburgo, da Alemanha.

Luis Álvaro já escolheu até o adversário: o Barcelona, que encara o Manchester United na decisão da Liga dos Campeões, dia 28, em Londres, na Inglaterra.

- Com o Zé Roberto dá para jogar com o Barcelona pau a pau – disse Luis Álvaro, à Rádio Globo.

O dirigente afirmou que as conversas com Zé Roberto estão adiantadas.

- Falta acertar a remuneração. Já tivemos um primeiro contato. O contrato dele vai até 30 de junho e ele já decidiu que não vai renovar. É um jogador que cairá como uma luva no nosso time, mas só viria em agosto, depois da Libertadores, na janela de transferências da Fifa.

Luis Álvaro não esconde que é fã do meia de 36 anos, que teve ótima passagem pelo Santos logo após a Copa do Mundo de 2006.

- Estou otimista. Conversei com ele no ano passado. Eu não o conhecia pessoalmente, era só fã de arquibancada. Ele se mostrou extraordinariamente respeitável, foi um papo amistoso. Eu disse que sonhava com ele no Santos e ele assumiu o compromisso de dar prioridade ao Santos. Juntou a fome com vontade de comer.

O meia passou pelo Santos entre 2006 e 2007, com sucesso de crítica e público. Dentro de campo, vestiu a camisa 10 e foi o maestro da equipe que só caiu nas semifinais da Taça Libertadores de 2007. Fora dele, conquistou a torcida e causou comoção em sua saída. Na época, ele foi para o Bayern de Munique. Ano passado, transferiu-se para o Hamburgo.

O jogador, que completa 37 anos em julho, é visto no clube como o substituto ideal de Paulo Henrique Ganso, que dificilmente ficará na Vila Belmiro após a disputa da Taça Libertadores. No entanto, em reuniões com os dirigentes, o técnico Muricy Ramalho disse que os dois jogadores podem atuar juntos. A esperança do técnico é que Ganso continue no Peixe pelo menos até o fim do ano.

A única chance de o meia esticar sua permanência no Peixe é com o título da Taça Libertadores. Ele não poderá mais atuar na competição, por causa de uma lesão muscular sofrida durante clássico contra o Corinthians, domingo passado, primeira partida da final do Campeonato Paulista. No entanto, de acordo com membros do estafe do jogador ouvidos pelo Globoesporte.com, a possibilidade de disputar o Mundial Interclubes no fim do ano pode seduzir o jogador.

0 comentários:

Postar um comentário