BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Após visita do sindicato, São Caetano define o que fará atletas afastados

Posted: 02 Jun 2011 11:41 AM PDT

Na semana passada, o São Caetano recebeu uma 'visita' do Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp) por afastar seis jogadores do elenco e mantê-los treinando separados do restante do grupo, o que representa algo "discriminatório" e fere a Lei Pelé. O prazo para a resolução do caso se encerra nesta sexta, mas tudo caminha para ser resolvido.

Mauro Costa, diretor de relacionamentos da Sapesp, chegou a se reunir com dirigentes do São Caetano na semana passada e deu um prazo para que o clube reintegrasse, emprestasse ou rescindisse o contrato dos seguintes jogadores: Henrique Dias (atacante), Berg (lateral-esquerdo), Serginho (volante), Heberty (meia), Lucas Limão (atacante) e Leozinho (atacante).

De acordo com o jornal Diário do Grande ABC, o presidente do São Caetano, Nairo Ferreira de Souza, informou que Henrique Dias deve ter o contrato rescindido, enquanto Berg, Leozinho, Serginho, Heberty e Lucas Limão serão emprestados para outros clubes.

Zagueiro Renan de saída

O São Caetano acertou o empréstimo do zagueiro Renan ao Goiânia - time que disputa a Série B do Campeonato Estadual - até o final do ano. O jogador disputou a Série A-2 do Paulista pelo Atlético Sorocaba. "Estou feliz pois o time do Goiânia se esforçou muito para contar com o meu futebol. É uma nova experiência para minha carreira e quero aproveitar", disse.

Holanda treina na Gávea e posa para fotos com funcionários do Flamengo

Posted: 02 Jun 2011 11:36 AM PDT

Seleção europeia embarca na sexta-feira para Goiânia, palco do amistoso contra o Brasil no próximo sábado


jogadores no treino da Holanda (Foto: Leandra Benjamin / Fla Imagem)Delegação da Holanda posa com funcionários do Flamengo na Gávea, entre eles o diretor de futebol do clube, Luiz Augusto Veloso. A seleção europeia vem treinando no campo do clube carioca, na Zona Sul do Rio de Janeiro, visando o amistoso contra o Brasil, no próximo sábado, em Goiânia. A equipe Laranja embarca nesta sexta-feira pela manhã para a capital de Goiás (Foto: Leandra Benjamin / Fla Imagem)

IFFHS divulga ranking mundial: melhor brasileiro é o Santos, em 13º

Posted: 02 Jun 2011 10:47 AM PDT

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou a atualização de sua lista dos melhores clubes do mundo. Nenhum brasileiro está entre os dez primeiros, e o melhor colocado agora é o Santos, finalista da Copa Libertadores da América, em 13º. Depois do time da Vila Belmiro, o Internacional de Porto Alegre aparece em 16º. O Cruzeiro é apenas o 38º, e o Grêmio vem dez posições atrás. Atual campeão brasileiro, o Fluminense é o 65º.

Campeão da Liga dos Campeões e do Espanhol, o Barcelona é o líder. O Real Madrid, campeão da Copa do Rei, é o vice. O título português invicto e a Liga Europa deixaram o Porto na terceira colocação, a frente do campeão da Premier League, Manchester United. Depois dos Red Devils está o Manchester City, que conquistou a FA Cup, seguido de Villarreal, Inter de Milão, Dínamo de Kiev, Schalke 04, e Vélez Sarsfield, fechando os dez primeiros. Outros gigantes aparecem em posições mais distantes: Liverpool (18º), Bayern de Munique (19º), Milan (28º), Arsenal (37º).

Confira os dez primeiros colocados e os brasileiros do ranking:

1. Barcelona (ESP): 317,0 pontos.
2. Real Madrid (ESP): 307,0.
3. Porto (POR): 291,5.
4. Manchester United (ING): 285,0.
5. Manchester City (ING): 254,0.
6. Villarreal (ESP): 250,0.
7. Inter de Milão (ITA): 246,0.
8. Dínamo de Kiev (UCR): 222,5.
9. Schalke 04 (ALE): 218,0.
10. Vélez Sarsfield (ARG): 213,0.
13. Santos (BRA): 208,0.
16. Internacional (BRA): 204,0.
38. Cruzeiro (BRA): 179,0.
48. Grêmio (BRA): 164,0.
65. Fluminense (BRA): 150,0.
69. Palmeiras (BRA): 148,0.
100. Goiás (BRA): 116,0.
125. Avaí (BRA): 106,0.
137. São Paulo (BRA): 102,0.
142. Atlético-MG (BRA): 100,0
157. Corinthians (BRA): 95,0
173. Atlético-PR (BRA): 92,0
194. Ceará (BRA): 86,0

CBF pede mais jogos da Seleção no Brasil e deve confirmar Copa Rocca

Posted: 02 Jun 2011 10:46 AM PDT

Fora das eliminatórias por ser o país-sede da Copa do Mundo de 2014, a Seleção que estar mais próxima do seu torcedor. Após os jogos contra a Holanda, neste sábado, às 16h10m (de Brasília), no Serra Dourada, em Goiânia, e na próxima terça-feira, diante da Romênia, no Pacaembu, em São Paulo, a CBF pretende realizar mais partidas no Brasil. E para isso, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, já encaminho um pedido à Fifa.

A informação foi confirmada pelo diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva. Segundo ele, a Seleção, por lei, só tem o direito de disputar uma partida por ano em solo canarinho. A intenção é aumentar esse número.

- Tivemos reuniões na Fifa e um dos pleitos é a possibilidade de fazer mais jogos no Brasil. A regulamentação que rege no futebol mundial não permite que a Seleção faça mais de um jogo por ano no continente sul-americano. Isso por questão de distância da Europa. A CBF vai pedir porque outras seleções vão jogar as eliminatórias no continente nesse período. Como não disputamos queríamos ter o mesmo direito deles – afirmou o profissional.

O diretor de comunicação aproveitou para confirmar a realização da Copa Rocca ainda em 2011. De acordo com Paiva, a CBF deve divulgar nos próximos meses o período em que os dois confrontos diante da Argentina serão disputados.

- Deve ser em setembro desse ano e breve isso vai ser divulgado – afirmou.

Nesta quinta-feira, os jogadores da Seleção Brasileira vão trabalhar novamente no Serra Dourada, a partir das 16h (de Brasília). Porém, a primeira hora da atividade será fechada à imprensa, que só terá acesso ao estádio às 17h.

Médico vê Pato com grandes chances de jogar a Copa América

Posted: 02 Jun 2011 10:21 AM PDT

O médico da Seleção Brasileira de Futebol (CBF), José Luiz Runco, disse nesta quinta-feira que o atacante Alexandre Pato tem grandes chances de disputar a Copa América. O jogador, ausente nos amistosos contra a Holanda e Romênia, se recupera de uma lesão no ombro e tem evoluído de maneira satisfatória.

"O Pato está evoluindo bastante, acho que posso dizer 50%. Vejo ele com grande chance de jogar", afirmou o médico, que adotou uma postura mais cautelosa ao falar sobre Paulo Henrique Ganso. O santista se recupera de uma lesão mais séria na coxa direita, está sem jogar desde o começo de maio e ainda não tem um retorno definido aos treinamentos.

"Vai depender muito da conversa que tivermos com os médicos do Santos. Esperamos passar essa fase mais crítica e vou conversar com eles até a próxima segunda-feira para tomar a decisão junto com a comissão técnica", disse Runco.

A data limite para a definição será segunda-feira. Na terça, após o amistoso contra a Romênia, Mano Menezes divulgará a relação de jogadores que disputará a Copa América. Neste cenário, o amistoso deste sábado contra a Holanda servirá para Mano tirar suas últimas dúvidas e testar possíveis substitutos dos contundidos.

Campeãs mundiais jogam por "sossego" nas eliminatórias da Euro-2012

Posted: 02 Jun 2011 10:18 AM PDT

Três campeãs mundiais entram em campo nesta sexta-feira pelas eliminatórias da Euro-2012 para confirmarem a supremacia nos seus grupos. Folgadas na ponta da tabela, França, Alemanha e Itália encaram Belarus, Áustria e Estônia, respectivamente, com a missão de encaminhar a classificação para o torneio.

Líderes do grupo D com 12 pontos, os franceses tentam devolver fora de casa a derrota sofrida em Paris (1 a 0) na estreia das eliminatórias. Após ter seu nome envolvido na polêmica sobre adesão de cotas raciais para negros e jogadores de origem árabe, o técnico Laurent Blanc esqueceu o assunto e convocou um heterogêneo grupo de 26 atletas. Os bielo-russos estão em segundo lugar na chave, com oito pontos.

Enquanto isso, os alemães tentam dar continuidade à campanha irrepreensível no grupo A até aqui– venceu seus cinco jogos, marcou 16 gols e sofreu apenas um. O técnico Joachim Löw aposta suas fichas no atacante Miroslav Klose e no meia Bastian Schweinsteiger para bater os austríacos, em quarto na tabela com sete pontos.

Já os italianos recebem a Estônia em Modena para ampliar ainda mais a folga na ponta do grupo C - são cinco pontos de vantagem para a Eslovênia, segunda colocada, e com um jogo a menos. No primeiro turno, vitória dos italianos por 2 a 1.

Além da presença das três gigantes, outros jogos prometem emoção. Bélgica (segunda do grupo A, com dez pontos) recebe a Turquia (terceira, com nove e um jogo a menos) em Bruxelas. No Grupo C, a Sérvia torce contra os eslovenos e precisa de uma vitória sobre as fracas Ilhas Faroe para assumir a segunda posição na chave. Pelo grupo H, Portugal e Noruega fazem confronto direto pela liderança, enquanto a Inglaterra pega a Suíça em casa para segurar a ponta do grupo G.

Finalistas da última Copa, Holanda e Espanha folgam na rodada. As seleções lideram com folga os grupos E e I, respectivamente.

Artilheiro da Copa de 70, Jairzinho visita Fazendão e propõe projeto ao Bahia

Posted: 02 Jun 2011 10:15 AM PDT

Artilheiro da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970, o ex-jogador Jairzinho fez uma visita ao Fazendão nesta quarta-feira. O "Furacão", como ficou conhecido naquele Mundial por marcar gols em todos os jogos do Brasil, se encontrou com o presidente Marcelo Guimarães Filho para apresentar um projeto de formação de novos talentos.

O ex-jogador comanda a "Fábrica de Talentos Furacão", na comunidade pobre de Manguinhos, que apoia crianças carentes que querem entrar no meio esportivo. "Tenho um projeto no Rio de Janeiro com quase mil garotos e penso em expandir para cá", explicou o ex-craque Jairzinho em entrevista ao jornal baiano A Tarde.

A ideia é, com a ajuda do Governo do Estado, arrumar um local adequado para meninos carentes treinarem e, quem sabe no futuro, vestirem a camisa do clube tricolor. "O Bahia já está fazendo algo parecido com o Jobson, dando uma segunda chance a ele. Ele já mostrou que pode dar continuidade à sua carreira neste último jogo", afirmou Jairzinho.

O presidente Marcelo Guimarães Filho comentou sobre a reunião e se mostrou honrado com o encontro. "Jairzinho foi um dos maiores jogadores que o mundo viu jogar e nos honra muito a visita dele. Além de tudo, é uma pessoa que se preocupa com os outros. A proposta de parceria é muito boa e vamos analisar", falou.

Ex-jogador do Botafogo, Jairzinho falou sobre os antigos duelos contra o Bahia e demonstrou carinho pelo clube baiano. "Todas as vezes foi um grande espetáculo e, por incrível que pareça, nunca fomos vaiados aqui. Sempre gostei do Bahia da mesma maneira que gosto do Botafogo", completou o craque, que disputou três Copas do Mundo pelo Brasil.

Falcão surpreende e fecha treino do Inter. Kleber poupado

Posted: 02 Jun 2011 09:49 AM PDT

Talvez por causa das críticas recebidas ao longo da semana, talvez por causa das indefinições do time, o técnico do Inter, Paulo Roberto Falcão, resolveu fechar o treinamento desta quinta-feira, o trabalho mais decisivo na montagem do time para o jogo contra o América-MG, domingo, em Campo Grande. A imprensa teve acesso apenas ao aquecimento.

A decisão surpreende. Falcão havia fechado os treinos nos períodos dos Gre-Nais do Gauchão, mas depois deixou o hábito de lado. Coincidência ou não, retoma a prática em uma semana de fortes críticas públicas, saídas de declaração dele sobre a incapacidade de o Inter, com o atual elenco, ser campeão brasileiro.

Em 23 de maio, ao participar do programa "Bem, Amigos", do SporTV, Falcão deu sua opinião sobre treinos fechados. E disse que eles só devem ser realizados quando o treinador apresentar algo novo na partida.

- Eu critico quando fecha o treino e não aparece nada novo. (...) Deve ser tudo aberto. Eventualmente, fecha um. Não é uma característica – disse ele ao programa.

O lateral-esquerdo Kleber não participou do treino. Com dores musculares, ficou no vestiário. Mas deve participar do jogo, que não terá a presença do volante Bolatti e do centroavante Leandro Damião, convocados para defender as seleções de Argentina e Brasil, respectivamente.

Escalação provável: Renan, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Tinga, D'Alessandro e Oscar; Zé Roberto e Cavenaghi.

Após confirmar antecipação da janela de transferências, CBF define prazo

Posted: 02 Jun 2011 09:35 AM PDT

Autorizada pela Fifa, a Confederação Brasileira de Futebol confirmou a antecipação da janela de transferências internacionais para 20 de junho, a segunda-feira seguinte à quinta rodada do Campeonato Brasileiro. A partir desta data até 20 de julho, os clubes brasileiros poderão registrar os jogadores contratados junto a

O Grêmio poderá inscrever o volante Gilberto Silva, que estava no Panathinaikos, da Grécia, e o atacante Miralles, contratado junto ao chileno Colo Colo. O Vasco contará com a estreia do ídolo Juninho Pernambucano (ex-Al-Gharafa, do Qatar) antes do previsto. O mesmo vale para o Botafogo, que contratou o cabeça de área Renato, do Sevilla, da Espanha. O meia Alex, ex-Spartak Moscou, da Rússia, também entrará em campo mais cedo para defender o Corinthians.

No ano passado, a entidade nacional também abriu a janela de transferências mais cedo do que o período previsto, no início de agosto. O pedido de antecipação foi feito inicialmente pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), mas a medida beneficiará todos os clubes que tiverem contratado algum jogador no exterior.

Aos 34, holandês Van Nistelrooy é o novo reforço do Málaga

Posted: 02 Jun 2011 07:26 AM PDT

Décimo primeiro colocado no último Campeonato Espanhol, o Málaga anunciou oficialmente a contratação do atacante holandês Ruud van Nistelrooy, 34, que assinou por uma temporada com opção de renovação para mais uma.


O jogador chegou nesta quarta à cidade e será apresentado nesta quinta-feira.

Lá, ele será companheiro de time do brasileiro Julio Baptista.

Nistelrooy defendeu o Hamburgo no último ano e já foi ídolo no futebol espanhol, na época de Real Madrid.

Em janeiro, inclusive, esteve perto de voltar à equipe merengue, que desejava reforçar o ataque após a lesão de Higuaín. O atleta, no entanto, não foi liberado pelos dirigentes alemães e o Real fechou com o togolês Adebayor.

A contratação foi bancada pelo xeque Abdullah Al-Thani, agora um dos donos do Málaga.

Aos 19 anos, Neymar fica a 2 jogos de "superar" Pelé na Libertadores

Posted: 02 Jun 2011 05:58 AM PDT

O atacante Neymar voltou a chamar para si a responsabilidade e comandou o Santos no emocionante empate por 3 a 3 contra o Cerro Porteño-PAR, que deu ao time brasileiro uma vaga na decisão da Copa Libertadores. Com o resultado, o camisa 11 fica a dois jogos de fazer história com a camisa alvinegra, conquistar o título continental e de quebra poder "superar" uma marca de Pelé.

Isso porque o ex-atacante e maior atleta da história do Santos foi campeão da Libertadores pela primeira vez quando tinha pouco mais de 21 anos e 10 meses de idade. Neymar, por sua vez, pode conseguir o feito com 19 anos e quase cinco meses, o que o consagraria ainda mais jovem.

Cada vez mais importante para o Santos, o atual camisa 11 santista segue fazendo bonito e decidindo os duelos do clube alvinegro na temporada. Depois de marcar o gol do título do Campeonato Paulista contra o Corinthians e também ser protagonista nas fases anteriores da Libertadores, ele voltou a brilhar nessa quarta, em Assunção.

No empate por 3 a 3, Neymar foi responsável direto por dois gols alvinegros e deixou o Estádio La Olla Azulgrana como um dos heróis da suada classificação. No lance do segundo tento, dividiu no alto com dois zagueiros e o goleiro, e viu os adversários se confundirem, marcando gol contra.

Já no terceiro tento, recebeu belo passe de Arouca e bateu firme, estufando as redes do Cerro e abrindo 3 a 1 para o Santos, o que praticamente definiu a classificação. Agora, com o sucesso cada vez maior e o amadurecimento precoce do jovem santista, as comparações com grandes ídolos tornam-se inevitáveis.

Ao término do jogo, por exemplo, o meio-campista Elano rasgou elogios ao atacante Messi, do Barcelona ¿ duas vezes eleito melhor jogador do mundo pela Fifa e possível adversário no Mundial de Clubes, caso o Santos conquiste a Libertadores -, mas deixou claro que "é mais Neymar". A equiparação com o argentino é cada vez maior no futebol brasileiro e, ao menos para a maioria dos torcedores santistas, o brasileiro é muito melhor.

Com Pelé, considerado o Rei do Futebol, é obviamente muito cedo para comparações, mas Neymar não faz feio se observado os números de ambos com a mesma faixa de idade. Nesse caso, Neymar ganhou mais títulos oficiais que Pelé pelo Santos (3 a 2) quando tinha 19 anos e ainda pode conquistar outros, já que está na final da Libertadores e ainda tem o Brasileiro deste ano pela frente.

O ex-camisa 10, por outro lado, mesmo tendo, no caso, erguido menos troféus pelo time da Vila Belmiro, já tinha uma Copa do Mundo no currículo - a de 1958, vencida na Suécia quando tinha apenas 17 anos. Contudo, Neymar jamais disputou a competição, apesar de, no ano passado, um forte apelo popular ter tomado conta do País - o técnico Dunga ignorou o fato e deixou o astro por aqui, e a Seleção naufragou nas quartas de final.

Com a classificação à decisão da Libertadores e a possível conquista do título, o principal jogador em atividade no Brasil poderá escrever de vez seu nome na história do Santos e seguir quebrando marcas. Pelé o fez por 19 anos com a camisa alvinegra. Só resta saber por quanto tempo Neymar seguirá dando alegrias em solo nacional e rejeitará o cada vez mais forte assédio europeu.

Confira números de Neymar e Pelé pelo Santos com a mesma faixa de idade:

Títulos pelo Santos (aos 19 anos e 4 meses de idade)
Pelé: 2 - Campeonato Paulista (1958) e Torneio Rio-São Paulo (1959)
Neymar: 3 - Campeonatos Paulistas (2010 e 2011) e Copa do Brasil (2010)

Gols pelo Santos (aos 19 anos e 4 meses de idade)
Pelé: 239 gols em 215 jogos (média de 1,1 por partida)
Neymar: 66 gols em 134 jogos (média de 0,5 por partida)

Renan chega para tentar acabar com a maldição da camisa 1 do Timão

Posted: 02 Jun 2011 05:52 AM PDT

Renan chegará como uma aposta, mas não escapará de carregar nos ombros o peso de ser goleiro do Corinthians. Mais do que defender a meta de um dos clubes mais importantes do país, ele terá uma missão que quase ninguém conseguiu realizar nos últimos dez anos: passar confiança. Contratações de peso, estrangeiros e garotos vindos da base bem que tentaram virar referência, porém, o ídolo Dida continua vivo na memória do torcedor alvinegro.

Apenas 53 partidas foram suficientes para o goleiro entrar para a história do Timão com quatro títulos – Mundial (2000), Brasileirão (1999), Copa do Brasil (2002) e Torneio Rio-São Paulo (2000). Exímio pegador de pênaltis, Dida não só conquistou a Fiel como se transformou em símbolo para os anos seguintes. Desde que chegou ao poder, em 2007, o presidente Andrés Sanches nunca escondeu que gostaria de contratá-lo novamente, mas esbarrou no Milan-ITA para obter a liberação.

Sem Dida, uma "maldição" atingiu a camisa 1 corintiana. As tentativas de sucesso foram muitas. A começar por contratações de atletas que se destacaram em outros clubes. Doni, vice-campeão paulista pelo Botafogo em 2001, foi o primeiro a alternar bons e maus momentos e a despertar certa desconfiança. O sucesso veio apenas bem longe, na Itália, onde chegou à Seleção Brasileira defendendo o Roma-ITA.

Em dois anos, Cristiano Ronaldo já é o 20º maior goleador do Real Madrid

Posted: 02 Jun 2011 05:48 AM PDT

A temporada foi de Lionel Messi e seu Barcelona, este considerado, com toda a justiça, o melhor time do mundo na atualidade. Mas outro astro do futebol espanhol também vem fazendo história a cada dia. Com uma impressionante marca de gols (86) em parcos dois anos defendendo o Real Madrid, Cristiano Ronaldo já escreveu seu nome da lista dos 20 maiores goleadores da história do clube merengue.

Em matéria publicada nesta quinta-feira, o diário "Marca" exalta o desempenho do craque português, relacionando os Top 20 do Real. Com média de 43 gols por temporada, Cristiano Ronaldo já se aproxima da marca obtida pelo brasileiro Ronaldo, que marcou 104 vezes durante os cinco anos que defendeu a equipe madrilenha e é o 14º na relação.

O maior artilheiro do Real em todos os tempo é Raúl, hoje no Schalke-ALE, com 323 tentos em 16 anos. Di Stéfano, com 304 (11 temporadas), e Santillana, com 288 (17), fecham o trio dos grandes goleadores merengues.

Confira a lista dos 20 grandes artilheiros do Real Madrid

1º Raúl: 323 gols (1994 a 2010)
2º Di Stéfano: 304 (1953 a 1964)
3º Santillana: 288 (1971 a 1988)
4º Puskas: 238 (1958 a 1966)
5º Hugo Sánchez: 208 (1985 a 1992)
6º Gento: 178 (1953 a 1971)
7º Pirri: 172 (1964 a 1980)
8º Butragueño: 170 (1984 1995)
9º Amancio: 154 (1962 a 1976)
10º Michel: 129 (1984 a 1996)
11º Hierro: 127 (1989 a 2003)
12º Juanito: 121 (1977 a 1987)
13º Pahiño: 121 (1948 a 1953)
14º Ronaldo: 104 (2002 a 2007)
15º Zamorano: 101 (1992 a 1996)
16º Morientes: 100 (1997 a 2005)
17º Molowny: 100 (1946 a 1957)
18º Barinaga: 93 (1939 a 1950)
19º Pruden: 87 (1943 a 1948)
20º Cristiano Ronaldo: 86 (2009 a 2011)

Conmebol e Concacaf tentam curar feridas após reeleição de Blatter

Posted: 02 Jun 2011 05:42 AM PDT

Nesta quarta-feira, Joseph Blatter confirmou sua reeleição como presidente da Fifa e continuará no cargo por mais quatro anos. Para Conmebol e Concacaf, duas das confederações cujos membros se envolveram em suspeitas de participação em escândalos de corrupção, o momento é de tentar curar suas feridas.

David Triesman, ex-presidente da Federação Inglesa, acusou Nicolás Leóz (presidente da Conmebol), Jack Warner (presidente da Concacaf) e Ricardo Teixeira (presidente da CBF) de pedirem suborno em troca de votos na eleição de futuras sedes da Copa do Mundo. Nesta semana, a Fifa arquivou as denúncias contra eles por falta de provas.

Já Warner teve seu nome envolvido em outra polêmica. O dirigente também foi acusado de participar de um suposto esquema de compra de votos na eleição presidencial da Fifa. Ele foi suspenso de todas as atividades ligadas ao futebol, assim como Mohammed Bin Hammam – presidente da Confederação Asiática (AFC) e que concorreria com Blatter.

Membros da Conmebol adotaram uma postura de ataque aos ingleses. "A Inglaterra sabe que, a partir de 1974, com João Havelange e logo em seguida com Blatter, temos a sorte de todos os continentes estarem representados. Antes, jogavam apenas América do Sul e Europa. Parece que isto não agradou os ingleses e continua não agradando", atacou.

Luis Chiriboga, presidente da Federação Equatoriana, seguiu a mesma linha. "Houve informações por parte de jornalistas alemães e ingleses que não apontam provas e isto não está correto", afirmou.

Na Concacaf, o "tsunami" previsto por Warner sobre as denúncias de corrupção na Fifa atingiram ele mesmo. Lisle Austin assumiu a presidência da Concacaf de forma interina.

Teixeira pressiona SP por rixa política e prefere abertura no Rio, diz jornal

Posted: 02 Jun 2011 05:40 AM PDT

Ricardo Teixeira, e não a Fifa, é o grande responsável pela pressão sobre a preparação da cidade de São Paulo na Copa do Mundo de 2014, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Uma rixa política do presidente da CBF com o PSDB e o interesse do cartola em fazer a abertura no Rio de Janeiro estariam por trás do clima de incertezas que hoje envolve o Itaquerão, futuro estádio do Corinthians.

A informação, segundo a publicação, foi apurada com dirigentes da Fifa que estavam no congresso da entidade, em Zurique, e não quiseram se identificar. As fontes teriam assegurado que Joseph Blatter e companhia não têm interesse em excluir São Paulo do cronograma oficial, como chegou a ser cogitado na semana passada.

"A ideia deles [CBF] é mesmo concentrar as atividades no Rio de Janeiro. Isso vem de Ricardo [Teixeira]", disse Geoff Thompson, ex-vice-presidente da Fifa que deixou o cargo na última quarta e, por isso, aceitou falar com O Estado de S. Paulo.


O desejo de Ricardo Teixeira de concentrar grandes eventos no Rio de Janeiro não é novo. Essa ideia foi externada a diversos jornalistas durante a Copa do Mundo de 2010, como revelou o Blog do Perrone, sob o pretexto de que as dificuldades logísticas seriam amenizadas.

O Maracanã já deve sediar a final da Copa, tem garantidos o centro de mídia e o sorteio das eliminatórias, primeiro evento oficial da competição que acontece em julho deste ano, na Marina da Glória. Com os atrasos na obra do Itaquerão, que começaram apenas na última segunda, São Paulo volta a correr o risco de perder também a abertura.

Por trás da arquitetura planejada por Ricardo Teixeira estaria uma rixa política com parte do PSDB, que governa São Paulo. O cartola não mantém boas ligações com os tucanos paulistas desde que foi investigado por duas CPI's durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Seu grande aliado na legenda é Aécio Neves, senador de Minas Gerais, que vive em disputa interna com os correligionários de São Paulo e também pleiteia a abertura da Copa do Mundo para a sua Belo Horizonte.

Arredio, Teixeira sai à francesa do congresso da Fifa

Posted: 02 Jun 2011 05:11 AM PDT

Com pretensões eleitorais na Fifa para 2015 e membro de sua cúpula, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, retirou-se do congresso em Zurique (SUI) quando os rumos da entidade máxima do futebol eram decididos.


Não estava na contagem dos votos, no anúncio da reeleição do presidente Joseph Blatter nem na aprovação das reformas para controlar a crise na organização, envolta em escândalo de corrupção.


A sua justificativa foi ter de pegar um voo para o Brasil, pois faria uma conexão até Goiânia para se encontrar com a seleção brasileira.

Foi o auge de uma semana em que Teixeira fugiu de jornalistas e evitou mostrar sua cara em meio à crise.

No início do congresso, o cartola se manteve na cadeira atrás de Blatter entre os 22 membros do Comitê-Executivo --há dois suspensos.

Como não fazia parte de nenhum comitê que faria pronunciamento no evento, manteve-se calado.

Enquanto isso, colegas experientes do comitê, como o argentino Julio Grondona e o espanhol Ángel María Villar, fizeram discursos em defesa da Fifa em relação aos ataques externos recebidos.

Alguns membros de associações nacionais que ficam na plateia abaixo da cúpula também pediram a palavra para apoiar Blatter.

Teixeira só levantou para almoçar. Depois disso, voltou a seu lugar e ficou por lá.

Os membros do comitê enviaram representantes para votar na eleição presidencial. No caso brasileiro, o responsável era o presidente da federação pernambucana, Carlos Alberto de Oliveira.

Questionado se confirmara voto em Blatter, Oliveira disse: "Claro!". Afinal, o cartola da CBF já anunciara apoio ao atual presidente.

Mas não estava lá para festejá-lo. Pouco depois da votação, Teixeira se retirou do congresso. "Não estava perto. Saiu sem se despedir", afirmou Rafael Salgueiro, do Comitê-Executivo. "Não sei o que foi", disse Grondona.

Tornou-se assim o único membro do Comitê-Executivo não suspenso que não estava presente na contagem dos votos, no anúncio da vitória de Blatter e na posse.

A saída foi explicada pelo voo. Mas o congresso já estava previsto para acabar no final da tarde. Não há, de fato, prazo certo de duração.

Amparado por duas pessoas, o ex-presidente João Havelange só saiu ao final.

Recife garante que estádio para Copa fica pronto até o fim de 2012

Posted: 02 Jun 2011 05:06 AM PDT

Recife não foi incluída pela Fifa entre as sedes da Copa das Confederações de 2013. A entidade máxima do futebol indicou que a competição será realizada no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Salvador. Mas os responsáveis pela construção da Arena Pernambuco garantem que a construção do estádio está dentro do cronograma e que o prazo de entrega, previsto para o final de 2012, será cumprido.

- Nosso compromisso com o governo (de Pernambucano) é que o estádio esteja pronto em dezembro de 2012, para que tenhamos um prazo de seis meses para a cidade se preparar para Copa das Confederações. Vai ser ofertado um produto de grande qualidade para que os torcedores pernambucanos possam voltar aos estádios - disse Marcos Lessa, diretor-presidente da Arena Pernambuco ao "SporTV News".

O estádio terá capacidade para 46 mil torcedores. As obras começaram há dez meses, e atualmente 600 operários trabalham no canteiro de obras.

Já foram concluídas 20% das fundações. Neste mês, os primeiros pilares do futuro estádio já poderão ser vistos, segundo os responsáveis pela obra.

Santos conta com 'frango', segura 3 a 3 contra o Cerro e volta à final da Libertadores

Posted: 01 Jun 2011 07:52 PM PDT

a classificação do Santos à final da Libertadores após oito anos teve de tudo. Um gol bizarro, o fim do jejum de Zé Eduardo, a marca de Neymar, a expulsão do capitão Edu Dracena e outros três gols do Cerro Porteño. Foi com o empate por 3 a 3, na noite desta quarta-feira, no estádio Olla Azulgrana, em Assunção, no Paraguai, que o alvinegro se classificou. O placar agregado foi 4 a 3 para o time da Vila.

O eficiente Santos de Muricy Ramalho chegou à final com um futebol atípico. O alvinegro marcou gol logo no início, e chegou ao intervalo vencendo por 3 a 1. A forte defesa santista, no entanto, não aguentou a pressão, e o adversário empatou o jogo no segundo tempo. Porém, para se classificar, mais dois gols eram necessários.

Agora, resta apenas uma etapa para atingir o sonhado tri campeonato da Libertadores. Na final, o alvinegro está garantido. E o adversário será conhecido nesta quinta-feira após o confronto entre Vélez Sarsfiel-ARG e Peñarol-URU, em Buenos Aires. No jogo de ida, a equipe uruguaia venceu por 1 a 0.

A jogada área com a bola parada tão treinada na véspera do jogo deu resultado logo na primeira tentativa. Elano cobrou falta pela ponta esquerda e Zé Eduardo, na pequena área, cabeceou para o gol, colocando um ponto final no jejum de 13 jogos, e marcando o seu primeiro gol na Libertadores.

Leonardo Astrada, o treinador do Cerro, ficou revoltado e colocou o xodó da torcida Iturbe logo aos 10 minutos. O argentino de 17 anos, considerado o 'novo Messi' pela mídia de seu país, impôs uma correria no jogo, mas a falta de técnica do restante do time pesou. O zagueiro Pedro Benítez e o goleiro Diego Barreto que o digam.

A dupla do Cerro foi a protagonista do gol bizarro marcado em tentativa de recuo de cabeça do defensor, e um "peixinho" do goleiro, seguido de um soco torto na bola, que tocou na trave direita antes de entrar no gol.

A torcida local bem que tentou se animar com o gol de César Benítez após cobrança de escanteio, aos 31 minutos. Só que Neymar se encarregou de marcar o terceiro santista nos acréscimos, e evitar a pressão inicial no segundo tempo.

O Cerro tinha a "missão impossível" de marcar quatro gols na segunda etapa e não sofrer nenhum para chegar pela primeira vez na final da Libertadores.

A equipe cumpriu metade da missão com dois gols. Saldo insuficiente, e o Santos está na final da Libertadores pela quarta vez.

Alecsandro marca, Vasco derrota o Coritiba e abre vantagem na final da Copa do Brasil

Posted: 01 Jun 2011 07:50 PM PDT

Na primeira "batalha" pelo título da Copa do Brasil, o Vasco saiu na frente. Com um gol de Alecsandro, aos seis minutos do segundo tempo, o time carioca derrotou o Coritiba por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, em São Januário. O jogo de volta será realizado no dia 8, às 21h50, no Couto Pereira, na capital paranaense.

Para ser campeão, o Vasco, além da vitória, pode empatar ou até mesmo perder por um gol, a partir de 2 a 1. O Coritiba, por sua vez, precisa vencer, no mínimo, por dois gols de diferença. Caso devolva o placar de 1 a 0, o título da Copa do Brasil será decidido nos pênaltis.
Ver em tamanho maior
Final da Copa do Brasil

Foto 9 de 20 - O Vasco recebeu nesta quarta-feira o Coritiba, abrindo a final da Copa do Brasil 2011, e venceu por 1 a 0, com gol de Alecsandro Ricardo Cassiano/UOL

Como em toda decisão, o jogo foi tenso. O primeiro tempo as equipes arriscaram pouco. Na etapa final, com o gol do Vasco logo no início, o Coritiba saiu para buscar o empate, mas o triunfo ficou mesmo com os cariocas.

Os dois times lutam por um título inédito. O Coritiba chegou pela primeira vez na final, enquanto o Vasco já esteve na decisão de 2006, mas acabou derrotado pelo Flamengo.

O vencedor da Copa do Brasil, além de aumentar sua sala de troféus, já será o primeiro representante do país na Copa Libertadores da América de 2012. O Vasco, campeão em 1998, já disputou sete edições, sendo que a última aconteceu em 2001. O Coritiba, com apenas duas participações, jogou pela última vez em 2004.

Entretanto, antes da grande final, os dois times voltam a se enfrentar, mas pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será realizado neste domingo, às 16h, também no Couto Pereira.

0 comentários:

Postar um comentário