BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


"Fogueteira" do Maracanã sofre morte cerebral aos 45 anos

Posted: 05 Jun 2011 03:16 PM PDT



 . Foto: Divulgação

Aos 45 anos, Rosenery Mello do Nascimento teve constatada morte cerebral neste sábado à noite após sofrer um aneurisma cerebral e não resistir a uma intervenção cirúrgica no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Ela ficou conhecida no mundo do futebol como a "Fogueteira do Maracanã".

Em 1989, Rosenery atirou um sinalizador no gramado durante o jogo entre Brasil e Chile, no Maracanã, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Itália. O objeto caiu próximo ao goleiro chileno Roberto Rojas, que se atirou no gramado alegando ter sido atingido.

O goleiro deixou o campo do Maracanã com um corte na região do supercílio, situação que determinou o fim do jogo aos 24min da etapa final, quando o Brasil vencia por 1 a 0. Depois das investigações, a verdade foi desvendada: Rojas simulou o corte com uma lâmina.

O caso trouxe uma série de suspensões aos chilenos, que não puderam disputar nem sequer as Eliminatórias de 1994. Rojas foi banido dos gramados ao lado do treinador Osvaldo Aravena e do médico Daniel Rodríguez. Mais tarde, o ex-goleiro voltou ao futebol na função de preparador de goleiros do São Paulo. Também houve um gancho de quatro anos a outro atleta: Fernando Astengo.

Por conta do episódio, a "Fogueteira" do Maracanã chegou até a posar nua para uma revista masculina, no fim de 1989, mas logo caiu no esquecimento. Aos 45 anos, ela deixa três filhos. Nas próximas horas, a família deve liberar a doação dos órgãos de Rosenery.

A duas rodadas da aposentadoria, Palermo se torna 5º artilheiro do país

Posted: 05 Jun 2011 03:08 PM PDT

O atacante Martín Palermo, de 37 anos, alcançou neste domingo o ex-jogador José Sanfilippo, que atuou por Bangu, Bahia. San Lorenzo e Boca Juniors entre as décadas de 50 e 70, como quinto maior artilheiro da história do futebol argentino ao marcar um dos gols no empate dos xeneizes com o Quilmes, por 2 a 2, fora de casa.

Restando duas rodadas para o fim do torneio Clausura 2011 e para que Palermo pendure as chuteiras, o atacante soma 227 gols, mesma quantidade de Sanfilippo, em partidas oficiais da Primeira Divisão.

palermo boca juniors x quilmes (Foto: EFE)Companheiro abraçam Martín Palermo após o gol de número 227 do atacante no futebol argentino (EFE)
 
O artilheiro do futebol argentino é o paraguaio Arsenio Erico (293), do Independiente, seguido por Ángel Labruna (292), do River Plate; Herminio Masantonio (259), do Huracán, e Manuel Pelegrina (231), do Estudiantes.

Com 26 pontos, o Boca Juniors assumiu provisoriamente a quinta colocação da competição. Uma vitória do Vélez na segunda-feira, contra o Godoy Cruz, no entanto, acaba com as chances de título por parte dos xeneizes.

No adeus de Petkovic, Corinthians empata com Fla e vira líder

Posted: 05 Jun 2011 03:06 PM PDT

Em um jogo muito disputado, Flamengo e Corinthians empataram por 1 a 1, no Engenhão, no Rio. Com o resultado, o time paulista passou a liderar o Campeonato Brasileiro.

A partida ainda marcou a a despedida dos gramados do sérvio Dejan Petkovic. Foram 172 jogos e 57 gols com a camisa rubro-negra, sendo um deles histórico, contra o Vasco na final do Campeonato Carioca de 2001, aos 43min do segundo tempo. Tento que valeu o tricampeonato carioca ai Flamengo.

Com o empate, o Corinthians chegou aos 7 pontos e passou o Palmeiras graças ao número de gols marcados. Ambos times têm a mesma pontuação e o mesmo saldo de gols (2), mas a equipe alvinegra marcou 5 gols contra 3 do rival. Os clubes paulistas, porém, ainda podem ser ultrapassados por Atlético-MG e São Paulo, que finalizam a terceira rodada na próxima quarta-feira, em Minas.

Em prévia da final da Copa do Brasil, Coritiba goleia o Vasco

Posted: 05 Jun 2011 03:05 PM PDT

Com show do atacante Anderson Aquino, que marcou três gols, o Coritiba conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao golear o Vasco neste domingo, por 5 a 1, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela terceira rodada do Nacional, em uma prévia da final da Copa do Brasil.

Depois de dois triunfos, o time carioca conheceu sua primeira derrota, parou nos seis pontos e caiu para a sétima colocação. Já o Coritiba somou seus três primeiros pontos e subiu para 12º.

Os técnicos Marcelo Oliveira e Ricardo Gomes mandaram a campo equipes recheadas de reservas. E o grande destaque da partida foi o atacante titular Anderson Aquino, que, suspenso para a final da Copa do Brasil, marcou três vezes.

Tcheco e Maranhão completaram o marcador. Elton diminuiu para o Vasco, que perdia o jogo por 4 a 0 já nos primeiros 18 minutos. O goleiro Fernando Prass não foi poupado e jogou como titular.

As duas equipes voltam a se enfrentar na quarta-feira, no Couto Pereira, para decidir a Copa do Brasil. Na primeira partida, no Rio de Janeiro, o time carioca venceu por 1 a 0 e agora pode perder por até um gol de diferença (desde que seja com gols) para ficar com o título.

Já pelo Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Ricardo Gomes volta a campo no próximo sábado, para enfrentar o Figueirense, em São Januário, enquanto o time paranaense joga no domingo, contra o Botafogo, fora de casa.

Com dois de Viçosa, Grêmio bate Bahia e vence 1ª em casa

Posted: 05 Jun 2011 03:05 PM PDT

Com dois gols do atacante Júnior Viçosa, o Grêmio venceu o Bahia por 2 a 0, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela terceira rodada do Brasileiro.


Os tentos do atacante gremista foram feitos aos 5min e aos 32min da primeira etapa. Em ambos, ele aproveitou jogadas laterais para definir o placar a favor do clube sulista.

O jogo marcou a estreia do meia Marquinhos, ex- Avaí, pelo Grêmio. O atleta entrou aos 28min do segundo tempo no lugar do artilheiro do confronto.

Com este triunfo, o Grêmio chegou aos seis pontos --havia perdido em casa para o Corinthians na estreia da competição e ganhado do Atlético-PR, na Arena da Baixada.

O Bahia continua sem conseguir um êxito no campeonato e soma apenas um ponto.

Na próxima rodada, o Grêmio visita o São Paulo. Já a equipe nordestina recebe o Atlético-MG.

Após gols, títulos e idolatria, Petkovic tem seu 'último ato' no futebol em Engenhão lotado

Posted: 05 Jun 2011 05:21 AM PDT

Domingo, 5 de junho de 2011. Às 16h, Flamengo e Corinthians se enfrentam pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, certamente lotado por apaixonados torcedores rubro-negros, fãs absolutos de Dejan Petkovic, sérvio que conquistou o futebol brasileiro e se despede do esporte após mais de vinte anos de uma carreira de sucesso, gols históricos, títulos e idolatria.


Para a maioria dos torcedores, Petkovic está na galeria dos grandes ídolos, talvez o principal após a "Era Zico". Tudo por dois feitos marcantes: o histórico gol de falta, aos 43 minutos do 2º tempo, que deu ao Flamengo o tricampeonato estadual, em 2001, sobre o Vasco da Gama, seu maior rival, e a participação irrepreensível na campanha do hexacampeonato brasileiro, em 2009.

Se Petkovic já era ídolo antes de retornar ao Flamengo, imagine após contrariar estatísticas e ajudar o clube a quebrar um jejum de 17 anos sem títulos brasileiros estando próximo dos 37 anos de idade. O feito o alçou a um patamar que poucos jogadores conseguiram. Isso fez com que Pet tivesse seu nome cantado pela torcida durante todo o ano passado. Mesmo fora das relações e longe da melhor condição física, ele permanecia idolatrado pelo apaixonado torcedor.

Petkovic trata a aposentadoria com naturalidade. Além da partida deste domingo, Flamengo e Estrela Vermelha disputarão um amistoso, dia 9 de agosto, na Sérvia, para o encerramento definitivo da carreira do gringo em seu país. O camisa 43 do Flamengo diz frequentemente que viveu no Brasil "um sonho que jamais sonhou". Não esquece o carinho dos torcedores pelos clubes em que jogou, 15 no total. Na carreira, 252 gols eternizados na memória, a passagem pela seleção da antiga Iugoslávia, e até os pés na calçada da fama do Maracanã, para ele o maior de todos os seus títulos.

"Sem dúvida o que marcou mais foi o gol do tri. Ali a minha carreira cresceu bastante. Passei a ser tratado como ídolo e craque, o que não esperava anteriormente. No Brasileiro de 2009 também foi maravilhoso, um momento único para o Flamengo, mas colocar os pés no Maracanã foi talvez o título mais importante da minha carreira. Era difícil imaginar uma situação assim para um atleta que veio de longe", afirmou, durante a sua última entrevista coletiva como jogador rubro-negro.
O FLAMENGO NO TWITTER

SIGA O FLAMENGO NO TWITTER

Dejan Petkovic irá se despedir justamente na competição onde atingiu o posto de maior artilheiro estrangeiro e com o maior número de jogos disputados. Petkovic participou de 12 edições do Campeonato Brasileiro, atuou 268 vezes e marcou 83 gols. Na campanha do título de 2009, foram 23 jogos e oito gols, dois olímpicos contra Palmeiras e Atlético-MG, mais vivos do que nunca na memória dos amantes do futebol arte. Os gols fizeram dele o 49º maior artilheiro da história rubro-negra.

No embalo do lançamento de "O Gringo", filme que conta a história da sua carreira, Pet usa o momento para brincar com uma continuidade no longa. Se fizer um gol na despedida, ele já sabe o que irá acontecer.

"Aí, vamos lançar "O Gringo 2, a revanche" (risos)... Contando a história disso tudo", encerrou Pet, preparando-se para um domingo que pode ser chamado absolutamente de "seu".

Ponte goleia e vira vice-líder da Série B; Vitória cai

Posted: 04 Jun 2011 08:40 PM PDT

Ponte Preta goleou o Icasa por 4 a 1, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, neste sábado, e se tornou vice-líder da Série B do Campeonato Brasileiro.

A equipe paulista foi aos 6 pontos, um a menos do que o Sport. A pontuação é a mesma do Goiás, que perde no saldo.

Já o Americana derrotou o Paraná, que estreou Kelvin e Dodô na equipe, por 1 a 0, com um gol de Reinaldo.

O resultado tira o time paulista da zona de rebaixamento e o coloca na nona colocação depois de três rodadas.

Em Criciúma, a equipe da casa ficou no 0 a 0 com o Náutico. Já em Pernambuco, o Salgueiros derrotou o Duque de Caixas por 2 a 0.

Com o final da terceira rodada, quem acabou se dando mal foi o Vitória, que entrou na zona de rebaixamento --é o 17º colocado.

No jogo noturno, Ituiutaba e Vila Nova ficaram no 0 a 0. Ambas equipes agoram somam quatro pontos no certame.

Figueirense bate Atlético-GO e cola na liderança

Posted: 04 Jun 2011 08:39 PM PDT

Com dois gols na segunda etapa, o Figueirense bateu o Atlético-GO por 2 a 0, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela terceira rodada do Brasileiro.

Os tentos da equipe catarinense foram marcados por Héber, aos 23min, e Edson Silva, seis minutos depois.

Com este triunfo, a agremiação sulista chegou aos seis pontos e está no pelotão de cima da competição --Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, São Paulo e Vasco possuem a mesma pontuação. O líder do campeonato é o Palmeiras, que venceu o Atlético-PR por 1 a 0, e chegou aos sete pontos.

O Atlético-GO, por sua vez, continua com três pontos e ocupa posição intermediária na tabela.

Na próxima rodada, o Figueirense visita o Vasco, no Rio de Janeiro, enquanto o Atlético-GO recebe o Ceará, no Serra Dourada.

Em jogo elétrico, Ceará e Botafogo empatam

Posted: 04 Jun 2011 08:38 PM PDT

Em um jogo elétrico, com muitas nuances, uma virada e falhas das duas defesas, Ceará e Botafogo empataram por 2 a 2, no Presidente Vargas, em Fortaleza. Com o resultado, as duas equipes chegam aos 4 pontos após três jogos disputados.

O Botafogo entrou em campo sem o ídolo Loco Abreu e o volante Arévalo Rios, que estão na seleção do Uruguai, e o goleiro Jefferson, convocado por Mano Menezes. Para suprir as ausências, o técnico Caio Júnior mandou a campo uma equipe só com um atacante, o argentino Herrera.

Mas se engana quem pensa que por isso o time ficou esperando os donos da casa. O time carioca começou o jogo em cima do adversário. Já o Ceará continuava com a mesma proposta de jogo da temporada passada, jogar fechado e sair só na boa, nos contra-ataques, mesmo jogando em casa.

Com isso os visitantes passaram a tomar conta das ações ofensivas. Elkenson e Cortês eram os melhores do time e levavam o time para o ataque. Evérton também participava ativamente.
Mas o domínio era mais territorial e não surtia efeito prático. O goleiro Fernando Henrique pouco trabalhava.

Até que aos 28min, em uma jogada que começou com o lateral esquerdo Cortês, Elkenson recebeu na entrada da área, limpou um marcador e bateu. O goleiro Fernando Henrique deixou a bola quicar à sua frente, e isso foi fatal. 1 a 0 Botafogo.

Era a hora de o time carioca se aproveitar dos espaços deixados pelo time da casa. Mas em uma falha coletiva do seu sistema defensivo, a equipe permitiu o empate.

Após um bate e rebate e uma falha coletiva da defesa cearense. A bola sobrou para Osvaldo, que chutou no canto e ainda contou com um desvio em Fábio Ferreira para igualar o marcador.
Para a segunda etapa, o técnico Vagner Mancini, do Ceará, fez uma substituição que mudou os rumos do jogo.

Ele colocou Sinho, um atacante aberto pela direita para evitar as subidas de Cortês, que estava desequilibrando.

Com isso os anfitriões subiram muito de produção. E passou a pressionar muito o Botafogo, que em certo momento não conseguia nem sair do seu campo de defesa. Sinho, Marcelo Nicácio e Iarley infernizavam a vida da defesa carioca. A virada era questão de tempo.

E ela veio. Sinho roubou a bola e passou para Iarley, que rolou para o volante Michel. O camisa 5 encheu o pé e acertou um chutaço no ângulo, sem defesa para Renan. 2 a 1 Ceará aos 17min.
O Ceará era dono da partida, mas assim como havia acontecido com o Botafogo no primeiro tempo, uma falha da defesa ajudou o time a empatar.

Elkenson cobrou falta, a zaga não afastou e a bola sobrou para Antônio Carlos. O beque só teve o trabalho de desviar de Fernando Henrique e empatar. 2 a 2 aos 28min.

O técnico botafoguense Caio Júnior não se conformava com o fato de a sua equipe não conseguir segurar a bola no campo de ataque, propiciando chances para o Ceará marcar.

Mas os donos da casa esbarram na sua própria falta de qualidade, como quando aos 41min o atacante Júnior, livre, cabeceou mal e jogou para fora a chance de vitória.

Já os botafoguenses lamentaram a oportunidade criada e desperdiçada quando Thiago Galhardo invadiu a área, chutou, mas bola encontrou o poste de Fernando Henrique, já nos acréscimos.

Não tinha tempo para mais nada e o empate permaneceu.

Na próxima rodada, o Botafogo vai receber o Coritiba, enquanto o Ceará visitará o Atlético-GO.

Mano dispensa quatro titulares para evitar desgaste

Posted: 04 Jun 2011 08:32 PM PDT

Conforme anunciado pela CBF antes mesmo de o Brasil entrar em campo para enfrentar a Holanda, este sábado, em Goiânia, o técnico Mano Menezes comunicou, logo depois do jogo, a dispensa de quatro titulares, que serão poupados do amistoso de terça-feira, contra a Romênia.

Thiago Silva, Daniel Alves, Julio Cesar e Ramires nem viajam para São Paulo com a seleção. Os quatro, titulares da equipe, devem constar na lista de convocados para a Copa América, que só será divulgada após o jogo de despedida de Ronaldo, no Pacaembu.

Todos os quatro vieram de longas temporadas pelos seus clubes na Europa e foram liberados para evitar maior desgaste físico. Mano deve aproveitar o jogo contra a Romênia para fazer testes e tirar possíveis dúvidas antes de fechar a lista da Copa América. Mesmo com o Santos na decisão da Libertadores, Neymar e Elano seguem com a seleção.

Palmeiras vence Atlético-PR em jogo ruim e vira líder

Posted: 04 Jun 2011 08:30 PM PDT

Em jogo muito fraco, o Palmeiras foi salvo por um gol de bola parada e venceu o Atlético-PR por 1 a 0, na noite deste sábado, no Canindé. Chico marcou o único gol do jogo, aos 30 minutos do segundo tempo, desviando de cabeça um escanteio batido por Marcos Assunção. O time da casa jogava com um jogador a mais desde os 13 da segunda etapa, quando Rômulo foi expulso.

O Palmeiras lidera provisoriamente o Brasileirão, com sete pontos em três jogos. Irá perder a ponta no domingo, porque Corinthians e Flamengo jogam entre si e qualquer resultado faz um deles passar o time alviverde. O Atlético-PR continua em penúltimo, sem pontos, com cinco gols sofridos e nenhum marcado. Só o Avaí é pior.

Os dois times voltam a campo no domingo, dia 12, pela quarta rodada do Brasileirão. O Palmeiras joga no Beira-Rio contra o Internacional, às 16h. Já o Atlético-PR recebe o Flamengo, às 18h30, na Arena da Baixada.

O JOGO - Depois de derrotas nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, técnico Adilson Batista prometeu deixar o Atlético-PR mais ofensivo, tirando um volante para a entrada de Branquinho. A modificação não surtiu o efeito desejado e o que se viu no primeiro tempo foi um time apático, limitado a marcar.

O Palmeiras poderia aproveitar que tinha muito mais posse de bola para abrir o placar ainda no primeiro tempo, mas quase não levou perigo ao gol de Márcio. As chances foram raras. Na primeira, Marcos Assunção cobrou falta na área, Deived desviou no meio do caminho e quase marcou contra. O goleiro salvou no ângulo. Aos 30 minutos, Gabriel Silva pegou uma sobra na área, cortou o marcador, ficou de frente para o gol, mas chutou muito mal, por cima.

O Atlético-PR só teve uma chance real, aos 25, com Adaílton, que recebeu pela esquerda da área, cortou para dentro e bateu firme, tentando o ângulo, mas por cima. De resto, perigo apenas nas bolas paradas, com Paulo Baier, assim como acontecia no Palmeiras, pelos pés de Marcos Assunção.

O jogo, morno até os 12 minutos do segundo tempo, poderia ter seu panorama então modificado com a expulsão de Rômulo, que recebeu dois amarelos por faltas em Kleber. Nem o fato de ter um jogador a mais, porém, facilitou as coisas para o Palmeiras, que continuava sem criatividade.

Os dois treinadores até tentaram ajudar o jogo a melhorar. Robston, Kleberson e Madson pelo Atlético-PR, Lincoln e Wellington Paulista no Palmeiras, deixaram seus bancos antes mesmo dos 15 minutos da segunda etapa. Nenhum deles também conseguiu deixar o jogo menos ruim.

O Palmeiras achou seu gol aos 30 minutos. Marcos Assunção bateu escanteio da direita e Chico, que havia entrado pouco antes no lugar de Cicinho, resvalou de cabeça no primeiro pau para marcar. Com um a menos, o Atlético-PR não conseguiu sequer esboçar uma reação.

0 comentários:

Postar um comentário