BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Flamengo viaja à Suíça por reconhecimento do título de 1987 e punição ao Sport

Posted: 05 Jul 2011 12:37 PM PDT

O Flamengo montou uma "estratégia de guerra" para reaver o reconhecimento do título brasileiro de 1987 e conseguir uma punição ao Sport na Fifa. O UOL Esporte apurou que, no último domingo, Rafael de Piro, procurador geral e vice-jurídico do clube, embarcou para Zurique, na Suíça, onde se localiza a sede da entidade. O dirigente chega nesta quarta-feira ao Rio de Janeiro.

A novela sobre o título do Campeonato Brasileiro de 1987 ganhou mais um capítulo. Nesta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu o Sport como único campeão da polêmica edição. A decisão cumpre determinação da Justiça pernambucana.

Na Fifa, Rafael de Piro apresentou documentos da Confederação Brasileira de Futebol reconhecendo a conquista do Flamengo ao lado do Sport. Inclusive, a CBF é a principal arma do Rubro-Negro para obter êxito na operação, já que a entidade se manifestou a favor da causa do clube carioca, dizendo não constar irregularidades em dois campeões reconhecidos.

Em relação ao Sport, que foi à Justiça Comum para ser considerado o único campeão de 1987, o Flamengo entrou com uma representação pedindo severa punição aos pernambucanos. De acordo com a Fifa, um clube só pode realizar tal operação quando todos os recursos na Justiça Desportiva se esgotarem. Agora, o Flamengo aguarda a posição oficial da entidade, que analisa o caso.

No dia 21 de fevereiro deste ano, a CBF reconheceu o Flamengo como hexacampeão nacional. No entanto, em 15 de junho, a mesma CBF teve de acatar decisão da 10ª Vara da Justiça Federal, reconhecendo apenas o título do Sport.

Com a resolução de considerar apenas o Sport campeão de 1987, o Flamengo voltou oficialmente a ser pentacampeão brasileiro, dono dos títulos de 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009. Por consequência, o São Paulo passa a ser o primeiro pentacampeão e, assim, o real detentor da Taça das Bolinhas, já que faturou os campeonatos de 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008.

O disputado troféu foi criado pela Caixa Econômica Federal para ser entregue ao primeiro clube que conquistasse o Brasileiro cinco vezes alternadas ou três vezes consecutivas.

Brasil fará amistosos contra Espanha e Itália

Posted: 05 Jul 2011 12:34 PM PDT

A seleção brasileira deverá enfrentar mais duas seleções tradicionais em amistosos. Nesta terça-feira, o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, afirmou que o presidente Ricardo Teixeira praticamente confirmou partidas contra Espanha e Itália para este ano. As datas não estão definidas, mas os jogos devem ocorrer entre outubro e novembro.



Antes, outra seleção tradicional enfrentará o Brasil. No dia 15 de agosto, o time de Mano Menezes encara a Alemanha, em Stuttgart. Já em setembro, a Seleção disputará a Copa Rocca, torneio com jogos de ida e volta contra a Argentina. Ambas as equipes convocarão apenas os jogadores que atuam nos seus respectivos países.

Patrocinadora tricolor quer Ibson para substituir Conca

Posted: 05 Jul 2011 11:54 AM PDT

A partir da próxima segunda-feira, quando se apresentar ao Guangzhou, da China, Darío Conca terá dois anos e meio para explorar um novo e milionário mercado antes de voltar ao Fluminense, como prometeu nesta segunda-feira, em sua entrevista de despedida. E, no que depender da patrocinadora do clube, o substituto do argentino será Ibson, meia revelado no arquirrival Flamengo e que anda insatisfeito no Spartak de Moscou.

O negócio vem sendo tratado em sigilo para não melar. O nome de Ibson partiu do presidente da patrocinadora, Celso Barros, e logo contou com a aprovação do técnico Abel Braga, que trabalhou com o jogador na Gávea, em 2004. A transação, no entanto, deverá ser feita até o dia 20 de julho, quando se encerra a janela de transferências internacionais no Brasil.

— Ibson quer deixar o Spartak de Moscou. Já estamos em conversas com o (Valery) Karpin, que é técnico e diretor do clube — confirmou Seu Laís, pai do jogador, lembrando que o filho tem mais dois anos de contrato.

Peter faz mistério

Presente à coletiva de Conca, o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, também precisa ser convencido da transação. Nesta segunda, deu resposta atravessada ao fato de a patrocinadora ter ficado com 40% dos direitos econômicos do argentino por ter auxiliado o clube a equiparar o salário do meia aos de Deco e Fred:

— Eu herdei isso. Não vou entrar nesse mérito.

Alheio ao que o Tricolor planeja para o futuro, Conca deu nesta segunda um adeus emocionado ao clube que defendeu desde janeiro de 2008. Durante a entrevista, chegou até a chorar. E prometeu que, quando voltar da China, após dois anos e meio, seu destino será outra vez as Laranjeiras:

— Vou voltar para o Fluminense. Não tem jeito. Meu coração é tricolor, e eu quero voltar para cá.

Carpegiani critica CBF, e Tricolor vai adotar outro critério com seu quarteto

Posted: 05 Jul 2011 11:51 AM PDT

causou mais uma crise na já estremecida relação entre o São Paulo e a CBF. O clube do Morumbi está irritado pelo fato de ter sido previamente comunicado pela entidade que nenhum atleta convocado seria liberado. Por isso, o técnico Paulo César Carpegiani deu três dias de folga aos quatro convocados (Bruno Uvini, Casemiro, Henrique e Willian José).


Na última segunda, um novo comunicado disse que os atletas poderiam ser liberados para atuar em duas das três próximas rodadas do Nacional. Irritado, o São Paulo enviou um fax para a Federação Paulista de Futebol e para a CBF comunicando que não irá respeitar essa nova decisão. No documento, o clube diz que utilizará Bruno Uvini e Henrique contra o Flamengo, usará Casemiro e Willian José contra o Cruzeiro e depois relacionará os quatro atletas para a partida contra o Internacional, no dia 17. Na interpretação do clube, a decisão de Ney Franco, de liberar cada atleta para duas partidas, seria mantida.

Em sua entrevista coletiva, o técnico Paulo César Carpegiani criticou duramente a CBF e o técnico da equipe sub-20, Ney Franco.

- Realmente, o Brasil é o país do improviso. Como meus atletas ficariam 45 dias longe, eu os liberei já no treino na sexta. Eles ficam sexta, sábado, domingo e segunda sem trabalhar e hoje estão fazendo exames médicos. Como fica o estado físico desses atletas? É um problema que eu ganho porque os atletas estão parados – lamentou o treinador.
montagem Bruno Uvini, Casemiro, Henrique e Willian José (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)Bruno Uvini, Casemiro, Willian José e Henrique: os convocados para a Seleção Brasileira sub-20 que disputará o mundia da Colômbia entre 29 de julho e 20 de agosto (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
 
O treinador diz que seria muito mais fácil resolver essa questão sem causar tanta polêmica.
- Esse problema seria facilmente resolvido se os atletas tivessem treinado até o final desta semana com os seus clubes. Jogariam duas partidas e depois se apresentariam em definitivo. Realmente, faltou bom senso – lamentou.

Pela programação definida pelo Tricolor, Bruno Uvini e Henrique irão encontrar a delegação à noite no Rio. Logo após a partida contra o Flamengo, a dupla retornará a Teresópolis. Casemiro e Willian José viajarão sexta-feira para São Paulo e voltarão para o centro de treinamento da CBF na manhã de domingo. No dia 16, um dia antes do duelo contra o Internacional, o quarteto viajará a Porto Alegre. Resta saber se a CBF vai aceitar isso.

Seleção se divide no retorno aos treinos, e Sandro deixa atividade

Posted: 05 Jul 2011 11:49 AM PDT

Os jogadores da Seleção Brasileira se dividiram na manhã desta terça-feira, em Campana. Após o dia de folga apesar do empate por 0 a 0 com a Venezuela, no último domingo, em La Plata, na estreia da Copa América, os reservas foram para o campo e fizeram um trabalho técnico com o assistente de Mano Menezes, Sidnei Lobo. O treino durou cerca de uma hora e meia. Já os titulares trabalharam na academia

Durante a atividade no gramado, o volante Sandro saiu após 40 minutos de treino. O jogador tirou as chuteiras, conversou com o médico Rodrigo Lasmar e seguiu para a concentração. O atleta sentiu um desconforto na panturrilha esquerda. No trabalho da tarde, o jogador será poupado.

Além do atleta do Tottenham, os goleiros Victor e Jefferson, os laterais Maicon e Adriano, os zagueiros Luisão e David Luiz, os meias Elano, Elias, Jadson e Lucas, e o atacante Fred participaram da atividade desta terça-feira.

Na parte da tarde, os jogadores voltam a trabalhar no campo. Desta vez, Mano vai contar com todos os 23 atletas em campo. A atividade está marcada para as 15h30m (de Brasília). No próximo sábado, às 16h, o time canarinho vai encarar o Paraguai, em Córdoba, pela segunda rodada do Grupo B da Copa América.

Presidente do Fluminense volta a alfinetar Muricy Ramalho

Posted: 05 Jul 2011 11:38 AM PDT

Depois do fim da entrevista coletiva com o meio-campista argentino Conca, na última segunda-feira, o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, voltou a alfinetar Muricy Ramalho, hoje técnico do Santos. O dirigente se mostrou triste pela saída do ídolo, mas feliz pela forma com que o jogador está deixando o clube tricolor com destino ao futebol chinês.

"Gosto de despedidas como foi esta aqui hoje. Ninguém inventou nenhuma história cabeluda. Eu gosto assim. A maneira como o Conca agiu, sendo sincero e sempre em contato com a diretoria, mostra um contraponto com a situação na qual o ex-treinador saiu", disparou Siemsen, referindo-se à atitude de Muricy em ter rescindido o contrato com o clube.

Muricy deixou o time carioca em meio à disputa da Copa Libertadores da América deste ano, reclamando de falta de estrutura encontrada para realizar o seu trabalho nas Laranjeiras.

Retrospecto recente aponta Paraguai como pedra no sapato do Brasil

Posted: 05 Jul 2011 06:32 AM PDT

Sem dúvida alguma, a Argentina é a maior rival da Seleção Brasileira no futebol. Não há discussão. Só que recentemente, na América do Sul, a maior pedra no sapato verde e amarelo tem sido o Paraguai, adversário do Brasil no próximo sábado, em Córdoba, pela segunda rodada do Grupo B da Copa América.

Para se ter uma ideia, enquanto a Argentina foi derrotada pelo Brasil na decisão da Copa das Confederações de 2005 e também nas finais da Copa América de 2004 e 2007, o Paraguai sustenta um retrospecto equilibrado contra o time canarinho. De 2000 para cá, em nove duelos, são quatro vitórias para cada lado e um empate.

- Não podemos deixar de ter atenção com o Paraguai. É uma seleção que sempre dá muita dificuldade à Seleção Brasileira – resumiu o goleiro Julio César, que em 56 jogos pela Seleção tem apenas cinco derrotas, duas delas para o Paraguai.
O Paraguai é o adversário mais tradicional da primeira fase e vem de boas campanhas em Copas do Mundo. Por isso, um rival difícil" - Mano Menezes

Nesse período, as quatro vitórias do Paraguai sobre o Brasil foram assim: 2 a 1 em agosto de 2000, pelas eliminatórias, em Assunção; 1 a 0 no amistoso em 2002, em Fortaleza; 2 a 1 na Copa América de 2004, no Peru; e 2 a 0 em 2008, também em Assunção, pela competição que dá vaga na Copa do Mundo.

- O Paraguai é o adversário mais tradicional da primeira fase e vem de boas campanhas em Copas do Mundo. Por isso é um adversário difícil - disse Mano Menezes.

Brasil e Paraguai tiveram empataram sem gols na estreia da Copa América com Venezuela e Equador, respectivamente. Por isso, quem perder no duelo de sábado fica em uma situação complicada para se classificar para a próxima fase.

- Temos que corrigir os nossos erros e ir atrás da vitória sobre o Paraguai já que vai ser uma partida muito difícil - disse Alexandre Pato.

No retrospecto geral, porém, a Seleção Brasileira dá um banho no Paraguai. Dos 74 confrontos na história, o time verde e amarelo venceu 46 vezes, empatou 17 e perdeu apenas 11. O mais curioso é que desses 11 triunfos, sete foram conquistados na Copa América: em 23, 49, 53 (duas vezes), 63, 79 e 2004.

Só que por outro lado, a seleção paraguaia vive um mau momento na competição sul-americana. Desde 1993, quando o torneio passou a ser disputado por 12 países, o Paraguai caiu seis vezes nas quartas de final e uma vez na primeira fase. Já o Brasil é o atual bicampeão. Venceu a Argentina em 2004 e 2007.

Time remendado é desafio para Inter embalar no Brasileirão

Posted: 05 Jul 2011 06:30 AM PDT

O Inter vive seu melhor momento na temporada sob o comando de Falcão. Nos dois últimos jogos, foram duas goleadas, ambas sustentadas em bom futebol – 4 a 1 sobre o Figueirense e 4 a 0 contra o Atlético-MG. O desafio contra o Atlético-PR, nesta quarta-feira, no Beira-Rio, é manter o embalo mesmo sem quatro das peças usadas nas vitórias anteriores.

Falcão perdeu o zagueiro Juan e o meia Oscar, convocados para a seleção sub-20, mais o volante Tinga, lesionado, e o craque do time, D'Alessandro, suspenso. Eles foram fundamentais no crescimento colorado. Oscar e D'Alessandro comandaram a goleada sobre o Galo. E agora todos estão fora.

- É complicado em relação às características. Estamos perdendo o Cabezón (D'Alessandro) e o Oscar, que também tem uma qualidade diferenciada. Com a saída do Tinga, é menos complicado, porque a gente se organiza, marca, ajuda. Mas cada um que está fora, sente. Os que treinam esperam esse momento – disse o volante Guiñazu.

Foi em treinamento fechado que Falcão definiu os substitutos do quarteto. A tendência é de que Índio entre na zaga, Bolatti volte no meio e Fabrício forme a articulação com Ricardo Goulart.

- Entre quem entrar, temos que demonstrar e jogar bem, ainda mais dentro de casa. É a chance do Inter. São jogadores diferentes, são características diferentes, mas temos que fazer o mesmo trabalho. Não tenha dúvida de que é difícil, mas vamos tentar. Estamos no caminho. Queremos somar mais três pontos, e jogando bem – completou Guiñazu.

O Inter recebe o Atlético-PR às 19h30m desta quarta-feira. Se vencer, pode pular para o G-4 no Brasileirão.

Pela primeira vez, Cruzeiro pode repetir a formação da equipe no Brasileirão

Posted: 05 Jul 2011 06:29 AM PDT

Depois de sete rodadas do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro deve repetir, pela primeira vez, a formação utilizada na partida anterior. Diante do Grêmio, nesta quarta-feira, às 19h30, a presença dos mesmos titulares que venceram o Vasco por 3 a 0, em São Januário, é vista pelos próprios jogadores como mais um passo para a ascensão da equipe na tabela.

"O Joel está dando sequência a maneira de jogar. Conseguimos neutralizar bem o Vasco jogando assim e agora repetimos a formação", observou o atacante Thiago Ribeiro, que vê diferença apenas no comportamento da equipe enquanto mandante. "Vamos procurar sufocar o Grêmio no início, dar aquele famoso abafa que o time da casa faz. Marcar forte, sem dar espaço. Com a bola, o Joel dá total liberdade para o pessoal da frente procurar o gol", acrescentou.

O goleiro Fábio aposta que o entrosamento ajudará a equipe a tentar a terceira vitória consecutiva. Sob o comando de Joel Santana, o Cruzeiro venceu, além do Vasco, o Coritiba, por 2 a 1, na Arena do Jacaré, na estreia do treinador.

"Isso é importante, ter uma base facilita pra entrosar melhor e continuar vencendo que é o principal para recuperar os pontos que deixamos para trás nas primeiras partidas", analisou o camisa 1 cruzeirense.

Diante do Grêmio, pelo segundo jogo consecutivo, após se recuperar de lesão no tornozelo esquerdo, Thiago Ribeiro formará a dupla de ataque com Wallyson. No meio-campo, o treinador cruzeirense deverá manter o trio de volantes, formado por Leandro Guerreiro, Marquinhos Paraná e Fabrício, ao lado do meia Montillo.

Já a defesa seguirá com alguns desfalques, abrindo espaço para o zagueiro Naldo e o lateral-esquerdo Diego Renan. O veterano Gilberto permanece em tratamento de uma lesão na panturrilha esquerda, enquanto o zagueiro Léo se recupera de um estiramento na coxa esquerda. Já Mauricio Victorino defende a seleção uruguaia na Copa América.

Com a nova formação da defesa cruzeirense, que terá Naldo ao lado de Léo e os laterais Vítor e Diego Renan, Fábio admite ter rouquidão para orientar a todos. "É importante conversar e tenho essa característica de falar bastante, até fico rouco. Mas é importante para estarmos atentos e concentrados, independentemente do jogador que está sem ritmo. O Naldo e o Diego Renan estão fazendo belos jogos. É assim que temos que neutralizar os perigos do adversário", observou.

Diante da possibilidade de a equipe ter a mesma formação pela primeira vez, o volante Fabrício crê que a equipe exercerá marcação mais forte. "Vai pegando corpo, vai aprendendo a maneira nova de jogar, de se postar taticamente, de se defender melhor. Isso que a gente está procurando melhorar", ressaltou.

Santos aparece entre os dez melhores do mundo no ranking da IFFHS

Posted: 05 Jul 2011 06:28 AM PDT

O Santos entrou na lista dos dez melhores times do mundo segundo o ranking estabelecido pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês). A lista que compreende o período de julho de 2010 a julho de 2011, tem o Barcelona no primeiro lugar.
OS DEZ PRIMEIROS COLOCADOS
1. Barcelona (ESP)
317 pontos

2. Real Madrid (ESP)
307 pontos
3. Porto (POR)
291,5 pontos

4. Manchester United (ING)
285 pontos
5. Manchester City (ING)
254 pontos

6. Villarreal (ESP)
250 pontos
7. Inter de Milão (ITA)
246 pontos

8. Vélez Sarsfield (ARG)
239 pontos
9. Santos (BRA)
236 pontos

10. Dynamo de Kiev (UCR)
222 pontos



O atual campeão da Libertadores aparece na nona posição, com 236 pontos, à frente de potências mundiais como o Chelsea (28°) e o Milan (30°). A equipe espanhola, que lidera a lista, tem 317. O Santos subiu quatro posições em relação à última contagem, em que aparecia em 13° lugar. A equipe sul-americana melhor colocada é o Vélez Sarsfield, da Argentina, com 239 pontos, em oitavo lugar.

Depois do Peixe, o primeiro time brasileiro a aparecer no ranking é o Internacional, em 12° lugar. O Cruzeiro este em 38° lugar, o Grêmio ocupa a 46ª colocação, o Palmeiras a 53ª e o Fluminense a 58ª. Na sequência, aparecem Vasco (76°), São Paulo (121°), Corinthians (140°), Botafogo (163°) e Flamengo (197°).

As outras equipes do Brasil lembradas pela IFFHS são Avaí, Atlético-MG, Atlético-PR, Ceará, Atlético-GO, Vitória e Goiás – lembrando que a lista mostra os 400 melhores times do mundo de acordo com os critérios da entidade.

Governo britânico apresenta relatório que acusa Fifa de negligência com corrupção

Posted: 05 Jul 2011 06:27 AM PDT

O governo da Grã-Bretanha apresentou um relatório que aponta negligência da Fifa com casos de corrupção e pede uma investigação completa sobre a escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022, que serão realizadas na Rússia e no Qatar, respectivamente.

Apresentado na Câmara dos Comuns, o documento de 31 páginas também questiona a decisão do presidente Joseph Blatter em abandonar as investigações contra o ex-vice-presidente Jack Warner, acusado de corrupção e de ter pedido propina para votar na candidatura da Inglaterra para receber o mundial de 2018.

"Estamos consternados com as acusações de corrupção feitas contra membros do Comitê Executivo da Fifa nessa investigação. Ainda que sejam postas em dúvida, são suficientemente graves para que a Fifa faça uma investigação completa, urgente, independente e que traga esse resultado a público", afirma uma parte do texto.

O documento bate duro na entidade, a quem acusa de ignorar qualquer tipo de investigação de corrupção que possa afetar os seus homens fortes.

"Ao invés disso (investigar), a Fifa dá a impressão que quer varrer para debaixo do tapete todas as acusações de má conduta e trata qualquer denúncia com um tom que beira o do desprezo", disparou.

Citando as mudanças na estrutura do Comitê Olímpico Internacional após as acusações de suborno e corrupção na escolha de Salt Lake City como sede das Olimpíadas de Inverno de 2002, o relatório pressiona que a Fifa faça o mesmo.

"Esperamos que Blatter cumpra as tarefas que assumiu ao ser reeleito presidente. Instamos a federação inglesa e outras associações para que o façam assumir a responsabilidade".

Membro do Parlamento Inglês e um dos autores do relatório, Damian Collins afirmou estar perplexo com o descaso da Fifa com a corrupção.

"É chocante a falta de controle com a qual os executivos da Fifa tocam seus negócios. A Fifa pode administrar o futebol, mas não é dona dele. A forma como eles operam seria inaceitável e qualquer outra organização. É necessário mais transparência", cobrou.

0 comentários:

Postar um comentário