BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Chutes, cruzamentos e atenção: saiba no que a Seleção precisa melhorar

Posted: 12 Jul 2011 01:01 PM PDT

Um time com posse de bola elevada, mas com pouca penetração e muitos erros na aproximação ao gol adversário. Os empates contra Venezuela e Paraguai mostraram uma Seleção Brasileira que tem conseguido impor o seu ritmo de jogo, mas que na hora do cruzamento final, da assistência e da finalização tem pecado feio.

Os números do Footstats mostram que o time de Mano Menezes teve posse de bola muito superior aos adversários até aqui. Na estreia contra a Venezuela, o Brasil esteve com o domínio das ações em 68% do tempo. O índice contra o Paraguai caiu para 61%, marca ainda considerada muito alta.

Porém, a aproximação à área é falha. O que mais chama a atenção são os erros nos cruzamentos. O Brasil até o momento acertou apenas quatro de 27 tentativas no fundamento, sendo que contra os paraguaios todas foram erradas. A média de 14,8% só não foi pior nas duas primeiras rodadas do que a dos venezuelanos.

Contra o Paraguai, Neymar e Daniel Alves abusaram dos erros no fundamento, com quatro cada. Falho também na marcação pelo lado direito, o lateral do Barcelona saiu do time na parte final do treino da última segunda-feira e tem a vaga ameaçada por Maicon.

Pelo alto índice de posse de bola que possui, o Brasil tem números medíocres tanto em quantidade de chutes a gol como em porcentagem de acertos. Com 40 minutos e quarenta segundos com a bola nos pés, marca mais de dez minutos maior do que a segunda no quesito - a Argentina - nas duas primeiras rodadas, o Brasil só chutou 21 vezes ao gol, o sexto índice entre os 12 participantes.

A média de acerto é fraca (42,9%), com nove na direção ao alvo e 12 sem destino correto. Chama a atenção ainda que a maior estrela do Brasil no torneio, Neymar, não tenha acertado o pé em nenhuma das três tentativas de chute durante os dois jogos da competição.

Não à toa, o técnico Mano Menezes, desde a estreia contra a Venezuela, intensificou os treinamentos de finalização e cruzamentos na concentração brasileira no Hotel Sofitel La Reserva Cardales, a 60 quilômetros de Buenos Aires. O treinador espera que uma melhora possa acontecer já contra o Equador, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), em Córdoba.

"Uma ideia clara nossa é de propor jogo. Tivemos quase 70% de posse no primeiro jogo, e 60% no segundo contra um adversário mais qualificado. Continuamos sólidos realmente. Precisamos desenvolver melhor para chegar com mais objetividade. As coisas estão melhorando. Prefiro a melhora mais lenta, mas sólida", disse Mano.

Chama a atenção ainda o número de bolas perdidas pela Seleção. São 138, contra 121 do segundo time mais "desatencioso" do torneio, a Venezuela. O número em parte é explicado pela alta porcentagem de posse brasileira, mas o ideal é uma maior atenção na hora de tentar o passe ou forçar um drible.

Veja números dos Brasil na Copa América (Fonte: Footstats)

Defesas: 2 (Júlio César é o goleiro que menos trabalhou)
Desarmes: 58 (2º melhor)
Cruzamentos: 4 certos e 23 errados (14,8%, o segundo pior índice)
Dribles: 54 completados em 75 tentados (melhor marca da competição)
Faltas: 40 cometidas e 42 faltas sofridas (segundo nos dois quesitos)
Finalizações: 9 certas e 12 erradas (6º time que mais chuta ao gol)
Lançamentos: 29 certos e 41 errados (índice de 41,4%, o terceiro melhor)
Passes: 1025 certos (91,5%). O maior número absoluto de passes do torneio, o segundo maior de acertos
Perdas de bola: 138 (A Venezuela é a segunda pior com 121)

Júlio César lamenta corte de Sandro; Fred lembra "desgosto" em 2007

Posted: 12 Jul 2011 01:00 PM PDT

A notícia do corte do volante Sandro entristeceu o grupo da Seleção Brasileira. O meio-campista teve sua saída da concentração do Brasil em Los Cardales, na Argentina, confirmada nesta terça-feira, após serem constatadas lesões nas panturrilhas e no joelho esquerdo. Após o anúncio, jogadores da Seleção fizeram questão de elogiar o companheiro, admitindo que o reserva fará falta no grupo que disputa a Copa América.

"Foi uma notícia que o grupo sentiu muito, o Sandro é muito alto astral, um cara que anima o grupo. Vai fazer falta nesse período de concentração. É a vida do jogador. Infelizmente aconteceu já em outros campeonatos. Falamos ao Sandro que desejamos que se recupere o mais rápido possível para que possa voltar ao gramado e recuperar de onde ele parou. É uma notícia que nenhum jogador gosta de receber, mas o Sandro vai ter força para se recuperar", disse o experiente goleiro Júlio César.

"É um setor que a gente vai ficar carente. Tecnicamente é um jogador de pegada, tem marcação muita forte. Esperamos que façamos grandes jogos pela frente e superemos a falta do Sandro. Vamos sentir uma falta enorme dele", explicou o goleiro.

Outro a lamentar o corte de Sandro foi o atacante Fred, que já passou por drama similar. Na Copa América de 2007, o centroavante deixou a disputa da competição após fratura no pé direito sofrida durante jogo-treino entre os reservas da Seleção contra time Sub-20 do Deportivo Anzoátegui, da Venezuela.

"Não só eu como todos os jogadores recebemos com tristeza. Ele é um cara do bem, estamos chateado com este corte e desejamos que ele se recupere da melhor forma possível. Tive esse desgosto na Copa América de 2007 e sei como é difícil", afirmou Fred.

'Sensação mundial', Barça fica atrás do Manchester em ranking da Uefa

Posted: 12 Jul 2011 12:51 PM PDT

O Barcelona é a grande "moda" do futebol mundial. Todos querem ser como ele, todos ficam impressionados com o estilo de jogo de Messi, Xavi, Iniesta e companhia... Mas na Uefa não é só isso que importa. No ranking oficial da entidade superior do futebol europeu, que faz uma média entre pontos conquistados nas últimas cinco temporadas, os catalães não estão no topo. Quem lidera é o Manchester United - mesmo após ser derrotado justamente pelo próprio Barça na final da última Liga dos Campeões.

Os coeficientes de cada clube são definidos da seguinte forma: é uma soma de pontos conquistados de acordo com regras específicas para cada competição disputada, mais 20% do coeficiente conquistado pela federação local durante o mesmo período. Manchester e Barcelona vêm travando ferrenhas disputas pelo posto de melhor clube do mundo nas últimas temporadas.

De acordo com o ranking da Fifa, o United foi melhor em 2006-07, 2007-08 e 2010-11. O Barça ficou à frente em 2008-09 e 2009-10. Na soma, portanto, dá Manchester: 151.157 a 141.465.

Algumas posições são curiosas: o Real Madrid é apenas o sétimo colocado. Liverpool e Arsenal, que não ganharam nada nos últimos anos, estão em quinto e sexto lugar, enquanto o Porto, que conquistou tudo no ano passado, é o oitavo. O último colocado é o Libertas, de San Marino na 439ª posição. O aspirante à gigante Manchester City é apenas o 42º.

Confira abaixo a lista do Top 10 do ranking:

1 - Manchester United - 151,157 pontos
2 - Barcelona - 141,465 pontos
3 - Chelsea - 129,157 pontos
4 - Bayern de Munique - 118,887 pontos
5 - Liverpool - 115,157 pontos
6 - Arsenal - 108,157 pontos
7 - Real Madrid - 103,465 pontos
8 - Porto - 100,319 pontos
9 - Inter de Milão - 100,110 pontos
10 - Milan - 94,110 pontos

Aos 70 anos, Antônio Lopes assume o América-MG e planeja fuga do Z-4

Posted: 12 Jul 2011 12:50 PM PDT

O carioca Antônio Lopes foi apresentado na tarde desta terça-feira como novo técnico do América-MG. Aos 70 anos, o "delegado" chega para tirar a equipe mineira da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Na 18ª posição, o Coelho tem apenas seis pontos ganhos e ficou sem treinador após a derrota para o Atlético-MG, por 2 a 0, no último domingo, quando a diretoria decidiu trocar o comandante e dispensou Mauro Fernandes.

Apesar da vasta carreira dentro do futebol, esta será apenas a segunda vez do treinador em Minas Gerais. Em 1995, Antônio Lopes teve uma rápida passagem pelo Cruzeiro, na pré-temporada, antes do Campeonato Mineiro.

- Estou confiante, vamos fazer um bom trabalho aqui e procurar tirar o América-MG dessa situação, e acredito que isso aconteça pelo grupo que temos. Vi alguns jogos do América, bons jogos. O America pode subir muito de produção.

Antônio Lopes lembra que esta situação, de tirar uma equipe da zona do rebaixamento, não será novidade para ele. Nos últimos seis anos, o novo comandante americano foi o "salvador da pátria" em três oportunidades.

- Esse vai ser o quarto desafio na minha carreira. Já tive uma situação idêntica a essa que o América vive com o Atlético-PR, em 2005. Na oportunidade, eu peguei o Atlético-PR com seis rodadas do primeiro turno e o time não tinha computado nenhum ponto. Em 2008 ou 2009, não me lembro direito, já era a décima rodada do campeonato quando o Atlético-PR me chamou novamente e ajudei a equipe a terminar numa boa colocação. E a terceira situação foi com o Vitória, que assumi faltando apenas seis rodadas no ano passado, mas nessa situação não conseguimos.

O técnico já trabalhou com alguns jogadores do Coelho, como o goleiro Flávio, o zagueiro Gabriel, os meias Fabrício e Netinho, além do atacante Euller. Para ele, conhecer o grupo e criar uma união entre os atletas é fundamental para o sucesso de uma equipe. Para o treinador, aceitar esse desafio requer uma grande responsabilidade.

- O América-MG pode subir muito de produção, fez boas apresentações e às vezes joga melhor e perde o jogo. O trabalho do Mauro foi muito bem feito, tenho conhecimento disso, sabemos da competência dele e vou dar sequência ao trabalho.

O último clube de Antônio Lopes foi o Vitória. O "delegado" foi demitido no último dia 15 de maio, após perder a final do Campeonato Baiano para o Bahia de Feira de Santana. No América, Lopes fará sua estreia no domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Presidente Vargas, contra o Ceará.

Técnico do São Paulo será definido até sexta-feira, segundo dirigente

Posted: 12 Jul 2011 12:49 PM PDT

reunião para discutir o futuro treinador da equipe. O presidente Juvenal Juvêncio, o vice João Paulo de Jesus Lopes e o diretor de futebol, Adalberto Baptista, se reúnem para tentar chegar a um consenso sobre o substituto de Paulo César Carpegiani, demitido na semana passada.


- Vamos definir até sexta-feira - disse Jesus Lopes, por telefone.

Independentemente da escolha, o auxiliar técnico Milton Cruz comandará o São Paulo no jogo contra o Internacional, domingo, em Porto Alegre. O grupo está "fechado com ele", segundo o zagueiro Rhodolfo.
- O novo técnico pode até viajar com a delegação, mas o Milton conhece bem o time e seria melhor ele comandar a equipe contra o Inter - explicou o dirigente tricolor.

Paulo Autuori, Dorival Júnior e Cuca (Foto: Montagem sobre foto do Globoesporte.com)Autuori, Dorival e Cuca: cotados para assumir o São Paulo (Montagem sobre fotos do Globoesporte.com)
 
São seis nomes na lista tricolor: Paulo Autuori (está no Al-Rayyan, do Qatar), Dorival Júnior (está no Atlético-MG e tem multa de R$ 2 milhões para sair), Cuca (está parado desde que saiu do Cruzeiro), Celso Roth (parado desse que saiu do Intenacional), Dunga (parado desde que deixou a Seleção Brasileira após a Copa do Mundo) e Adílson Batista (demitido recentemente do Atlético-PR). Autuori é o mais cotado.

- Eu penso de uma maneira, o Juvenal pensa de outra, e o Adalberto, de outra. É por isso que vamos fazer a reunião para tentarmos chegar a um nome de consenso - disse Jesus Lopes.

Timão confirma oferta de R$ 88 mi por Tevez. BBC diz que City não vende

Posted: 12 Jul 2011 12:47 PM PDT

O Corinthians abriu os cofres para ter Carlitos Tevez novamente. O clube enviou ao Manchester City uma proposta de € 40 milhões (R$ 88 milhões) pelos direitos do atleta. O clube paulista quer pegar parte da cota que receberá pelos direitos de televisão dos próximos quatro anos para pagar os ingleses parceladamente. Com o jogador o acordo está praticamente fechado.

- Quando estive na Argentina, na semana retrasada, falei com o representante dele (Adrián Ruocco) e com o Tevez por telefone. Ele tem interesse de voltar para a América do Sul. Alguns clubes brasileiros o procuraram. O Corinthians fez uma proposta e vamos comprometer de 20 a 25% da cota de televisão se o Manchester City aceitar - afirmou o presidente Andrés Sanches.

Mas, segundo a BBC (emissora de TV e Rádio do Reino Unido), os ingleses não aceitaram a oferta feita pelos brasileiros. O mandatário alvinegro, aliás, descarta aumentar a proposta. Recentemente, o clube europeu disse que não aceitaria vendê-lo por menos de € 50 milhões.

- Se eles quiserem isso, o Tevez vai ficar na Inglaterra - resumiu o presidente.

As cotas (R$ 110 milhões por ano) são como garantias para o Corinthians convencer o City de que pagará pelo negócio. O clube, porém, tentará não mexer no montante que receberá pelo direito e apostará no sucesso de campanhas de marketing, como aconteceu com Ronaldo. Uma série de produtos será lançada para arrecadar dinheiro, além de vendas de publicidade no uniforme. Tevez deve ganhar mais de R$ 10 milhões por temporada. O contrato é de quatro anos.

- Se disparar a venda de camisas como no caso do Ronaldo, temos um ano de salário pago. É um jogador que tem apelo de marketing. Em fevereiro ou março acaba o contrato master de publicidade. Estamos negociando, e está entrando o Tevez nesse pacote também - explicou Andrés Sanches.

O Timão aposta no desejo de Carlitos de não continuar na Europa para fechar o negócio. Antes do início da Copa América, o jogador falou claramente que não gostaria de voltar a Manchester para a temporada 2011/2012. O desejo dele é ficar mais perto da família e filhas Florencia e Katie, que moram em Buenos Aires.

- Eu já falei muitas vezes: se o jogador não quer ficar, não fica. A vontade do jogador é voltar para a América do Sul. Ele não quer ouvir proposta da Europa. Nossa proposta está feita oficialmente e agora depende do Manchester City - ressaltou o dirigente, que se recusa a aumentar a oferta em mais um centavo sequer.

Andrés Sanches nega que a transação tenha o envolvimento de Kia Joorabchian, chefe da polêmica parceira MSI, que geriu o futebol corintiano entre 2004 e 2006. O iraniano é o representante de Tevez e vem fazendo os contatos com a diretoria do Manchester City para obter a liberação.

- O procurador é o Adrian Ruocco. O Kia é amigo dele (Tevez) e vendeu os direitos para o Manchester City. Não tem nada com o Kia, mas é óbvio que ele deve estar sabendo de tudo por ser amigo dele. Se puder ajudar, será muito bom.

0 comentários:

Postar um comentário