Apresentações 2012: Caterham CT01

Posted: 27 Jan 2012 02:00 AM PST

A Caterham revelou a poucos dias, o CT01, novo carro da temporada 2012, o primeiro com a nova denominação da equipe (antes chamavam Team Lotus).

A equipe decidiu apresentar o novo carro de uma forma distinta: seu CT01 seria conhecido através das páginas da revista F1 Racing. Porém, não contavam com um detalhe que lhes fugiu das mãos: os subscritores da revista receberam os exemplares um dia antes da data anunciada da apresentação, o que causou "a filtração" das fotos.


Apesar de ser o primeiro carro da temporada 2012 apresentado, a equipe cuidou vários detalhes das fotos para não mostrar partes essenciais da estrutura do bólido.

De qualquer forma, o novo carro da Caterham nos dá pistas de qual será a tendência dos carros para esta temporada: o bico achatado e um "corpo" mais estreito.


A dianteira do carro é de momento a parte que mais chamou a atenção. Devido à nova regra do regulamento que limita o bico do carro a 55 cm de altura do chão -em 2011 o limite era de 62,5 cm- a estética do carro sofreu algumas mudanças. Para cumprir com a regra da altura e conseguir que o máximo de ar passe por baixo do carro, para a máxima aerodinâmica, a Caterham apresentou um bico totalmente "achatado", o que ganhou o apelido de "bico de pato".

Mike Gascoyne, Diretor Técnico da Caterham, falou sobre o assunto:

"As regras agora obrigam a ter um bico não muito alto e no nosso carro se vem as soluções para cumprir com esse requisito. Somos os primeiros em apresentá-lo e isso pode surpreender, mas acho que veremos algo assim na maioria das equipes para este ano".




O CT01 seguirá montando motores Renault, mas este ano terá a caixa de câmbios e sistema hidráulico da Red Bull, e pela primeira vez utilizarão o Kers, também da Red Bull. Com alguns sistemas fornecidos pela melhor equipe do grid, não é de se estranhar que a traseira do novo Caterham tenha certas referências do RB7, carro campeão do ano passado.

Os spoilers aparecem mais refinados e estreitos, e as saídas de ar parecem menores. A tampa do motor passa a ser a principal saída de refrigeração.

Comparação: CT01 X LotusT128

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