Apresentações 2012: Ferrari F2012

Posted: 03 Feb 2012 04:10 AM PST

A equipe Ferrari apresentou nesta manha o novo carro para a temporada 2012. Foi uma rápida e objetiva apresentação, onde conhecemos o F2012, nova denominação do carra rosso.

Apesar de não ser um carro agradável aos olhos, à primeira vista, o F2012 parece é um dos projetos mais "agressivos" até o momento apresentados, até mesmo pelo risco que a Ferrari assumiu modificando totalmente o novo carro frente ao F150º.

Clique para aumentar
O F2012 traz a mesma solução dianteira que a Caterham: um bico quadrado, achatado (bico de pato) e com um degrau para melhor condução do ar.

Seguindo na parte dianteira do carro, a Ferrari radicaliza em seu sistema de suspensões adotando finalmente a  Pull Rod (conheça mais sobre estas suspensões) como opção. Esse sistema é mais leve e permite um centro de gravidade mais baixo e, ao ter seus "braços" mais finos, permite uma maior passagem de ar para a parte traseira do carro, ponto importantíssimo da aerodinâmica principalmente este ano.




Outra fator comum entre os carros já apresentados são os spoilers mais afinados e os radiadores tao discretos para interferir o mínimo possível na resistência do ar. Assim como a Mclaren, a Ferrari optou por uma terminação mais longa dos spoilers. 


A questão é que a do F2012 é ainda mais longa, cobrindo totalmente os escapes, que se encontram o mais baixo possível na carenagem, possivelmente para aproveitar o ar quente nos condutos dos freios traseiros, produzindo o downforce direto nas rodas traseiras, sem que o difusor esteja envolvido.


Na parte alta do carro, acima do cokpit do piloto, o F2012 trás uma entrada de ar extra para refrigeração.




A parte traseira, de momento, é o mais chamativo do carro. Bastante afinada, graças em parte as novas suspenções, tem na tampa do motor sua principal saída ar, porém muito mais baixa que em qualquer outro carro, quase abaixo da parte baixa do aerofólio traseiro, para aproveitar também o ar quente, desta vez nos difusores, estrategicamente "não divulgados".


Esteticamente, o F2012 é muito mais quadrado que o F150º e tecnicamente, contém soluções arriscadas que de não sair bem poderiam comprometer a confiabilidade do carro durante a temporada.



Comparação F150º X F2012






*Acompanhe as apresentações através do @guardrailF1 ou através da nossa fanpage no Facebook!

Oficial: Karthikeyan correrá com a HRT em 2012

Posted: 03 Feb 2012 02:23 AM PST

Com o anúncio oficial do acordo entre HRT e Narain Karthikeyan para a temporada 2012, o grid da Fórmula 1 se completa.


A vaga ao lado de Pedro de la Rosa, na HRT, era o único cockpit livre para 2012, para ser titular durante a temporada. Vários pilotos tiveram seus nomes envolvidos na tentativa de conseguir essa vaga -Petrov, Van der Garde, Alguersuari, Dani Clos,etc..- mas finalmente foi ele, Narain Karthikeyan, que já fez parte da equipe no ano passado, quem conseguiu a vaga definitiva.

O indiano leva para a HRT oito milhões de euros com o patrocínio da TATA, empresa que já patrocinou a HRT no ano passado e que seguirá como principal sponsor da equipe espanhola.

O fato de Karthikeyan ser indiano, a realização do primeiro GP da India e o mercado que essa situação pode ter, com certeza pesaram, também, para a decisão da equipe.

Palavras de Karthikeyan no comunicado oficial da equipe:

"Tivemos que trabalhar duro para conseguir isso mas estou muito feliz por formar parte do grid de 2012 junto com a HRT F1 Team. Fiquei satisfeito com o nosso bom rendimento no GP da India, com a minha torcida e, partindo desse resultado, espero poder conseguir avançando em 2012. Estive treinando forte desde então para estar preparado para me enfrentar as exigências da F1 se surgia a oportunidade. Estou contente por ter assinado com a HRT F1 Team. Com a nova direção, Pedro e a equipe, temos potencial para progressar. Temos que compreender que a Fórmula 1 é nova na India, recebemos nossa primeira corrida no ano passado e foi um êxito completo. Para seguir crescendo, a presença de um piloto indiano manterá o interessa ao longo da temporada. Estou orgulhoso por ter a oportunidade de conseguir uma conexão mais forte entre a India e a F1 uma vez mais".

0 comentários:

Postar um comentário