Van der Garde, terceiro piloto da Caterham

Posted: 04 Feb 2012 02:05 AM PST

O holandês Giedo Van der Garde foi confirmado, esta manhã, pela equipe Caterham, como terceiro piloto da equipe para a temporada 2012.


Van der Garde correu por 3 anos na GP2 e ano passado foi o vice-campeão da categoria. O nome do holandês parecia ser o favorito para ocupar o segundo lugar de piloto titular na HRT, mas finalmente foi Narain Karthikeyan quem ficou com a vaga.

Sem lugar no grid oficial da Fórmula 1 e com objetivo claro de estar na categoria em 2012, Van der Garde preferiu se unir à Caterham, com esperanças de conseguir um assento de piloto oficial já para a próxima temporada.

Declarações de Van der Garde no comunicado oficial da equipe:

"Estou muito feliz de fazer parte da família Caterham F1 Team e estou ansioso para dar esse seguinte passo na minha carreira na Fórmula 1. A equipe é nova e tem fantásticas pessoas.

Tony Fernandes é extremamente ambicioso e trouxe muitos profissionais que estão ajudando a equipe a crescer para ter êxito no futuro. Estou desejando começar a aprender com a equipe tanto fora como dentro do carro".

Apresentações 2012: Sahara Force India VJM05

Posted: 03 Feb 2012 03:40 PM PST

A Sahara Force India lançou esta manha, no circuito de Silverstone, quase ao mesmo tempo que a equipe Ferrari, o VJM05, carro com que pretendem alcançar a 5ª posição do Mundial de Construtores (foram 6º colocados em 2011).

Clique para aumentar
Para isso, a equipe de Vijay Mallya desenhou um carro totalmente renovado com relação ao VJM04.

Com traços muito mais estilizados e suaves que o F2012, a Force India seguiu com a tendência do bico escalonado e achatado, apesar de arredondado, e adiantou uns pequenos aerofólios (apêndices aerodinâmicos), que dão suporte à aerodinâmica e que geralmente estão à frente da suspensão (onde colocam as câmeras de tv), para a ponta do bico do carro, dando a impressão de um "bigode".


Os spoilers laterais também sofreram a tônica até o momento: muito menos robustos e mais finos. Com a canalização do ar trabalhada desde a parte dianteira até a traseira do carro, a intenção é de que o fluxo de ar seja maior e melhor.









Na parte traseira do VJM05, o aerofólio é muito mais trabalhado obviamente para aguentar todo o downforce que o carro gerará sobre a traseira.


A Force India optou por um escape mais conservador que Mclaren e Ferrari, e inclusive que Caterham. É difícil precisar a inclinação dos tubos de escape (devem, por regulamento, estar entre 10º e 30º) mas é possível afirmar que a equipe indiana aposta pela expulsão de ar dos escapes por debaixo da parte principal do aerofólio traseiro.

Inclusive, na apresentação de hoje se pode observar um pequeno aerofólio "auxiliar" para ajudar  a manter o carro no pista (downforce).



Comparação VJM04 X VJM05

Clique para aumentar



0 comentários:

Postar um comentário