Raio-X da pré-temporada

Posted: 10 Mar 2012 10:50 AM PST


Com a pré-temporada da Fórmula 1 finalizada e a menos de uma semana do início da temporada 2012 da Fórmula1, é hora de reunir dados e deixar tudo pronto para Melbourne.


No quadro abaixo temos alguns dados sobre número de voltas completadas e o tempo mais rápido de cada piloto naquela semana de treinos. Em negrito você encontra a volta mais rápida dessa semana dentro de cada equipe.


































Foram três semanas de testes coletivos: uma semana em Jerez e duas em Montmeló.

Pela tabela é possível ver que a Red Bull foi a equipe, com excessão de HRT e Marussia, que menos rodou: sequer chegaram a 1000 voltas. Tão pouco podemos incluir neste quesito a equipe Lotus, que não participou da segunda semana de treinos e que, ainda assim, ficou a apenas 178 voltas de alcançar a equipe apontada como favorita, em número de voltas.

Curiosamente, a equipe que mais rodou foi a Mercedes, com 1183 voltas completadas, apesar que, com o W03, foram "só" 436. Nico Rosberg detém o mesmo "título" ao ser o piloto que mais voltas completadas  deu durante os treinos: 652.

Fazendo uma análise "superficial", com a pouca informação que podemos tirar dos testes, estes são "os prós e os contras" das 5 melhores equipes da Temporada 2011:



Prós: - Estabilidade

A equipe Red Bull segue mantendo um carro perfeitamente estável, que funciona tanto em recorridos longos como a uma volta de classificação.


Contras: - Confiabilidade/Dúvidas com o RB8-B


O carro apresentou alguns problemas de confiabilidade durante as três semanas de treinos, o que permitiu a seus pilotos rodar pouco com relação às demais equipes. 


O fato de terem um segundo chassis, que provavelmente seria o escolhido para ser usado na abertura do Mundial, e não terem tido tempo para testá-lo a fundo, deixam algumas nuvens pairando sobre Milton Keynes.



Prós: - Desenvolvimento set-up/Pirelli

A equipe inglesa para ser a que melhor "entende" seu carro. O mesmo acontece com o uso dos pneus. Curiosamente a Mclaren foi uma das grandes equipes que fez sua simulação de corrida "por partes", para não dar pistas aos adversários sobre seu verdadeiro rendimento em longos recorridos.

Contras: - Confiabilidade

O MP4/27 teve muitos problemas hidráulicos ao longo dos testes que interromperam por várias vezes os objetivos da equipe.




Prós: - Confiabilidade/Rápidos a uma volta

O F2012 se mostrou "forte" apesar das grandes novidades que leva. Sofreu alguns contratempos durante os treinos mas sem grandes consequências em vista dos problemas das outras equipes.

Contras - Dúvidas sobre set-up/Degradação dos pneus

Quando a Ferrari apresentou seu novo carro já se sabia que o projeto era muito "agressivo", bem diferente dos modelos conservadores de até então. Essa "novidade" está custando a ser entendida pelos engenheiros. Como exemplo, são pelo menos 4 posições diferentes de escapes fora toda a mudança que isso gera na traseira do carro e em outros componentes. Tem bastante trabalho pela frente!

E justamente essas variações de set-up são as que estão em quarentena pelo desgaste dos pneus. Quanto mais agressiva a solução, maior o desgaste.



Prós: - Confiabilidade/ Constantes em longos recorridos

Apesar de terem rodado com o W03 oficial apenas 4 dias, o novo carro demonstrou grande confiabilidade.

Além disso, suas voltas eram as mais constantes durante as simulações de corrida. Constantes e rápidas.

Contras: - Não tao rápidos a 1 volta

Na verdade o problema da Mercedes para se resumir aos pneus macios, que geralmente são os utilizados durante a Q3. Esse composto é o que, de momento, está dando maior guerra para os alemães que não conseguem frear a degradação.



Prós: - Rápidos a 1 volta

A equipe parece ter um super carro para classificação

Contras: - Largos recorridos

Muito rápidos a uma volta porém os mais lentos das 5 primeiras equipes em simulações de corrida.


Faltam apenas 6 dias para saber quem larga na frente...


Melbourne: Duas zonas para o DRS

Posted: 09 Mar 2012 03:54 PM PST

Com o intuito de aumentar as chances de ultrapassagem em circuitos "complicados" e com a experiência adquirida no ano passado com o sistema DRS, para a primeira corrida do ano teremos não uma, como no ano passado, mas sim duas zonas de ativação do aerofólio móvel.

Ainda falta a confirmação da FIA mas as prováveis zonas serão a reta de meta, mesma do ano passado, e um novo ponto de ativação, que estará ou entre as curvas 2 e 3 ou entre as curvas 12 e 13.

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