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Posted: 10 Mar 2012 10:50 AM PST Com a pré-temporada da Fórmula 1 finalizada e a menos de uma semana do início da temporada 2012 da Fórmula1, é hora de reunir dados e deixar tudo pronto para Melbourne. No quadro abaixo temos alguns dados sobre número de voltas completadas e o tempo mais rápido de cada piloto naquela semana de treinos. Em negrito você encontra a volta mais rápida dessa semana dentro de cada equipe. Foram três semanas de testes coletivos: uma semana em Jerez e duas em Montmeló. Pela tabela é possível ver que a Red Bull foi a equipe, com excessão de HRT e Marussia, que menos rodou: sequer chegaram a 1000 voltas. Tão pouco podemos incluir neste quesito a equipe Lotus, que não participou da segunda semana de treinos e que, ainda assim, ficou a apenas 178 voltas de alcançar a equipe apontada como favorita, em número de voltas. Curiosamente, a equipe que mais rodou foi a Mercedes, com 1183 voltas completadas, apesar que, com o W03, foram "só" 436. Nico Rosberg detém o mesmo "título" ao ser o piloto que mais voltas completadas deu durante os treinos: 652. Fazendo uma análise "superficial", com a pouca informação que podemos tirar dos testes, estes são "os prós e os contras" das 5 melhores equipes da Temporada 2011: Prós: - Estabilidade A equipe Red Bull segue mantendo um carro perfeitamente estável, que funciona tanto em recorridos longos como a uma volta de classificação. Contras: - Confiabilidade/Dúvidas com o RB8-B O carro apresentou alguns problemas de confiabilidade durante as três semanas de treinos, o que permitiu a seus pilotos rodar pouco com relação às demais equipes. O fato de terem um segundo chassis, que provavelmente seria o escolhido para ser usado na abertura do Mundial, e não terem tido tempo para testá-lo a fundo, deixam algumas nuvens pairando sobre Milton Keynes. Prós: - Desenvolvimento set-up/Pirelli A equipe inglesa para ser a que melhor "entende" seu carro. O mesmo acontece com o uso dos pneus. Curiosamente a Mclaren foi uma das grandes equipes que fez sua simulação de corrida "por partes", para não dar pistas aos adversários sobre seu verdadeiro rendimento em longos recorridos. Contras: - Confiabilidade O MP4/27 teve muitos problemas hidráulicos ao longo dos testes que interromperam por várias vezes os objetivos da equipe. Prós: - Confiabilidade/Rápidos a uma volta O F2012 se mostrou "forte" apesar das grandes novidades que leva. Sofreu alguns contratempos durante os treinos mas sem grandes consequências em vista dos problemas das outras equipes. Contras - Dúvidas sobre set-up/Degradação dos pneus Quando a Ferrari apresentou seu novo carro já se sabia que o projeto era muito "agressivo", bem diferente dos modelos conservadores de até então. Essa "novidade" está custando a ser entendida pelos engenheiros. Como exemplo, são pelo menos 4 posições diferentes de escapes fora toda a mudança que isso gera na traseira do carro e em outros componentes. Tem bastante trabalho pela frente! E justamente essas variações de set-up são as que estão em quarentena pelo desgaste dos pneus. Quanto mais agressiva a solução, maior o desgaste. Prós: - Confiabilidade/ Constantes em longos recorridos Apesar de terem rodado com o W03 oficial apenas 4 dias, o novo carro demonstrou grande confiabilidade. Além disso, suas voltas eram as mais constantes durante as simulações de corrida. Constantes e rápidas. Contras: - Não tao rápidos a 1 volta Na verdade o problema da Mercedes para se resumir aos pneus macios, que geralmente são os utilizados durante a Q3. Esse composto é o que, de momento, está dando maior guerra para os alemães que não conseguem frear a degradação. Prós: - Rápidos a 1 volta A equipe parece ter um super carro para classificação Contras: - Largos recorridos Muito rápidos a uma volta porém os mais lentos das 5 primeiras equipes em simulações de corrida. Faltam apenas 6 dias para saber quem larga na frente... |
Melbourne: Duas zonas para o DRS Posted: 09 Mar 2012 03:54 PM PST Com o intuito de aumentar as chances de ultrapassagem em circuitos "complicados" e com a experiência adquirida no ano passado com o sistema DRS, para a primeira corrida do ano teremos não uma, como no ano passado, mas sim duas zonas de ativação do aerofólio móvel. Ainda falta a confirmação da FIA mas as prováveis zonas serão a reta de meta, mesma do ano passado, e um novo ponto de ativação, que estará ou entre as curvas 2 e 3 ou entre as curvas 12 e 13. |
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