FIA confirma ilegalidade do fundo plano do RB8

Posted: 02 Jun 2012 09:49 AM PDT

Se a Red Bull já tinha trabalho antes para melhorar o RB8, agora terá um pouco mais. O motivo? Uns orifícios no fundo plano do carro, localizados um pouco a frente das rodas traseiras do RB8.

A FIA considerou, oficialmente, ilegal o fundo plano utilizado pela equipe Red Bull já que, segundo o regulamento, não podem existir orifícios naquele espaço, e poderia simular o efeito do difusor soprador.

A polêmica começou durante o fim de semana do Principado e algumas equipes pediram que a FIA aclarasse se o "novo" solo do Red Bull era legal.

Clique para aumentar
 Tal como comentamos pelo Facebook, existiu um rumor de que, por esse motivo, a Red Bull sairia desde os boxes no GP de Mônaco para não sofrer qualquer tipo de penalização pela utilização do fundo plano com essa espécie de "buraco". Em seguida, uma fonte da equipe Red Bull negou a estratégia ao site Autosport e tudo seguiu como planejado.

O fundo plano vem sendo utilizado desde o GP do Bahrein, mas levantou o interesse das demais equipes, que não protestaram a ilegalidade mas pediram a confirmação da FIA para que elas também pudessem beneficiar-se da idéia. 

Para evitar qualquer tipo de "mal-interpretação", a Federação decidiu proibir tal fundo plano. Por terem tomado a decisão em vista de uma aclaração pedida pelas equipes, e não de uma reclamação, as vitórias obtidas pela equipe em Bahrein e em Mônaco serão mantidas. 

A Red Bull terá que levar um novo fundo plano para o GP do Canadá.

0 comentários:

Postar um comentário