BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Árbitro roubado paralisa jogo

Posted: 08 Sep 2009 01:42 PM PDT

Um fato inusitado envolvendo a arbitragem aconteceu em jogo da Terceira Divisão da Espanha, no último domingo, dia 6 de setembro. As imagens foram publicadas pelo canal espanhol Noticias Cuatro. Numa partida entre Jumilla e Puente Tocinos, o árbitro Madrigal Soria interrompeu a partida ao tomar conhecimento, por meio dos alto-falantes do estádio, de que o seu carro havia sido arrombado.

O árbitro deixou o campo quando o sistema de som anunciou: "O proprietário do Audi A4 (...) deve entrar em contato com a polícia local". O jogo ficou paralisado por oito minutos.

Clique aqui e assista ao vídeo!

Ao chegar ao estacionamento, Soria percebeu que seu celular havia sido roubado, e, quando entrou em contato com a operadora para cancelar a linha, soube que uma ligação de sete minutos para o Marrocos tinha sido feita pelos ladrões.

Depois da confusão, a partida seguiu normalmente e terminou com a vitória de 2 a 1 do Jumilla, tendo o mesmo árbitro no apito.

Com os reforços de Adriano e Fierro, Andrade começa a montar o time

Posted: 08 Sep 2009 11:56 AM PDT


O técnico Andrade tem duas opções a mais para montar a equipe do Flamengo que enfrenta o Sport no próximo sábado, às 18h30m, no Maracanã. Ele terá novamente sob seu comando Adriano e Fierro, que estão com a seleção brasileira e chilena, respectivamente. Os jogadores se reapresentam na quinta-feira. A má notícia é que Willians, suspenso por causa da expulsão contra o Atlético-PR, está fora.

O treinador rubro-negro disse que fará testes durante a semana para decidir qual é a melhor escalação para encarar o Leão. Ele afirmou que há a possibilidade de utilizar uma formação com dois meias. Fierro e Zé Roberto disputam uma vaga ao lado de Petkovic. Adriano deve formar o ataque com Denis Marques.

- Estamos no início da semana ainda e tenho duas ou três opções. Vamos testar durante os treinamentos. Teremos a volta do Fierro, do Adriano e ainda temos a possibilidade de utilizar o Zé (Roberto) no meio. É uma boa opção. Existe a chance de jogarmos com dois meias. Vamos treinar e ver se isso evolui.

Andrade disse que vai até o fim com o pensamento de colocar o Fla na zona de classificação para a Libertadores. O técnico destacou a importância de o time fazer bem o seu papel dentro de casa na próxima rodada.

- Esperança existe e vamos trabalhar muito até o último jogo. Temos que pensar sempre grande. Temos dois jogos dentro de casa mas vamos pensar somente no Sport. Precisamos ter paciência. É um jogo para fazer três pontos.

O Flamengo é o 11º colocado do Campeonato Brasileiro com 31 pontos.
globo

Argentino jogou duas partidas com a perna quebrada

Posted: 08 Sep 2009 11:12 AM PDT

O goleiro argentino Sebastián Blázquez, do Deportivo Cali, da Colômbia, disputou duas partidas com a perna esquerda quebrada sem saber. Por causa das dores, ele precisou tomar infiltrações para entrar em campo e acabou não aguentando durante a segunda partida.


Após uma série de exames, ficou constatada uma fratura na fíbula da perna esquerda de Blázquez, que não imaginava a gravidade da contusão, ocorrida há um mês.

O jogador, que pensava se tratar de uma lesão muscular, precisará fica ao menos um mês no estaleiro.

Lancepress!

Secretário-geral da Fifa critica o Morumbi e fala em novo estádio paulista na Copa

Posted: 08 Sep 2009 11:11 AM PDT

Em evento em Joanesburgo, na África do Sul, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, criticou a estrutura dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 em geral, mas principalmente o Morumbi. Segundo Valcke, a casa do São Paulo não tem condições de abrigar nem o jogo de abertura do Mundial e muito menos os jogos decisivos da competição, como semifinal, final ou a disputa do 3º lugar. A solução seria a construção de um novo estádio.

A principal reclamação do secretário geral é com relação ao espaço externo do Morumbi, já que o local não possui estacionamento e poucas rotas.

- O problema é o espaço fora do estádio - disse Valcke.

Para um estádio receber um jogo importante de Copa precisa ter área suficiente fora para receber um centro de imprensa, área de estacionamento para caminhões de transmissão de TV, área para patrocinadores receberem VIPs e estacionamento. A diretoria do São Paulo, porém, em conjunto com o poder público, tem um planejamento para sanar esses problemas até 2014, com a construção de um edifício-garagem nas proximidades e com a chegada do Metrô.

Como a final deve ser no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Morumbi é um dos candidatos a abertura. São Paulo disputa o direito com as cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.

Marcelo Prado/GLOBOESPORTE.COM

O projeto do Morumbi para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014

- Em nenhum momento alguém do comitê ou da Fifa disse que São Paulo abriria a Copa. Quatro cidades mostraram interesse nesse jogo inaugural. Houve observações a todos os projetos e todos estão no mesmo nível. As coisas só vão ficar mais claras a partir de fevereiro do próximo ano - explicou o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva.

Jérôme Valcke ainda ressaltou que nenhum estádio de São Paulo está em condições. A construção de um novo projeto seria a alternativa. Para discutir o assunto, o secretário deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, José Serra.

- Está na hora de o Brasil começar a trabalhar. Nâo nada lá. Um estádio sequer em condições. Temos de aproveitar que ainda temos alguns anos pela frente. São Paulo deve apresentar um novo projeto, um outro estádio - afirmou o dirigente da Fifa.

Valcke também foi duro com o Danny Jordaan, diretor-executivo da Copa de 2010. Jordaan é candidato a presidente da Federação Sul-Africana de Futebol. A eleição é daqui a 18 dias. Para a FIFA um homem não senta em duas cadeiras. Jordaan terá de escolher o que quer: o Comitê Organziador ou a organização. Mas disse que o caso de Ricardo Teixeira no Brasil é diferente.

- Ele já está eleito.

Assim, Teixeira será presidente da CBF e, ao mesmo, do Comitê de 2014.

SÃO PAULO DEFENDE O MORUMBI

Assim que tomou conhecimento da posição de Valcke, a diretoria do São Paulo afirmou que o projeto do Morumbi para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 está dentro das expectativas. Além disso, no início de setembro o clube entregou ao comitê organizador o projeto atualizado, inclusive com as modificações pedidas pela própria Fifa.

globo

Por segurança, Mano diz que Ronaldo deve voltar contra o São Paulo

Posted: 08 Sep 2009 10:41 AM PDT


O atacante Ronaldo deve voltar a jogar pelo Corinthians no clássico contra o São Paulo, no dia 27 de setembro, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Mano Menezes confirmou nesta terça-feira que, por segurança, o Fenômeno tem mais chances de retornar aos gramados diante do Tricolor.

- Talvez, ele volte diante do São Paulo. Com uma segurança um pouco maior, seja o momento certo de colocá-lo em campo – afirmou.

O treinador não descartou escalar o Fenômeno na rodada anterior, frente ao Goiás, dia 20, no Pacaembu. No entanto, o comandante prefere observar a recuperação dele durante os próximos dias de treinamentos em Itu. A delegação viaja nesta terça-feira e só retorna à capital paulista no sábado.

- Se (a recuperação) andar mais rápido, um jogo antes. Mas vai depender daquilo que ele for mencionando como dificuldade e possibilidade de entrar sem risco nenhum – acrescentou.

Mano, porém, reconhece que só vai mandar Ronaldo a campo quando ele estiver totalmente recuperado. No final de julho, o Fenômeno passou por uma cirurgia na mão esquerda e também realizou uma lipoaspiração para retirada de gordura da região da cintura.

- Existe um desejo muito grande de vê-lo atuar novamente. Mas não vamos queimar nenhuma etapa. Não podemos correr o risco de ter um retrocesso grande e perdê-lo por mais dez partidas – completou.
globo

Adriano traça roteiro para continuar a ser convocado

Posted: 08 Sep 2009 09:55 AM PDT



O atacante Adriano está de volta ao time titular da Seleção Brasileira após cinco meses. E ele mostrou, repetidas vezes, que já sabe o roteiro para continuar a ser convocado pelo técnico Dunga: ir bem no jogo contra o Chile, nesta quarta-feira, pelas Eliminatórias e continuar o bom momento no Flamengo - é o artilheiro do time no Brasileiro, com 10 gols.

"Ir bem neste jogo ajuda sim (a voltar a ser convocado). Espero que na quarta-feira possa fazer uma boa partida, se fizer um bom jogo com certeza vai ajudar no futuro, ainda mais porque tem outros dois jogos para fechar as Eliminatórias. O objetivo é ir bem neste jogo para continuar a ser convocado¿, disse o atacante, que depois de vestir a 9 com a Seleção sabe que terá de manter o ritmo com a 10 do Flamengo.

"Acabando aqui (na Seleção), temos de voltar para o clube e fazer boas atuações, trabalhar bastante para poder voltar, ir bem e fazer gols para ter uma chance melhor sabendo que será impossível, mas não impossível. Sei o que posso fazer, só tenho de trabalhar e tentar me concentrar ao máximo no que quero e para que isso se realize", disse.

Das 24 convocações de Dunga, Adriano esteve em oito delas. Apesar de não estar no time titular da Seleção desde o amistoso contra a Itália, no dia 10 de fevereiro deste ano, o atacante foi chamado para os jogos contra o Equador e Peru, válidos pelas Eliminatórias ¿ entre o fim de março e o início de abril ¿ mas não jogou. Depois disso, não voltou para a Inter de Milão, ficou alguns dias sumido, conseguiu se desligar do clube italiano alegando que precisava ficar no Brasil para se recuperar emocionalmente e acertou seu retorno ao futebol para defender o Flamengo.

"Mudou tudo (desde a última convocação). Quando cheguei estava mal e infeliz, hoje estou muito bem e com felicidade para jogar e treinar. Isso para mim é mais uma virada na minha vida, mais uma conquista. Se estou aqui, fiz por merecer. Reconquistei a felicidade de jogar bem, ter aquela raça, mostrar o que sou capaz, e que posso fazer muito mais¿, disse o atacante, destacando também que está fisicamente melhor e dentro do peso.

Adriano elogiou Luis Fabiano, titular e que só não enfrenta o Chile porque está suspenso, e reconhece que o rival pela vaga merece lugar cativo no time de Dunga.

"Espero fazer uma boa atuação. Hoje para ser titular tem de mostrar um futebol melhor do que o do Luis Fabiano. Ele merece, está fazendo por onde e eu tenho que fazer o mesmo para permanecer na Seleção Brasileira. Venho de uma série de bons jogos pelo Flamengo e pude voltar para cá. Hoje estou feliz por voltar ao grupo e tenho oportunidade para mostrar meu futebol para o Dunga", disse.

Adriano substituiu Luís Fabiano na vitória sobre a Argentina, no último sábado. O jejum de gols é um pouco maior. Ele não marca desde a goleada por 6 a 2 sobre Portugal em amistoso realizado em Brasília.

Já classificado para a Copa do Mundo da África do Sul em 2010, o Brasil enfrenta o Chile, nesta quarta-feira, no Estádio Pituaçu.

Jornal paraguaio ataca Maradona com ironias sobre drogas

Posted: 08 Sep 2009 09:47 AM PDT


Com o título "Diego, não aspire" e permanentes referências às drogas, o jornal Cronica , do Paraguai, ataca o técnico da seleção argentina, Diego Maradona, a dois dias do partida válida pelas Eliminatórias, em Assunção.

"A única coisa que falta é dar a mercadoria para os curepas (insulto paraguaio aos argentinos) e o especialista em 'injeções' é nosso: Salvador Cabañas (atacante do América-MEX)", diz a nota em clara referência aos antigos problemas de Maradona com as drogas.

O que mais se destaca no texto, sem dúvida alguma, é o trato depreciativo aos argentinos, chamando-os de "curepas", expressão que significa ¿couro de porco¿ e que se tornou insulto dos paraguaios aos argentinos desde a Guerra do Chaco, na década de 30. Além disso, nossos maiores rivais no futebol são chamados de trapaceiros.

"Curepa, se em algum momento pensou que não vamos te sacudir como fizeram os brasileiros está enganado. Se pensava em ganhar, Maradona, não aspire", conclui a nota com ironia sobre o passado do treinador argentino e seu passado.

Terra

Cinco seleções europeias podem garantir vaga na Copa nesta quarta-feira

Posted: 08 Sep 2009 09:42 AM PDT

Dinamarca, Sérvia, Espanha, Inglaterra e Eslováquia próximas de carimbar passaporte para a África do Sul


Espanha de Fernando Torres e companhia, pode assegurar vaga na Copa nesta quarta

Nada mais, nada menos do que cinco seleções europeias podem assegurar nesta quarta-feira, com duas rodadas de antecipação, uma vaga na Copa do Mundo de 2010. Mas enquanto Dinamarca, Sérvia, Espanha, Inglaterra e Eslováquia estão próximas de carimbarem seus passaportes, outras equipes tradicionais do Velho Continente, como Portugal e França, sofrem nas eliminatórias.

A seleção da Terrinha, por sinal, está em situação desesperadora. Se perder para Hungria, o time de Cristiano Ronaldo, Liedson e companhia pode dar adeus ao sonho de disputar o Mundial do próximo ano.

De acordo com o regulamento, os primeiros colocados dos nove grupos se garantem na Copa. Os oito melhores segundos colocados disputam uma repescagem em novembro pelas últimas quatro vagas do continente.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DAS ELIMINATÓRIAS EUROPEIAS

Como o grupo 9, da já classificada Holanda, conta apenas com cinco equipes (os outros possuem seis), na hora do cálculo para se determinar os oito melhores segundo colocados serão excluídos os jogos contra o último de cada uma das chaves de 1 a 8.

Confira abaixo a situação de cada grupo e o que Dinamarca, Sérvia, Espanha, Inglaterra e Eslováquia precisam fazer para se garantirem na Copa ainda esta semana.

Grupo 1: Dinamarca na boa. Portugal em desespero

Com 17 pontos, a líder Dinamarca assegura vaga se vencer a Albânia, fora de casa, e torcer para que Hungria e Suécia não vençam seus compromissos contra Portugal e Malta, respectivamente.

Agência/Reuters

Portugal do craque Cristiano Ronaldo está em situação difícil nas eliminatórias

Em quarto lugar, com apenas dez pontos, Portugal, que só tem chances de ir à Copa através da repescagem, não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória sobre a Hungria, em Budapeste.

Jogos (horários de Brasília)

14:30 Malta x Suécia

15:30 Albânia x Dinamarca

15:45 Hungria x Portugal

Grupo 2: Disputa embolada

Com 16 pontos e em primeiro lugar, a Suíça encara a Letônia fora de casa. Se vencer e a Grécia, segunda colocada com 13, não derrotar a Moldávia, a seleção da Terra dos Chocolates garante, no mínimo, o segundo lugar.

Jogos (horários de Brasília)

15:30 Letônia x Suíça

16:30 Moldávia x Grécia

15:00 Israel x Luxemburgo

Grupo 3: Eslováquia perto da primeira Copa

A Eslováquia, líder com 16 pontos, pode conseguir sua primeira classificação a uma Copa na história se derrotar a Irlanda do Norte (segunda colocada com 14, mas com um jogo a mais) e Polônia e Eslovênia, que também se enfrentam nesta quarta-feira, empatarem.

Jogos (horários de Brasília)

15:45 Irlanda do Norte x Eslováquia

15:45 Eslovênia x Polônia

12:20 República Tcheca x San Marino

Grupo 4: Briga acirrada entre russos e germânicos

Primeira colocada com 19 pontos e invicta nas eliminatórias , a Alemanha recebe o já eliminado Azerbaijão em Hannover. Um pontinho atrás, a Rússia visita o País de Gales que ainda sonha em lutar por uma vaga na repescagem. Para isso, os britânicos precisam derrotar a seleção da antiga URSS de qualquer modo.

Jogos (horários de Brasília)

15:45 País de Gales x Rússia

16:45 Alemanha x Azerbaijão

14:30 Liechtenstein x Finlândia

Grupo 5: Fúria virtualmente no Mundial

100% nas eliminatórias, a Espanha está virtualmente na Copa. Para tornar a classificação real, com três rodadas da antecipação, a Fúria necessita bater a Estônia em Mérida e que a Turquia arranque algum ponto diante da Bósnia, vice-líder da chave com seis pontos a menos (só que com um jogo a mais) que o time de Fernando Torres, Xavi, Marcos Senna e companhia.

Jogos (horários de Brasília)

17:00 Espanha x Estônia

15:00 Bósnia x Turquia

14:00 Armênia x Bélgica

Grupo 6: Inglaterra tranquila

Inglaterra de Becks está tranquila no grupo 6

Assim como a Espanha, a Inglaterra é outra seleção que só soube o que é vencer nas eliminatórias. A impecável campanha pode assegurar ao English Team (líder com 21 pontos) uma vaga na Copa. Para isso, basta uma simples vitória diante da Croácia (segunda colocada com 17 pontos), nesta quarta-feira, no lendário estádio de Wembley.

Se empatar, o time de Beckham pode garantir seu lugar no Mundial se a Ucrânia, terceira colocada com 14 pontos, não derrotar a Bielorrússia.

Jogos (horários de Brasília)

16:00 Inglaterra x Croácia

16:00 Bielorrússia x Ucrânia

15:00 Andorra x Cazaquistão

Grupo 7: Sérvia sossegada. França não

Após o empate diante da Romênia, em Paris, no último sábado, a França tenta arrumar os cacos do tropeço diante da líder Sérvia, em Belgrado. Com 14 pontos, os Bleus estão na segunda colocação e precisam derrotar a seleção da antiga Iugoslávia para evitarem a repescagem. Se for derrotada, o time de Henry e companhia vai ver o adversário carimbar seu passaporte para África do Sul.

Jogos (horários de Brasília)

16:00 Sérvia x França

13:15 Ilhas Faroe x Lituânia

15:45 Romênia x Áustria

Grupo 8: Itália é líder

Depois de vencerem a Geórgia graças ao zagueiro Kaladze (que, bisonhamente, anotou dois gosl contra), a líder Itália (17 pontos) recebe a Bulgária em Turim. Se vencer, despacha o time do atacante Berbatov da disputa e passe a se preocupar apenas com a Irlanda que, com um jogo a mais (é vice-líder com 16), folga na rodada.

Jogos (horários de Brasília)

15:50 Itália x Bulgária

16:15 Montenegro x Chipre

Grupo 9: Holanda cumpre tabela

Já classificada à Copa, a Holanda apenas cumpre tabela diante da Escócia, em Glasgow. Os britânicos, por sua vez, precisam da vitória para seguirem sonhando com uma vaga na repescagem.

Jogos (horários de Brasília)

16:00 Escócia x Holanda

14:00 Noruega x Macedônia

Agência/EFE

Holanda, do meia Sneijder, já está garantida na Copa do Mundo

Chilavert critica Maradona: 'Não tem equilíbrio, não tem coerência'

Posted: 08 Sep 2009 08:48 AM PDT


O ex-goleiro paraguaio José Luis Chilavert resolveu esquentar o clima do jogo entre as seleções de seu país e da Argentina que se enfrentam nesta quarta-feira pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Em entrevista ao jornal argentino "Olé", Chilavert disse que Diego Maradona não deveria comandar o time argentino neste momento.

Com a língua afiada, o ex-jogador da seleção paraguaia continuou alfinetando o treinador adversário. Segundo ele, El Pibe não estaria pronto para o cargo e o momento era de colocar um técnico com maior experiência.

- Não era o seu momento, era o de Bianchi. O de Ramón Díaz, mas não o de Maradona. Por exemplo, o planejamento de Maradona contra a Bolívia foi muito ruim. A seleção perdeu muito com a saída de Bielsa, não joga como equipe - disse.

Chilavert continuou cutucando Maradona e chamou o atual técnico de incoerente no seu discurso. O ex-goleiro da seleção paraguaia criticou o sistema de jogo da equipe.


- Maradona não tem equilíbrio, não tem coerência. Todas as barbaridades que disse de Grondona e hoje trabalha na seleção. Hoje tem uma eliminatória muito difícil e a Argentina não tem um sistema definido - finalizou Chilavert.

globo

Luiz Felipe Scolari é o técnico mais bem pago do planeta, afirma jornal catalão

Posted: 08 Sep 2009 08:41 AM PDT


Um levantamento feito pelo jornal catalão "Sport", publicado nesta terça-feira, mostra que Luiz Felipe Scolari é o técnico mais bem pago do planeta. Felipão aceitou uma proposta de € 13 milhões de euros por 18 meses de contrato com o Bunyodkor, do Uzbequistão, o que dá 8,6 milhões anuais. Além desse montante, o pentacampeão recebe € 8 milhões do Chelsea, como multa rescisória (ele foi demitido em fevereiro do clube inglês).

Ao todo, Felipão recebe € 16,6 milhões (R$ 42,7 milhões) por ano, superando o português José Mourinho que, de acordo com a imprensa italiana, ganha € 11 milhões por temporada.

- Seu contrato com Abramovich segue em vigor, pelo qual o técnico não pode acertar com nenhum clube da Premier League nem pode fazer declarações referentes ao Chelsea até o próximo mês de junho - informou o diário "Sport".


O lado curioso do ranking é a presença de Roberto Mancini. O ex-técnico do Inter recebe do clube nerazzurro, que deixou em 2008, o maior "auxílio-desemprego" do planeta: € 6 milhões por ano.

Confira abaixo a lista dos técnicos mais bem pagos do mundo:

1. Luiz Felipe Scolari - Bunyodkor - € 16,6 milhões

2. José Mourinho - Inter de Milão - € 11 milhões

3. Fábio Capello - Seleção da Inglaterra - € 8,8 milhões

4. Alex Ferguson - Manchester United - € 7 milhões

5. Roberto Mancini - sem clube (ex-Inter) - € 6 milhões

6. Carlo Ancelotti - Chelsea - € 6 milhões

7. Manuel Pellegrini - Real Madrid - € 5,5 milhões

8. Van Gaal - Bayern de Munique - € 5,2 milhões

9. Guus Hiddink - Seleção da Rússia - € 5 milhões

10. Arsene Wenger - Arsenal - € 4,8 milhões

Flu busca salvação inédita, e o Botafogo já escapou com o atual aproveitamento

Posted: 08 Sep 2009 08:31 AM PDT

Após 23 rodadas no Campeonato Brasileiro, a campanha do Fluminense na era dos pontos corridos (de 2003 para cá) continua sendo melhor apenas que a do América-RN, em 2007, que, a essa altura tinha 14,5% de aproveitamento contra os atuais 24,6% do Tricolor. A cada jogo sem vitória, a situação fica mais complicada para a equipe das Laranjeiras. Já o Botafogo com seus 33,3% de pontos conquistados tem uma missão mais possível, tanto que o próprio Alvinegro passou por isso em 2004 e conseguiu se manter na elite do futebol brasileiro.

É verdade que em 2004 havia mais rodadas, mas, se tomarmos como base a 27ª, que corresponde aproximadamente à 23ª num campeonato de 20 times, o Bota tinha exatamente o mesmo aproveitamento. Naquela temporada, a equipe penou, mas se salvou, a partir de então, com uma boa campanha em casa de 5 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota. O time também não perdeu mais clássicos, vencendo do Flu e ficando na igualdade diante de Vasco e Flamengo. Fora de casa, porém, o aproveitamento continuou muito ruim, sem qualquer vitória após a 27ª rodada, o que deixou o fantasma do rebaixamento rondando até o fim.

Times com exatamente 33,3% de aproveitamento a essa altura têm uma boa possibilidade de se salvar. Ao todo, foram 9 equipes com este números e 5 seguiram na Série A (55,5%). Já equipes abaixo desta média costumam ter a vida mais difícil, pois apenas 30% entre 10 clubes alcançaram a permanência na elite: o Paraná em 2004, o Figueirense em 2005 e o Náutico em 2007. Juntando todos os times que tem 33,3% ou menos de aproveitamento neste momento da competição, 57,89% disputaram a Segundona no ano seguinte, considerando que o Grêmio de 2003, mesmo não descendo, já que naquele ano apenas dois caíam, ficou entre os quatro últimos.

Salvação é possível com alto aproveitamento de pontos

Estevam Soares tem trabalho para arrumar time

Se vencer todos os jogos em casa, que são oito sem contar os clássicos contra a dupla Fla-Flu, o Botafogo chega a 47 pontos, o número indicado pelos matemáticos para se salvar. Portanto, a permanência do time alvinegro na elite está totalmente nas suas mãos. Mas é preciso obter um aproveitamento de 53%. O Fluminense, por outro lado, mesmo que vença as sete partidas em casa e mais os clássicos contra Bota e Flamengo chegaria apenas a 44 pontos. Portanto, além do dever de casa e do confronto com os maiores rivais serem uma obrigação, o Tricolor ainda precisa buscar pelo menos uma vitória fora ou três empates para se salvar, ou seja, 66,6% dos pontos disputados.

Para se inspirarem, os clubes cariocas podem lembrar que essas campanhas já aconteceram na era dos pontos corridos. Em 2003, o Goiás saiu da lanterna na 23ª rodada para o nono lugar ao fim do Brasileiro com 64% de aproveitamento. Em 2005, o Atlético-PR, 15º colocado na 29ª rodada, teve uma bela arrancada até o quinto lugar conquistando 66,6% dos pontos, exatamente a campanha que o Flu necessita.

O grande rival de ambos fez bonito em 2007. O Flamengo saiu da penúltima posição após 19 partidas para o terceiro lugar ao final: 68% de aproveitamento. Mas a prova real de que um percentual fantástico é possível foi a campanha do São Paulo no ano passado. A partir da 22ª rodada, o Tricolor Paulista ganhou 75% dos pontos para ser o campeão brasileiro.

Times ameaçados a essa altura do campeonato na era dos pontos corridos
ANO TIME (%) O QUE ACONTECEU?
2008 Ipatinga 30,4 Caiu
2008 Santos 33,3 Não caiu
2008 Portuguesa 33,3 Caiu
2008 Náutico 33,3 Não caiu
2008 Atlético-PR 33,3 Não caiu
2007 América-RN 14,5 Caiu
2007 Náutico 30,4 Não caiu
2007 Juventude 33,3 Caiu
2006 Santa Cruz 26,1 Caiu
2006 Fortaleza 33,3 Caiu
2005 Figueirense 29,3 Não caiu
2005 Paysandu 30,7 Caiu
2005 Atlético-MG 33,3 Caiu
2004 Paraná 28,4 Não caiu
2004 Guarani 30,9 Caiu
2004 Botafogo 33,3 Não caiu
2003 Grêmio 28,4 Ficou entre os quatro últimos
2003 Fortaleza 32,1 Caiu
2003 Fluminense 33,3 Não caiu

Real Madrid elabora cartilha para jogadores e proíbe ‘saídas noturnas’

Posted: 08 Sep 2009 04:41 AM PDT

De acordo com o diário "Marca", o presidente Florentino Pérez e a direção do Real Madrid lançaram uma cartilha para o elenco. Entre os oito "mandamentos", o mais curioso é o que proíbe as "saídas noturnas" dos jogadores.

Os outros pontos do manual de boas maneiras são os que apelam à pontualidade, ao esforço, à educação e aos cuidados com a saúde e com a imagem.

Na última janela de transferências, o Real Madrid acertou com várias estrelas do futebol mundial, entre elas nomes como os de Cristiano Ronaldo, Kaká, Benzema e Xabi Alonso.

Dunga convoca André Dias, Cleiton Xavier, Diego Souza e Diego Tardelli

Posted: 07 Sep 2009 07:43 PM PDT

Jogadores vão treinar na tarde desta terça-feira junto ao restante do grupo. Na quarta-feira, seleção encara o Chile no estádio do Pituaçu


André Dias, Cleiton Xavier, Diego Souza e Diego Tardelli já treinam nesta terça-feira

O técnico Dunga convocou quatro atletas na noite desta segunda-feira para o jogo da seleção brasileira contra o Chile. O são-paulino André Dias, os palmeirenses Cleiton Xavier e Diego Souza, além do atleticano Diego Tardelli foram chamados.

Os quatro convocados participam do treinamento da tarde desta terça-feira, juntamente com o restante do grupo da seleção brasileira. O jogo contra o Chile, pelas eliminatórias, acontece às 21h50m desta quarta-feira, no estádio do Pituaçu.

Diego Tardelli é o único dos quatro chamados a ter constado numa lista recente do técnico Dunga (convocado para o amistoso contra a Estônia). Cleiton Xavier, Diego Souza e André Dias nunca haviam sido chamados pelo treinador.

O quarteto chega para suprir a profusão de baixas da seleção brasileira. Kaká, Lúcio, Luis Fabiano e Ramires estão suspensos por acúmulo de cartões amarelos, enquanto Robinho foi dispensado porque está machucado.

globo

0 comentários:

Postar um comentário