BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Andrade e Ricardo Gomes lutam por título de técnico mais vitorioso do Brasileiro

Posted: 11 Nov 2009 03:17 AM PST

Desbancando medalhões como Muricy Ramalho e Luxemburgo, treinadores de Flamengo e São Paulo se destacam com os melhores aproveitamentos


Editoria de Arte Globo.com/GLOBOESPORTE.COM

Ricardo Gomes e Andrade são destaques entre os treinadores no Campeonato Brasileiro 2009

Durante o Campeonato Brasileiro, como já é de costume, diversas trocas de técnicos movimentaram o mercado do futebol. Estas mudanças foram significativas no desempenho dos times dentro da competição. Dois treinadores podem se orgulhar de ter tido um papel fundamental em reestruturar suas equipes e colocá-las na briga pelo troféu de campeão: Andrade, comandante do Flamengo, e Ricardo Gomes, técnico do São Paulo. Ambos assumiram a tarefa de organizar o elenco que tinham em mãos e superar o descontamento com os que os precederam no cargo. E os números mostram que tiveram sucesso: cada um possui 65% de aproveitamento dos pontos disputados, a melhor marca entre todos os treinadores que participaram do campeonato.

Além de Flamengo e São Paulo serem favoritos ao título do Brasileirão, ao lado de Palmeiras e Atlético-MG, também estarão em uma disputa pessoal para ver quem será o técnico mais vitorioso desta edição 2009. Celso Roth corre por fora com o terceiro melhor aproveitamento: 55%. O ponto favorável ao comandante do Galo é o fato de ele estar empregado desde a primeira rodada, mérito para poucos. Apenas cinco podem se orgulhar de ter participado de todos os jogos de seus times: além de Roth, Adilson Batista (Cruzeiro), Silas (Avaí), Mano Menezes (Corinthians) e Hélio dos Anjos (Goiás).


Andrade dirigiu pela primeira vez o time rubro-negro na partida contra o Santos, na Vila Belmiro, no dia 26/07. E o resultado não poderia ser melhor, vitória por 2 a 1, decretando o fim de um jejum na competição: foi a primeira vitória do Flamengo na Vila em Brasileiros. De lá para cá, os resultados pesaram na valorização de Andrade no cargo: foram 12 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Marca bem superior a de seu antecessor, Cuca (13 jogos, quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas).

Ricardo Gomes assumiu o posto de Muricy Ramalho na equipe tricolor logo após a eliminação na Libertadores, diante do Cruzeiro. No Brasileirão, o tricampeão Muricy comandou a equipe do Morumbi em seis partidas: foram quatro empates, uma derrota e apenas uma vitória. Ricardo Gomes conseguiu formatar o Tricolor de acordo com o seu estilo tático e hoje colhe os frutos do bom trabalho:em 27 partidas, conquistou 15 vitórias, empatou sete vezes e perdeu cinco. Mais importante: lidera o Brasileirão com um ponto à frente do Palmeiras. Confira abaixo a lista completa dos técnicos que participaram de pelo menos 10 jogos no campeonato:

Ténico Times Jogos Aproveitamento
Andrade Flamengo 21 65%
Ricardo Gomes São Paulo 27 65%
Celso Roth Atlético-MG 34 55%
Tite Internacional 27 55%
Adílson Batista Cruzeiro 34 53%
Antônio Lopes Atlético-PR 18 52%
Vanderlei Luxemburgo Palmeiras e Santos 29 50%

Cuca

Flamengo e Fluminense 25 49%
Paulo Autuori Grêmio 32 49%
Silas Avaí 34 49%
Mano Menezes Corinthians 34 48%
Muricy Ramalho São Paulo e Palmeiras 26 48%
Paulo César Carpegiani Vitória 18 47%
Hélio dos Anjos Goiás 34 46%
Waldemar Lemos Náutico e Atlético-PR 15 43%
Ney Franco Botafogo e Coritiba 33 42%
Sérgio Guedes Santo André 14 41%
Estevam Soares Barueri e Botafogo 35 38%
Emerson Leão Sport 10 37%
Vágner Mancini Santos e Vitória 26 36%
Parreira Fluminense 10 34%
Diego Cerri Barueri 13 34%
Péricles Chamusca Sport 17 34%
Sérgio Soares Santo André 11 34%
Geninho Náutico 29 32%
René Simões Coritiba 18 30%
Renato Gaúcho Fluminense 10 20%

Muricy e Luxemburgo decepcionam

Muricy está tendo desempenho abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro deste ano

Técnicos com nome e carreira de peso no futebol brasileiro, Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo não estão tão bem colocados na lista. Após deixar o comando do São Paulo com um aproveitamento ruim nas seis primeiras rodadas, Muricy fez 20 partidas pelo Palmeiras: teve oito vitórias, seis empates e seis derrotas. Apesar de ser o vice-líder com o Verdão, não teve desempenho tão destacado assim no total: 48%. Luxemburgo deixou o comando do Palmeiras tendo disputado sete partidas: venceu três, empatou três e perdeu um jogo. O desempenho no Santos tem sido irregular: oito vitórias, sete empates e sete derrotas. Aproveitamento total de 50% dos pontos disputados.

Outro desempenho que merece destaque é o do técnico Tite, ex-Internacional. Antes de Mário Sérgio assumir o Colorado, Tite vinha tendo bom desempenho: 55% de aproveitamento. Marca que o coloca ao lado de Celso Roth na terceira colocação do ranking de técnicos. Mas isto não foi suficiente para convencer a direção colorada.

Na lanterna do ranking está o técnico Renato Gaúcho, que teve desempenho muito fraco nas dez partidas que dirigiu o Fluminense: conquistou apenas 20% dos pontos que disputou. No número de jogos disputados, Estevam Soares lidera com 35 no total, 18 pelo Barueri e 17 pelo Botafogo (incluindo uma partida contra o Cruzeiro que foi adiada no 1º turno). Desempenho total de apenas 38%.

Fla economiza R$ 480 mil e pula de 43% para 65% de aproveitamento com Andrade

Posted: 11 Nov 2009 03:11 AM PST

Aposta em comissão técnica prata da casa alivia os cofres. Treinador exalta campanha: 'Essa vai para o currículo e ninguém apaga


Andrade vibra com um dos gols do Flamengo na vitória sobre o Atlético-MG

A política do bom, bonito e barato está em moda no Flamengo desde a efetivação de Andrade no comando da equipe. Pouco pela folga financeira, mas sobretudo por causa dos resultados conquistados pelo treinador. A chance de título a quatro rodadas do fim do Campeonato Brasileiro se soma ao fato de a atual comissão técnica custar mensalmente o equivalente a um terço da anterior.

Apenas com as substituições de Cuca e o irmão dele, Dirceo Stival, o Cuquinha, por Andrade e o auxiliar Marcelo Salles, o clube economizou R$ 480 mil em quatro meses.

- Prefiro não entrar neste mérito. O Cuca está há muito tempo no mercado e fez por merecer o salário que tinha. Eu estou conquistando meu espaço, começando agora. Ainda não recebo o que gostaria, mas tudo tem seu tempo – disse Andrade.

Quando janeiro chegar, no entanto, ele tem argumentos para pleitear o aumento desejado. Ao assumir, no dia 23 de julho, o Rubro-Negro estava na 11ª posição, com 17 pontos em 13 jogos. O aproveitamento era de 43% dos pontos disputados. Vinte e dois jogos depois, quanta diferença.

O Flamengo pulou para os 57 pontos, está em terceiro lugar e viu a porcentagem alcançada saltar para 65%. Se tivesse tal desempenho durante todo o Brasileiro seria líder folgadamente com 66 pontos.

- Essa campanha vai para o currículo. Ninguém apaga. É a primeira vez no Brasileiro por pontos corridos que o Flamengo chega aos quatro jogos finais tão perto de conquistar o título – afirmou o técnico.

A diretoria concorda. Principal mentor da efetivação de Andrade na equipe, o vice-presidente de futebol Marcos Braz relembra que sofreu críticas ao optar pela solução caseira.

- Eu tive peito para bancar o Andrade, acreditei no trabalho dele enquanto muita gente garantiu que eu havia me precipitado. Ele é muito querido por todo o grupo e esse resultado não surpreende – disse o dirigente.

Ainda à caça do líder São Paulo, o Flamengo visita o Náutico no próximo domingo, no estádio dos Aflitos. A partida será às 17h (horário de Brasília).

globo

Morte de goleiro causa comoção em cidade alemã

Posted: 11 Nov 2009 02:38 AM PST


A torcida do Hannover e os fãs do goleiro Robert Enke prestaram uma homenagem ao jogador, que cometeu suicídio na última terça-feira, morrendo atropelado por um trem. Muitos torcedores se reuniram em frente ao estádio do time alemão e nas proximidades da estação de trem em que o jogador morreu.

Enke, 32 anos, titular do Hannover, era da seleção da Alemanha e participaria da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Segundo fontes da Polícia de Hannover, o incidente ocorreu por volta das 18h25 locais (15h25 de Brasília) em uma ferrovia nas imediações da cidade, do norte da Alemanha. Jor Neblung, assessor do goleiro Robert Enke, confirmou o suicídio do jogador.

O presidente da Federação Alemã de Futebol, Theo Zwanziger, afirmou que a morte de Enke trouxe "profunda comoção" ao esporte nacional. O diretor-geral da seleção, Oliver Bierhoff, expressou os pêsames em nome de todos da seleção.

Enke não vinha jogando pela seleção por conta de uma infecção intestinal e também não tinha sido chamado pelo técnico Joachim Löw para os amistosos. No entanto, Löw deixou claro mais de uma vez que contava com o jogador para o grupo que disputará o Mundial de 2010.

Oito vezes chamado para a seleção, Enke nasceu em 24 de agosto de 1977, em Jena, e começou a carreira no Carl Zeiss, de sua cidade natal, antes de defender o Borussia Mönchengladbach. Ele passou ainda por Benfica (1999-2002), Barcelona (2002-2003), Fenerbahçe (2003), Tenerife (2004) e Hannover 96 (desde 2004). Ele era casado e em 2006 perdeu sua filha Lara, então com dois anos, vítima de uma parada cardíaca.

terra

Grêmio acerta saída de Autuori e terá interino até fim de 2009

Posted: 11 Nov 2009 02:37 AM PST


Insatisfeita com o fraco desempenho da equipe nos jogos como visitante e já sem chances de título nacional, a diretoria do Grêmio confirmou na noite desta terça-feira o desligamento do técnico Paulo Autuori. No comando do time tricolor, o treinador não conseguiu manter fora de casa o mesmo aproveitamento registrado nas partidas que fez no Estádio Olímpico e deve acertar em breve seu retorno ao Al Rayyan, do Catar.

A troca no cargo foi confirmada pelo vice de futebol do clube, Luiz Onofre Meira, em contato com o Terra. "Já acertamos a saída dele, que vai ocorrer a partir de amanhã, quando faremos um destrato", disse o dirigente, que também confirmou o retorno do interino Marcelo Rospide, que dirigiu o time gaúcho após a demissão de Celso Roth e antes da contratação de Autuori.

Nesta terça-feira, Autuori admitiu ter recebido uma proposta milionária do Al-Rayyan e havia prometido definir o seu futuro até a próxima quinta. De acordo com especulações, o treinador teria oferta que gira em torno de R$ 700 mil de salários, em um contrato de dois anos, restando apenas definir o valor da multa rescisória para a liberação do comandante.

Com o auxiliar no comando dos últimos quatro jogos do Campeonato Brasileiro, a direção gremista só deve acertar o nome do novo treinador na temporada de 2010 e ainda prefere não citar candidatos. "Por enquanto não estamos falando sobre isso, ainda não sabemos", resumiu Onofre.

Apesar da negativa do cúpula tricolor em falar de novos nomes, um dos preferidos nos bastidores seria Silas, que faz campanha surpreendente com o Avaí. Outros possíveis substitutos seriam o vascaíno Dorival Júnior, em alta após o acesso à elite do futebol nacional no último sábado, e o cruzeirense Adílson Batista, um dos responsáveis pela arrancada do time celeste nas últimas rodadas.

Terra

Portuguesa denuncia ameaça de morte ao árbitro em Caxias

Posted: 11 Nov 2009 02:33 AM PST

A Portuguesa não conseguiu resistir à pressão e acabou derrotada pelo Juventude por 1 a 0 na noite desta terça-feira, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Após o apito final, a comissão técnica do time paulista invadiu o gramado e, junto do elenco, partiu para cima do árbitro carioca Péricles Cortez, reclamando de ameaças feitas durante o intervalo.

"É vagabundo! Foi pressionado no vestiário!", bradou o técnico Vagner Benazzi, enquanto agitava os braços e ofendia o árbitro, que era protegido junto com os assistentes Cláudio José de Oliveira Soares e Wendel de Paiva Gouveia, também do Rio de Janeiro. Policiais cercaram o trio de arbitragem, escoltando-o.

Segundo as reclamações lusitanas, o gerente de futebol do Juventude, Fernando Rech, teria abordado o trio de arbitragem durante o intervalo, nos vestiários, e afirmado que, se a equipe gaúcha não vencesse, eles não sairiam do Alfredo Jaconi vivos. A cena teria sido presenciada pelo técnico Vagner Benazzi, bem como por dirigentes e jogadores do time paulista.

Revoltado, o gerente de futebol da Portuguesa, Luis Lino, desafiou Péricles Cortez a confirmar a história. "Ele foi ameaçado, falaram que ele não ia sair vivo se o Juventude não vencesse. No Canindé, por uma possível ameaça de conselheiros no vestiário, nos deixaram sem estádio, interditado. Quero ver se ele (árbitro) vai ser homem de relatar na súmula o que aconteceu", disse, em declaração ao canal Sportv.

Apesar das reclamações, a vitória do Juventude não foi conquistada com lances polêmicos. Mendes marcou o gol que definiu o resultado aos 22min do segundo tempo, aproveitando rebote em cobrança de escanteio. No lance mais ríspido da partida, o atacante Zé Carlos agrediu o volante Lauro ao ser empurrado, durante discussão. Ambos foram expulsos pelo árbitro.

Gazeta Esportiva

0 comentários:

Postar um comentário