BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Rogério Lourenço não resiste ao Ba-Vi e acaba demitido do Bahia

Posted: 07 Feb 2011 08:46 AM PST

Como já era esperado após a derrota de 3 a 0 no clássico contra o Vitória, o Bahia anunciou na tarde desta segunda-feira que Rogério Lourenço não é mais o treinador da equipe. O auxiliar Chiquinho de Assis assume interinamente e deve comandar o time tricolor na próxima quarta-feira, contra o Camaçari, no estádio de Pituaçu.

Após reunião com o departamento de futebol do Bahia, o treinador Rogério Lourenço foi comunicado sobre seu desligamento do comando técnico da equipe tricolor. "Agradeço a toda diretoria do Bahia, ao Presidente Marcelo Guimarães Filho, ao Professor Paulo Angioni e aos funcionários do clube, que confiaram em mim e apoiaram nosso trabalho", disse.

"Agradeço também aos profissionais de imprensa que cobriam o dia a dia dos treinamentos no Fazendão e puderam perceber que nosso trabalho sempre foi feito com empenho, dedicação e profissionalismo. Infelizmente, os resultados não vieram e todo torcedor do Bahia, que sempre me passava incentivo nas ruas, pode ter certeza que estarei torcendo por este clube", completou.

Substituto de Márcio Araújo, que levou o Bahia à elite do futebol brasileiro no final do ano passado, Rogério Lourenço deixa o cargo de treinador do Bahia com apenas cinco jogos pelo clube, sendo uma vitória, um empate e três derrotas.

Paulo César Gusmão, recém-demitido do Vasco, e Geninho, que deixou o Sport no último domingo, aparecem como prováveis substitutos para Rogério Lourenço.

Fla vai comprar 50% dos direitos econômicos do goleiro César

Posted: 07 Feb 2011 07:31 AM PST

As atuações decisivas na vitoriosa campanha do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no mês passado, convenceram o departamento de futebol rubro-negro. Segundo o diretor Luiz Augusto Veloso, o clube vai adquirir 50% dos direitos econômicos do goleiro César nesta semana. Dos 11 titulares campeões da Copinha, apenas o camisa 1 pertence a outro time (Sendas). Ele está emprestado até o fim de 2011.

- O Flamengo vai exercer o direito de compra de metade dos direitos econômicos previsto em contrato. Existe, inclusive, o interesse de comprar um percentual maior, mas o Sendas não acha interessante no momento.

A negociação para a permanência de César no Fla é aparentemente simples. O Sendas cobra R$ 150 mil para ceder o percentual do jogador de 19 anos.

- A ideia é que ele passe a treinar com os profissionais, como quarto goleiro, e jogue com os juniores.

Atualmente, o grupo do Flamengo tem quatro jogadores para a posição: Felipe, Paulo Victor, Vinícius e Marcelo Lomba. Este último chegou a viajar a Campinas para acertar com a Ponte Preta, mas o negócio não evoluiu por conta de uma divergência financeira entre os clubes.

- O Lomba tem que jogar. Depois de ter terminado o ano jogando, nós achamos que será melhor para ele. Existem outras propostas e vamos analisar.

Pendurado, Renato pode ser poupado por Luxa contra o Resende

Posted: 07 Feb 2011 07:29 AM PST

Invicto, com 100% de aproveitamento, classificado para as semifinais da Taça Guanabara por antecipação, primeiro lugar do Grupo A assegurado. Tudo isso pode fazer com que Vanderlei Luxemburgo mude o time do Flamengo para a última rodada classificatória. No próximo domingo, o time enfrenta o Resende, às 17h (de Brasília). O técnico terá uma semana inteira para trabalhar, sem jogos, e poderá definir a melhor formação com calma.

Duas ausências são certas: o volante Maldonado e o zagueiro Welinton receberam o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 2 sobre o Boavista, neste domingo . Fernando e Jean são os substitutos prováveis.

Pendurado com dois cartões, o meia Renato pode ser poupado. Neste caso, Vander seria uma das opções para o lugar do camisa 11. Bottinelli, que se recupera de uma torção no tornozelo direito, também teria chances.

Segundo o regulamento do Campeonato Carioca, ao final dos jogos de cada turno (Taça Guanabara e Taça Rio) serão zerados os cartões amarelos, desde que não o terceiro, quando, obrigatoriamente, será cumprida a suspensão automática.

Jogadores do Fla com cartões amarelos:

Léo Moura
David
Renato (dois)
Thiago Neves
Ronaldinho Gaúcho
Deivid
Fernando

'Vovô' Julio Cesar vive dia de novato na seleção em 1ª chance pós-Copa

Posted: 07 Feb 2011 07:07 AM PST

Julio Cesar é o mais velho da atual seleção brasileira (31 anos), o segundo com mais jogos (53) e convocações (88) e foi titular absoluto na última Copa do Mundo. Nesta segunda-feira, no entanto, o goleiro da Internazionale de Milão se apresentou ao time nacional como um "novato". É sua primeira chance com Mano Menezes e ele afirma que a sensação é de recomeço.



Nunca a seleção brasileira de Mano Menezes contou com tantos jogadores que estiveram na última Copa do Mundo. Com os retornos de Julio Cesar e Luisão, a equipe totaliza 7 remanescentes do Mundial disputado na África do Sul, um recorde no trabalho iniciado pelo treinador gaúcho pouco depois da eliminação nas quartas de final.


"É como se fosse a primeira vez, é um novo começo. Estou muito feliz. Quando conversei com o Mano disse que seria ótimo voltar quando eu estivesse jogando no meu clube. Tive três lesões e fiquei dois meses e meio parado, mas agora voltei, fiz três jogos e meu desempenho foi de satisfatório para bom", declarou o goleiro ao chegar ao hotel do Brasil em Paris.

O sentimento de novidade, porém, para no discurso de Julio Cesar. Ele foi o jogador mais assediado pela imprensa (brasileira e internacional) assim que se juntou aos demais convocados e tem bastante prestígio internamente.

Na convocação, anunciada em janeiro, Mano adiantou que Julio Cesar voltaria já com o status de titular no amistoso diante da França, às 18h (de Brasília) desta quarta-feira, no Stade de France.

Gomes, reserva na Copa da África do Sul e também de volta, deu uma mostra do respeito que existe pelo goleiro da Inter. "O Julio tem uma história na seleção e é um grande goleiro", elogiou.

Julio Cesar chegou animado. Imagem bastante diferente de sua última aparição pela seleção, no dia 2 de julho de 2010: chorando muito, ele foi o primeiro jogador a deixar o vestiário após a derrota para a Holanda por 2 a 1, resultado que eliminou o Brasil nas quartas de final da Copa.

"Essa é a minha primeira convocação com a nova comissão técnica e estou muito feliz por estar de volta. Quero conhecer esse novo ambiente e retornar bem", projetou o goleiro.

Até o fim desta manhã (no horário de Brasília), 20 atletas tinham se apresentado no hotel em Paris. Apenas o goleiro Neto (Fiorentina), o meia Hernanes (Lazio) e o lateral-esquerdo André Santos (Fenerbahce) eram aguardados mais tarde.

O primeiro treino acontece às 16h (de Brasília) desta segunda no Centre Omnisports Dr. Jean Blot. Na terça, a última atividade será no Stade de France, palco do amistoso contra os franceses.

Atlético-MG espera decidir futuro de Fábio Costa nesta semana

Posted: 07 Feb 2011 02:35 AM PST

O futuro do goleiro Fábio Costa pode estar próximo de ser decidido. A expectativa do diretor de futebol do Atlético-MG, Eduardo Maluf, é de que até o fim desta semana o clube consiga acertar o empréstimo do arqueiro, que está cedido pelo Santos até o final de 2011.

Maluf se reunirá com um dos procuradores de Fábio Costa nesta semana. O mesmo vale para o lateral-direito Diego Macedo. "Nesta semana, eu vou estar reunido com o procurador do Fábio Costa e do Diego Macedo. Vamos tentar resolver a situação de um empréstimo para algum clube. Já tem alguns clubes que manifestaram interesse. No mais tardar, até o fim da semana a gente decide isso", explicou o diretor de futebol do Atlético, em entrevista a Rádio Itatiaia.

Na semana passada, o dirigente atleticano reuniu-se com um dos representantes do goleiro, Bruno Paiva, que esteve em Belo Horizonte para discutir com o Atlético a situação do experiente jogador. Porém, não houve solução nesse encontro.

Fábio Costa chegou ao Atlético no ano passado por empréstimo. O goleiro não recebia oportunidades na equipe paulista comandada por Dorival Júnior, hoje treinador do time mineiro. Os dois clubes dividem quase que igualitariamente os cerca de R$ 150 mil de salário de Fábio Costa.

Recentemente, o Atlético solicitou ao Santos que o empréstimo fosse encerrado e Fábio Costa devolvido ao clube paulista. O presidente santista Luis Álvaro de Oliveira recusou a oferta. A busca do clube mineiro é por outra agremiação interessada em arcar com cerca de 50% do valor. A divisão tripla do ordenado também não está descartada, algo raro no futebol brasileiro.


Para a temporada de 2011, o Atlético contratou dois goleiros. Giovanni defendia o Grêmio Prudente e Lee foi reserva de Viáfara na campanha de queda do Vitória para a Série B do Brasileirão. Contudo, Renan Ribeiro, de 20 anos, permanece como titular na meta atleticana.

Já o lateral-direto Diego Macedo está afastado do elenco atleticano na temporada de 2011. O clube contratou Patric, que defendeu o Avaí no último Brasileirão. Ele disputa posição com Rafael Cruz, titular da equipe comandada por Dorival Júnior no ano passado.

Fifa assegura Copa-22 no verão e nega parceria do Qatar com outros países

Posted: 07 Feb 2011 02:32 AM PST

O presidente da Fifa, Sepp Blatter, assegurou nesta segunda-feira que a Copa do Mundo de 2022 será realizada no verão do Qatar. O dirigente também confirmou que não há planos da entidade que controla o futebol para que nações vizinhas recebam partidas do Mundial.

Após receber fortes críticas de personalidades importantes do futebol, a Fifa cogitou a possibilidade de realizar a Copa-2022 no inverno do Qatar. O intenso calor no país durante o verão seria um problema para o desempenho perfeito dos jogadores.

Entretanto, Blatter destacou que essa chance não existe, pois os dirigentes do Qatar não desejam essa mudança de datas. O embaixador Hamad Bin Hamad Al Ibrahim Al Attiya afirmou que durante a Copa do Mundo-2022 a temperatura nos estádios será de 25 graus.

"Tudo está planejado agora para o verão e com todos os 64 jogos no território do Qatar", disse Blatter em entrevista publicada pela BBC. "O edital de licitação esclarece claramente que o comitê executivo pode mudar qualquer coisa durante o processo. Mas, neste caso, essa decisão deve vir do Qatar".

Al Attiya ressalta que testes foram e serão feitos para que a temperatura não atrapalhe os jogadores durante a Copa. "Não haverá problema com o calor. O amistoso entre Brasil e Argentina, no dia 17 de novembro de 2010, foi um teste e tudo saiu perfeitamente", acrescentou.

"Faremos estádios incríveis, com ar condicionado", disse o representante diplomático do Qatar, que assegurou o sucesso de sua missão e falou sobre os investimentos, que devem ser de US$ 100 bilhões.

Flu dispara contra árbitro e promete repensar Carioca

Posted: 07 Feb 2011 02:12 AM PST

A arbitragem de Gutemberg de Paula Fonseca na derrota do Fluminense para o Botafogo por 3 a 2 neste domingo deixou a diretoria do clube tricolor muito irritada. O vice-presidente de futebol, Alcides Antunes, esbravejou contra o árbitro e ameaçou colocar o time júnior nos próximos compromissos do Estadual.

"O que aconteceu foi um absurdo. Não tenho autonomia total, mas por mim colocava os juniores. Não posso criticar muito, porque posso ser multado, mas não podemos perder para nós mesmos. Precisamos repensar para ver se vale a pena disputar o campeonato estadual. Estamos muito chateados e não podemos ficar com essa conta", reclamou.

O goleiro Diego Cavalieri também disparou contra Gutemberg Fonseca e reclamou bastante da marcação de dois pênaltis a favor do Botafogo na segunda etapa. Loco Abreu desperdiçou a primeira oportunidade, mas converteu a segunda e deixou o confronto empatado por 2 a 2. Em seguida, Herrera fez o seu e deu a vitória ao Botafogo.

"A gente sabia que ia ser um jogo complicado, com chances para os dois times, mas no segundo tempo a arbitragem complicou. Marcar aqueles dois pênaltis foi complicado. A equipe foi bem, pena que a arbitragem complicou", lamentou.

Felipão lamenta falta de união entre técnicos

Posted: 07 Feb 2011 02:11 AM PST

O técnico Luiz Felipe Scolari incomodou parte da torcida do Palmeiras ao dizer na sexta-feira que, se pudesse, perderia o jogo para salvar o emprego de Tite. No entanto, o treinador corintiano não gostou da declaração do palmeirense, que fez um desabafo sobre a desunião entre os treinadores.

"Apenas tentei dizer que é um absurdo a derrota de um time proporcionar a saída de um bom técnico. Se não entendeu dessa forma, não vou me preocupar. Agi com transparência e amizade por ele. Se ele tem amizade ou não, deixa para lá", rebateu o treinador alviverde.

Antes do jogo, Tite deixou transparecer que não gostou do discurso do rival, mas, depois da vitória por 1 a 0 no clássico, se recusou a falar sobre o assunto, com um semblante sério. Felipão, por sua vez, lamentou por não existir união entre os técnicos para a defesa da classe.

"O Vanderlei (Luxemburgo) tinha uma proposta muito boa, há uns dois anos, para formar um sindicato nacional com a ajuda do Lula. Isso não foi levado à frente porque não achavam o Vanderlei o nome correto para o cargo. É uma coisa de vaidades da nossa área. Eu não queria ajudar o Tite perdendo. Queria que houvesse um ambiente mais cordial, mas o que vou dizer? Daqui para frente, quem sabe atirando pedra seja melhor do que dando flores", criticou.

Em meio à polêmica, Felipão ainda atingiu uma importante marca à frente do clube. Neste domingo, o gaúcho completou 300 jogos pelo Palmeiras e recebeu uma placa do presidente Arnaldo Tirone.

Brasil encara França com 7 remanescentes da Copa-10, recorde da nova seleção

Posted: 07 Feb 2011 02:05 AM PST

Nunca a seleção brasileira de Mano Menezes contou com tantos jogadores que estiveram na última Copa do Mundo. Com os retornos de Julio Cesar e Luisão, a equipe totaliza sete remanescentes do Mundial disputado na África do Sul, um recorde no trabalho iniciado pelo treinador gaúcho pouco depois da eliminação nas quartas de final.


A dupla de defensores volta à seleção cerca de sete meses depois da derrota para a Holanda para participar de outro clássico: o amistoso contra a França, às 18h (de Brasília) desta quarta-feira, no Stade de France, em Paris.

Julio Cesar é o segundo titular da Copa a retornar ao time nacional. Robinho participou de todos os compromissos da era Mano até o momento e não à toa é o capitão do novo treinador. O atacante, inclusive, forma o quarteto de remanescentes do Mundial que Mano não abriu mão em nenhum momento.

Além dele, Daniel Alves, Ramires e Thiago Silva não só estiveram nas cinco convocações já feitas pelo atual comandante, como foram titulares nos quatro amistosos dessa geração, enfrentando Estados Unidos (2 x 0), Irã (3 x 0), Ucrânia (2 x 0) e Argentina (0 x 1).

O máximo de jogadores da Copa-2010 que Mano já tinha chamado foram cinco, em duas oportunidades: na semana de treinos em Barcelona, Gomes foi convocado ao lado do quarteto titular da atual seleção e cortado por lesão; contra Irã e Ucrânia, Nilmar foi o quinto elemento.

Dos sete convocados para encarar a França, apenas Gomes e Luisão devem ser reservas. Julio Cesar já está confirmado como titular do gol e tem tudo para jogar ao lado de Daniel Alves, Thiago Silva, Ramires e Robinho. "O Victor foi titular em todos os jogos, mas vamos modificar essa situação para esse amistoso", adiantou Mano.

O treinador chamou apenas atletas que atuam no exterior para esse amistoso, alegando que aqueles que jogam no Brasil ainda estão em início de temporada. Os convocados são aguardados nesta segunda-feira, quando a equipe realiza seu primeiro treino na França no Centre Omnisports Dr. Jean Blot. No dia seguinte, véspera do jogo, a atividade será no Stade de France.

São Paulo fica em 2º em lista de melhor time da década na América do Sul

Posted: 07 Feb 2011 02:02 AM PST

O São Paulo ficou com a segunda colocação em lista divulgada pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). A eleição definiu os melhores times da América do Sul na primeira década do século. O Boca Juniors foi o destaque e garantiu a primeira colocação com 2.095 pontos.
1. Boca Juniors
2.095 pontos
6. Internacional
1.469 pontos
2. São Paulo
1.939 pontos
7. Nacional
1.459,5 pontos
3. River Plate
1.692 pontos
8. San Lorenzo
1.442 pontos
4. Cruzeiro
1.622 pontos
9. Estudiantes
1.370 pontos
5. Santos
1.567 pontos
10. Vélez Sarsfield
1.367 pontos
A equipe argentina tinha grande vantagem de pontos, por causa da excelente fase que viveu no início da década. Os últimos anos, no entanto, não foram favoráveis para o Boca, que conseguiu garantir a ponta mesmo assim.
O São Paulo ficou com a segunda colocação e superou outro clube argentino, o River Plate. O Brasil também é representado por Cruzeiro (4ª posição), Santos (5ª posição) e Internacional (6ª posição).
O Nacional, do Uruguai, é a única equipe do top 10 que 'atrapalha' o domínio de Argentina e Brasil. O clube garantiu a sétima colocação, com 1.459,5 pontos.
San Lorenzo, Estudiantes de La Plata e Vélez Sarsfield são as equipes da Argentina que fecham a lista dos dez primeiros da lista da IFFHS.

Brasil sofre gol no início, perde dupla de zaga titular e é derrotado pela Argentina

Posted: 06 Feb 2011 07:16 PM PST

O Brasil sentiu o gosto amargo da derrota pela primeira vez no Sul-Americano sub-20. Para tornar esse prato ainda mais indigesto, o resultado negativo foi justamente contra a Argentina. Os portenhos, no entanto, venceram por 2 a 1 com direito a um gol logo no início, fruto de pênalti infantil cometido por Juan, e contaram também com a ajuda do árbitro boliviano Wilmar Rondán e o destempero dos brasileiros para conquistar o resultado, neste domingo, no estádio Monumental UNSA, em Arequipa.

Funes Mori abriu o placar logo aos 7min de jogo, mas Willian José conseguiu o empate na segunda etapa e, em uma bobeira da equipe brasileira, Iturbe definiu a vitória para os argentinos.

Com o resultado, os planos de conseguir uma vaga para as Olimpíadas ficaram um pouco mais difíceis, já que Uruguai é, agora, o novo líder do hexagonal final, com sete pontos. A Argentina se igualou ao Brasil com seis, enquanto o Equador subiu a cinco. Colômbia, com um ponto, e Chile, ainda sem pontuar, estão eliminados do Sul-Americano sub-20.

Apesar de marcar uma penalidade e mostrar o cartão vermelho no lance ao zagueiro brasileiro Juan de forma acertada, o juiz boliviano da partida foi omisso em diversos lances, principalmente no primeiro tempo. As seguidas faltas claras sofridas pelos jogadores do Brasil e não marcadas pelo árbitro acabaram desestabilizando a seleção sub-20, que não teve calma para impor sua superioridade técnica e se deixou levar, muitas vezes, pela catimba adversária.

A equipe brasileira, no entanto, também sofreu pelo acaso. No primeiro minuto da partida, o zagueiro e capitão Bruno Uvini caiu sozinho no gramado e teve de ser substituído por Saimon. Seis minutos depois, com a expulsão de Juan, o técnico Ney Franco teve de sacrificar outra troca, e sacou o meia Oscar para a entrada de Romário.

Em vantagem no placar e com um homem a mais, a Argentina passou então a segurar o jogo e usar da catimba para irritar os brasileiros. A estratégia funcionou e, com a conivência da arbitragem, irritou todo o grupo do Brasil. O técnico Ney Franco, que durante a semana chegou a afirmar que precisaria controlar a motivação dos seus atletas, foi um dos mais irritados à beira do gramado.

Na única oportunidade que o Brasil conseguiu manter a calma e fazer uma jogada, Neymar quase marcou de cabeça. Mas aí foi a vez de Andrada mostrar porque é apontado como um dos principais jogadores do seu time e fazer uma grande defesa.

Na segunda etapa, novamente empurrado pela torcida que compareceu ao Monumental UNSA, o Brasil mostrou mais calma. Com a cabeça no lugar, o gol brasileiro não demorou a sair, com Willian José.

A motivação com o empate, no entanto, logo se transformou em frustração. Logo após a saída de Willian José, que sofreu com câimbras, uma desatenção da defesa deixou a bola livre para Iturbe. No seu melhor estio, o atacante arrancou pelo meio, driblou os zagueiros brasileiros e deixou a Argentina novamente em vantagem.

Mesmo com o esforço de alguns atletas, como Saimon, Fernando e Lucas, o Brasil voltou a mostrar descontrole e se deixar levar pela catimba argentina, fato que ajudou a definir a derrota. Um dos reflexos desse destempero foi Neymar, que empurrou desnecessariamente o goleiro adversário, recebeu cartão amarelo, e será desfalque na próxima partida da seleção brasileira, nesta quarta-feira, às 21h10 (0h10 de Brasília), contra o Equador.

Ex-zagueiro William é o novo gerente de futebol do Corinthians

Posted: 06 Feb 2011 07:13 PM PST

No mesmo dia que venceu o arquirrival Palmeiras por 1 a 0 e amenizou a crise após a eliminação na Copa Libertadores, o Corinthians anunciou seu novo gerente de futebol. O ex-zagueiro William, que se aposentou em dezembro, acertou contrato até o final de 2011 para ser dirigente no Parque São Jorge.

Capitão do time alvinegro nas últimas três temporadas, William assume a função nesta segunda-feira, quando será apresentado às 14h no CT Joaquim Grava, no Parque Ecológico do Tietê.

Será a primeira experiência do ex-jogador como cartola. Ele trabalhará com Roberto de Andrade, diretor de futebol, e Duílio Monteiro Alves, diretor adjunto, além do presidente Andrés Sanchez.

William disputou 159 partidas pelo Corinthians e foi campeão da Série B, em 2008, da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista, em 2009.

Após o fiasco na Copa Libertadores, Andrés falou em choque de gestão no departamento de futebol, mas não citou o que mudará.

0 comentários:

Postar um comentário