BLOG DO TORCEDOR

BLOG DO TORCEDOR


Romário se aproxima de R. Teixeira em audiência e pode retirar assinatura por CPI

Posted: 27 Apr 2011 04:37 PM PDT

A relação de Romário com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, que já não foi das melhores, parece ter voltado aos bons tempos. Durante a audiência pública sobre direitos de TV, organizada pelo Senado, os dois trocaram elogios e falaram sobre a relação que têm. O ex-jogador, agora deputado federal, já cogita retirar a assinatura no pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigaria o cartola.

"Eu assinei a CPI porque lá tinham sete denúncias sérias. Eu tenho advogados analisando essas denúncias. Se chegarem para mim dizendo que as denúncias não procedem, eu vou ser o primeiro a retirar. Quem assinou não foi o jogador, foi o deputado federal, e eu tenho certeza que o Ricardo Teixeira vai entender, até pela relação de amizade que a gente tem", disse Romário.

Durante o encontro, os dois não se falaram muito, mas mostraram entrosamento. Romário fez duas intervenções. Na primeira, perguntou a todos os convidados qual TV transmitira o Campeonato Brasileiro no próximo ano. Como era exatamente esse o tema em discussão na audiência, ninguém soube responder o ex-atacante.

Na sequência, Romário falou diretamente com Ricardo Teixeira. Perguntou ao presidente da CBF se era possível que o jogo de clubes sob contrato com emissoras distintas fosse transmitido.

"Olha, eu vou te responder porque tenho um carinho muito grande por você, porque te conheço desde os anos 1990, quando você jogava na seleção brasileira. Se fosse um jornalista, eu diria que não falo sobre hipóteses", brincou Ricardo Teixeira, antes de explicar a Romário que a sugestão dele só seria possível em caso de acordo entre os clubes e os canais envolvidos.

O deputado ainda mostrou ligação com o staff da CBF. Antes de sair, Romário fez questão de abraçar Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da entidade e seu amigo pessoal.

Antes disso, durante a cerimônia, Romário conversou reservadamente com Vandenberg Machado, lobista da CBF em Brasília, de maneira rápida. Questionado pela reportagem do UOL Esporte na saída da audiência, o deputado boleiro desconversou sobre o bate-papo.

"Olha, você desculpa a minha ignorância, mas eu nem sei quem é esse cara. Eu só fui lá cumprimentar o Rodrigo [Paiva], que é meu amigo", disse Romário.

Globo aguardará SP e Atlético-PR para negociar com Atlético-MG, último no C13

Posted: 27 Apr 2011 02:11 PM PDT

Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG, disse que não vai se sentar com Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esporte, para negociar o contrato de transmissão do Brasileirão. Porém, o executivo da emissora pretende procurá-lo em breve.

Os próximos passos da Globo são oficializar os acordos com São Paulo e Atlético-PR para depois procurar o time de Belo Horizonte. As tratativas com as duas equipes estão no estágio final de troca de minutas.

Assim que concluir essas operações, a Globo vai tentar retomar as conversas com Kalil. Antes de o atleticano dizer que não conversaria mais com Campos Pinto, ambos tiveram três reuniões. Duas no Rio e uma em Belo Horizonte. Nesses encontros, a Globo entregou a sua proposta ao time mineiro. A emissora não obteve resposta.

O status de Kalil agora mudou. Ele assumiu o posto de Juvenal Juvêncio e passou a ser o único cartola de clube a peitar publicamente a Globo e a CBF. O C13 segue respirando porque ele não assinou com a Globo. Além do Atlético-MG, Guarani e Lusa também devem ser procurados pela emissora.

Na última quinta-feira, em entrevista à ESPN Brasil, Kalil abriu fogo contra a Globo e os clubes dissidentes. O presidente do Atlético-MG defendeu a licitação do Clube dos 13, cobrou explicações dos colegas dirigentes e criticou até a escolha de uma agência de turismo próxima da CBF para os contratos do Campeonato Brasileiro.

Só que Kalil admite que, invariavelmente, seu clube terá de fechar com a Globo. O dirigente só quer, agora, se eximir de culpa. Para não ficar isolado, e consequentemente impotente, no cenário político do futebol, ele vai repassar a proposta da emissora carioca ao seu Conselho, que deve decidir pela assinatura do contrato.

Messi ou Cristiano Ronaldo? Pelé afirma: ‘Eu sou o melhor’

Posted: 27 Apr 2011 01:59 PM PDT

A pergunta era simples. Quem é melhor: Cristiano Ronaldo ou Messi? Mas a resposta de Pelé é que foi surpreendente. Em evento que marcou o retorno do New York Cosmos à Major League Soccer, o maior jogador de futebol de todos os tempos, que atuou na equipe americana, elogiou ambos os jogadores, mas avisou: Pelé ainda é o melhor de todos.

Atuando como embaixador do Cosmos em diversos eventos durante este período de retorno da equipe, o brasileiro lembra que seus feitos nunca foram igualados por nenhum outro jogador na história do futebol.

- Ninguém fez como o Pelé. Ser campeão mundial aos 17 anos, vencer três Campeonatos do Mundo, marcar mais de 1.208 gols, apenas ele. Até agora ninguém fez isso. Para mim, Pelé é o melhor - resumiu.

O eterno 'Rei do futebol' lembrou ainda que os jogadores mais antigos costumavam ter uma vida útil maior no futebol. Segundo ele, atualmente, os jogadores só atuam no auge em uma ou duas temporadas e depois acabam caindo de rendimento.

- Podem mencionar outros jogadores que jogaram por dez anos, por exemplo Beckenbauer, Platini, Cantona, Bobby Charlton, George Best e depois vieram Maradona e Zico. Esses jogadores costumavam jogar por um longo período. Agora os jogadores jogam um ano, dois anos, e desaparecem - completou.

Messi faz dois, salva clássico de três expulsões e deixa Barcelona perto da final

Posted: 27 Apr 2011 01:44 PM PDT

Foram 75 minutos com tensão, poucas jogadas de qualidade e três expulsões. Barcelona e Real Madrid faziam um jogo abaixo do esperado para uma semifinal da Liga dos Campeões envolvendo dois dos maiores clubes do mundo e arquirrivais na Espanha. Mas Messi salvou o espetáculo. O melhor jogador do mundo fez os dois gols da vitória por 2 a 0 dos catalães em pleno Santiago Bernabéu e construiu importante vantagem.

Quando Afellay cruzou a bola aos 30min da etapa final, Messi era o único jogador do Barcelona na área e estava cercado por quatro marcadores. O argentino arrancou na hora certa e fez um gol típico de centroavante: desviou a bola com um toque discreto, mas suficiente para superar Casillas.

Não satisfeito, Messi anotou o segundo bem a seu estilo. Disparou pelo meio, driblou dois marcadores e entrou com a bola dominada na área. Aí ele só teve o trabalho de tocar com o pé direito e tirar a bola de Casillas.

O resultado faz com que o Barcelona possa perder por até um gol de diferença para se classificar à final da Liga dos Campeões. O duelo de volta será na próxima terça-feira, no Camp Nou. Além disso, o triunfo empata a série de quatro confrontos decisivos que os rivais protagonizam no intervalo de 18 dias: eles empataram por 1 a 1 pelo Espanhol, o Real venceu a final da Copa do Rei por 1 a 0 e agora o Barça fica em boa vantagem na semifinal.

Essa sequência de jogos torna cada clássico mais equilibrado. As estratégias parecem ficar previsíveis para os rivais. O Real achou uma maneira de dificultar para o meio-campo do Barcelona e suas infiltrações. O Barcelona não dá espaços para Cristiano Ronaldo e marca duro. A diferença é que o time catalão tem Messi.

A tensão que marcou toda a partida acabou tendo papel decisivo. Pepe foi expulso aos 15min do segundo tempo e deixou o Real com um a menos. A diferença numérica fez o Barcelona se empolgar. E fez Messi resolver. O argentino, eleito o melhor do mundo nos últimos dois anos, brilhou na parte final do jogo e assumiu o papel de protagonista.

Tamanha rivalidade fez o clássico desta quarta-feira começar dias antes de a bola rolar. José Mourinho provocou Guardiola ao falar sobre a arbitragem do jogo, aumentando, inclusive, a pressão sobre o juiz. O técnico do Barcelona retrucou e disse que só duelaria em campo. Nos bastidores também houve polêmica.

Segundo o diário AS, o Barcelona insistiu com os organizadores para que o sistema de áudio do Santiago Bernabéu utilizasse também o catalão, considerado o idioma oficial do clube azul-grená. Autoridades de Madri, contudo, recomendaram vetar o catalão para não gerar tensão no estádio da capital espanhola.

Com a bola rolando, a tensão das duas equipes ficou clara no começo do jogo. O árbitro foi alvo de inúmeras reclamações a cada marcação. A partida ficou truncada principalmente no meio-campo, mas aos poucos os dois times passaram a arriscar mais e errar menos passes.

O Barcelona foi o mais efetivo. Villa teve a primeira boa chance, chutando cruzando rente à trave. O Real tentou se fechar para conter a rápida troca de passes do rival, mas em um momento de descuido quase pagou caro. Messi deixou Xavi livre na grande área, mas Casillas parou o chute do meio-campista.

O time merengue mostrou menos força ofensiva e também menos ousadia. Tanto que a melhor chance dos anfitriões no primeiro tempo foi um disparo de Cristiano Ronaldo de fora da área. Valdés rebateu nos pés de Di Maria, impedido. Mesmo assim ele chutou, em cima do goleiro.

Mas a tensão não diminuiu, nem mesmo fora de campo. Na saída para o intervalo, o goleiro reserva do Barcelona, José Pinto, desentendeu-se com Chendo, ex-jogador e supervisor do Real. Eles trocaram empurrões e o goleiro reserva acabou expulso.

O nervosismo também foi para dentro do gramado. Quando o Real esboçava mostrar mais força no ataque, Pepe usou a sola da chuteira em uma dividida com Daniel Alves e recebeu o cartão vermelho. José Mourinho ficou revoltado com a decisão do árbitro, reclamou e também foi expulso. Passou a ver o jogo da arquibancada. Ou melhor, passou a ver o passeio de Messi da arquibancada.

Neto e ex-goleiro Ronaldo entrarão na Calçada da Fama do Corinthians

Posted: 27 Apr 2011 10:39 AM PDT

O Corinthians agendou para sábado, às 12h30, uma homenagem a Neto e ao ex-goleiro Ronaldo, campeões do Brasileiro em 1990 e atualmente comentaristas esportivos.

Os dois ex-jogadores e ídolos corintianos marcarão seus pés na Calçada da Fama do Memorial do clube, em cerimônia que lembrará a conquista do primeiro título do Nacional pela equipe paulista.

A Calçada da Fama no Parque São Jorge foi criada em 2010, ano do centenário do Corinthians, para homenagear jogadores que se destacaram com a camisa alvinegra. Entre os atletas que já deixaram sua marca no concreto estão Basílio, Wladimir, Zé Maria, Rivellino, Tobias, Russo, Edu, Luizão e Dentinho.

O evento para homenagear Neto e Ronaldo será aberto ao público, na sede do clube (Rua São Jorge 777 - Parque São Jorge).

Com quatro desfalques, Coritiba está definido para jogo com o Caxias

Posted: 27 Apr 2011 10:29 AM PDT

O Coritiba terá quatro desfalques, diante do Caxias, nesta quinta-feira, em Caxias do Sul, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. Além de Bill, que foi expulso, na partida de ida, o time não contará com o atacante Marcos Aurélio, o zagueiro Pereira e o meia Tcheco, todos lesionados.

Marcos Aurélio sentiu uma lesão muscular no clássico Atle-Tiba e não terminou a partida disputada domingo, na Arena da Baixada. Pereira reclamou de um "desconforto", durante treinamento nesta semana, e será poupado. Tcheco, que é reserva, vem tendo problemas de tornozelo.

Apesar das baixas, o time segue definido nesta quarta-feira para o Rio Grande do Sul. Cleiton será o substituto de Pereira e Anderson Aquino ocupa o lugar de Marcos Aurélio.

No ataque a novidade será a volta Leonardo, no lugar de Bill. O atacante disputará sua primeira partida, como titular, depois que se recuperou de uma pancada nas costas, que o deixou fora do time desde a quinta rodada do primeiro turno do Paranaense.

"Pra mim é um ótima oportunidade. Estou voltando e, após três meses, tenho a chance de começar uma partida", disse o jogador que já vinha entrando ao longos dos jogos. No domingo passado ele fez o terceiro gol, da vitória por 3 a 0 sobre o Atlético.

Segundo o atleta, mesmo depois da festa pela conquista do bicampeonato paranaense, o time segue motivado e disposto a disputar o título da Copa do Brasil.

"O torcedor pode sonhar com a Copa do Brasil. A gente tem uma equipe bem montada e está pronta para ganhar o torneio", declarou.

Depois de vencer o jogo de ida pro 4 a 0, no Couto Pereira, o time coxa-branca precisará sofrer uma goleada acima de 4 gols para perder a vaga.

A equipe está definida com Edson Bastos, Jonas, Emerson, Cleiton e Lucas Mendes; Donizete, Léo Gago, Rafinha, Davi; Anderson Aquino e Leonardo.

Assim como Ferguson, técnico do Liverpool também pode se tornar ‘Sir’

Posted: 27 Apr 2011 10:25 AM PDT

O técnico do Liverpool, Kenny Dalglish, pode receber a honraria de "cavaleiro da coroa britânica" e passar a usar o prefixo "Sir" antes do nome. O motivo é o apoio dado ao clube e à região após o desastre de Hillsborough, em 15 abril de 1989. O episódio no estádio em Sheffield aconteceu na partida entre Liverpool e Nottingham Forest, na semifinal da FA Cup, há 22 anos, que teve de ser interrompida por conta da queda das cercas que rodeavam o gramado. Na ocasião, 96 pessoas morreram.

A petição partiu de um membro do parlamento inglês, Steve Rotheram, e foi assinada por mais doze representantes, além de receber o apoio das famílias das vítimas. Kenny Dalglish, de 60 anos, técnico do time na época, fez questão de comparecer aos funerais dos mortos, em nome do clube, e dar suporte aos parentes.

O escocês deixou o comando do clube em 1991, passou por Blackburn, Newcastle, Celtic, e voltou ao Liverpool na atual temporada, após a queda de Roy Hodgson. Como jogador, Dalglish defendeu o clube por 13 anos, além do Celtic, onde foi revelado.

Outro treinador, Alex Ferguson, do Manchester United, também foi contemplado com a honraria. Mas no caso do comandante rival, a homenagem foi dada pelo histórico vencedor no futebol inglês, tanto como jogador quanto como técnico. Ferguson acumula 11 títulos de campeão inglês, além de duas Champions, dois Mundiais de Clubes da Fifa e outras conquistas.

Agentes de Ganso novamente se reúnem com o Milan, afirma jornal

Posted: 27 Apr 2011 10:24 AM PDT

Se o ditado diz que onde há fumaça há também fogo, a negociação entre Paulo Henrique Ganso e Milan esquentou de vez. Depois de noticiar que o meia santista estava próximo de vestir a camisa rubro-negra em breve na última terça-feira, o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport" informou nesta quarta que representantes do craque brasileiro novamente se reuniram com dirigentes rossoneros na sede do clube italiano.

De acordo com a publicação, participaram da reunião o vice-presidente Adriano Galliani e o diretor esportivo Ariedo Braida, que chegaram às 9h (hora local) e receberam os agentes de Ganso uma hora depois. Thiago Ferro, diretor-executivo da DIS (grupo que detém parte dos direitos federativos do jogador), e Gaetano Paolillo, empresário italiano e possível mediador da negociação seriam os representantes do brasileiro.

Ao deixarem o local, todos evitaram a imprensa. Paolillo ressaltou que o assunto é confidencial. A ideia do clube é fazer uma proposta bem abaixo dos € 50 milhões (R$ 114,5 milhões), valor de sua multa rescisória para clubes estrangeiros, algo próximo dos € 30 milhões (R$ 68,7 milhões).

O Santos é detentor de 55% dos direitos de Ganso. O restante pertence ao grupo de investimentos DIS. Com a negociação, o clube da Vila Belmiro ficaria com cerca de € 16,5 milhões (R$ 37,7 milhões).

No entanto, há ainda a possibilidade de Ganso ser negociado com o Internazionale de Milão. Segundo o diário italiano, representantes do camisa 10 aproveitariam o período na Itália para também ouvir a proposta do clube do técnico brasileiro Leonardo.

Com 'salário mínimo', Juninho está oficialmente de volta ao Vasco

Posted: 27 Apr 2011 10:22 AM PDT

Juninho Pernambucano está oficialmente de volta ao Vasco. O meia de 36 anos assinou contrato e já tirou foto com a camisa 8. O presidente Roberto Dinamite esteve no Qatar resolvendo os últimos detalhes do acerto, que foi sacramentado na última terça-feira. O jogador deve começar a trabalhar no dia 10 de junho, mas ainda não há data marcada para apresentação oficial.

Juninho abriu mão do alto valor que recebia no Al-Gharafa em nome do desejo de encerrar a carreira em São Januário. Entendendo que a situação do Vasco não permite grandes investimentos, o meia tem garantido apenas cerca de R$ 600 por mês - pouco mais que o salário mínimo brasileiro, que atualmente é R$ 545. Mas o tratamento não é o de um trabalhador comum. Seu contrato terá bonificação por metas alcançadas. Dependendo dos resultados do time no Brasileiro, Juninho receberá premiações - há valores fixados em caso de título e classificação para a Libertadores. Também existe acordo em relação a patrocínios. O jogador terá direito a 50% de futuros contratos com novos parceiros. Além disso, o Reizinho tem um projeto da diretoria para seguir na Colina após o fim da carreira, com um cargo no departamento de futebol.

- Volto sem ação de marketing alguma. Eu e o Vasco somos parceiros, na alegria e na tristeza. Eu volto para ganhar um salário mínimo, porque preciso ser justo com o torcedor. Tenho que dar resultado e, se acontecer, sou premiado. Eu me preparo nestes dois meses restantes antes do Brasileiro e volto em agosto firme e forte, sabendo que não sou mais o Juninho de dez anos atrás, mas posso ainda contribuir muito. O torcedor pode confiar na entrega e no espírito guerreiro que vou levar aos meus novos companheiros e daqui vou torcer muito, já a partir deste domingo, como venho fazendo desde que saí do Brasil. Acompanho tudo e sou Vasco. Estou muito ansioso para chegar ao Rio de Janeiro e sentir este calor - disse o jogador, em entrevista ao site oficial do clube.
juninho pernambucano e dinamite camisa vasco (Foto: Divulgação / Twitter)Juninho Pernambucano recebeu o presidente Roberto Dinamite no Qatar (Foto: Divulgação / Twitter)
Juninho volta ao Vasco dez anos depois da despedida, em 2001, quando conquistou o título brasileiro de 2000 - por conta da queda de uma grade no segundo jogo da decisão com o São Caetano, o jogo do título foi disputado em janeiro da temporada seguinte, no Maracanã. O retorno acontece depois de várias tentativas frustradas de reaproximação.
Juninho teve problemas com Eurico Miranda, mandatário do clube durante todo o seu período na Colina, que começou em 1995, depois de se destacar no Sport. A saída do dirigente abriu caminho para a volta, mas as negociações sempre emperravam na questão financeira.

saiba mais
- Estou retornando ao Vasco por duas instituições deste clube, que são a sua torcida linda e fantástica e seu presidente, homem simples e do bem. Eu precisava fazer isto e sempre disse que o que faltava era iniciativa. Em 2009, Rodrigo Caetano me mandou um e-mail e conversamos. A coisa não andou. Faltava o projeto, o encaminhamento de uma proposta de trabalho. E este ano, com a ajuda do próprio Rodrigo e do José Fuentes (empresário do jogador), Roberto esteve em Recife e ali sacramentei minha volta. Estou muito feliz - comentou.

Com 295 jogos e 55 gols pelo Vasco, Juninho participou do maior momento da história do clube, a conquista da Libertadores de 1998. Além do Brasileiro de 2000, também conquistou o título nacional de 1997, o Carioca de 1998, o Torneio Rio-São Paulo de 1999 e a Mercosul de 2000.

Hoje tem futebol de primeira do meio da tarde ao fim da noite

Posted: 27 Apr 2011 05:32 AM PDT

A semana do festival de futebol visto do ponto de vista brasileiro começou mal para os donos da casa: porque o alemão Schalke 04 foi massacrado pelo Manchester United na Alemanha e deve agradecer ter perdido apenas por 2 a 0, embora já tenha perdido, se não fizer milagre, a vaga na final da Liga dos Campeões da Europa.

Do mesmo modo o nosso Grêmio perdeu no Brasil para a Universidad Católica por 2 a 1 e dificilmente conseguirá reverter o resultado no jogo de volta pelas oitavas de final da Libertadores.

Portanto, para os jogos de hoje, quarta-feira, tomara que o Cruzeiro mantenha a tendência e derrote o colombiano Once Caldas, campeão da Libertadores de 2004, em Manizales, às 21h50.

E que o Santos, na Vila Belmiro, também às 21h50, abra os olhos diante do perigoso América mexicano e faça prevalecer o talento de seus astros.

Já pela Copa do Brasil, Goiás e Náutico, ainda às 21h50, precisarão operar milagres para eliminar o São Paulo, no Morumbi, e o Vasco, em São Januário.

Porque o Vasco ganhou do Náutico por 3 a 0 no jogo de ida e o São Paulo passou pelo Goiás por 1 a 0.

Antes, às 19h30, o Ceará joga pelo empate com o Grêmio Prudente, no Prudentão, para chegar às quartas de final da Copa do Brasil, porque ganhou na ida por 2 a 1.

Se o Ceará seguir adiante poderá, imagine, enfrentar nas quartas o também cearense Horizonte que recebe o Flamengo, sempre às 21h50, no estádio Domingão, em Horizonte, e joga por um 0 a 0 para eliminar o rubro-negro, coisa impensável para o clube mais popular do país.

Mas já era também impensável o empate de 1 a 1 no Rio.

Finalmente, tem, no Santiago Bernabeu, em Madrid, Real Madrid e Barcelona, às 15h45, pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa.

Um jogo cercado de expectativa, o terceiro da série e, infelizmente para o Barça, sem a presença de Iniesta, o brilhante meio campista catalão, que se machucou no treino de ontem e está fora.
blogdojuca

Agente de Ganso se reúne com diretores do Milan na Itália

Posted: 27 Apr 2011 05:30 AM PDT

O meia Paulo Henrique Ganso está cada vez mais perto do Milan. Segundo a imprensa italiana, representantes do jogador do Santos estão na Itália e já se reuniram com a diretoria do clube rossonero.



Nos bastidores, os dois estafes travam uma disputa velada para ver quem consegue arrecadar mais com patrocinadores. Apesar da amizade que desfruta, a dupla concorre comercialmente. Leia mais

A reunião está sendo realizada na sede do clube na via Turati, em Milão. O agente de Ganso, Thiago Ferro, levou o procurador italiano Gaetano Paolillo para mediar a negociação com os diretores Adriano Galliani e Ariedo Braida.

O encontro começou por volta das 10 horas na Itália, 5 horas no Brasil. A Gazzetta dello Sport informou que a intenção do Milan é tentar trazer Paulo Henrique Ganso na janela de transferências do verão europeu.

Já de acordo com o Corriere dela Sera, Galliani jantou na terça-feira com Delcir Sonda, proprietário do grupo que gerencia a carreira de Ganso.
SANTOS NA COPA LIBERTADORES



Time encara o América na Vila para se aproximar das quartas e justificar status Leia mais

A intenção do Milan é abaixar a cláusula de 50 milhões de euros através de uma parceria com Sonda, já que o Santos não deve abrir mão de sua parte de 20 milhões de euros.

Na semana passada, Ganso havia declarado que deseja jogar em Milão, seja no Milan ou na Internazionale. "Me sentiria útil para as duas equipes. Espero jogar em uma das duas. Estou mais perto da Itália. Eu tenho muitos amigos em seu país, me vejo aí e estou tentando dar o melhor passo na minha carreira", disse Ganso a um jornalista italiano.

Com equilíbrio na defesa, Santos já sente o 'efeito' Muricy

Posted: 27 Apr 2011 03:41 AM PDT

Desde que chegou ao Santos, há 20 dias, o técnico Muricy Ramalho prega que é importante montar o time de acordo com as características dos jogadores que ele possui.

O treinador, porém, já conseguiu implantar a sua própria filosofia e mudou uma tendência desta geração de santistas, algo que seus antecessores não foram capazes.



Nesta quarta-feira, ante o mexicano América, na Vila Belmiro, pela primeira partida das oitavas de final da Libertadores, o técnico poderá reforçar que a equipe encontrou o equilíbrio entre o ataque e a defesa, qualidade que Dorival Jr., Adilson Batista e Marcelo Martelotte não impuseram.

Em cinco jogos, foram nove gols marcados e só dois sofridos. A média de artilharia (1,8 gol por partida) é a menor entre os quatro técnicos, mas os buracos na defesa (0,4 gol por jogo) praticamente desapareceram.

Em 2010, com Dorival e Martelotte, foram 78 jogos, 180 tentos marcados (2,31 de média) e 103 sofridos (1,32).

Adilson, em 11 partidas como treinador, viu sua defesa ser vazada 14 vezes (1,27) e seu ataque funcionar em 23 oportunidades (2,09).

Martelotte, em sua segunda passagem, teve números praticamente iguais.

"Não acredito muito nesse negócio de ter a minha cara, de ser família. Tenho minhas ideias e convicções e passo isso aos jogadores", afirmou o atual treinador santista.

Com um elenco recheado de talentos individuais, como Neymar e Paulo Henrique Ganso, Muricy reiterou sua vontade de ver a equipe coletivamente mais forte.

"Às vezes, o jogador não faz o gol, mas está ajudando o time. Acho que deixamos um pouco a desejar com relação à equipe", disse ele.

"Gosto de um time organizado, com disciplina. Eles [jogadores] estão gostando. Os que têm que fazer a diferença ainda fazem, e os que tinham que ajudar mais estão ajudando", afirmou.
Os santistas têm mostrado que não só entenderam as ordens do técnico como abraçaram o estilo dele.

"Era importante para o Santos ter um cara como o Muricy aqui. Com ele, a equipe se encontrou, cada um tem sua função, e conseguimos entender o que ele pede", disse o meia Elano.

"O time é completamente diferente de dois meses atrás. Nós nos demos as mãos e nos erguemos juntos", falou o camisa 8, artilheiro da equipe na temporada, com 13 gols.

Elano, porém, ainda não marcou desde a chegada do novo treinador, algo que não o incomoda. "Minha função é um pouco diferente. Mas o importante é o coletivo."

Após duelos caseiros, Barça e Real se encontram em palco mais valorizado

Posted: 27 Apr 2011 03:35 AM PDT

Se o Real Madrid se considera em vantagem após dois jogos contra o Barcelona, tudo pode mudar a partir desta quarta-feira. Após os duelos caseiros, pelo Campeonato Espanhol e pela Copa do Rei, os rivais se enfrentam às 15h45 na Liga dos Campeões. Uma vitória do Barça fora de casa no encontro semifinal do torneio mais valorizado pelas equipes nesta temporada poderá apagar o empate sem inspiração na Liga e um gol de Cristiano Ronaldo na prorrogação, que definiu o primeiro título de José Mourinho pelo clube merengue.



O sempre polêmico treinador português terá mais uma chance para mostrar que encontrou o caminho para derrotar o poderoso Barça. Nesta série de quatro clássicos em 18 dias, Mourinho, até agora, conseguiu segurar o time adversário montado por Pep Guardiola.

A "invenção" de escalar Pepe como um escudo protetor no meio-campo, algo que já foi visto na seleção portuguesa, foi um grande sucesso para o Real Madrid. A mudança de Mourinho surpreendeu o Barcelona. Xavi e Iniesta tiveram dificuldades para tocar a bola, o que impediu que Messi recebesse a bola com tranquilidade.

Com moral após dois clássicos, o técnico atual campeão da Champions viu a expectativa sobre o seu time crescer. Experiente, Mourinho usou a véspera da partida para atacar o comandante do Barcelona e tirar a atenção da imprensa para os seus jogadores. O português criticou Guardiola por reclamar da arbitragem. O alemão Wolfgang Stark irá apitar a partida.


"Mais importante que a escolha do árbitro, é dizer que iniciamos um novo ciclo. Até agora existiam dois grupos de treinadores: um, bem pequeno, que não falava dos árbitros. O outro, no qual me incluo, que critica quando os erros são importantes. E agora tem um terceiro, que só tem ele, que critica o acerto do juiz. Eu nunca vi isso", provocou Mourinho.

A reação de Guardiola foi imediata. "Como Mourinho usou meu nome diretamente, também farei o mesmo. Trabalhamos juntos durante quatro anos. Ele me conhece e eu o conheço bem. Fica um gosto ruim quando alguém com quem você trabalhou acha que lê melhor do que você. Se ele achou que eu reclamei do árbitro, ótimo, não há nada que eu possa fazer", disparou Guardiola, irritado.

As tentativas do português de tirar o foco do campo também deixaram o argentino Javier Mascherano chateado. "O que mais me irrita como jogador é que cada vez se fala menos de futebol e mais do que envolve o jogo. Esta é uma semifinal histórica e poderíamos falar mais do jogo. A Espanha deve se orgulhar de ter uma partida assim. Mas sempre se desvia a atenção para outras coisas além do futebol".

Apesar das cutucadas de Mourinho e da resposta pouco amistosa de Mascherano, os jogadores tratam de aumentar ainda mais a rivalidade, principalmente após o título da Copa do Rei. Pelo Espanhol, o Barcelona lidera com oito pontos de diferença e não deve ter dificuldades para garantir a taça.

"A história não diz nada. Nem há favoritos em partidas assim. São confrontos muito duros e lindos de jogar. Não há favorito", disse Marcelo, quando questionado se o título da Copa do Rei pelo Real poderia influenciar nesta nova partida contra o Barça.

O lateral-esquerdo explica que ganhar é a melhor opção para o Real Madrid tentar encaminhar a vaga na final da Liga dos Campeões. "Eu prefiro ganhar e não jogar bem. É preciso tentar fazer as duas coisas, mas ganhar é sempre o mais importante", completou o brasileiro.

Defesa falha novamente, Grêmio perde em casa para U. Católica e se complica

Posted: 26 Apr 2011 05:32 PM PDT

O Grêmio tinha dois objetivos contra o Universidad Católica, nesta terça-feira, no Olímpico. O primeiro era vencer e o segundo não levar gol. Nenhum deles foi atingido. O time tricolor perdeu para os chilenos por 2 a 1 e se complicou nas oitavas de final da Libertadores. Borges foi expulso a 34 minutos do primeiro tempo, prejudicando ainda mais a equipe que já perdia. No segundo tempo, após Douglas empatar, a defesa voltou a errar em jogada aérea. O Católica contou com dois gols de Pratto e grande atuação de Cañete, ambos jogadores do Boca Juniors emprestados, para se tornar melhor visitante da competição.

O resultado obriga o Grêmio a vencer o jogo de volta por dois gols de diferença. A classificação também pode ocorrer com vitória por um gol de diferença, desde que marque 3 gols como visitante. A partida ocorrerá na quarta-feira da próxima semana, às 21h50 (horário de Brasília), no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile.

O Grêmio começou o jogo como gosta Renato Gaúcho: a 100 por hora. Até os cinco minutos de jogo, o time tricolor teve quatro escanteios e uma boa chance de abrir o marcador com Borges. O Olímpico, que não esteve lotado, apoiou desde o primeiro minuto, já que a Polícia Militar acatou pedido do presidente Paulo Odone e liberou os instrumentos musicais para a Geral, que haviam sido proibidos.

O Universidad de Chile surpreendeu com uma formação ofensiva. Em vez de 4-5-1, Cañete foi segundo atacante, contando com a chegada de três meias e somente um volante. Assim, o time chileno chegou ao ataque, mas também deu espaços.

Leandro estreou com autoridade em seu primeiro jogo internacional O garoto de 17 anos, que foi inscrito junto com Lins e Willian Magrão na atualização da lista da Libertadores nas oitavas de final, foi caçado, levou vantagem sobre os marcadores e obrigou o técnico Juan Antonio Pizzi a recuar o lateral-esquerdo Eluchans para o marcar individualmente. Porém, com a chegada do defensor, sua participação diminuiu sensivelmente.

Gilson erra, Grêmio sai atrás e Borges é expulso

Em um duelo aberto, o Universidad Católica saiu na frente. Gilson errou saída de jogo, Cañete aparou a bola, lançou Pratto, que deslocou Marcelo Grohe colocando os chilenos em vantagem. O gol do adversário desestabilizou o time local. Os comandados de Renato Gaúcho passaram a tentar jogadas somente pelo meio e perderam a cabeça. Borges foi proteger uma bola aos 34 minutos, acertou cotovelada em Henriquez e foi expulso. Atrás no placar, o Grêmio ficou sem seu principal atacante.

O time tricolor tentou o ataque de todas as formas, mas deixou espaços. Até o fim do primeiro tempo, tanto o Grêmio poderia ter empatado quando o Universidad Católica feito outro. Descontente, Renato Gaúcho, que mandara todos os reservas para o aquecimento assim que o Grêmio levou gol, promoveu a entrada de Lins no lugar de Willian Magrão no segundo tempo.

Douglas recoloca Grêmio no jogo com golaço

O segundo tempo começou no mesmo ritmo do fim do primeiro. O Grêmio em cima, mas o Universidad Católica longe de ser adversário fácil ou estar totalmente dominado. No entanto, a reação do Grêmio surgiu em um lance de rara beleza. Douglas recebeu no meio-campo, puxou para perna esquerda e deu um lindo chute acertando o ângulo de Garcés e empatando a partida.

No entanto o empate teve fim a 29 minutos. O Grêmio voltou a sofrer com a bola aérea defensiva. Pratto marcou seu segundo gol na partida após receber cruzamento de Menezes. O jogador recebeu a jogada após um corta-luz de Cañete, destaque da partida. De cabeça o "substituto de Palermo", já que pertence ao Boca Juniors, jogou um balde de água fria no festivo estádio gremista. Antes do apito derradeiro, Marcelo Grohe ainda evitou que o quadro se tornasse pior.

Até o fim do jogo o Grêmio lutou, mas inutilmente. A classificação terá que acontecer fora de casa, onde o Grêmio não tem nenhuma vitória na Libertadores 2011. Foram derrotas para Oriente Petrolero e Junior de Barranquilla, e empates com León de Huánuco e Liverpool-URU.

Pelé afirma que craques atuais jogam bem durante, no máximo, dois anos

Posted: 26 Apr 2011 05:31 PM PDT

Enquanto os holofotes do futebol mundial atual estão voltados para jogadores como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, Pelé desdenha da capacidade das sensações do momento de jogarem bem pelo tempo em que os astros de outras épocas jogavam, citando a si próprio além de nomes como Franz Beckenbauer e até Diego Maradona.



Em entrevista à emissora de TV norte-americana CNN durante evento sobre a volta do New York Cosmos à ativa, Pelé citou seus feitos para dizer que ninguém foi capaz de fazer igual.

"Ninguém fez como o Pelé. Ser campeão mundial aos 17 anos, vencer três Copas do Mundo, marcar mais de 1.208 gols, apenas ele", afirmou o ex-jogador sempre citando a si mesmo em terceira pessoa.

"Até agora ninguém fez isso, para mim, Pelé é o melhor. Você pode mencionar outros jogadores que jogaram por dez anos, por exemplo, [Franz] Beckenbauer, [Michel] Platini, [Eric] Cantona, Bobby Charlton, George Best, e então vieram [Diego] Maradona e Zico", disse Pelé.

"Esses jogadores costumavam jogar por um longo período. Agora os jogadores jogam um ano, dois anos, e desaparecem", completou o jogador eleito Atleta do Século pela Fifa em 2000.

Na avaliação de sua seleção preferida entre as três pelas quais conquistou Copas do Mundo, Pelé elegeu a de 1970 como a que tinha o melhor jogo coletivo.

"Em 1958 e 1962 o Brasil foi excelente no individual. Tivemos Garrinha, tivemos Didi, Djalma Santos. Também Pelé e Zagallo eram excelentes jogadores. Mas como um time todos juntos acho que 1970 foi sem dúvida o melhor time", avaliou Pelé.

0 comentários:

Postar um comentário