Gp da Hungria

Posted: 01 Aug 2011 04:31 AM PDT

Jenson Button venceu pela segunda vez na temporada, em Hungaroring, onde celebrava seus 200 Gp's na F1

O inglês se confirma a cada corrida "imprevisível" como a aposta mais "segura". Button tem um sentido especial para ler corridas complicadas e assim foi também na Hungria. A previsao do tempo apontava pista seca para o fim de semana na Hungria, mas foi todo o contrário disso. Chuvas intermitentes animaram o GP.

Uma correta estratégia e pilotagem renderam uma nova vitória ao Campeão de 2009, mesmo largando na 3ª posição.

Ao lado de Button, no pódio, Sebastian Vettel, que a 3 corridas não se re-encontra com a vitória, mas que a cada GP confirma sua liderança no Mundial e aumenta sua vantagem. A 2ª posição em Hungaroring deixa Vettel a 85 pontos do 2º colocado, Webber.


No 3º degrau do pódio, Fernando Alonso. É o 4º pódio seguido do espanhol que não largou bem, com a pista resvaladiça, perdeu posições por conta de algumas saídas de pista e não teve o desempenho esperado com o composto super-macio. O aquecimento de pneus segue sendo o calcanhar de Aquiles da equipe italiana. Apesar de tudo, nunca se deu por vencido e soube aproveitar os erros dos rivais, assim como Button.

Com o 4º lugar o vencedor frustrado deste GP. Hamilton se colocou em 1º logo nas primeiras voltas e abriu. Mas erro atrás de erro, quando uma fina chuva começou a cair sobre o circuito, acabou com a, até entao perfeita, corrida do inglês.

Na 5ª posição, Mark Webber, que largou muito mal e caiu algumas posições. Se recuperou e chegou a rodar em 3º, quando também decidiu colocar pneus intermediários e apenas pode optar ao 6º lugar, depois de perder a posição para Lewis Hamilton.

Sexto lugar para Felipe Massa que não teve bom desempenho com a pista em condições complicadas. Sofreu dos mesmo problemas que Alonso com o agravante de uma saída de pista onde chegou a bater a traseira na barreira de pneus, danificando o F150. Brigou por posições mas não pode ir além da 6ª posição.

Na 7ª posição, Paul Di Resta, com o Force India. O escocês fez uma prova sem erros e com uma estratégia de 3 pit stop's, conseguiu 6 pontos importantes para ele e para a equipe.

Fantástico 8º lugar de Sebastian Buemi, que largou na 23ª posição e brigando muito por posições, com grandes ultrapassagens, conseguiu ótima posição para ele e sua equipe.

Nona posição para o único carro da Mercedes que terminou a prova: Nico Rosberg. As Mercedes largaram bem, superando Alonso, Massa e Webber, mas como sempre o ritmo do carro durante as corridas não ajuda e foi superado pelos mesmos, outra vez. Schumacher abandonou por um problemas no câmbio. Rosberg foi um dos que também optou pela troca de pneus para intermediários, o que "minou" as chances de melhorar sua posição.

Fechando os 10 melhores da prova, Jaime Alguersuari, com a outra Toro Rosso. Jaime fez boa corrida apesar de ter sido superado em pista por seu companheiro de equipe. Um toque com Kobayashi mandou o espanhol para a 10ª posição.


Hamilton, de vencedor a perdedor da prova, em 10 minutos




 Uma sucessão de erros deixou Lewis Hamilton fora do pódio e pior, longe do 1º lugar: Rodou sozinho, quando a chuva começou a molhar o asfalto de Hungaroring, o que permitiu a aproximação de Button, que inclusive chegou a tirar-lhe a 1ª posição. Ao retornar a corrida, em uma manobra absurdamente perigosa, pôs em risco outros pilotos que por ali passavam. Drive-trough pra ele.

A previsão era de que a chuva seria de apenas 10 minutos e quase todos aguentaram em pista. O líder, então, entre nos boxes e aposta por pneus intermediários, enquanto a chuva sequer terminava de cair. Resultado: 3 voltas depois e era a 6ª passagem de Hamilton por boxes, acabando com a excelente corrida do inglês.

A Fórmula 1 entra de férias e volta em 3 semanas, dia 28 de Agosto, na Bégica.

Assim terminou o Gp da Hungria:

 1.  Button               McLaren-Mercedes           1h43:42.337
 2.  Vettel                 Red Bull-Renault               +     3.588
 3.  Alonso              Ferrari                                   +    19.819
 4.  Hamilton          McLaren-Mercedes            +    48.338
 5.  Webber            Red Bull-Renault                 +    49.742
 6.  Massa              Ferrari                                    +  1:17.176
 7.  Di Resta          Force India-Mercedes        +     1 lap
 8.  Buemi              Toro Rosso-Ferrari             +     1 lap
 9.  Rosberg          Mercedes                              +     1 lap
10.  Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari            +     1 lap
11.  Kobayashi     Sauber-Ferrari                     +     1 lap
12.  Petrov             Renault                                 +     1 lap
13.  Barrichello     Williams-Cosworth           +    2 laps
14.  Sutil                Force India-Mercedes       +    2 laps
15.  Perez             Sauber-Ferrari                     +    2 laps
16.  Maldonado    Williams-Cosworth           +    2 laps
17.  Glock              Virgin-Cosworth                 +    4 laps
18.  Ricciardo        HRT-Cosworth                   +    4 laps
19.  D'Ambrosio    Virgin-Cosworth               +    5 laps
20.  Liuzzi               HRT-Cosworth                   +    5 laps

0 comentários:

Postar um comentário